Conforme anunciamos, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, fez ontem um pronunciamento pré-E3, via internet.

Não sabíamos ao certo o que seria mostrado, e Iwata explicou logo nos primeiros momentos da apresentação: a ideia era apresentar detalhes técnicos do Wii U, para que na apresentação da E3 o foco pudesse estar nos jogos — um ótimo indício de que a Nintendo terá uma cacetada de jogos para mostrar. Cruzem os dedos!

Iwata apresentou a versão final do controle do Wii U, o Wii U Control Pad, e até fez uma referência ao velho controle do NES. O vídeo da apresentação segue abaixo, e eu recomendo a todos que confiram.

O quente desse papo de ontem foram os recursos sociais do console. Eu sou o tipo de sujeito que nunca se interessou por jogatina multiplayer; gosto de jogar sozinho, concentrado, sem pressões, no meu ritmo. Por outro lado, a parte social da minha jogatina single-player é um ponto muito importante para mim: tenho o hábito de bater fotos da minha TV e mandar por email para os amigos, contando o que aconteceu no jogo, falando sobre alguma fase bacana e coisas do gênero. 

A Nintendo apresentou o tal do Miiverse, que basicamente reúne todo aquele social de fórum-twitter-MSN que você faz relacionado aos games que joga. Se estiver com dificuldades numa fase, pode pausar o jogo, acessar o Miiverse rapidamente e postar “como eu passo dessa parte?” num fórum específico da Nintendo e acompanhar as respostas.

Também é possível mandar fotos da jogatina para os amigos (se eu entendi direito, o console terá uma função de screenshots embutida) pelo controle e começar um bom bate-papo sobre o assunto — em texto ou em vídeo, aparentemente com ótima qualidade e de maneira super simples. Além disso, se seu amigo estiver jogando Mario, por exemplo, e passar por uma fase bacana, pode deixar uma anotação para você. Quando você estiver jogando sozinho e chegar no mapa das fases, como mostra a foto abaixo, verá o comentário que seu amigo deixou. Ou seja, é realmente um grande fórum-twitter-MSN onde seus amigos estão reunidos, só que integrado à sua linda experiência single-player.

Holy shit, parece Super Mario World! Notem os balões de textos com mensagens deixadas por seus amigos sobre fases específicas… a Nintendo está apostando no lado social da experiência single-player.

Não sei se isso vai agradar a todos, não sei se a Nintendo está jogando certo, mas para mim esse negócio parece perfeito. Trocar ideias sobre os jogos single-player é a única experiência online social que me interessa num console de videogame. Parece que a Nintendo fez o videogame pensando em mim, he he… mas apesar de ser um cara meio pessimista com esse tipo de coisa, acredito que eu não seja o único que curtiu esse babado. Todo mundo usa Twitter, Facebook e outras ferramentas sociais. Se a Nintendo realmente conseguir integrar isso de maneira simples e relevante aos jogos single-player, pode sim alimentar uma big comunidade online de jogadores, especialmente com a promessa da Nintendo de levar o Miiverse ao 3DS e também a qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Quem preferir o multiplayer mata-mata dos FPS modernos, ou quem for mais técnico e quiser recursos mais avançados provavelmente vai continuar levantando a bandeira da Sony e da M$, mas para caras como eu (e estou certo de que para alguns amigos meus também) esse negócio é apetitoso. A Nintendo sempre teve um público cativo, meio “alienígena” em relação ao resto da indústria; uma turma esquisitona que não liga se o console não for o mais potente, que não liga para trocentos recursos de multiplayer online… enfim, eu ^_^ Parece que ela está atendendo muito bem a esse público cativo, oferecendo o que ele quer: uma experiência simples e divertida, mas que provavelmente será limitada em relação ao que os rivais vão oferecer. É a troca do avançado pelo simples. Agora é ver o que vai acontecer com o resto do público gamer: eles vão gostar disso tudo ou vão achar um grande besteirol?

No mais, deu para conseguir mais algumas informações a partir da apresentação: o Wii U também estará disponível na cor preta; vai rolar uma espécie de Classic Controller, parecidíssimo com o controle do Xbox 360; e PARECE que temos imagens de um novo jogo do Mario:

Oh, Deus, por favor, faça com que essa belezinha seja um jogo real, e não só uma demonstração…

Se esse gameplay aí for só para teste, então eu imagino como o jogo real vai ser… o que vimos é bem old school, tem até um mapinha nos moldes de Super Mario World. Tô rezando para isso aí ser o jogo mesmo, porque parece uma delícia. Ah, o controle do Wii U também vai funcionar como controle remoto da TV, o que provavelmente vai ser útil para 0,99% das pessoas, já que eu presumo que boa parte da turma com grana para comprar um Wii U tenha TV a cabo e mude de canal no aparelho da operadora, e não na TV 🙁

Enfim, essas são as principais novidades sobre o Wii U anunciadas ontem à noite. Agora é esperar pela conferência da empresa na terça-feira para saber mais sobre os jogos.

Alf, o E3moso: novidades extraterrestres da Nintendo
Tags:     

16 ideias sobre “Alf, o E3moso: novidades extraterrestres da Nintendo

  • 04/06/2012 em 8:34 am
    Permalink

    ´´Parece que a Nintendo fez o videogame pensando em mim´´ heheehhee tambem concordo achei interessante essa experiencia social e single player ao mesmo tempo a UNICA coisa q me interessa em jogar on são games de luta mas é só isso rpgs adventures e etc tem q ser single mesmo =)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 9:46 am
    Permalink

    @tonshinden
    Ah, sim, concordo com você: fighting game multiplayer é o que há. Lembro que me diverti horrores jogando o Soul Calibur de Dreamcast com os amigos, aí comprei o 2 de Gamecube e, como perdi o contato com a rapaziada, não vi a menor graça. Jogar jogo de luta sozinho, no way.

    @piga
    Com jogos de Wii, sim, mas se não me engano o papo até o momento é de que não haverá compatibilidade com GC 🙁

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 11:13 am
    Permalink

    “Quem preferir o multiplayer mata-mata dos FPS modernos, ou quem for mais técnico e quiser recursos mais avançados provavelmente vai continuar levantando a bandeira da Sony e da M$…”

    Tipo eu. Eu preferiria se a Nintendo se rendesse ao mercado e oferecesse uma forma de integrar seus serviços com as redes sociais que todos usam, como o Facebook, Twitter e tal (alguém me desminta se isso já acontece atualmente em algum console dela). Mas é bem como tu disse nessa coisa de “pessoas alienígenas e tal”.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 11:18 am
    Permalink

    “tenho o hábito de bater fotos da minha TV e mandar por email para os amigos, contando o que aconteceu no jogo, falando sobre alguma fase bacana e coisas do gênero.”

    Eu nunca recebi um e-mail seu desse tipo. Isso significa que não sou seu amigo? =(

    Brincadeiras a parte: honestamente, estou gostando do rumo que a conferência da Nintendo para a E3 desse ano está tomando. O fato dela fazer uma pré-conferência para falar mais dos detalhes técnicos do Wii U faz crescer ainda mais a ansiedade para a conferência dela na terça. E essa interação single-player é ótima (apesar de que muitos não vão concordar) pois, assim como o Orakio, não sou muito fã da interação multi-player (pelo menos não nas concepções de hoje), mas gosto dessa interação baseada em conversar sobre jogos. E, pelo visto, a Nintendo preza também por esse caminho.

    Enfim, só nos resta esperar até terça às 13hs (e, enquanto isso, acompanhar as outras conferências). Pelo menos no que diz respeito a Nintendo, essa E3 promete.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 11:43 am
    Permalink

    Apesar do pouco espaço que você deu ao Wii U Pro Controller no texto, Gagá, eu achei a revelação do novo controle também interessante.

    Se não me equivoco, deve ser a primeira vez que a Nintendo notoriamente se inspira em uma concorrente para criar um controle. No caso, um excelente controle. Sempre gostei do controle do Xbox 360.

    Além de fazer a vez do Classic Controller do Wii, esse Wii U Pro Controller ainda mostra que a Nintendo não quer perder de vista os blockbusters multiplataforma.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 1:32 pm
    Permalink

    Assisti agora o video e vou te contar….. Foi dureza ouvir o japonês falar. Ele fica em posição de sentido na primeira metade do video. Só começa a gesticular a partir da segunda metade. O sr. Iwata não deve nem falar japonês direito. Aí colocaram um “slide show” em inglês para ele ir lendo…. A pronuncia não conseguiria ser mais uga-buga. Senti a vergonha alheia…. Carisma zero…..

