Mais uma edição do “Você Sabia?” chegando aqui no Gagá Games! Confira abaixo as curiosidades desta quarta-feira:

– A Atari lançou em 1986 o console Atari 7800, que foi desenvolvido para substituir o Atari 5200 (que foi um fracasso de mercado), e para tentar restabelecer a supremacia da Atari em relação ao mercado de games. O console foi projetado para fazer frente aos recentes rivais do fracassado Atari 5200 (a saber: o Famicom/NES e o Master System). Com um processador trabalhando em uma velocidade superior aos rivais, e com um processador de aúdio de dois canais separados, o Atari 7800 possuía um desempenho superior em velocidade ao Famicom/NES e gráficos e sons de qualidade similiar ao Master System. Porém, o que decretou o fracasso do Atari 7800, mesmo sendo superior aos concorrentes, foi o baixissímo acervo de jogos, uma vez que a maior parte das produtoras de games de sucesso da época, como Taito, Namco, Capcom e a própria Activision, responsável pelos maiores sucessos da Atari a época do Atari 2600, já possuíam contrato de exclusividade com a Nintendo.

– O que pouca gente sabe é que o Atari 7800 quase foi lançado no Brasil. O Grupo Gradiente, detentor dos direitos sob a marca Atari no Brasil à época do lançamento, chegou a renovar os direitos sob a marca para a produção do Atari 7800. Porém, receosa dos recentes fracassos com o Atari 5200, que nem chegou a ser fabricado no Brasil em detrimento do aumento da produção do Atari 2600, que teve vida bastante longa no Brasil, e se devendo também ao baixissímo sucesso do 5200 nos EUA e Europa, optou por não renovar a detenção da marca Atari e não produzir o novo console Atari 7800, optando por produzir o Phantom System, clone do NES que era fenômeno em todo mundo. No entanto, como toda a linha de montagem já estava pronta para produzir o Atari 7800, a opção foi manter a carcaça do console da Atari só que colocando o hardware do NES dentro dele. Nascia assim o mais famoso clone de NES lançado no Brasil.

Duke Nuken 3D foi um dos primeiros games a empregar a técnica de sons em tempo real. Neste jogo, quando o personagem cai na água ou mesmo dispara um tiro, o som sai automaticamente, sem seguir o velho esquema em que o tiro sai e somente depois se ouve o barulho.

– O game Ico era pra ter saído na verdade para o PlayStation 1, mas o desenvolvimento foi interrompido durante um tempo e depois recomeçado no Playstation 2. Na primeira versão, de maneira curiosa, Yorda tinha chifres ao invés de Ico.

– Nos primórdios do fracassado Nintendo Virtual Boy, havia uma espécie de pistola que quando posicionada na vertical numa superfície plana podia projetar uma imagem 3D no ar.

Fonte: WikipédiaGames Radar

Você sabia? Curiosidades sobre os games clássicos…
Tags:                 

16 ideias sobre “Você sabia? Curiosidades sobre os games clássicos…

  • 31/08/2011 em 5:38 am
    Permalink

    quer dizer que só lançaram esse Atari 7800/Phantom System no Brasil, apenas porque lá nos states o console não era grande coisa? se tivessem lançado esse Atari 5200 por aqui na época, a história seria outra.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/08/2011 em 9:30 pm
    Permalink

    Explodiu minha Cabeça essa do Phantom System!!!
    Não é à toa que tem nome de fantasma,já que nasceu do falecido Atari 7800,ha ha ha.Caraca, agora eu entendo porque dizem que o Phantom System é o mais pirata entre os piratas,já que tem controle cópia do Megadrive e console cópia do Atari…pra fechar só faltava jogar a “versão” de Street Figther 2 nele,e o pior é que eu já fiz isso,ha ha ha. 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/09/2011 em 10:11 pm
    Permalink

    curiosidades e muita coisa a aprender com gagagames. quem lembra daquele filme que passava muito na sessão da tarde: ¨os heróis não tem idade¨, se eu não estou enganado era a história sobre Davey Osborne (Henry Thomas, de E.T. – O Extraterrestre) é um jovem muito criativo e que, freqüentemente, recruta seu amigo imaginário, o superespião Jack Flack (Dabney Coleman, de Jogos de Guerra), para suas brincadeiras. Por conta disso, ninguém acredita nele quando jura ter testemunhado a morte de um agente do FBI. Nem seu pai, o Coronel Hal Osborne (também vivido por Coleman) põe fé na história do menino. Fato é que o agente morreu bem na frente de Davey e deu a ele um cartucho de videogame. O jogo esconde os planos de um grupo de espiões internacionais e, agora, ele tem a vida em perigo, embarcando em uma aventura de verdade. Será que Jack poderá ajudá-lo?…esse filme era de um jogo que foi tirado justamente do atari,,, um atari 7800, mas apresentava gráficos e uma boa jogabilidade….das antigas mesmo!!!!mas era um atari no filme,,,recomendo!!!!!! esse jogo existe na versão arcade mame….Trocando em miúdos, ele testemunha um assassinato e tem o cartucho (de ATARI) Cloak & Dagger em suas mãos. Esse cartucho contém informações ultra secretas, e assim a história se desenrola ao bom e velho estilo “joão e o lobo”.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/09/2011 em 11:05 pm
    Permalink

    @helisonbsb
    Assisti este filme pelo menos umas 4x.Muito legal e bem feito pura nostalgia Atariana,já o outro filme que faz menção direta ao Nintendinho eu acho muito estranho…aquele em que aparece a “PowerGlove” como se fosse uma arma secreta e o personagem principal é tipo autista e só fala:Califória…Califórnia…. 🙂

    Cloak & Dagger é real?Pensei que fosse montagem para fazer o filme.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/09/2011 em 8:13 pm
    Permalink

    ei esse filme sobre a nintendo, o nome é: O Gênio do Videogame (The Wizard) – 1989…Descrição do filme:
    Corey (Savage) e Jimmy (Edwards) são dois irmãos que, devido à separação dos pais, correm o risco de serem separados um do outro. Jimmy é uma criança com alguns problemas mentais, surgidos após a morte de sua irmã. Um dia, Corey descobre que seu irmão mais novo é um verdadeiro gênio do video-game, provavelmente um dos melhores que ele já viu jogar. Os dois iniciam uma verdadeira jornada rumo à Costa Oeste americana, onde se realizará um dos maiores torneios de video-game que já se viu. Mas, nesta aventura, os dois irmãos precisam evitar algumas pessoas, que tentarão de tudo para separá-los. Esse filme passava muito na sessão da tarde…e detalhe, para quem conhece o fred savage que fez a série Anos incriveis,,,hoje fred é diretor de séries hanna montana, drake e josh…o cara faz tudo,,,para terminar, recomendo esse filme para quem é fão do velho e bom nes 8 bits,,,me lembro de double dragon, rad racer e a famosa powerglove!!!!!!bons tempos!!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *