Olá amigos do Gagá Games, aqui é o retrogamer André Breder para trazer até vocês a quinta parte do Especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master System. Nesta parte o foco será a modalidade Surfing. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Um pouco sobre o esporte radical chamado Surfe

Surfista em Oahu North Shore.
Surfista em Oahu North Shore.

O surfe ou surf (do inglês surf) é uma prática desportiva marítimo, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas desportos radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, denominada prancha de surfe, à medida que esta onda se desloca em direção à praia.

Não se sabe exatamente em que momento se deu a origem do surfe, sabe-se porém que esta prática de deslizar sobre as ondas há muito tempo já era praticada pelos povos polinésios, eles que povoaram praticamente todas as ilhas do oceano pacífico, além do litoral pacífico das américas. Os primeiros relatos do surfe dizem que este foi introduzido no Havaí pelo rei polinésio Tahíto. Outros relatos dão conta de que muito antes dos havaianos, antigos povos peruanos já se utilizavam de uma espécie de canoa, confeccionada de junco, para deslizar sobre as ondas.

O primeiro relato concreto da existência do esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação. Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas, as pranchas eram fabricadas pelos próprios usuários que acreditava-se que ao fábricar sua própria prancha se transmitia todas as energias positivas nela e ao praticar o “esporte” se libertava das energias negativas, porem os primeiros praticantes desse esporte acreditavam que sua pratica seria na verdade um culto ao espírito do mar em sua cultura original.

O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surfe moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do esporte no mundo. Com isso o arquipélago e os esportes passaram a ser reconhecidos internacionalmente. Na década de 1950 o esporte popularizou-se na costa oeste dos E.U.A., tornando-se uma mania entre os jovens, principalmente nas praias do estado da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o esporte espalhou-se por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos tendo dinheiro como prêmio.

E como as coisas funcionam no jogo?

No game o principal objetivo é manter seu personagem o maior tempo possível dentro do “tubo” formado pela onda. Algumas manobras, como sair da onda com a prancha e depois conseguir voltar também rende pontos extras na prova. Cada competidor tem 1 minuto e 30 segundos de prova, e é permitido até 4 quedas. Se o competidor for “engolido” pelo tubo da onda, ou “voar” para fora da onda, contará como uma queda ou erro de manobra durante a competição.

A jogabilidade é simples: o botão direcional controla a movimentação da prancha na onda, sendo que pressionando para o lado esquerdo a prancha se movimenta para cima, e para o lado direito a prancha se movimenta para baixo. Já o botão 2 é quem faz tanto as funções de iniciar a competição, bem como de fazer com que a velocidade do surfista diminua, sendo que para isto é necessário além do jogador ter que segurar o botão 2, também fazer movimentos alternados com a prancha para cima e para baixo.

Algo interessante que pode acontecer após as quedas ou erros cometidos pelo jogador durante esta modalidade, é a aparição de certas criaturas: uma gaivota (talvez a mesma vista na modalidade Foot Bag), um golfinho e um tubarão. Estes animais tem um único propósito de aparecer no jogo: fazem com que o infeliz competidor que cometeu um erro na prova, seja ainda mais penalizado, pois estará perdendo alguns segundos de seu tempo enquanto estas “adoráveis” criaturas roubam a cena no game. Detalhe para quando surge o tubarão, e o clássico tema do filme de Steven Spielberg (Tubarão cujo título original em inglês é Jaws) também marca presença.

Outro momento curioso no game é após a realização da prova, onde o competidor será avaliado por 5 jurados, e então desse julgamento será tirado a nota final recebida. É notável duas coisas: enquanto a bela loirinha é a mais “gente boa” e sempre dá (no bom sentido da palavra lógico) a maior nota possível; o loiro metido a surfista profissional é o mais exigente, e só dá notas altas se o jogador for mesmo “fera”.

O competidor não foi bem, mas mesmo assim a loira dá nota 3 para ele. Já o loiro de óculos escuros é um pouco mais severo...
O competidor não foi bem, mas mesmo assim a loira dá nota 3 para ele. Já o loiro de óculos escuros é um pouco mais severo...

Questões técnicas

Em relação aos gráficos, a modalidade Surfing é talvez a mais fácil para ser representada: como trata-se de um esporte que se pratica no mar, não há muitos objetos gráficos para serem exibidos, ou seja, apenas uma enorme onda azul cobre toda a tela, dando um aspecto simples, mas belo. Os detalhes vão para o competidor, que é muito bem feito, e sua prancha, que possui uma “radical” coloração verde florescente. A animação da onda, bem como do competidor e dos animais que marcam presença durante as quedas, é muito boa. Agora bacana mesmo é a tela final quando cada competidor recebe suas notas, onde cada um dos jurados possui características distintas.

A única música que rola durante a modalidade, se eu não estou redondamente enganado, é um tema conhecido pelos apreciadores do surfe. Lembro que certa vez já cheguei a assistir um documentário na TV sobre o esporte, e a música que rolava de fundo era justamente o clássico tema musical que também é ouvido no jogo, só que claro, gravado com instrumentos reais. Tentei encontrar na internet qualquer referência quanto ao nome real desta música, ou mesmo alguma informação a respeito de seus compositores, mas tudo foi em vão. De qualquer forma trata-se de um tema musical que não poderia casar melhor com a modalidade Surfing.

Os efeitos sonoros desta modalidade segue o padrão das anteriores, sendo simples e bem básicos, mas cumprindo muito bem o seu papel no jogo. A jogabilidade é eficiente, e a dificuldade desta modalidade é talvez a mais baixa de todo o game, visto que não é necessário ter tanta habilidade ou fazer manobras mirabolantes para conseguir uma alta nota por parte dos jurados. Conseguindo ficar a maior parte do tempo da competição dentro do “tubo” da onda, e sem cometer erros, já será suficiente para receber nota máxima.

Na próxima parte!

Na próxima parte deste especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master, vamos focar na quarta modalidade do game: Skating. Até Sábado que vem com mais uma edição especial do Recordar é Envelhecer!

* Nota: As informações sobre o esporte Surfe foram retiradas do Wikipédia.

Recordar é envelhecer: Jogos de Verão (Master System) – 5ª Parte
Tags:                             

23 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Jogos de Verão (Master System) – 5ª Parte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.