Olá galera do asilo mais badalado da internet! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1978! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Eventos importantes do ano de 1978

Nolan Bushnel deixa a Atari.
Nolan Bushnel deixa a Atari.

– A SNK é fundada por Eikichi Kawasaki.

– Em 1978, apenas 550.000 unidades do console Video Computer System (Atari 2600) de uma produção de mais de 800.000 foram vendidos, e foi preciso ajuda financeira da Warner para cobrir prejuízos. Isso causou discordâncias e causou a saída do fundador da Atari, Nolan Bushnell. Mas uma vez que o público descobriu que era possível jogar jogos diferentes de Pong e os programadores aprenderam a alcançar os limites do hardware, o futuro Atari 2600 começou a ganhar certa popularidade. Nesse ponto, a Fairchild, responsável pelo console Channel F, tinha desistido do mercado, achando que vídeogame era um mercado de moda passageira. Dessa forma, a Atari pôde ocupar mais facilmente o então crescente mercado.

Lançamentos importantes do ano de 1978

* Games:

Tela do clássico Space Invaders.
Tela do clássico Space Invaders.

– Em Junho a Taito Corporation lança o game Space Invaders para os fliperamas no Japão. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráficos bidimensionais. O objetivo do game é destruir várias naves inimigas para ganhar o maior número de pontos possíveis. Para construir o jogo, o designer Tomohiro Nishikado teve como fonte de inspiração o game Breakout da Atari, o livro A Guerra dos Mundos do escritor Herbert George Wells e também o filme Star Wars de George Lucas. Apesar de sua simplicidade perto dos games de hoje em dia, Space Invaders ajudou a expandir a indústria de video game para uma indústria de nível mundial. Space Invaders é considerado como o mais famoso game do gênero “shooting” de todos os tempos e se tornou parte da cultura gamer. O lendário game designer Shigeru Miyamoto considera Space Invaders como o game que revolucionou a indústria dos games, e declara que nunca havia tido interesse em video games até ter contato com Space Invaders.

– A Nintendo lança o game Computer Othello para os fliperamas.

– Em Outubro a Namco lança no Japão o game Gee Bee, seu primeiro jogo para os fliperamas.

– A Konami Corporation lança o título Block Game para os fliperamas.

Tela de Outlaw.
Tela de Outlaw.

– A lista de games do Video Computer System (que posteriomente passaria a ser conhecido sob o nome de Atari 2600) continua a se expandir: Back To School Pak, Basketball, Brain Games, Codebreaker, Flag Capture, Football, Gunslinger, Hangman, Home Run, Maze, Outlaw, Slot Racers, Space Combat e Space Wars foram alguns dos títulos que o console recebeu em 1978.

– O game Killer Shrews, baseado no filme The Killer Shrews, é programado em um computador PDP-10 na Universidade de Claremont por Don Daglow.

* Video game consoles e Computadores:

Foto do Magnavox Odyssey².
Foto do Magnavox Odyssey².

– A Magnavox lança o console Odyssey² (G7000 Videopac), que ficaria conhecido na Europa como Philips Videopac G7000 e no Brasil simplesmente como Philips Odyssey. O Odyssey² seguiu os passos de seus concorrentes, sendo um console que utilizava cartuchos.

– A Nintendo lança o console portátil Color TV Game 15.

– A APF Electronics, Inc. lança o console APF-M1000. O console teve poucos games e logo foi descontinuado.

– A Bally/Midway lança o console Bally Professional Arcade.

– A Elektor lança o TV Games Computer.

– A Entreprex lança o console Apollo 2001.

– A Interton lança na Alemanha o console VC 4000.

– A Warner Communications’ Atari introduz o controle trak-ball no game Football, lançado para os fliperamas; e lança também o console Pinball Game System.

Próxima parada: 1979

No próximo artigo vamos prosseguir para o ano de 1979 onde o mundo dos games continuava sua constante expansão… até lá aventureiros do tempo!!!

Artigos anteriores

*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 1
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 2
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 3
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 4
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 5
*De Volta para o passado dos Video Games – Parte 6

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 7

32 ideias sobre “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.