Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1982! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Eventos importantes do ano de 1982

– Novas companhias surgem no cenário: Electronic Arts Inc., Lucasfilm Games, MicroProse Software, Inc., Enix Corporation., e Ultimate Play The Game (que mais tarde seria conhecida como Rare).

– Em 27 de Dezembro surge nos Estados Unidos o programa de TV Starcade, onde os participantes deveriam travar combates em máquinas de fliperama, mostrando qual deles era o melhor gamer.

Lançamentos importantes do ano de 1982

* Games:

Tela do polêmico Custer's Revenge.
Tela do polêmico Custer's Revenge.

– A Mystique lança o game Custer’s Revenge para o Atari 2600, que na época gerou grande polêmica por conta de seu conteúdo adulto e pornográfico. No game o jogador assume o papel do General George Armstrong Custer, que deve atravessar uma área que está sendo atacada por flechas até ser capaz de chegar ao outro lado onde uma índia o aguarda. O General então tem relações sexuais com índia, ganhando assim pontos. Como no jogo ficava claro que o General na verdade estrupava a pobre índia, nos Estados Unidos grupos que lutam pelos direitos das mulheres fizeram severas críticas ao game. Custer’s Revenge é considerado por muitos como um dos piores games já feitos.

– A Mattel lança o game Utopia para o console Intellivision. Criado por Don Daglow, este seria considerado o primeiro game de simulação a trazer elementos de estratégia em tempo real.

Tela de Megamania do Atari 2600.
Tela de Megamania do Atari 2600.

– A Activision lança os games Barnstorming e Megamania para o Atari 2600. Ambos os jogos foram criados por Steve Cartwright. Um fato curioso é que durante a campanha de divulgação do clássico Megamania uma banda chamada The Tubes foi contrada para tocar o tema principal do jogo em um comercial para a TV.

– A Bally/Midway lança para os fliperamas o game Tron baseado no filme de mesmo nome. O interessante é o game acabou sendo lançado antes do filme, servindo mais como uma espécie de propaganda para o mesmo.

– A Gottlieb lança para os fliperamas o game Q-Bert, que foi muito elogiado pela crítica da época, por conta de seus gráficos e pela sua forma de jogo, que misturava os gêneros Puzzle e Plataforma.

Pitfall! - Clássico eterno do Atari 2600!
Pitfall! - Clássico eterno do Atari 2600!

– O espetácular game Pitfall! é lançado pela Activision para o Atari 2600. Ele seria um dos games mais bem sucedidos do sistema, com mais de 4 milhões de cópias vendidas. Pitfall! é uma criação do genial David Crane. E antes que o ano terminasse, no mês de Dezembro o hoje clássico River Raid é lançado para o Atari 2600, também via Activision. Foi, sem dúvida, o mais famoso “scrolling shooter” de sua geração, e foi progamado por Carol Shaw, mostrando que não só os homens sabiam como fazer games de sucesso. Na Alemanha o game teve problemas, onde River Raid era visto como um jogo que dava às crianças uma educação “paramilitaristica”, além de ser considerado um game muito violento.

– A Parker Brothers lança o game Star Wars: The Empire Strikes Back, tanto para o Atari 2600 quanto para o Intellivision. Este seria o primeiro game baseado na série de filmes de George Lucas.

– A SEGA lança para os fliperamas o game Zaxxon, um jogo do gênero Shoot ‘em up, que seria também portado para o Atari 2600 ainda em 1982.

Donkey Kong no Atari 2600.
Donkey Kong no Atari 2600.

– O Atari 2600 recebe versões de arcades famosos como Donkey Kong da Nintendo e Pac-Man da Namco.

– A Atari lança para o Atari 2600 o game Haunted House, que é considerado como um dos primeiros jogos do gênero “Survival horror”.

– A Starpath lança os games Dragonstomper, considerado como o único verdadeiro RPG lançado para o Atari 2600, e Escape From The Mindmaster, também para o Atari 2600.

– A Williams Electronics lança para os fliperamas os games Joust e Robotron: 2084. E o Atari 2600 recebe um port do seu famoso arcade Defender.

Swordquest: Earthworld, o primeiro de uma série de games do gênero Adventure produzidos pela Atari, é lançado para o Atari 2600.

Edu-Ware lança o game Prisoner 2 para três plataformas: Apple II, Atari 2600, e IBM PC.

– A Sir-tech Software, Inc. lança o game Wizardry II: The Knight of Diamonds, o segundo game da série Wizardry. Lançado inicialmente para o Apple II, este RPG teria posteriomente versões lançadas para os mais variados sistemas.

E.T. the Extra-Terrestrial.
E.T. the Extra-Terrestrial.

– A Namco continua lançado bons títulos para os fliperamas: Dig Dug, Pole Position, Super Pac-Man e Xevious, foram os principais games do ano desenvolvidos pela empresa.

– A Atari lança o game E.T. the Extra-Terrestrial, para o Atari 2600. O game baseado no filme de Steven Spielberg é até hoje considerado como um dos maiores fracassos da história dos video games. Apesar de ter vendido mais de 1 milhão e meio de unidades, o jogo deixou mais de 4 milhões de cartuchos produzidos literalmente encalhados nas lojas, que acabaram sendo devolvidos para a Atari. Tudo isto acabou resultando em um prejuízo de mais de 75 milhões de dólares para a Atari.

* Consoles e computadores:

ColecoVision
ColecoVision

– A Coleco lança o console ColecoVision, que seria o grande rival dos consoles da Atari. No Natal de 1982 o ColecoVision venderia mais de 500 mil unidades. No mesmo ano, a Coleco ainda lançaria o console Gemini, que na prática era apenas um clone do Atari 2600.

– A Atari lança o console Atari 5200, criado para competir com o console Intellivision, mas que acabou tendo que fazer frente ao ColecoVision. Mesmo sendo um console mais poderoso que o rival, o Atari 5200 acabou perdendo a briga para o console da Coleco.

– A Astrocade Inc. (formalmente conhecida como Astrovision) lança o console Astrocade.

Commodore Business Machines lança o computador Commodore 64. Durante sua existência, o Commodore 64 venderia um total de 17 milhões de unidades.

– A Emerson lança o console Arcadia 2001. Por ser um console inferior aos concorrentes da época, como o Atari 5200 e o ColecoVision, o Arcadia 2001 não conseguiu vingar, e acabou tendo poucos títulos.

Vectrex
Vectrex

– A Entrex lança o console portátil Adventure Vision, que em toda sua existência teria apenas 4 títulos e venderia um total de 50 mil unidades.

General Consumer Electronics lança o console Vectrex, que diferente dos consoles da época, que deviam ser ligados na TV, já trazia um monitor especial para mostrar gráficos vetoriais, o que fazia dele o primeiro console a trazer gráficos em 3D.

Sinclair Research lança o computador ZX Spectrum, que se tornaria o computador com games de sua geração que teria a maior popularidade no Reino Unido.

Próxima parada: 1983

No próximo artigo vamos prosseguir para 1983, ano que se deu o início do famoso “crash dos videogames”… até lá aventureiros do tempo!!!

Artigos anteriores

*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 8
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 9
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 10

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 11

18 ideias sobre “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *