Olá mais uma vez, pessoal do Gagá Games! Nós retrogamers sabemos bem que os criadores e programadores de jogos são influenciados pela sétima arte: Donkey Kong é supostamente inspirado em King Kong, Metroid tem várias semelhanças com a série de filmes Alien (como mostra uma matéria da Old!Gamer #3)…

Muitos jogos fazem pequenas homenagens a filmes, seja de forma sutil ou totalmente escancarada. Aqui estão várias menções e “cameos” do cinema, que eu encontrei nas minhas horas vagas. Tenham uma boa leitura, e atenção com os spoilers!

O Exterminador do Futuro

Pitharry morrePitfall: The Mayan adventure (Mega Drive, Snes, PC)

Logo na primeira fase, o jogador precisa evitar cair nos pântanos, como no antigo jogo de Atari.

O detalhe é que às vezes, ao afundar em um pântano, o herói faz o sinal de “joia” com a mão enquanto afunda, exatamente como o exterminador faz no final do segundo filme quando decide se sacrificar, mergulhando no lago de ferro derretido. Lembram dessa cena?

* * *

CueBallUndercover Cops (Arcade, Snes)

Neste um tanto desconhecido beat’em up da Data East, o primeiro chefe é “Cue Ball”, um grandalhão musculoso que entrega que é um androide depois de perder parte de sua energia.

Tá, isso não quer dizer nada, mas a prova da referência ao “Terminator” é que quando o chefe mostra seu lado máquina, o resto do cenário aparece por trás dele, revelando uma prensa ativada. Jogando o grandalhão lá, a prensa pode matá-lo na hora.

No primeiro filme o exterminador é derrotado exatamente desta maneira, esmagado por uma prensa. Em nenhum outro chefe do jogo encontramos alguma armadilha, então fica mais clara ainda a menção ao Exterminador.

* * *

ClayFighter2

Clay Fighter 2 – Judgement Clay (Snes)

Que Clay Fighter é um jogo bizarro, todo mundo já sabe. Mas a sequência é mais bizarra ainda.

As referências ao filme já começam na abertura. A tela título exibe o nome completo do jogo, que tira sarro do nome do segundo filme do androide interpretado pelo velho Arnold (Terminator 2 — Judgement Day).

Para completar vemos o lutador Hoppy, o coelho musculoso que parodia Arnold Schwarzenegger no famoso pôster do filme, com direito a moto, óculos e arma na mão.

* * *

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Bubsy

Bubsy in claws encounters of the furred kind (Mega Drive, Snes)

Este é outro que já no nome remete a um filme: o clássico Contatos imediatos do terceiro grau se chama Close encounters of the third kind em inglês, e as palavras trocadas no título (“close” por “claws”, e “third” por “furred”) soam de forma parecida.

E o porquê da referência? É que neste jogo os inimigos de Bubsy são aliens, daí a sacada do pessoal da Accolade.

* * *

De Volta para o Futuro

LVflushLost Vikings 2 (Snes)

Em seu segundo jogo, os vikings da Interplay precisam encontrar a máquina do tempo do vilão Tomator para retornarem à sua própria época.

Com a ajuda do lobo Fang e do dragão Scorch, nossos heróis devem encontrar em cada fase três itens para que um/a feiticeiro/a os transporte para mais perto da máquina do tempo, que adivinhe só, precisa de três itens para funcionar.

A menção ao filme está no primeiro item necessário para o funcionamento da máquina, um “flush capacitor”, óbvia paródia ao “flux capacitor”, o capacitor de fluxo que o carro Delorean usa.

* * *

O Mágico de OZ

(Sim, eu sei que é um livro, mas o filme é muito mais lembrado pelos norte americanos, então tá valendo)

LVmagicodeozLost Vikings (Snes, Mega Drive, Amiga, PC)

Olhem aí os vikings outra vez!

A referência ao famoso filme que narra as aventuras de Dorothy para encontrar o referido mágico está logo no começo da primeira fase, no mundo “Candyland”.

Ao chegar ao local, o viking Erik fala “acho que não estamos mais no Kansas, Totó”, uma das falas mais lembradas do filme.

E se você acha que isso encerra as referências ao filme em Lost Vikings

* * *

LV2magicodeoz2Lost Vikings 2 (Snes)

… olha aí o filme sendo mencionado outra vez, agora na sequência do jogo.

Depois que a feiticeira os transporta do segundo mundo para uma das fases seguintes, Olaf comenta que estava perdido na cidade esmeralda, e que pediu ajuda aos “munchkins” pra voltar pra casa, só que eles tentaram lhe dar inúteis chinelos vermelhos.

Tudo isso está no filme: a cidade esmeralda, a raça dos munchkins e o par de sapatos vermelhos que Dorothy usa no fim da história para voltar pra casa (“não há lugar como o nosso lar”, lembram?).

* * *

Pois bem, essas foram algumas das menções a filmes que eu encontrei durante minhas jogatinas retrogamers. Outras referências a filmes como Aliens e Predador ficarão para um segundo post. Até mais! 🙂

Cameos e referências a filmes em retrogames #1

21 ideias sobre “Cameos e referências a filmes em retrogames #1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.