sonic_4_logo

Talvez você se lembre do último post que fizemos aqui no Gagá Games sobre Sonic 4, há exatamente três meses. As notícias não eram nada boas: após ser bombardeada por críticas, baseadas nos vídeos divulgados oficialmente e em relatos de pessoas que conseguiram jogar um pouquinho por meio de procedimentos arcanos que até hoje eu não entendi direito, a SEGA mandou parar a música, interrompeu a distribuição de salgadinhos e anunciou que Sonic 4 seria adiado para o fim do ano.

Reconhecendo publicamente que o produto não estava no nível que os jogadores mereciam, a turma da SEGA disse que estava ouvindo as críticas de seus consumidores, e que havia atrasado o lançamento do jogo para que diversos detalhes fossem levemente alterados ou, se fosse o caso, recriados. Acho que podemos dizer que aquele dia 20 de maio foi o fundo do poço para Sonic 4. Mas como sempre acontece quando chegamos ao fundo, existia a esperança de que as coisas começassem a melhorar.

Ontem à noite, após um longo período sem notícias relevantes sobre o jogo, RubyEclipse, praticamente um relações-públicas da SEGA, publicou no blog oficial da empresa o primeiro de uma série de posts sobre o andamento do novo título do nosso OURIÇO (não é porco-espinho) favorito. Vamos a elas?

sonic4-corre_rapaz

A tocha ilumina o cenário

Para começar, a fase Lost Labyrinth: Act 2 foi completamente reformulada. A principal alteração está na tocha que Sonic carrega para iluminar a escuridão que domina o resto do estágio. A tocha pode ser usada para interagir com alguns elementos do cenário, causando explosões que abrem novos caminhos. O carrinho de mina, de jogabilidade meio controversa, foi jogado apenas para o final da fase e teve seu controle alterado.

O que podemos entender dessas alterações? Na minha opinião, a coisa mais importante é que a SEGA parece estar preocupada com o quesito exploração do jogo. Todo mundo sabe que é muito divertido jogar os Sonics clássicos correndo que nem um doido, mas o que faz esses jogos serem bacanas até hoje é que as fases são bem projetadas, e você pode descobrir novas áreas se explorar bem. Essa é uma falha em alguns dos jogos tridimensionais do Sonic, que às vezes são muito lineares. Se a SEGA está se preocupando com o lado da exploração, e se conseguir dosar esse quesito com a diversão rápida e descontraída do mesmo jeito que fez com os títulos originais, eu diria que a coisa está no caminho certo.

sonic4-explosao_a_caminho

Estão vendo o pavio aceso? Tem explosão a caminho…

A segunda e a terceira mudança estão mais relacionadas à estética. Parece besteira, mas tinha muita gente reclamando que o Sonic estava andando e pulando “esquisito”. Até eu, que curto o Sonic mas não sou fanático, estava achando um pouco estranho. Pois bem, os homens deram uma retocada na animação do Sonic correndo. Para você ter uma ideia do grau de preocupação dos caras, até o famoso efeito de blur com os pés do Sonic quando ele corre passou por alguns ajustes: antes ele só aparecia raramente, quando o personagem estava na velocidade máxima. Agora aparece a velocidades menores, num esquema mais próximo dos jogos originais do Mega Drive.

“Não vou deixar que Sonic 4 fracasse. Esta talvez seja nossa primeira chance em quase dezesseis anos de colocar Sonic de volta no caminho que sabemos que muitos de vocês querem que a franquia siga.”

— RubyEclipse, da SEGA, puxando a responsabilidade para ele.

A dificuldade também entrou no rol dos aprimoramentos: RubyEclipse admite que algumas partes estavam difíceis ao ponto de serem irritantes, e que isso foi resolvido.

sonic4-carrinho

Se isso tudo vai dar em algo que preste, e se finalmente teremos um jogo do Sonic à altura das primeiras aventuras do OURIÇO (em maiúsculas, só para reforçar) eu não sei. Mas tem uma coisa que eu estou achando muito bacana nessa história toda: eu nunca vi uma desenvolvedora reconhecer publicamente as falhas apontadas pelos jogadores, trabalhar para corrigi-las e ainda vir prestar conta. Dá até vontade de voltar a ter fé na SEGA. Bom… a gente é brasileiro e não desiste nunca, não é verdade? Tem aquela história toda do ciclo do Sonic e tal, mas nós não somos burros por “cair nesse papo furado” toda vez que um Sonic novo é anunciado. A gente sabe que a chance de quebrar a cara é grande. Mas a gente gosta pra caramba desse bonequinho azulado, e acredita porque quer MUITO que a coisa dê certo. Então vamos lá, EU ACREDITO. Pronto, falei :p

O próximo post sobre Sonic 4 está prometido para setembro. O jogo sai para WiiWare, PSN, XBLA, iPhone e iPod Touch, só Deus sabe quando (prometido para o fim do ano). A propósito, fãs do OURIÇO (gravaram? posso parar de usar maiúsculas?), estou preparando uma série de posts bacanas para vocês em breve, aguardem…

Sonic 4: eu acredito… mas não espalha!

28 ideias sobre “Sonic 4: eu acredito… mas não espalha!

  • 20/08/2010 em 8:29 am
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    Será que agora vai? Hahahahaha
    Realmente o movimento estava estranho. Poderiam tirar as lentes de contato verdes também… Vamos ver o que vai sair.
    Jogarei de qualquer forma, mas tudo que espero, assim como os outros fãs, é um jogo ao estilo da série clássica, com fases bem projetas (verticalmente grandes), e que favorecem tanto a velocidade quanto a exploração (e não algo intuitivo, que vai te levando pela mãozinha… pelas imagens, esse jogo está parecendo, sei lá…. um Pandemonium 2…)

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  • 20/08/2010 em 8:53 am
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    Eu tiro o chapéu pra equipe de produção do jogo.
    Os caras tão dando a cara a tapa, ouvindo os fãs e mudando conforme as críticas.

    Gostaria que eles fossem a equipe de produção de um próximo Phantasy Star, ou um próximo Shining Force (claro que se isso acontecer eu vou jogar na loteria no dia seguinte ^^)

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  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Sonic 4: eu acredito… mas não espalha! -- Topsy.com

  • 20/08/2010 em 2:03 pm
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    Jorge Chernicharo :

    Eu tiro o chapéu pra equipe de produção do jogo.
    Os caras tão dando a cara a tapa, ouvindo os fãs e mudando conforme as críticas.

    É justamente por esse motivo que tenho fé que o Sonic 4 dê realmente certo, e seja um jogo digno do passado do ouriço! Quem dera se todas as softhouses ouvissem mais os seus fãs antes de lançar os games… muitas “bombas” teriam sido evitadas…

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  • 20/08/2010 em 3:35 pm
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    Vendo uma coisa dessas fico até emocionado… Quem dera que toda softhouse fosse assim antes de estragar alguma franquia. Isso sim que é responsabilidade e compromisso com o os seus consumidores. Bom na teoria tá indo… Quando o game estiver em “mãos” é que poderemos conferir mesmo.

    Cara, na boa, adoraria que essa notícia fosse o marco do ressurgimento do titan Sega disputando jogo a jogo com a Nintendo quem tem o melhor sistema.

    Engraçado lembrar como antigamente o sonho de vários gamers era que a universalização de títulos fosse frequente. Hoje em dia isso é realidade e não tô achando tão legal assim, bom pelo menos entre o X-Box e PS3 há essa “universalização”. Antigamente era uma disputa de quem era mais criativo e inovador, daí surgiram vários clássicos de ambas as empresas : Shining Force, Phantasy Star, Sonic, Mario, Pilotwings, F-Zero entre alguns. Tá certo que esses títulos que citei não eram 100% originais, até porque nada nessa vida é ! Mas cada um desses games e dos demais que não citei tinham tipo uma marca registrada da empresa criadora, meio que um “Eu faço esse estilo de game assim, você consegue fazer melhor ?”, meio que um desafio à rival tentar superar. Bons tempos que não voltam mais…

