Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1979! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Eventos importantes do ano de 1979

– Novas companias entram no mercado: Activision, Capcom Inc., Strategic Simulations, Inc., Edu-Ware Services, Inc. e Infocom.

– Em 1979, o Atari 2600 foi o presente de natal mais vendido, principalmente por seus jogos exclusivos. Estima-se que um milhão de consoles foram vendidos somente neste período.

Lançamentos importantes do ano de 1979

* Games:

O Easter Egg em Adventure: Created by Warren Robinett.
O Easter Egg em Adventure: Created by Warren Robinett.

– O game Adventure é lançado para o Atari 2600. Este game é considerado como o primeiro do gênero “action-adventure”, e posteriomente se tornaria o sétimo título mais vendido do Atari 2600. Na época em que o game Adventure foi criado, a Atari não dava crédito para nenhum de seus programadores de games por seu trabalho. Em um ato “rebelde”, o criador do game, Warren Robinett, colocou uma mensagem escondida no game, que o indentificava como o seu criador. Warren acabou então criando o primeiro “Easter egg” na história dos video games! Segundo Warren, um jovem jogador de Salt Lake City, Utah, foi o primeiro a descobrir o “easter egg” e informar a Atari do seu feito.

Richard Garriott lança Akalabeth, um jogo do gênero RPG para o computador Apple IIe. Foi com este lançamento que Garriott começou sua carrreira e Akalabeth pode ser considerado como o precursor da série Ultima.

– Namco lança o game Bomb Bee, a sequencia de Gee Bee. A empresa também coloca no mercado o game Galaxian, que foi o primeiro jogo colorido lançado para os fliperamas; e posteriormente o game Cutie Q, que foi mais uma sequencia do Gee Bee.

Tela de Superman do Atari 2600.
Tela de Superman do Atari 2600.

– O game Superman, criado por John Dunn, é lançado para o Atari 2600. No game o jogador controla o personagem Superman, logicamente, que deve reparar um ponte que foi destruída por Lex Luthor e também capturar o vilão e seus comparsas. Para atrapalhar a vida do herói, fragmentos de Kryptonita foram liberados por Luthor, e caso o homem de aço enconste neles, ele perde suas habilidades de capturar os criminosos e de voar. Para reaver seus poderes, é preciso encontrar e beijar a bela Lois Lane.

Cinematronics lança o game Warrior para os fliperamas, que foi um dos pioneiros dos chamados “fighting games”. Warrior traz dois cavaleiros em um duelo e faz uso de gráficos vetoriais.

– A SEGA lança para os fliperamas o game Monaco GP. O principal objetivo no game, como era comum nos jogos de corrida da época, é tentar bater o relógio, para poder continuar jogando.

– A Atari lança para os fliperamas os games Lunar Lander e Ed Logg & Lyle Rains’ Asteroids.

– Em Outubro a subLOGIC lança o game Flight Simulator para o computador Apple II.

* Video game consoles e Computadores:

Foto do console Intellivision.
Foto do console Intellivision.

– A Mattel faz um teste de vendas com o seu console Intellivision em Fresno, Califórnia. O console seria lançado em todo o território americano somente no ano de 1980.

– A Milton Bradley Company lança o Microvision, que foi o primeiro console portátil a fazer uso de cartuchos.

Texas Instruments lança o computador TI-99/4, que não faria muito sucesso devido ao seu alto preço na época: algo em torno de 1.150 dólares!

– A Warner Communications’ Atari cria o portátil Cosmos, mais um console da empresa que acabou nunca sendo lançado.

Próxima parada: 1980

No próximo artigo vamos prosseguir para o ano de 1980, começando a falar um pouco da década onde o mercado de games quase foi pro “saco”… até lá aventureiros do tempo!!!

Artigos anteriores

*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 7

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 8

17 thoughts on “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 8

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *