Desde ontem eu estou abrindo uma exceção aqui no Gagá Games e fazendo uma cobertura das novidades gamers que estão sendo apresentadas na E3. Ontem, Sony e Microsoft apresentaram suas novidades, que tiveram um forte impacto sobre os retrogamers: nos fizeram sentir ainda mais saudades do Mega Drive, do Super Nintendo, do Neo Geo e, especialmente, dos portáteis que só tinham dois botões e não eram controlados por espirros e arrotos do jogador.

Gagá e Miyamoto batendo um bolinho de abricó com gergelim num intervalo da E3 ontem à noite, em Los Angeles

Mas para a turma retrô, o grande dia da E3 é hoje. Às 13:00, horário de Brasília, começa a conferência da Nintendo. As novidades que a turma espera são:

  • Comemoração dos 25 anos de Zelda: a Nintendo está teasando esse negócio há meses. Ninguém sabe que diabos a empresa vai lançar para comemorar o aniversário da franquia favorita de dez entre dez fãs de jogos com encapuzados verdes. Os palpites óbvios são: coletânea de títulos antigos e remake de um ou mais títulos. Os palpites não óbvios são Kinder Ovo com bonequinho do Deku Link de Majora’s Mask e bilboquê com a cabeça da Zelda;
  • Novos jogos de velhas franquias: a gente sempre espera que pintem entre um e 527 jogos do Mario vindos da Nintendo, e tem o novo Zelda Skyward Sword para o Wii, mas a expectativa é de que não pintem mais grandes medalhões em títulos novos por causa do anúncio do Project Cafe (leia abaixo).
  • Títulos japa em inglês: a Nintendo deve anunciar a localização de alguns títulos lançados apenas para o Wii japonês, como Xenoblade (este já confirmado para a Europa), Last Story (RPG de Hironobu “el bigodón” Sakaguchi) e outros;
  • 3DS: a Nintendo deve prometer outra vez que jogos bons vão sair para o 3DS. E há chances razoáveis de sermos tapeados outra vez, até a E3 do ano que vem, quando o ciclo vai se repetir. Entre um e 312 jogos do Mario devem ser anunciados para o portátil;
  • Anúncio do novo console: o Project Cafe. Sobre esse, eu tenho vários palpites, veja abaixo.

Palpites sobre o novo console

Imagem vazada do novo console da Nintendo. A empresa não confirmou nem negou.

Muitos boatos circularam pela internet nos últimos meses sobre o tal do Project Cafe, nome provisório do novo console da Nintendo. Tudo leva a crer que o controle dele terá tela sensível ao toque e uma ou mais câmeras, mas só Deus sabe o que realmente será apresentado. A expectativa é tão grande e já surgiram tantos boatos que provavelmente todo mundo vai ficar decepcionado com o anúncio, achando que o treco deveria se depilar e rodar jogos do NGage.

Como a turma que me segue no Twitter já sabe, eu tenho usado meu ótimo relacionamento com alguns grandes figurões da indústria do games para dar chutes espetaculares obter informações confidenciais sobre o novo console. O próprio Miyamoto me contou algumas coisas, mas não sei se posso confiar muito porque ele é um sacana (prometeu colar um “me chuta” nas costas do Iwata na conferência de hoje). Portanto, aí vai um resumão das minhas principais previsões sobre o Projetc Cafe:

  • O Cafe não terá Wiimotes, mas sim Pokémotes. Deixe-os juntos por alguns minutos e eles vão brigar muito e se reproduzir, como acontece em todo casamento;
  • O Cafe ficará deitado na estante, mas em momentos de tensão nos jogos ele vai ter uma ereção e ficar em pé;
  • Depois que o jogador terminar o futuro Battletoads: Insane Edition atravessando 245 fases com uma única vida, o Cafe vai cuspir um líquido gosmento e acender um cigarro;
  • O Cafe terá sensor de movimentos. Quando sua esposa entrar na sala, o controle dirá: “sai da frente da TV e traz uma cerveja!”;
  • O Cafe será capaz de hackear a PSN;
  • O controle do Cafe terá câmera sensível ao toque. No jogo “Death to the Paparazzi”, o jogador deverá socar a câmera para marcar pontos;
  • A tela sensível do controle do Cafe vai chorar quando a Aeris morrer no FFVII;
  • Se todos os boatos surgidos até agora se confirmarem, o Cafe vai rodar jogos, fazer o bigode do jogador e lançar teias contra os prédios vizinhos.

Se você ficou interessado na conferência da Nintendo, anote aí:

Conferência da Nintendo na E3 2011

  • Quando: 13:00 (horário de Brasília);
  • Assista ao vivo: em Los Angeles ou pela internet no GameTrailers, no IGN ou no site especial da Nintendo;
  • Twitter: tá no trampo e não pode assistir ao streaming de vídeo da E3? Então acompanhe via Twitter do Gagá!
  • Até lá, velharada!

    Cafe, Zelda e E3cétera: especulações sobre a conferência da Nintendo
    Tags:                 

    12 ideias sobre “Cafe, Zelda e E3cétera: especulações sobre a conferência da Nintendo

    • 07/06/2011 em 10:11 am
      Permalink

      To curtindo muito sua cobertura da E3 Gagá! Espera que a Nintendo revele bons remakes pra nos! Ela já começou bem hoje, o E-shop do 3DS está com Excitebike (de graça até o dia 7) e Super Mario Land pra download! Vamos lá!

        [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

    • 07/06/2011 em 11:56 am
      Permalink

      Sinceramente, a E3 é sempre a mesma palhaçada pois qualquer merda que a Nintendo anunciar vai ser aclamada como a melhor coisa de todos os tempos e qualquer coisa que a Sony e a Microsoft lançam são ridicularizadas. Só anunciarem que vai ter E3 e a maioria dos editores de revistas e sites de jogos já escrevem uma matéria do tipo: “A Sony apresentou _______________, mas não vai atingir o grande público, a Microsoft apresentou ______________, mas ninguém vai dar bola e a Nintendo apresentou _______________ e revolucionou mais uma vez o mercado de games, vencendo a E3 e mostrando que ela está anos-luz a frente dos concorrentes, pois é a única empresa que entende o público encarna o espírito gamer.” e só esperam pra completar os espaços.

      Fizeram um puta estardalhaço pro 3DS e até agora o que se viu é que ele não tem nada de mais. A única coisa que faz ele valer um pouco mais a pena é porque eles fizeram um hardware comparável com o PSP (e tinham prometido um comparável com o Play 3), enquanto o hardware do DS era patético e só servia pra jogar jogo de criancinha e Marios de Nintendo 64. O Wii já era um GameCube reembalado com um controle de sensor de movimento pra jogar jogos bobos de Super Nes mexendo o braço. Tanto é que vários dos meus amigos compraram o Wii e venderam depois de um tempo. Agora o que eles vão fazer? Lançar um Playstation 2 com uma tela sensível ao toque no controle pra todo mundo babar ovo da Nintendo como o negócio mais revolucionário de todos os tempos?

      Sinceramente, a Nintendo já foi ótima, mas hoje em dia se limita a esconder sua incapacidade de seguir a Microsoft e a Sony com truques em seus consoles e portáteis. Quando todo mundo saca que os truques são “engana-trouxa”, eles lançam Mario, Zelda e Pokemon pra dar sobrevida ao console. Eu realmente espero que a Nintendo tenha algo bom pra apresentar dessa vez, mas eu não me surpreenderia se a Nintendo finalmente lançasse apenas um console comparável ao XBOX 360 com cinco anos de atraso e um dispositivo parecido com o Kinect, mas com algum “engana-trouxa” e ser adulada como a maior inovadora do mundo dos games.

        [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

    • 07/06/2011 em 12:37 pm
      Permalink

      @Rogério
      Sinceramente, eu acho que os consoles atuais atingiram um nível técnico tão alto que para mim não faz mais sentido ficar competindo para ter o melhor hardware. Para mim, o que importa são jogos bons. E nisso a Nintendo tem sido competente.

      O problema que toda empresa de games enfrenta é chamar a atenção do público não hardcore, e o jeito de fazer isso é lançar dispositivos inovadores, como telas de toque e sensores de movimento. Eu mesmo não estou nem um pouco animado com o efeito 3D do 3DS ou o console com touch do Cafe, mas esses diferenciais podem ser o abismo que separa ser bem sucedido ou não.

      Quanto aos jogos engana-trouxa, eu concordo. Estou de saco cheio de ver as mesmas franquias. Mas isso está acontecendo em todos os consoles. Para mim, os FPS dos consoles atuais são grandes engana-trouxa também. Com tanto jogo genérico e remakes, o jeito é a gente focar nos nossos retrogames.

        [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

    • 07/06/2011 em 1:02 pm
      Permalink

      Conhecendo a Nintendo como eu conheço, dúvido muito que o “projeto café” vá ser melhor tecnicamente do que o PS3 ou o X360. Pode até equiparar, ultrapassar não.

      Já acho algum tempo também que a Nintendo não tem mais cacife pra bater de frente em termos de hardware com a Sony ou a Microsoft. Ainda é cedo para dizer se o 3DS foi uma dentro ou um tiro no pé. De jogos, só remakes do N64 e de outras plataformas. Nada original a ponto de arregalar os olhos. Em suma, até agora o 3DS não decolou.

      Quanto as franquias Mario e Zelda, é a fonte que a Nintendo tem que beber pra fazer $$$. O problema é do ponto de vista nosso, do jogador, dessas séries ficarem prostituídas, mais do mesmo. Até agora, Myamoto não deixou a peteca cair. Vamos ver até quando.

      Falow!

        [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

    • 07/06/2011 em 1:50 pm
      Permalink

      É verdade que os outros fabricantes também usam de expedientes parecidos, mas acontece que a Nintendo é aclamada por fazer isso e os demais espinafrados.

      Já começa pelo twit do Gagá. A Nintendo só fez o que todas as outras fizeram até agora: apresentou uma batelada de jogos repetição dos antigos com algum truquezinho desnecessário pra aproveitar os recursos do 3DS, mas enquanto os da Sony e da Microsoft eram exagero e desnecessário, os da Nintendo são todos geniais. E lá vai nego comprar o décimo remake do Mario Kart 64…

        [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

    • 07/06/2011 em 4:01 pm
      Permalink

      A Nintendo e a Sega poderiam se unir. Porque os videogames da Big N não são lá tão bons para games hardcore. Pra falar a verdade, acho que nunca mais haverá uma fabricante com culhões para criar um videogame com gosto de arcade.

      Talvez se ao invés do project cafe, lançassem o project pelé… Podia dar samba.

        [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

    • 10/06/2011 em 3:52 pm
      Permalink

      Gagá, fala a verdade, do que mais você sentia falta lá em Los Angeles não foi dos consoles antigos não, foi do… amendoim doce pra acompanhar os FPS, digo, as conferências não foi? 😛

      Hilárias as funções extras do console, Miyamoto deveria assinar o feed do Gagá Games, rsrs

        [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.