    Sobre a interatividade do Wii-U, a Nintendo continua atrasada. O PS3 e Xbox360 já fazem isso a mais de 6 anos. Mas como o Gagá disse, a proposta do Wii-U é diferente, pois a própria Nintendo sabe que não consegue mais acompanhar o ritmo da Sony e da Microsoft. Outra coisa que eu infelizmente noto na Nintendo é que ela não amadurece. Ela trata seu futuro console como um brinquedo. E aquele “comercial” que aparece no video? É assim que a Big N enxerga seu público? Ou é algum humor americano / japonês que eu não saquei?

    Agora vamos elogiar. Acho que o console vai cair como uma luva pros jogos feitos pela Nintendo. Estou pensando seriamente em pegar um para jogar as grandes franquias. Zeldas, Marios, Metroids, Pokemóns e outras crias da Nintendo me aguardem e não me decepcionem. E pros jogos das outras produtoras, corram para a Sony o a Microsoft.

    E pra matar o mimimi antes dele começar: Ser mais vendido não significa ser o melhor. Não me venham com “o Wii vendeu mais que o X360 e o PS3 juntos e blá blá blá.” O VW Gol vendeu 50 vezes mais que qualquer carro da Rolls Royce e nem por isso é melhor. 🙂

    Finalizando. Não sou hater da Nintendo. Falow 🙂 🙂 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 1:50 pm
    Permalink

    “Ah, o controle do Wii U também vai funcionar como controle remoto da TV, o que provavelmente vai ser útil para 0,99% das pessoas, já que eu presumo que boa parte da turma com grana para comprar um Wii U tenha TV a cabo e mude de canal no aparelho da operadora, e não na TV :(”

    Gagá, sou um dos 1% que ficaram bastante empolgados com a funcionalidade. Se der pra conectar ele no PC via Blutooth também como é facilmente possível com o WiiRemote isso se transforma no sonho de consumo de qualquer usuário de HTPC. Agora ao passo que realmente ess público represente uma fatia muito pequena, discordo do uso padrão de trocar canais e ligar a TV. No próprio vídeo ele informa que o sistema pode ser usado pra controlar as cable setboxes, logo deve “aprender” os códigos do seu controle original (como muitos smart remotes). Além de ser aquele tipo de funcionalidade que você vai se perguntar em breve por que os demais consoles não pensaram nisso antes. Imagine: você se joga no sofá com o controle na mão e vê que a TV está desligada (e o home theater tb). Aí precisa sair de sua confortável poltrona pra ir buscar os controles… Se o controle possibilita a programação de “macros” com um botão ele liga a TV, seleciona a entrada correta (“HDMI2”), o HT e o WiiU pra vc sair jogando. Espetacular pra crianças pequenas e pros meus pais que demoram 10min pra conseguir ligar o Wii atual rs.

    No mais curti o aspecto social e toda a cara “Nintendo”, como dito no vídeo, sempre “única, de uma forma positiva”. Vai ser muito bacana jogar finalmente em FullHD e ter títulos mais variados. Ao fim do dia vai ser um console com possibilidade de ter toda a gama de jogos do X360/PS3 MAIS o universo exclusivo da Nintendo. O controle “hardcore” achei meio bizarra a disposição de botões, mas até aí a Nintendo nunca conseguiu produzir um joystick state-of-the-art. Acho atualmente o do X360 de longe o melhor gamepad (em especial a última edição que permite comutar o digital entre disco – padrão MegaDrive e cruz – padrão PS) mas ao menos foram buscar inspiração no melhor do mercado.

    O que realmente preocupa porém são os hardware specs. Se por um lado isso faz com que as margens da Nintendo sejam sempre altas, isso torna impossível ports perfeitos de jogos dos competidores da Sony e MS. Com o lançamento da Unreal Engine 4, mais potente e com workflow de trabalho simplificado (= menor custo e prazo de desenvolvimento) , muitas softhouses poderão abandonar a BigN ou realizar ports fracos de jogos mais elaborados. O WiiU vai continuar sendo o console “subpar” pra geração Call of Duty.

    Por fim espero que com a idéia do tablet venham idéias fodonas como as que surgiram no Dreamcast que tinha princípio parecido (a integração de Skies of Arcadia com o VMU é um case a ser explorado) e consigam via uma “Nintendo Store” puxar o público mobile. Apps que rodam no iOS/Android e WiiU e se intercomunicam ia ser demais.

