neogeo20anos copy

Após uma boa primeira leva de jogos, títulos com maior poderio gráfico e melhor gameplay (proporcionados pelas ROMS de alta capacidade) foram lançados, conquistando progressivamente jovens e adultos. Uma continuação para Fatal Fury 2 foi lançada com o nome de Fatal Fury Special, oferecendo ao consumidor dos anos noventa uma experiência mais vibrante que as versões outrora conhecidas.

O sucesso alcançado por Fatal Fury 2, incentivou a produção de muitos outros títulos no estilo versus fighting para o NEOGEO.

NEO GEO3 copy

Foram apresentadas ao público seqüências de Art of Fighting, que se caracterizavam por utilizar funções de zoom durante os combates (revolucionando o conceito de animação), aliadas a uma história diferente das usualmente encontradas em outros games do gênero. Tais características angariaram inúmeros novos fãs para a franquia.

Samurai Shodown foi outra saga de sucesso que cativou os jogadores nessa época, apresentando uma temática completamente nova, pois se contextualizava no período do feudalismo japonês (século dezenove), com batalhas armadas a espadas, facas, shurikens, lanças, etc. SS também se destacava pelas suas artworks belíssimas e cutscenes inovadoras.

NEO GEO3.2

Em 1994 o NEOGEO conheceria o fabuloso King of Fighters, jogo que quebraria o paradigma versus fighting ao introduzir confrontos entre equipes de três lutadores, mesclando personagens bem conhecidos pelo público da SNK.

A ADK, parceira da SNK, aproveitou o momento colocando no mercado World Heroes, que contava com personagens intrigantes e um sistema de batalha onde o cenário poderia contribuir com a luta de uma maneira mortífera (conhecida como DEATH MATCH). Após o sucesso da ADK, outras third-parties resolveram aliar-se à causa, produzindo mais e mais e enriquecendo a biblioteca do AES/MVS.

NEO GEO3.3

Foi assim então que o NEOGEO começou sua carreira como um console especializado no estilo versus fighting. Durante a década de noventa, a cada ano que passava, novos títulos de pancadaria davam as caras, sempre com inovações bem-vindas e gráficos cada vez melhores. Não há dúvidas de que a SNK foi uma das maiores responsáveis pela febre dos games de porrada naquela geração; não só pelo fator tecnológico, mas também pela exponencial evolução da jogabilidade, evidenciada a cada lançamento.

Praticamente uma tradução do link oficial do aniversário do NEOGEO: http://neogeomuseum.snkplaymore.co.jp/english/whats/index.php

Próximo artigo: Personagens marcantes da SNK.

NEO GEO, 20 anos (parte 3) — Jogos de luta, a moda dos anos 90
Tags:     

7 ideias sobre “NEO GEO, 20 anos (parte 3) — Jogos de luta, a moda dos anos 90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *