Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1980! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Eventos importantes do ano de 1980

– Duas novas companhias entram no mercado de games: Mindscape, Inc. e Sierra On-Line.

Lançamentos importantes do ano de 1980

* Games:

Tela do clássico Pac Man.
Tela do clássico Pac Man.

– A Namco lança alguns games interessentes como Pac-Man, que tempos depois se consolidaria como seu jogo mais vendido de todos os tempos; King and Balloon, que foi o primeiro game a fazer o uso de vozes sintetizadas; Tank Battalion, um game de batalha entre tanques; e Rally-X, que foi o primeiro game a apresentar uma fase bônus.

– O game Rogue é escrito por Michael Toy, Glenn Wichman, e Ken Arnold, dando início aos chamados “roguelike games”.

– A Nintendo lança o game Radar Scope para os fliperamas, um shooter que em vários aspectos lembra o grande sucesso Space Invaders, da Taito.

– A Stern Electronics (uma subsidiária da Universal Research Laboratories) lança para os fliperamas o game Berzerk, que chamou a atenção na época principalmente pelo uso de vozes sintetizadas nos robôs que povoam o jogo.

Space Panic
Space Panic

– A Atari lança para os fliperamas os games Missile Command, Centipede, Warlords, Tempest e Battlezone, sendo que este último chegou a ser utilizado pelo exército americano para treinamento militar. Todos os games fazem uso de gráficos vetorais.

– A Williams Electronics lança para os fliperamas o game Defender. O jogo em si é um “Scrolling shooter” inspirado nos sucessos Space Invaders e Asteroids.

– A Universal lança para os fliperamas o jogo Space Panic, que é considerado como o primeiro game de plataforma.

Edu-Ware lança The Prisoner, game baseado na série de TV de mesmo nome. Programado por David Mullich, o jogo se torna um clássico da plataforma Apple II.

– A Infocom lança o game Zork I, seu primeiro projeto. Zork I seria o primeiro de uma trilogia, composta por mais dois games do gênero “Text adventure”. Mais de 400.000 cópias de Zork I seriam vendidas.

– A lista de games para o Atari 2600 aumenta em 1980: Boxing, Championship Soccer, Circus Atari, Dodge ‘Em, Dodger Cars, Dragster, Fishing Derby, Maze Craze: A Game of Cops and Robbers, Maze Mania, Night Driver, Skiing, Space Invaders, Steeplechase e Video Checkers, seriam alguns dos novos jogos.

* Consoles:

O primeiro Game & Watch.
O primeiro Game & Watch.

– A Nintendo coloca no mercado o Game & Watch, um console portátil que foi criado por Gunpei Yokoi. Durante o ano de 1980, 5 modelos seriam lançados: Ball, Flagman, Vermin, Fire e Judge.

– A Mattel lança o console Intellivision em larga escala. Durante a vida do console, mais de 3 milhões de unidades seriam vendidas, e o Intellivision receberia 125 games no total.

– A Sinclair Research lança o computador ZX80 e a Acorn Computers lança o Atom. Ambos foram os primeiros computadores domésticos lançados no Reino Unido em que se podia jogar games.

Próxima parada: 1981

No próximo artigo vamos prosseguir para o ano de 1981… até lá aventureiros do tempo!!!

Artigos anteriores

*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 8

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 9

18 thoughts on “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 9

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *