Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los mais uma vez em uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1977! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Eventos importantes do ano de 1977

Mascote da Chuck E. Cheese´s
Mascote da Chuck E. Cheese´s

– A Atari abre a primeira “Pizza Time Theater” (que depois ficaria conhecida como Chuck E. Cheese’s), uma combinação de casa de fliperamas com pizzaria, que foi concebida pelo co-fundador da Atari Nolan Bushnell. Em Junho, Bushnell adquire os direitos da Pizza Time Theater de volta da Atari, pagando por isso 500.000 dólares.

– A SEGA adquire a Gremlin Industries, uma grande desenvolvedora dos chamados “wall games” para os fliperamas.

– A Nakamura Manufacturing Ltd. formalmente muda seu nome para Namco, e em Hong Kong é aberta a Namco Enterprises Asia Ltd., a primeria subsidiária da empresa fora do Japão.

Lançamentos importantes do ano de 1977

* Video game consoles:

Coleco Telstar Ranger.
Coleco Telstar Ranger.

– A Atari desenvolve o Game Brain (modelo C-700), o primeiro console da empresa a utilizar cartuchos. Mas quando o projeto estava finalizado, apenas poucos protótipos do Game Brain acabaram sendo produzidos e nenhum foi lançado comercialmente, pois o console já se encontrava obsoleto perto de outros da sua época.

– A Coleco lança cinco modelos do seu console Telstar: Telstar Alpha, Telstar Colormatic, Telstar Regent, Telstar Ranger, Telstar Galaxy, e o Telstar Combat. Muitos destes sistemas possuem apenas pequenas variações se comparadas com o modelo original do console Telstar, como novos tipos de controles (por exemplo, o modelo Ranger possui um controle pistola conhecido como “light gun”).

O Video Computer System, que mais tarde ficaria famoso no mundo como o Atari 2600.
O Video Computer System, que mais tarde ficaria famoso no mundo como o Atari 2600.

– A Nintendo lança o Color TV Game 6, um console trazendo seis variações do game Light Tennis (um clone do game Pong).

– Em Janeiro, a RCA Corporation lança o console Studio II. Os gráficos dos games do Studio II são em preto e branco, e o aparelho em si lembra os primeiros consoles que traziam o game Pong e seus clones.

– Em Outubro, a Atari lança o console Video Computer System (que posteriomente passaria a ser conhecido sob o nome de Atari 2600) juntamente com nove títulos: Air-Sea Battle, Basic Math, Blackjack, Combat, Indy 500 e Star Ship foram alguns destes jogos iniciais do console da Atari.

*Games:

Tela do game Space Wars.
Tela do game Space Wars.

– A Cinematronics lança o game Larry Rosenthal’s Space Wars, o primeiro game de Arcade a fazer uso de gráficos vetoriais.

– A Mattel lança o mini-game Missile Attack.

– Tim Anderson, Marc Blank, Bruce Daniels, e Dave Lebling, os futuros fundadores da Infocom, desenvolvem a primeira versão do game Zork em computador PDP-10.

– Enquanto estudava na Universidade da Virginia, Kelton Flinn começa o desenvolvimento do game Air, que seria o precursor do game Air Warrior, o primeiro game multiplayer online da história.

Próxima parada: 1978

No próximo artigo vamos prosseguir para o ano de 1978 onde o mundo dos games continuava sua expansão… até lá aventureiros do tempo!!!

Artigos anteriores

*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 6

26 ideias sobre “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *