bann-cruzada_nes_horizontal

A Cruzada NES é que nem o Jason: parece que morreu, mas sempre acaba voltando! E hoje vamos cobrir o finzinho de 1986, época de natal…

Para começar, eu queria falar sobre um curioso joguinho chamado Milon’s Secret Castle. Um amigo tinha, e lembro que na época parecia muito interessante, mas eu simplesmente não conseguia jogar direito, parece que tava faltando alguma coisa. Hoje, anos depois, eu entendi qual é o lance: o “secret” no nome do jogo não está ali por acaso, e tudo nesse maldito jogo fica escondido! A saída da primeira fase está escondida. Na segunda, você tem que atirar numa parede, na altura certa, para abrir uma passagem. E a terceira… sei lá, a entrada da terceira fase tá tão bem escondida que eu não consegui encontrar até agora! O jogo parece interessante, mas tenho a sensação de que tá faltando alguma coisa… peraí, essa linha de racioncínio me parece familiar 🙂

nes-milons001nes-milons002

Como assim “encontre uma serra”? Onde? E eu paguei por essa dica! Na foto da direita, é exatamente nessa altura que você tem que pular e atirar para achar a passagem secreta na parede

Outro caso interessante é Moero Twinbee, mais conhecido nas rodas de samba como Twinbee II. Agora o scroll é lateral, e a dificuldade não é tão ridiculamente alta quanto no primeiro jogo (é traumático ficar contando tiros naqueles sininhos enquanto você tenta desviar dos inimigos no primeiro jogo). O destaque desta continuação é que quatro pessoas podem jogar ao mesmo tempo! Matei as “saudades” também de Ikari Warriors, clássico que eu tinha alugado e detestado na época, e que eu continuo detestando hoje. O original deve ser bom, mas o de NES eu acho um porre, e não tem desculpa para os gráficos serem tão ruins, já que o King Kong 2 da Konami foi lançado na mesma época e fazia um trabalho bem melhor nessa área.

nes-kingkong2nes-kingkong2_002

King Kong 2 da Konami é tipo um Ikari Warriors, só que os gráficos são quinhentas vezes melhores. Essa foto da abertura é só para comover os leitores do blog mesmo

No comments sobre Mappy Land: o primeiro jogo é tão bom que eu quase desmunhequei falando do jogo aqui, mas esta continuação é uma lástima. Felizmente, logo em seguida eu peguei uma pérola do NES: o shooter vertical Zanac. Eu chutava MUITAS bundas no Zanac de MSX, e até que não estou muito enferrujado após todos esses anos… a versão de NES é tudo de bom: tem gráficos legais, ótima música (não tão boa quanto a do MSX, que é inesquecível), grande velocidade e não está entupido daquele pisca-pisca maldito de outros shooters da época. É bom pra caramba, altamente recomendável. Pena que Castlequest, versão do excelentíssimo The Castle do MSX, não tem metade da graça e da leveza do original. Aliás, eu preciso fazer um post sobre esse jogo aqui no Gagá Games urgentemente.

nes-zanac004nes-zanac002

Olha quanto tiro, quanta nave… tudo em alta velocidade. Zanac é uma beleza

Daiva é um daqueles momentos interessantíssimos da história dos games que muitas vezes passam batidos por nós: quando o jogo começa, parece que você está jogando Starflight. Aí você escolhe um planetinha para brigar, e pode escolher em qual momento da fase certos powerups vão aparecer (é tipo um “nave-mãe, joga o míssil para mim daqui a cinco minutos!”). Mas o que é digno de nota é que este aqui é o sexto jogo da série: a Toshiba lançou cada parte do jogo (são sete) para um console diferente — MSX, Sharp X1 e PC-9801 foram algumas das máquinas agraciadas. Sim, isso quer dizer que você precisa de SETE CONSOLES DIFERENTES para jogar o jogo todo. Dizem que no fim de cada jogo pinta uma senha, que você pode usar no jogo seguinte para continuar com o mesmo personagem. Só que o jogo é meio mais ou menos, e cá pra nós, quem vai comprar sete consoles diferentes para encarar isso tudo?

nes-daiva001nes-daiva002

Já botei logo uma foto do robô piscando que nem um cruz-credo para você não se iludir que Daiva seja um bom jogo

Tiger Heli também é um shoot ‘em up bacaninha. Não tem a velocidade do Zanac, mas tem um helicóptero grandão. Para fechar a cruzada de hoje, confira as duas fotos aí de baixo: o jogo da esquerda é o primeiro jogo de beisebol mais incrementado do NES, R.B.I Baseball, com troca de câmera na hora de rebater a bola — aliás, o arremeso é ultrarrápido! Já o jogo da direita é um delírio japonês com Sherlock Holmes (Hakushaku Reijou Yuukai Jiken), que pode sair pelas ruas chutando mulheres. É sério, eu não estou brincando!

nes-rbibaseballnes-sherlockholmes

R.B.I Baseball faz bonito com a mudança de câmera no NES. E Sherlock Holmes chuta uma senhora na rua em momento GTA no NES. Devemos presumir que a moça seja uma prostituta?

