Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1981! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Eventos importantes do ano de 1981

– Arnie Katz e Bill Kunkel fundam a Electronic Games, a primeira revista sobre video games e que é reconhecida como o início do jornalismo sobre games.

– A revista britânica Computer and Video Games (C&VG) começa a ser desenvolvida.

Lançamentos importantes do ano de 1981

* Games:

Tela do clássico Galaga.
Tela do clássico Galaga.

– A Namco lança os games New Rally-X, Warp and Warp, Galaga, e Bosconian. Galaga, a sequência de Galaxian, acabou se tornando um dos títulos mais famosos da empresa, gerando uma franquia e tendo vários de seus games lançados para os mais variados sistemas nos anos que se seguiram.

– A Midway lança os games Gorf e Ms. Pac-Man para os fliperamas, sendo que o último inicialmente foi uma sequência não autorizada do game Pac-Man. Ms. Pac-Man foi originalmente concebido como um hack do original Pac-Man, que foi intitulado Crazy Otto. Os seus programadores, surpresos pela qualidade do game que eles haviam criado, acabaram o mostrando para a Midway, na época a distribuidora americana da Namco, a criadora do game original. A Midway impaciente pela demora da Namco para lançar um novo game da série Pac-Man, e entusiasmada com o hack, acabam adquirindo os direitos sobre o game Crazy Otto, que então tem seus sprites mudados para que ele fosse visualmente compatível com o universo de Pac-Man, e por último seu título passa a ser Ms. Pac-Man.

– A SEGA lança para os fliperams o game Frogger, título desenvolvido pela Konami.

– A Williams Electronics lança para os fliperamas o game Eugene Jarvis’s Stargate.

– A lista de games do Atari 2600 continua crescendo: Action Pak, Asteroids, Bridge, Checkers, Freeway, Ice Hockey, Kaboom!, Laser Blast, Magicard, Missile Command, Pelé’s Soccer, Racquetball, Skeet Shoot, Space Cavern, Space Chase, Space Jockey, Stampede, Stellar Track, Tennis, Video Life e Warlords, foram alguns dos títulos lançados para o console em 1981.

– Os games Ultima e Wizardry são lançados, dando início a duas das mais famosas séries de RPGs para computadores.

– A IBM e a Microsoft incluem o game DONKEY.BAS junto do IBM PC, este que seria então o primeiro game compatível com o computador da IBM.

Tela de Donkey Kong.
Tela de Donkey Kong.

President Elect, o primeiro game de simulação política, é lançado pela Strategic Simulations.

– A Muse Software lança para o computador Apple II o game Silas Warner’s Castle Wolfenstein, que foi o primeiro, ou pelo menos um dos primeiros jogos dentro do gênero “Stealth game”. Castle Wolfenstein acabou ganhando versões para os mais variados sistemas posteriormente.

– A Nintendo lança para os fliperamas o game Shigeru Miyamoto’s Donkey Kong, que serviu para introduzir no universo dos games um de seus mais famosos personagens: Mario, que até então não possuía este nome, e era chamado simplesmente de “Jumpman”. Donkey Kong foi um sucesso e rendeu algumas continuações, sendo que ele é ainda considerado como um dos primeiros games do gênero plataforma lançados.

* Consoles e computadores:

Foto do console SG-1000 da SEGA.
Foto do console SG-1000 da SEGA.

– A SEGA faz um teste de vendas no Japão com seu console SG-1000. Este sistema marca a entrada da SEGA no ramo dos consoles, e mesmo que o SG-1000 tenha acabado não fazendo muito sucesso, ele serviu de base para aquele que viria a ser o Master System.

– A Nintendo lança o Game & Watch na Suécia.

– A Coleco Industries lança o console Total Control 4.

– A Acorn Computers Ltd lança o BBC Micro home computer, que trazia o jogo Elite.

– A Astrovision Inc. passa a distribuir o Bally Computer System após comprar os direitos da Bally/Midway.

– A Commodore Business Machines lança o computador Commodore VIC-20.

– A Sinclair Research lança o computador ZX81 no Reino Unido. Durante seu tempo de vida, o ZX81 venderia 1 milhão e meio de unidades.

Próxima parada: 1982

No próximo artigo vamos prosseguir para o ano de 1982, ano que ficou marcado por trazer games polêmicos, fracassos e grandes sucesos… até lá aventureiros do tempo!!!

Artigos anteriores

*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 8
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 9

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 10

26 ideias sobre “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *