No universo dos games o gênero plataforma é um dos mais populares, sendo que nas décadas de 80 e 90 este era, com toda certeza, o tipo de game mais jogado. Em fevereiro deste ano, o gamer Adinan Alves, colocou no ar o blog Side Scroll Castle, um blog dedicado aos jogos de plataforma e sidescrolling games em geral, mas com foco nos grandes clássicos do passado. Confira agora uma entrevista que fiz com o colega Adinan, e saiba mais sobre seu blog genial.

André Breder: Qual seu nome completo, idade e cidade/estado onde mora?

Adinan Alves: Meu nome completo é Adinan Batista Alves, tenho 26 anos de idade, e moro em São Paulo, na capital.

André Breder: Como se deu a ideia de criar o blog Side Scroll Castle?

Adinan Alves: Bom, eu sempre gostei de conversar sobre jogos e compartilhar minhas impressões, conhecimentos etc. Daí após encontrar o Gagá Games, pensei: por que não criar um blog? A idéia inicial era criar um blog apenas para falar de jogos retrô, mas pensei melhor e decidi dedicar o blog ao gênero que eu mais gosto, que é o gênero plataforma. Esse gênero era tão popular nos anos 90, sendo a escolha principal até mesmo para criar um jogo baseado em filme, e com o avanço da tecnologia 3D ele ficou meio esquecido.

É claro que também pretendo falar sobre games de outros gêneros, como shoot`n ups e luta, mas a especialidade do Side Scroll Castle é o gênero plataforma.

Adinan Alves do blog Side Scroll Castle!
Adinan Alves do blog Side Scroll Castle!

André Breder: Qual o primeiro console que você teve contato?

Adinan Alves: O lendário Atari 2600. Quando eu tinha em torno de uns 6 ou 7 anos meu pai comprou um atari piratão, era chamado de TV Game 2600, tinha em torno de 100 jogos na memória e um botãozinho na parte traseira do console onde era possível trocar de jogo. Mas não fiquei com o Atari por muito tempo pois meu amigo de infância tinha o Phantom System, e as infinitas propagandas de Master System na TV e nas revistas me fizeram olhar para o 2600 como um console obsoleto, e ae me tornei Seguista com o Master System.

André Breder: Quais consoles você ainda tem hoje?

Adinan Alves: Ainda tenho o meu TV Game 2600 e o Master System 2 bem guardados, mas os que estão instalados nas TVs de casa são o Super Nintendo, o Playstation 2 Slim e o Nintendo Wii. Ah e tenho um Nintendo DS também.

André Breder: Qual console, na sua opinião, teve o maior número de bons games do gênero plataforma?

Adinan Alves: Olha, é bem difícil essa questão, pois tanto no Master como no SNES eu joguei games maravilhosos, e depois com a emulação descobri grandes clássicos no NES e no Mega Drive. Então eu diria que as gerações 8-bits e 16-bits tiveram o maior número de bons games de plataforma. Talvez eu dê uma vantagem maior ao NES, pois este teve uma infinita biblioteca de jogos de plataforma (e de qualidade), desde Mario ao Gato Félix.

André Breder: Qual game do gênero plataforma/sidescrolling é o seu preferido?

Adinan Alves: Ah, essa é fácil: Super Mario Bros 3 com certeza. Level design impecável e desafiador, personagens e cenários carismáticos, boa jogabilidade, muitos itens e power-ups, sistema de mapas…enfim esse jogo não tem defeitos e é indispensável para qualquer fã de plataforma, da Nintendo ou do Mario.

André Breder: Qual o primeiro game do gênero plataforma/sidescrolling que você jogou até o fim?

Adinan Alves: Foi o Alex Kidd in Miracle World. Na época do Master System meus pais não queriam que eu comprasse jogos pois achavam que com o tempo enjoaria deles, assim eu jogava Alex Kidd a semana inteira e alugava outros jogos no final de semana. Em torno de um ano de jogatina consegui derrotar o Janken e salvar o reino de Radaxian para a alegria do orelhudinho comedor de arroz da Sega.

André Breder: Existe algum game de plataforma, que apesar de você gostar muito, não tenha conseguido terminá-lo, por o mesmo ser muito difícil?

Adinan Alves: Boa pergunta…Tem um jogo bem antigo para Windows 95 chamado Claw. Era um jogo onde o jogador controla um gato pirata que tem que encontrar o amuleto das 9 vidas. A partir da terceira fase o jogo ficava absurdamente difícil e até mesmo com Cheat code era osso conseguir terminar…nunca consegui ver o final daquele jogo, por pouco não joguei o teclado pela janela. Mas eu gostava bastante de Claw, tinha cutscenes em desenho animado, dublado em português e no geral era bem divertido, mas a dificuldade era de deixar qualquer um insano.

André Breder: Qual o gênero que você menos gosta em relação aos games eletrônicos?

Adinan Alves: Simuladores em geral…Sim City eu até achava legalzinho, mas enjoava rápido…The Sims então acho uma bela porcaria (me desculpem os fãs). E jogos como Flight Simulator em geral nunca foram a minha praia.

André Breder: Quais são os seus 10 games preferidos de todos os tempos?

Adinan Alves: Bom, vamos lá:

1- Super Mario Bros 3: O clássico, e provavelmente o melhor game de plataforma que já existiu. E com certeza é o melhor jogo do bigodudo, este jogo sozinho conseguiu derrubar o Mega Drive no Japão, o que por si só o torna um jogo épico.

2- Sonic 3 & Knuckles: A Sega sabia o que estava fazendo, criou o jogo mais épico de toda a história do ouriço azul, com direito a 3 personagens, o dobro de fases do original, desafio na medida e trilha sonora inesquecível.

3- Rocket Knight Adventures: Depois do Sonic veio uma onda de animais com atitude tentando pegar carona no sucesso da SEGA. Mas apenas um se destacou entre o show de horrores, e não é díficil entender o porquê: RKA era um jogaço de plataforma com um personagem carismático e muita diversão.

4- Adventure Island 2 (Gameboy): Sempre amei a série Adventure Island, mas essa versão do Gameboy tinha sistema de mapas e fases secretas. Não tinha como não abrir um sorriso jogando este game, mesmo na fila do banco ou enquanto espera te levarem para a sala de cirurgias.

5- Wonderboy 3 – The Dragon’s Trap: O melhor game de plataforma do Master System para a maioria. Além de elementos de plataforma, o jogo tinha elementos de RPG também, e o diferencial de ser estrelado pela Turma da Mônica graças a Tec Toy.

6- Super Mario Galaxy: Sei que sou um retrogamer, mas a Nintendo se superou neste jogo. Não é só a jogabilidade, a orquestra ao fundo e a tentativa em desafiar o senso lógico do jogador com galáxias e planetóides tornaram este game uma obra de arte.

7- Joe & Mac: Sempre curti muito a temática da pré-história, e Joe & Mac tinha isso aliado a um jogo arcade muito legal e viciante.

8- Street Fighter 2: Eu não era muito fã de jogos de luta quando pequeno, mas SF 2 mudou o meu conceito, e também não há como não se apaixonar por este jogo.

9- Megaman 2: Adoro mais a série clássica, mas com certeza o 2 se sobressai como o melhor da série. Não é a toa que Megaman 9 e 10 foram baseados neste clássico.

10- Alex Kidd in Miracle World: Joguei até enjoar, mas demorou para isso acontecer pois a Sega criou um game muito legal, capaz de competir com o encanador da rival.

Menções honrosas para Tetris, Turrican, Bomberman e Magical Quest starring Mickey Mouse.

André Breder: Fica aqui um espaço para suas considerações finais!

Adinan Alves: André, fico muito agradecido pela entrevista. Curto bastante o Gagá Games e acho muito legal ter descoberto recentemente que existe uma comunidade forte de retrogamers no Brasil. E todos são muito bem vindos no Side Scroll Castle, aproveito inclusive para deixar um espaço para sugestões: se você leitor quiser uma análise de algum game de plataforma, é só me avisar. Podem sugerir jogos ruins, aloprar jogos é muito divertido também! (risos).

E é isso pessoal, não vamos deixar morrer esse gênero tão divertido. Vamos torcer para que Sonic 4 seja um sucesso!

Entrevista com Adinan, do blog Side Scroll Castle!
Tags:

21 ideias sobre “Entrevista com Adinan, do blog Side Scroll Castle!

  • 20/05/2010 em 2:19 pm
    Permalink

    “3- Rocket Knight Adventures: Depois do Sonic veio uma onda de animais com atitude tentando pegar carona no sucesso da SEGA. Mas apenas um se destacou entre o show de horrores, e não é díficil entender o porquê: RKA era um jogaço de plataforma com um personagem carismático e muita diversão.”

    Eu sei de alguém daqui desse blog que não acha Rocket Knight essa coca-cola toda…=D

    Em todo o caso, não conhecia esse blog. Vou dar uma olhada nele.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/05/2010 em 4:31 pm
    Permalink

    Meus Parabéns a você Adinan!
    E Seja Bem-Vindo a Blogsfera Retogamer.
    Gostei da entrevista, muito boa.
    Bréder só Arrasando!

    O NES é o melhor!