Isso tudo aí saiu no fim de novembro e no começo de dezembro, para pegar o natal de 1986. Mas ainda tem mais uns joguinhos nesse fim de ano que ficaram faltando, semana que vem a gente fala deles e entra em 1987.

zanac_rules

Cruzada NES: o castelo do Milon é secreto MESMO!
Tags:                                                     

13 ideias sobre “Cruzada NES: o castelo do Milon é secreto MESMO!

  • 16/07/2010 em 10:01 am
    Permalink

    Algum desses vale para gastar meu tempo?
    Ah,O Angry Video Game Nerd tem muito o que dizer sobre Milon’s Secret Castle.Mesmo sem conhecer o jogo em questão,eu ri horrores no episódio.
    Alguém mais curte AVGN?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/07/2010 em 10:15 am
    Permalink

    Mais um fã de Zanac aqui se apresentando!!! o/

    Esse jogo é simplesmente fantástico, e já mostrava a capacidade gráfica do Famicom desde aquela época!! Tiger Heli é outra lembrança maravilhosa da minha infância (eu era fera nesse jogo, quando chegar em casa vou jogá-lo um pouco para ver se ainda tenho a manha).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/07/2010 em 2:09 pm
    Permalink

    As tardes de sexta sao muito melhores com a cruzada NES do Gaga games eheheh. Gaga vc ta jogando todos os jogos de famicom primeiro ou esta jogando os jogos americanos e japoneses ao mesmo tempo em cada ano??

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/07/2010 em 3:17 pm
    Permalink

    Dos jogos contemplados hoje o único que conheço a fundo é o Tiger Heli, por sinal o primeiro que joguei no meu Top Game. Sempre tive curiosidade de pelo menos testar o Milon’s Secret Castle e o Zanac, vamos ver se não demoro para tomar vergonha na cara. Que coisa mais maluca esse Daiva, nunca ouvi falar antes. Sobre o Moero Twinbee, fui ver se havia alguma foto no Wikipedia quando me dei conta que o jogo foi lançado nos EUA como Stinger… nem sabia dessa.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Cruzada NES: o castelo do Milon é secreto MESMO! -- Topsy.com

  • 18/07/2010 em 4:37 am
    Permalink

    O Milon’s Secret Castle o AVGN (Angry Video Game Nerd) já fez um review e realmente é uma verdadeira bomba, é um dos jogos que se enquadra no quesito “programadores chapados”.

    E sobre o momento GTA no Sherlock Homes, mesmo se fosse uma profissional do sexo é injusto, elas merecerem todo o respeito do mundo, sem elas eu simplismente não teria sexo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/07/2010 em 11:25 pm
    Permalink

    Sei que estou meio atrasado com relação ao post, mas não posso deixar de comentar sobre o melhor game (na minha opinião) dessa lista. Que aliás quase não foi comentado (sacanagem Rob! nem uma imagenzinha!! rsrs) TIGER HELI!!

    Era um port do arcade, e isso é bom comentar porque trata-se de uma adaptação muito boa! É óbvio que graficos, sons e velocidade no arcade eram melhores, mas a versão do NES não ficava muito atrás, como ocorriam em vários outros games da época. Joguei muito (mas muito MESMO) esse game, mas nunca consegui terminar! E não é só por causa da dificuldade não, simplesmente o game não acabava, sério! Esse é mais um que entrou pra minha infame lista de “games infinitos”. Tentei tirar a prova esses tempos atrás com um emulador (com save states claro pois tratava-se de um estudo com fins puramente científicos rsrs) e confesso que eu simplesmente cansei! Sério chegou uma hora que eu disse: “Pô essa droga não acaba mesmo!” O savestate tá lá guardado, qualquer dia volto a tentar de novo! Vou arriscar a versão arcade também, agora que eu achei um MAME que rode o game!

    Taí, vou ver se comento sobre ele no meu blog também!
    Bom, é isso, boa sorte com sua cruzada Gagá!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.