É, pessoal, depois da chuvarada que veio dificultar a minha vida e a dos demais cariocas na semana passada, cá estou com meu segundo post para o Gagá Games!

A série metal Slug é sem sombra de dúvidas uma das mais criativas, bem feitas e cativantes já criadas. Neste post, vamos falar de um jogo da série que, na minha opinião, deixa um sabor amargo na boca… não que o jogo seja ruim, pelo contrário: é que Metal Slug 5 marca de forma simbólica a aposentadoria do grande hardware MVS/AES do Neo Geo. O hardware viria a ser substituído pela placa Atomiswave.

metal_slug_5_01metal_slug_5_02
metal_slug_5_03metal_slug_5_04

Telas belíssimas do primeiro estágio

Quem já jogou os games anteriores da série vai notar logo a utilização das cores. Os cenários de fundo são muito coloridos e detalhados. Logo no início, na floresta, o rio possui uma tonalidade espetacular de azul, e entre as folhas das árvores você nota os raios de sol e a refração da luz. Na segunda fase, dentro de um templo, outra coisa que chama a atenção é o cintilar das chamas das tochas iluminando o local, com seu devido reflexo nas paredes. Deslumbrante!

Todas as fases são desenhadas com um grau de esmero sem precedentes num jogo baseado em hardware de 16 bits. Há detalhes em algumas fases que só quem prestar atenção vai notar. Na terceira fase, por exemplo, você verá um daqueles ventiladores industriais, e escondido lá no segundo plano, quase imperceptível, temos raios de luz refletindo nas pás enquanto a hélice gira.

metal_slug_5_05metal_slug_5_06metal_slug_5_07metal_slug_5_08

Muitos inimigos e muitos veículos para se usar

A jogabilidade mantém o alto padrão dos jogos anteriores. Uma novidade é que seu personagem agora pode escorregar, o que é bem vindo, pois sendo um jogão side-scrolling de arcade, Metal Slug 5 tem inimigo e tiro pipocando de tudo quanto é lado!

Outra coisa que chama a atenção é a abundância de veículos que se pode utilizar. E eles estão disponíveis sempre naquela hora que você mais precisa.

metal_slug_5_09metal_slug_5_10metal_slug_5_11metal_slug_5_12

A atenção aos detalhes foi total

A trilha sonora é regada a puro heavy metal, seja arrastado, seja com riffs pesados e frenéticos. A música que eu mais gosto está no final do jogo, antes de você enfrentar o último chefe. Os efeitos sonoros são nota dez, com direito a gritos de pavor. Cada arma, cada objeto tem seu som específico.

Muitos acham que a falta da transição entre as fases, que foi substituída por uma tela preta em fade, é uma falha, mas não é bem assim. Quem jogar notará que os programadores da SNK fizeram milagres e espremeram até o último bit da capacidade de processamento do Neo Geo. Com isso, às vezes o jogo dá umas engasgadas, mas nada que tire seu brilho.

metal_slug_5_13metal_slug_5_14metal_slug_5_15metal_slug_5_16

A morte se aproxima. Vai encarar?

E a história? Bem, se você quer saber, pare de ler e vá correndo jogar Metal Slug 5!!!

Metal Slug 5, o último da série no MVS/AES
Tags:         

17 ideias sobre “Metal Slug 5, o último da série no MVS/AES

  • 14/04/2010 em 8:33 am
    Permalink

    Cara, curto muito MS, é um jogo lindo, bem-humorado, mas de longe é tão criativo assim, já que assimilou muitas idéias de jogos passados.
    E como disse o amigo ali em cima, fiquei pelo 3 também…
    Ótimo post!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/04/2010 em 1:56 pm
    Permalink

    Po Johnny, não foi o gagá que escreveu, foi o PIGA (o pikachu malandro). E Piga, Metal Slug é mesmo um jogo muito bem feito. Eu joguei só o primeiro, cujo review ta lá no retroplayers, e fiquei amarradão. Terminei o jogo em pouqissimas horas (acho q num deu nem 2).

    Pelas imagens que vc postou o jogo ta muito mais colorido e detalhado mesmo, preciso jogar as sequencias da série.

    Boa sorte e boa jogatina para os próximos reviews!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/04/2010 em 3:55 pm
    Permalink

    @Fara. Veleu mesmo. Cara a série toda merece ser jogada. Graficamente o 6 é o mais bonitos de todos, porém não é mais Neo Geo.

    @johnnyburanelo. Sou velho mas não tanto!!! 🙂

    @J.F. Souza. Valeu pelo link do site! Vou confirir lá depois.

    @Nesbitt. Tá certo que há elementos de outros jogos, mas 95% dos jogos não são assim??

    @Sandro Vasconcelos. O grande diferencial do Neo Geo sempre foi esse. Praticamente não há jogo meia boca. Todos são muitos trabahados. Uns ao extremo, outros nem tanto. Mas todos sempre acima do normal.

