Hoje a maior feira de games do planeta, a E3, chega ao fim. A feira é o momento em que as grandes desenvolvedoras de games e as fabricantes de consoles anunciam as novidades que vão manter os jogadores ligados por mais um ano… mas sempre rola alguma coisa para a turma velha, ranzinza e reacionária aqui do Gagá Games.

Quem mais deu motivos para a turma retrô sorrir neste ano certamente foi a Nintendo. Se na feira do ano passado o povo hardcore fã da empresa ficou a ver navios, desta vez nós saímos com a alma lavada. Praticamente todas as grandes franquias antigas da Big N têm novos títulos a caminho. Pois então, vamos ver o que a Nintendo apresentou de interessante na feira para a turma sexagenária.

The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii)

zelda_skyward_sword

A Nintendo abriu sua conferência com São Miyamoto demonstrando o novo Zelda, o primeiro feito especialmente para o Wii. Apesar da interferência Wi-Fi ter melecado a jogabilidade durante a exibição, deu para ver que a equipe de desenvolvimento criou várias aplicações diferentes para o Wiimote no jogo. O novo Zelda é compatível com o Wiimotion Plus, e dá para notar: Link pode cortar os inimigos na horizontal, na vertical, na diagonal… parece bastante divertido.

Eu achei os gráficos particularmente interessantes. Muita gente (não eu, certamente) reclamou do estilo desenho animado do Zelda Windwaker de GameCube, e por isso o Zelda Twilight Princess tinha um Link mais adulto e realista. Pois bem, parece que a Nintendo conseguiu unir o melhor de dois mundos: Link é adulto e realista, mas há um tom impressionista no uso das cores (Miyamoto já tornou pública a inspiração do pintor impressionista Paul Cézanne), e o resultado é mother-fucking-mind-blowing. Mas só chega em 2011.

Donkey Kong Country Returns (Wii)

dkcreturns

Eu devo ser o único cara do planeta que não é lá muito fã de Donkey Kong Country. Não, risca a frase anterior: o Miyamoto também não curte, e a opinião dele vale por toda a população do Paquistão — quantos habitantes tem o Paquistão?

O fato é que Donkey Kong Country também vai voltar. O maior impedimento ao retorno da franquia era o fato da RARE, empresa responsável pelos jogos originais, hoje trabalhar para a Microsoft. Como a Nintendo saiu dessa? Jogou a bomba nas mãos do Retro Studios, a megacompetente desenvolvedora que recriou Metroid em três dimensões na trilogia Metroid Prime. Se levarmos em consideração o trabalho impossivelmente bom que o Retro Studios realizou com a franquia Metroid, eu diria que os fãs do gorilão da Nintendo já podem comprar a champagne e contratar as strippers, porque a festa vai ser dar boas.

Metroid: Other M (Wii)

metroid-other-m

Como eu disse, Metroid em 3D é tudo de bom, mas como o retrogamer cabeça-dura que sou, é óbvio que fico no aguardo mesmo é de um joguinho da franquia com a velha visão em terceira pessoa, tipo a do Super Metroid. Na E3 do ano passado, a Nintendo mostrou que lê nossos pensamentos e anunciou Metroid: Other M, feito em parceria com o Team Ninja.

Na E3 deste ano, ganhamos uma data para o lançamento (31 de agosto) e vimos mais um vídeo do jogo em ação. Basicamente, você controla Samus pelos ambientes alienígenas em terceira pessoa, com uma mira automática ajudando você a acertar seus inimigos nos ambientes tridimensionais. Apontando para a tela com o Wiimote, entra uma visão em primeira pessoa, para que você possa mirar mísseis e vasculhar a área. Quem jogou lá na feira deste ano disse que o combate está vitaminadíssimo. Bom, o que mais eu posso dizer? Comprei um Wii por causa deste jogo.

Golden Eye (Wii)

goldeneye

Eu confesso: nunca joguei Golden Eye. Minha desculpa é o fato do Gagá Games não cobrir a geração do Nintendo 64, mas a desculpa é fraca. Não gostou? Me processe!

Dizem que este FPS era um espetáculo no Nintendo 64. Uma nova versão era aguarda com muita ansiedade pelos fãs, e finalmente está sendo desenvolvida. O jogo é uma nova interpretação do Golden Eye original, lançado pela RARE (agora caiu nas mãos da Activision). Parece que há muitas novidades. É óbvio que graficamente o jogo nem se compara aos FPS do Playstation 3 e do XBOX360, mas os fãs certamente enxergam outras qualidades no jogo. Aliás, como eu nunca joguei Golden Eye, adoraria ler comentários explicando qual é o “tcham” desse jogo.

Fã do original? O site IGN fez uma comparação bacana entre as duas versões aqui.

UPDATE: meu amigo Alexei do Hadouken parece ter lido meus pensamentos e fez um post onde explica qual é a graça do Golden Eye. E eu fiquei empolgadíssimo em jogar! Aos interessados, o post está aqui.

Kirby’s Epic Yarn (Wii)

Sim, a simpática bolinha rosa que estrelou um dos jogos mais amados do NES (e que também passeou por outros consoles da empresa) está de volta, e em grande estilo.  O trailer do jogo, na minha humilde opinião, foi a coisa mais linda da feira toda, então coloquei um vídeo bonito para vocês aí em cima.

Os gráficos, a música, a interação com os cenários… tudo parece absolutamente maravilhoso. O tipo de coisa que só a Nintendo faz por você hoje em dia. Sério, dá vontade de chorar vendo um negócio desses. Quando a gente coloca um jogo como Kirby ao lado dos Gears of War e Call of Duty da vida, tem a impressão de que a Nintendo é a única empresa que consegue fazer dinheiro com videogames e ainda se divertir no processo.

Kid Icarus Uprising (Nintendo 3DS)

kidicarus
Por essa ninguém esperava: para divulgar o Nintendo 3DS, seu novo portátil com tela tridimensional que dispensa o uso de óculos, a Nintendo tirou da tumba o clássico (e um tanto esquecido) Kid Icarus! Sim, aquele jogo veeeeeeelho lá do NES, lembram dele?

Foi uma baita surpresa para todos. Os gráficos são maravilhosos, e eu estou curiosíssimo para ver como ficou o resultado.

Ocarina of Time e clássicos do NES no 3DS

zelda-ocarina_3dsA Nintendo também exibiu demonstrações de jogos clássicos de NES e SNES em três dimensões no Nintendo 3DS. O pacotão Classic Games inclui 18 jogos, iguaizinhos aos originais, só que usando o novo recurso de tela tridimensional do 3DS. São eles: Mario Bros., Tennis, Super Mario Bros. The Legend of Zelda, Metroid, Musasame, Punch-Out!!, Excitebike, NES Open Golf, Twin Bee, Super Mario World, Kirby’s Adventure, Mega Man 2, Castlevania, Urban Champ, Kid Icarus, Yoshi’s Island e Smash Ping Pong. Quem jogou disse que é muito interessante. Tudo leva a crer que o tal pacote era só para demonstração e não será lançado comercialmente, mas vamos torcer, né?

Star Fox 64 também deu as caras no portátil, adaptado para fazer uso dos novos efeitos tridimensionais do portátil. Mas bacana mesmo foi quando acharam fotos de um Ocarina of Time para 3DS no site da Nintendo (olha uma foto aí em cima). A princípio tentaram dizer que era só um demo, mas depois a empresa confirmou tudo. O jogo vai sair mesmo, com efeitos 3D e tudo. Mas Eiji Aonuma disse que não é um mero port, e que teremos novidades, inclusive fazendo uso dos sensores de movimento do 3DS. Uma promessa é facilitar as coisas naquela fase chata pra caramba do templo aquático 🙂

Nunca joguei a versão original desses jogos… comofas?

Alguns desses títulos estão disponíveis para venda no serviço de downloads digitais Virtual Console, do Nintendo Wii. Os jogos relevantes a este post disponíveis no serviço são:

  • Zeldas I e II (NES), A Link to the Past (SNES), Ocarina of Time e Majora’s Mask (N64);
  • Donkey Kong Country I, II e III (SNES);
  • Metroid I (NES), Super Metroid (SNES);
  • Kirby’s Adventure (NES), Kirby Super Star, Kirby’s Avalanche, Kirby’s Dream Course e Kirby’s Dream Land 3 (SNES); Kirby 64: The Crystal Shards (N64);
  • Kid Icarus (NES).

