banner-psg1

Oba, vamos começar nossa jogatina de Phantasy Star Generation:1! Como eu disse, o jogo está todo em japonês, então vou traduzindo as coisas para vocês e fazendo comparações com o Phantasy Star original.

Começando pela abertura, que agora tem umas ceninhas desenhadas de tela inteira. A ação se passa no sistema solar Algol, mais precisamente na cidade de Camineet. E já começa com o assassinato do rebelde Nero, que tentou descobrir o que o tirano rei Lassic estava tramando e levou uma baita sova dos guardas imperiais. A jovem Alis chega bem a tempo de se despedir do irmão, que conta a ela sobre sua missão e pede a ela que procure pelo guerreiro Odin. Com sua ajuda, ele acredita que Alis poderá derrotar o tirano. E aí Nero morre, e é o maior chororô.

ps1-nero_no_chaopsg1-20091218-134142

Não dá para negar: o Nero se veste bem melhor no remake.

Há um armazém ao lado da casa de Alis, e nesse armazém a gente já saca um dos lances mais interessantes do primeiro Phantasy Star: os labirintos tridimensionais! Aqui os labirintos ficaram mais modernos e cheios de detalhes, mas eu sou saudosista e prefiro o original :p Curiosidade: o armazém tem o mesmo layout do Phantasy Star de Master System, só que o baú com dinheiro (2.000 mesetas) está em um lugar diferente (e no original tem apenas 50 mesetas).

11psg1-20091218-135113

A diferença nos gráficos de Camineet é chocante.

A primeira coisa a se fazer é procurar Nekise, que mora na casa no canto superior esquerdo. Ele dá a Alis o pote de lacônia, que pertenceu a Nero. Aí é bom dar um pulo na loja para ver os equipamentos… tudo em japonês. Dureza, hein? Mas não temam, eu traduzo tudo. Seguem os nomes em japonês, seguidos da tradução em inglês que achei pela internet, pela minha tradução e pelo preço:

Loja de Armas

ショートソード Short Sword Espada Pequena 210
レザークロース Leather Clothes Roupa de Couro 320
レザーシールド Leather Shield Escudo de Couro 150
フレエクリスタル Fire Crystal Cristal do Fogo 5500
ヒューンクリスタル Wind Crystal Cristal do Vento 5500
タンドレクリスタル Thunder Crystal Cristal do Raio 5500
フローゼクリスタル Frost Crystal Cristal do Gelo 5500
ヒールクリスタル Heal Crystal Cristal da Restauração 7000
キュアラクリスタル Cure Crystal Cristal da Cura 7000

E também os itens:

ペロリーメイト Perolimate Monomate 50
ルオギニン Ruoginin Dimate 150
アンテイドート Antidote Antídoto 30
アンテイパラライズ Anti Paralyze Antiparalisia 40
エスケープクロース Escaper Manto 25
サーチライト Flash Lanterna 80
トランカーペット Transfer Telepipe 120

Dúvidas? Críticas? Sugestões? Se quiser acrescentar algo sobre as traduções, é só postar aí nos comentários. Mas antes que alguém pergunte de onde eu tirei “manto”, é o nomes usado no PS1 original, estou pensando em manter. Alguém lembra se nos outros PS existe um item de fuga de batalhas? Estou tentando manter a nomenclatura que aparece no restante da série, daí o uso de Monomate e Dimate em vez de Cola e Burger.

A Alis já tem a espada pequena, então eu comprei a roupa e o escudo de couro. Ao clicar em “comprar”, a opção da esquerda é o “Sim” que confirma a compra. Em seguida, o jogo pergunta se você deseja equipar o item. Responda sim (primeira opção) de novo.

ps1-armazempsg1-20091218-135147

Qual labirinto vocês preferem, o original ou o turbinado?

No canto inferior esquerdo da cidade, um velho explica que o sistema Algol é composto por três planetas: Palma, o planeta do verde (e no qual estamos); Motávia, o planeta do deserto; e Dezóris, planeta do gelo. Ele dá detalhes que a turma que jogou o jogo original não sabia, como ao informar que em 183 d.W. começou a colonização de Motávia, e que cem anos depois (em 283 d.W.) foi construída a primeira cidade palmana experimental em Dezóris. Fora isso, perguntando pela cidade, Alis fica sabendo que Odin mora na cidade portuária de Scion, ali nas proximidades. E os habitantes falam BEM mais do que no jogo original, dá para bater altos papos.

Semana que vem vamos visitar a cidade de Parolit! Não percam, e participem com sugestões para a nossa tradução!

Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 18/01/2010

58 ideias sobre “Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 18/01/2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.