    Super Mario 3 é excelente e brilhante, mas não acho que seja insuperável. Acredito que Kirby’s Adventure é melhor que ele. Posso considerar empate técnico porque Kirby foi lançado bem depois.

    A propósito, lhe proponho já um parceria com o GLStoque (glstoque.blogspot.com), linkarei o SideScroll em minha página de parceiros por RSS, o quanto antes. Sucesso e Sorte!
    Arrasa Nem!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/05/2010 em 9:39 pm
    Permalink

    Belíssima entrevista, mandou bala, hein Breder?

    Bom, sou Wolfwood / Lobim, dono do blog Memórias de um Lobo de Madeira (link no meu nick), que atualmente está dando os primeiros passos na blogsfera Retrogamer. Quero lhe propor uma parceria com o meu blog (iria fazer esse convite por e-mail, mas não achei nenhum para contato), caso aceite, me mande um e-mail (se quiser, me siga no twitter: lobim666), que trocamos os links dos blogs.

    Aguardo respostas, obrigado pela atenção!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/05/2010 em 12:18 am
    Permalink

    Opa, valeu pela força pessoal! Essa semana deixei o blog um pouco de lado devido aos trabalhos da pós que estão sugando meu tempo, mas acho que agora vai dar uma sossegada e vou ver se hoje mesmo colho algumas screenshots para as novas análises que tô escrevendo aos poucos. 🙂

    @Adney Luis
    Rsrsrs pois é, mas entendo os motivos do Gagá, ele justificou muito bem o porque não curte esse jogo. Mas para mim RKA continua sendo um jogão até hoje =D

    @Nesbitt
    @Sandro Vasconcelos
    Valeu! Sucesso para todos nós!

    @GLStoque
    Valeu, Gabriel! Curti muito o seu blog, parceria feita! Agora, quanto ao Kirby’s Adventure de NES…bom digamos que esse é um pecado gamistico que pretendo me redimir em breve rsrsrs

    @Lobim
    Cara curti muito o seu blog também. Já te adicionei no SideScroll Castle.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/05/2010 em 5:29 pm
    Permalink

    Muito boa a entrevista, e lendo ela me deu uma idéia, porque não fazerem de tempos em tempos(pensei em mensalmente)uma entrevista com algum leitor do site? só pra ir tirando uma base do que o pessoal curte nos games, porque pra mim eu acho muito tri ver o que o pessoal acha ou achava dos jogos antigos. Foi uma idéia. Daí como escolher os entrevistados e as perguntas que seriam enviadas a eles fica uma pra vocês bolarem.

    Site continua show, gostei da indignação na matéria do anúncio da SEGA pra Sonic 4

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Entrevista no Gagá Games, e rápidas para encerrar a semana | Side Scroll Castle

  • 24/05/2010 em 9:45 am
    Permalink

    Parabéns pela entrevista, Adinan. Seu blog é ótimo, inclusive.

    Me identifiquei com a parte sobre Miracle World. Meu Master System 1 foi o tradicional, mas consegui ganhar junto com ele o platformer da SEGA; não precisa dizer que só fui jogar Hang-On e Safari Hunt no mês seguinte 🙂

    Gostaria de te adicionar ao Cosmic Effect, se puder me contata no ‘ericfraga’ no gmail, blz?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/05/2010 em 12:02 pm
    Permalink

    @Eric Fraga
    Valeu Eric! Pois é, Miracle World era um mundo de aventuras muito viciante, muito difícil largar dele, até hoje eu jogo e lamento o fato da Sega ter zoado tanto essa franquia.

    Cara, olhei o seu blog e adorei o texto da reinvenção dos platformers, muito legal msm. Vou te adicionar ao meu blog tb, to te enviando um e-mail agora msm. Abraços

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/05/2010 em 8:48 pm
    Permalink

    O Adinan sempre foi figura fácil aqui no Gagá Games. Lembro que quando vi que o nome dele ficou azulzinho, cliquei e li o post sobre o Alex Kidd, com aquela triste imagem do Alex Kidd sendo trocado pelo Sonic… Adorei! Mas por um relapso meu, esqueci de adicionar o Side Scroll Castle no meu leitor de feed (sim, Adinan, me odeie :P). Mas tá tudo bem agora (oh, Entei!), agora somos parceiros e o seu bom blog no meu Google Reader XD

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/05/2010 em 11:35 pm
    Permalink

    @Zolini
    rsrsrs relaxa Zolini! Tá tudo bem agora (Entei é o melhor!) e mais uma vez muito obrigado pela parceria, fico feliz que tenha curtido o meu blog e o post do Alex Kidd. Até hoje olho praquela imagem dele sendo trocado pelo Sonic com o coração partido, é muito triste akela imagem.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.