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  • 20/08/2010 em 3:53 pm
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    @Flávio de Oliveira

    Flávio de Oliveira :Engraçado lembrar como antigamente o sonho de vários gamers era que a universalização de títulos fosse frequente. Hoje em dia isso é realidade e não tô achando tão legal assim, bom pelo menos entre o X-Box e PS3 há essa “universalização”. Antigamente era uma disputa de quem era mais criativo e inovador, daí surgiram vários clássicos de ambas as empresas : Shining Force, Phantasy Star, Sonic, Mario, Pilotwings, F-Zero entre alguns. Tá certo que esses títulos que citei não eram 100% originais, até porque nada nessa vida é ! Mas cada um desses games e dos demais que não citei tinham tipo uma marca registrada da empresa criadora, meio que um “Eu faço esse estilo de game assim, você consegue fazer melhor ?”, meio que um desafio à rival tentar superar. Bons tempos que não voltam mais…

    Penso assim também, aquela rivalidade SEGA versus Nintendo da era 16 bit foi realmente marcante e acabou beneficiando os gamers com grandes clássicos!

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  • 20/08/2010 em 3:55 pm
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    Flávio de Oliveira :
    Antigamente era uma disputa de quem era mais criativo e inovador, daí surgiram vários clássicos de ambas as empresas : Shining Force, Phantasy Star, Sonic, Mario, Pilotwings, F-Zero entre alguns. …

    é aquela velha história: na concorrência, o consumidor quase sempre é beneficiado pelo produto que compra

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  • 20/08/2010 em 4:47 pm
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    Quando caiu na Internet toda a trilha sonora de Sonic 4, ela recebeu muitas críticas negativas (ao contrário da música do primeiro estágio, bem recebida). Logo depois a SEGA disse que a OST não necessariamente estaria finalizada. Na época comentei no meu blog que esperava que a empresa melhorasse as músicas do game, devido à mal recepção das mesmas.

    Agora, com essa notícia, tenho cada vez mais esperança de que isso possa ocorrer.

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  • 20/08/2010 em 7:50 pm
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    Não gostei. Aceitar os erros não quer dizer que vai fazer algo certo. No entanto, sempre torço a favor para que seja bom. O porco espinho merece.

    Essa tocha faz o jogador ter medo de correr. Marble Zone era legal e ninguém podia correr. Mesmo assim não tinha essas frescurinhas.

    Vai SONIC! Vamos nessa menino. Corre, se não você fica pra trás.

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  • 21/08/2010 em 4:49 am
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    essa sem duvida foi a primeira vez em meses que me animei com um post da sega sobre o jogo. e quem sabe, se o jogo der certo (eu como fan do sonic incondicional torço) as outras empresas olhem e digam: pqp, esse lance de ouvir os fans dá certo..hum, isso pode gerar mais dinheiro (sinto muito turma do conto de fadas, mas as empresas querem sua grana, e não seu agradecimento :P)

    ou seja, se der certo com sonic, ele provavelmente não será o unico beneficiado. fans de outras fraquias que andam mal das pernas (megaman x por exemplo) poderiam ser ouvidos também. e aí, eu tenho certeza, teriamos outro “boom” dos jogos bons por aí. de repente até uma terceira era dourada dos jogos, quem sabe. sonhar não custa nada.

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  • 21/08/2010 em 12:30 pm
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    É engraçado esse lance da animação do Sonic correndo. Pra mim, não é nem um pouco “detalhe” ou “bobagem”. É muito importante e, do jeito que estava, eu ficava com uma puta má impressão ao ver o jogo rodando. Que bom que corrigiram.

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  • 13/09/2010 em 9:19 pm
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    Sonic ainda muito pernudo! As edições do jogo de 94 Sonic 3 e Sonic & Knucles trazem o personagem muito bem desenhado… Essa tá parecendo um robô. Mas vamos esperar o lançamento do jogo e ver no que dá

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