    Tornar o WiiU um bom media center (coisa que o PS3 e o X360 fizeram muito meia boca) já me faria o comprar só por isso. E por fim, a idéia de enfiar NFC vai permitir outras coisas geniais, como importar collectibles reais pra “gamescape” (vide em ‘Skylanders’). Imagine comprar pokemons colecionáveis e ainda poder importá-lo no jogo sem necessidade de capturá-lo. Cliente feliz e $$$$ no caixa!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 5:42 pm
    Permalink

    Grande Gagá. Primeiro, fique tranquilo pois o título do post hoje agradou em cheio, principalmente quem é velho pois: 1 – Dificilmente alguem nascido depois de 85 assistiu alf e 2 – foneticamente lembrou a palavra tremoço e, até onde sei, é um alimento somente encontrado em casa de vó 😀
    Sou da humilde opinião de que pra nichos diferentes, diferentes empresas. A Nintendo conseguiu se reerguer depois da pancada que levou da Sony na época do psx/ps2. Não é questão de quem é melhor, e sim de qual o jogador escolhe.
    Estou empolgado com o rumo da E³ esse ano 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/06/2012 em 8:23 am
    Permalink

    Rafael Fernandes :

    Tipo eu. Eu preferiria se a Nintendo se rendesse ao mercado e oferecesse uma forma de integrar seus serviços com as redes sociais que todos usam, como o Facebook, Twitter e tal

    Infiel! Impuro! Queimem o monstro! ^_^

    O lance da Nintendo é justamente ser diferente. Eu já sou o contrário de você, não só por preferir que a Nintendo continue como está, mas também por não querer que Sony e M$ sigam o caminho dela. Ao menos essas abordagens diferentes dão um pouco de variedade ao mercado.

    Adney Luis :

    Eu nunca recebi um e-mail seu desse tipo. Isso significa que não sou seu amigo? =(

    Esqueci de acrescentar: eu mando essas coisas só para amigos que já me emprestaram algum dindim e aos quais ainda não consegui pagar. A propósito, pode me emprestar umas vinte pratas?

    @Alexei Barros
    Não me empolguei muito porque, apesar do design chupado do X360 ser uma surpresa, a notícia do controle em si não me surpreendeu, eu já esperava algo do gênero. Fora que me parece que quem já tem um Classic Controller de Wii não vai ter muito motivo para comprar esse aí, mas posso estar enganado. Mas não me entenda mal: sem dúvida é um anúncio importante.

    @piga
    O Iwata parece um robô falando inglês, he he… numa boa, um cara importante como ele deveria fazer umas aulinhas, não acha? Até eu que não sou ninguém sei falar inglês melhor do que ele, que vergonha!

    E o que eu disse para o Rafa vale como resposta para você também: essa postura que vocês não curtem na Nintendo é justamente o que faz dela algo diferente. É normal preferir a postura do rival, mas se a Nintendo mudar vai ser ruim pra todo mundo.

    @Elsydeon
    Putz, nem me liguei no lance de TV a cabo, valeu por destacar. Isso é que dá acompanhar a cobertura capenga do Gagá Games, a gente só sabe falar sobre coisa velha: novidades são rápidas demais e a gente fica meio ofegante no meio do caminho ^_^ Nesse caso, fiquei empolgado também, ótimo o lance do controle.

    Esse lance da Unreal Engine 4 ainda tá nebuloso, ninguém sabe direito se vai ou não vai rolar no console… vamos esperar a confirmação, mas sim, é um pouco preocupante. E você também é fã de Skies of Arcadia, é? Adoro esse negócio.

    @Cássio “Pé na Cova” Raposa
    Pois é, assino embaixo do que você disse sobre a Nintendo.

    @JMTRAD
    Que legal! Aliás, parece que a conferência da Sony foi transmitida em português também.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/06/2012 em 1:08 pm
    Permalink

    Por isso Gagá que não respondeu meus mails e ainda n me mandou a lista do MEgão para ver se tenho algo que vc n tem para eu te mandar.
    Ainda bem que não mandei o manual do SEGA CD ainda porque vc ta nos States curtindo pacas.
    Por acaso ta jogando o que ai de bom?
    Eu terminei Raiden III de PC e te falo o jogo é excelente, difícil pacas mas consegui finalizar, alias recomendo baixar ele na net, mesmo vc sendo prego nos caças rsrsrsrsrs.

    Ta de parabens as matérias e continue nos informando.

    Abraço

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.