Os jogos de NES saem a 500 wiipoints (5 dólares); os de SNES, 800 (8 dólares) e os de N64 a 1000 (10 dólares). Infelizmente, o Golden Eye original não está disponível no Virtual Console.

Concluindo…

Os fãs da Nintendo deve estar com um sorriso de orelha a orelha com as novidades-caquéticas anunciadas para o Wii e o Nintendo 3DS. Só achei ruim o fato do Virtual Console não ter sido mencionado em nenhum momento… será que o serviço de venda digital de clássicos está perdendo o fôlego?

E não, não foi desta vez que a SEGA anunciou que voltaria a fabricar consoles. E já joguei fora minha faixa de “Por favor, façam um Phantasy Star V”. Ano que vem vou mudar a abordagem. Alguém aí sabe fazer aquelas bombas com detergente?

E3: Nintendo traz um monte de velharias para a gente!
Tags:     

25 ideias sobre “E3: Nintendo traz um monte de velharias para a gente!

  • 17/06/2010 em 7:42 am
    Permalink

    Na minha época de vagabundagem o pessoal se reunia direto para jogar Golden Eye (Menos eu), mas como eu tenho nojo de 007, esse também passava a ser um jogo que eu não suportava, muita gente adorava, mas nunca me atraiu, confeso que no quesito diversão, até que ele é bonzinho (Principalmente com 4 jogadores)! Mas, Perfect Dark era muito melhor! Outro que eu simplesmente odiava era o Cruis’n USA (Que nós batizávamos de Cruis’n Credo! :-))! F-Zero era muito superior… Espero que eles lancem um Mário Kart aos moldes da do 64 (Mesma jogabilidade), aquele sim era joguinho bom de corrida!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 8:04 am
    Permalink

    cara eu fui um dos que chorou de emoção com a apresentação da nintendo mas depois de dar uma rodada na net um blog de um amigo meu me abriu os olhos pra uma coisa: será esse goldeneye só um caça niqueis da activision? eu peço a Deus que não… mas… bem, outra coisa que eu estava muito ansioso era um star fox 64 novo de verdade… acho que foi o unico jogo do n64 que nós não tivemos bem representado nas gerações posteriores ainda… e eu amo esse jogo! vida longa a nintendo!
    p.s.: ai rob, eu tenho um n64 largado lá em casa, se vc quiser emprestado algum dia 😉

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 8:32 am
    Permalink

    depois de tudo isso ainda tem gente que é seguista… tá parecendo que a nintendo respeita mais o consumidor né…

    não vou criticar a SEGA… mas que papelão hein meu… e ainda tem gente dizendo que o império da nintendo está chegando ao fim… afff…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 9:07 am
    Permalink

    A Nintendo tá pegando a nostalgia e fazendo grandes remakes. É nessa hora que dou graças a Deus pela equipe que desenvolve o Dolphin, pois assim vou poder conferir essas beldades uma vez que não possuo o Wii. Falow!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 9:31 am
    Permalink

    Realmente a Nintendo deu um show retro para os fãs. Sou Seguista e Nintendista ao mesmo tempo, e enquanto a SEGA fez bonito com Sonic 4 e até o colors tá parecendo uma boa idéia, foi a Nintendo que me emocionou com o DKC Returns. Cara há anos estamos esperando por um novo game da franquia, finalmente deixaram a RARE para trás. Espero que esse novo game seja muito bom, o trailer foi show de bola, já assisti umas 10 vezes!

    Agora, o 3DS vai ser compra certa, tão dizendo que o efeito 3D do console é muito bom, e a linha de jogos de lançamento tá divina tb. Starfox 64, Kid Icarus e Zelda OoT, o que mais eu poderia pedir? Ah claro, F-Zero com certeza! Espero que lancem um novo F-Zero tb, ou um remake do N64.

    E esse Kirby tá um espetáculo, é bem como o Gagá falou: parece que a Nintendo é a única que se diverte fazendo os jogos. Kirby e DKC Returns ainda neste ano…já vi que vou a falência =(

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 1:29 pm
    Permalink

    Cara, é por essas e outras que sou fanboy mesmo da Nintendo!!

    Ela pode ter os seus tropeços, mas vêm trabalhando direitinho durante essa geração.