    @maximusces. Jogue o 6 também. Apesar de não ser mais de 16bits, vale muito a pena, e graficamente é o mais bonito de todos, graças ao 128bits da Atomiswave

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/04/2010 em 4:04 pm
    Permalink

    Fara :

    Po Johnny, não foi o gagá que escreveu, foi o PIGA (o pikachu malandro)

    É melhor o Piga se acostumar, aqui todos os colaboradores são chamados de “Gagá” de vez em quando. Parece que alguns leitores tem mais problemas de visão do que os velhotes que postam por aqui; ou então acham que o blog, só porque tem o nome de “Gagá Games”, tem material elaborado apenas pelo Gagá, sendo que na verdade hoje temos 9 pessoas além do Gagá que fazem posts por aqui E confundir um Pokemom com um velhinho de barba e óculos, é coisa séria… um exemplo de caso gravíssimo de cegueira! 🙂

    Sobre a franquia Metal Slug, eu gosto muito de seus jogos, mas confesso que sou muito “pato” em games deste tipo, e portanto gosto de jogar as versões lançadas para os fliperamas via Mame, com direito a créditos infinitos. Para alguns isso tira a graça do jogo, para mim já ocorre o contrário: sem esse “artifício” eu não veria a menor graça em Metal Slug, pois morreria todas minhas vidas logo na primeira fase… 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/04/2010 em 8:30 pm
    Permalink

    André Breder
    :

    Fara :
    Po Johnny, não foi o gagá que escreveu, foi o PIGA (o pikachu malandro)

    É melhor o Piga se acostumar, aqui todos os colaboradores são chamados de “Gagá” de vez em quando. Parece que alguns leitores tem mais problemas de visão do que os velhotes que postam por aqui; ou então acham que o blog, só porque tem o nome de “Gagá Games”, tem material elaborado apenas pelo Gagá, sendo que na verdade hoje temos 9 pessoas além do Gagá que fazem posts por aqui E confundir um Pokemom com um velhinho de barba e óculos, é coisa séria… um exemplo de caso gravíssimo de cegueira!
    Sobre a franquia Metal Slug, eu gosto muito de seus jogos, mas confesso que sou muito “pato” em games deste tipo, e portanto gosto de jogar as versões lançadas para os fliperamas via Mame, com direito a créditos infinitos. Para alguns isso tira a graça do jogo, para mim já ocorre o contrário: sem esse “artifício” eu não veria a menor graça em Metal Slug, pois morreria todas minhas vidas logo na primeira fase…

    Não pude editar sua resposta toda pq ela ta muito engraçada hahahahhaha isso ja aconteceu comigo no retroplayers, me chamara de Sabat uma vez hauheuhaeuhae

    E eu tbm jogo do jeito que vc joga, só q no emulador de neo geo do dingoo msm, ele tem o artificio das fichas infinitas, é só mandar botar mais uma ficha e continuar jogando. Bom demais, por isso zerei o MS1 em menos de 2 horas hehehhee

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/04/2010 em 11:16 pm
    Permalink

    André Breder :

    É melhor o Piga se acostumar, aqui todos os colaboradores são chamados de “Gagá” de vez em quando.

    Andei pensando em uma maneira de chamar a atenção das pessoas para as fotos dos nossos colaboradores. Portanto, a partir de maio, no lugar do pequeno avatar ao lado dos títulos dos posts, estaremos usando uma imagem do devido colaborador peladão, nu frontal, com pelo menos 600 pixels de altura. Digo, 600 pixels dos pés à cabeça, e não do… bom, vocês entenderam 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/04/2010 em 11:27 pm
    Permalink

    Orakio Rob, “O Gagá”
    :

    André Breder :
    É melhor o Piga se acostumar, aqui todos os colaboradores são chamados de “Gagá” de vez em quando.

    Andei pensando em uma maneira de chamar a atenção das pessoas para as fotos dos nossos colaboradores. Portanto, a partir de maio, no lugar do pequeno avatar ao lado dos títulos dos posts, estaremos usando uma imagem do devido colaborador peladão, nu frontal, com pelo menos 600 pixels de altura. Digo, 600 pixels dos pés à cabeça, e não do… bom, vocês entenderam

    HUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAH MORRRI, e se vc fizer isso eu num entro mais aqui não, imagina um monte de velho pelancudo e brocha pelado. JEZUIZ!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/04/2010 em 9:23 am
    Permalink

    @ Fara: Esqueceu do “barrigudo”. Aqui não tem nenhum magrinho 🙂

    @ Breder: No PS2 tem aquela coletânea Metal Slug Anthology, que vem todos os jogos da série. Lá tem a opção de colocar os créditos infinitos. É mais uma opção pra quem por um acaso não queira emular no MAME.

    Quanto a ser confundido com o Gagá…… Pra mim é uma honra. Não sei se ele acha o mesmo. 🙂 🙂 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/04/2010 em 3:52 pm
    Permalink

    Piga :
    @maximusces. Jogue o 6 também. Apesar de não ser mais de 16bits, vale muito a pena, e graficamente é o mais bonito de todos, graças ao 128bits da Atomiswave

    eu achava que o 6 fosse aquele 3d do ps2 (que é um lixo diga-se de passagem…) eu joguei o 7 do nds, aquele que dá pra jogar com o ralf e o clark… muito bom!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » Sega no Kandume vol. 2 (Sega CD)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.