    E o trailer do jogo do Kirby está simplesmente EMBASBACANTE!! Desde já a segunda melhor coisa da E3 (perde apenas para o 3DS).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 1:30 pm
    Permalink

    Era isso que eu queria dizer todo o tempo: ” Nintendo é a única empresa que consegue fazer dinheiro com videogames e ainda se divertir no processo.” e acredito ainda que a SEGA é a única capaz disso hoje em dia. A esperança morre, mas é a última.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 4:33 pm
    Permalink

    A Nintendo dominou a E3, principalmente pelo Zelda novo e o 3DS.

    Achei engraçado o discurso da Sony, falando aos hardcore para tolerar os casuais, rs. O mesmo discurso que a própria Sony tanto criticou em 2006, quando a Nintendo lançou o Wii.

    O Move e o Kinect são cópias escarradas do Wii Remote, Shame on you Sony e Microsoft.

    Por último ainda gostaria de dizer que parece que SEGA vai conseguir fazer bons jogos do Sonic desta vez.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/06/2010 em 6:09 pm
    Permalink

    Gagá, só um adendo, de acordo com a Rare, o único empecilho para não termos um novo Donkey Kong Country até o anúncio do Returns, era a própria Nintendo, que por parte da Microsoft não haveria problema com isso, foi até citado pelo Alexei na Old! 3

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention http://www.gagagames.com.br/?p=17280%3Futm_source%3Dpingback -- Topsy.com

  • 17/06/2010 em 11:18 pm
    Permalink

    É gagá XD eu sou um dos que sairam com o sorriso dando a volta na cara depois de assistir essa conferencia… vide o meu post lá no retroplayers.

    Fiquei absolutamente fascinado pelos jogos apresentados, desde o Icarus até o Kirby, que achei particularmente espetacular. É o que vc disse mesmo véi… ao se comparar o que a Nintendo fez ali, em um simples video de demonstração, com o que vemos nos FPS realistas da vida, a impressão que temos é que a Nintendo se diverte enquanto cria as coisas. Deus sabe lá desde quando essa pérola está em desenvolvimento, ng ficou sabendo, deve ter sido um processo prazeroso e divertido criar as animações do game, e quando sai, faz até mesmo o tiu Fils quase derramar lágrimas. Pô, minha noiva ficou apaixonada pelo jogo, ela disse que queria pegar e apertar tudo se desse pq parecia tudo fôfo kkk é Kirby né ahHAUhau Quanto ao Donkey então, ja fui intimado por ela já a comprar assim que sair!

    Foi algo realmente fenomenal o que eu vi nesta feira amigo.

    Fico imaginando se a SEGA MOSTRASSE EM SUA CONFERÊNCIA, com esse mesmo capricho e dedicação para com a diversão e não tanto com o visual, jogos de suas grandes franquias tanto ainda em uso quanto as esquecidas, como Sonic, Alex, Shinobi (Joe Musashi, por favor), galaxy force, kid chamalleon, e tantas outra que existem espalhadas por ae nos armazéns escuros da empresa.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/06/2010 em 3:27 am
    Permalink

    Goldeneye parece estar excelente! Imaginei q esse jogo jamais voltaria a vida, a não ser em versões no Virtua Console, a custo baixo. Remake, jamais! Muito boa notícia, será que termos o “All Bonds”? Hehehehehe

    Legal o DKC e o Kirby seguindo o padrão antigo! New Super Mario Bros deve estar indo muito bem apra eles resolverem relançar assim.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/06/2010 em 12:13 am
    Permalink

    Ainda que tardiamente, valeu pelas referências aos meus textos topeirísticos no Hadouken, Orákio. Goldeneye 007 e DKC estão entre os meus preferidos de todos os tempos, e foi muito legal ver que a Nintendo reparou que as duas franquias (a primeira, ainda que licenciada) podem ter a mesma relevância de outros tempos sem a parceria da Rare.

    @Luis Felipe

    Saiu sim, mas era aquele GoldenEye: Rogue Agent picareta da EA que tinha pouco a ver com o jogo do 64.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » Metroid (NES): 24 anos, com corpinho de 16

  • Pingback:GameBlog » Metroid (NES): 24 anos, com corpinho de 16

  • Pingback:Gagá Games » Antes tarde do que nunca: o Gagá encara Ocarina of Time

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.