“Para quem quer fazer exercícios de reflexão”

Olá crianças!

Este vai ser um post curtinho porque um texto bem maior aguarda vocês pelo link que vou passar.

Se acompanham a Academia Gamer há algum tempo, sabem que estava fazendo um mestrado em psicologia sobre videogames. E também sabem que era sobre Phantasy Star, aquele mesmo do Master System, correto? É até provável que alguns de vocês, visitantes de longa data deste asilo lembrem-se que cheguei a pedir ajuda para a ideia inicial da minha pesquisa na qual precisaria fazer algumas entrevistas.

Seja como for, eu havia prometido que divulgaria o pdf assim que a USP disponibilizasse oficialmente em sua Biblioteca Digital de Teses. Pois bem… aqui está!

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-21102010-114431/pt-br.php

Não vou repetir aqui o resumo, objetivos, justificativa e relevância do trabalho porque isso tudo está no link que passei logo acima.

São aproximadamente duzentas páginas para lerem! Muitas das coisas que explorei aqui em alguns posts eu derivei de conclusões e reflexões minhas enquanto redigia este texto. Eu acredito que seja uma boa leitura; talvez um pouco complicada em alguns pontos, mas nada de muito alienígena.

Para facilitar (e talvez atiçar o desejo de vocês pela leitura de tudo), fiz um pequeno pdf contendo somente a parte em que descrevo toda a minha jogatina em Phantasy Star. Deixei de lado toda a introdução teórica e a parte de análise que vem em seguida. Somente mantive algumas coisas: a capa e as folhas que se seguem até o sumário (caso queiram saber os tópicos que trabalhei no texto), as referências (para que tenham uma noção de quem li e estudei) e os anexos para que vejam as imagens que adotei como meio de ilustrar algumas coisas do relato. Podem baixar clicando aqui.

Enfim, não quero enrolar muito. Espero que leiam e possam se divertir e pensar a respeito de suas próprias experiências de jogo. Não só com Phantasy Star, mas com quaisquer outros que gostem de revisitar uma, duas ou sete vezes. 😀 Não se esqueçam de comentar. Qualquer coisa, podem até mesmo mandar um e-mail direto para mim que eu respondo quando puder. Pois sei que dificilmente terão tempo para ler ele todo em uma tarde para postar um comentário ainda hoje. De qualquer modo, sabem como falar comigo.

Acima, imagem nada a ver com o post por ter personagens de Phantasy Star II. Mas é legal mesmo assim. 😛

Até o próximo post!

Academia Gamer: Meu presente para vocês!

14 ideias sobre “Academia Gamer: Meu presente para vocês!

  • 18/01/2011 em 9:46 am
    Permalink

    Confesso que, nesses 25 anos eu nunca tive vontade de ler uma monografia inteira (talvez só a minha própria, mas tive de ler tanto para revisões que não conseguiria ler denovo), porém, dei uma olhada e já li algumas partes. Espero conseguir ler tudo, e depois, posto alguma coisa sobre.

    Anyway, parabéns pelo trabalho!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Academia Gamer: Meu presente para vocês! -- Topsy.com

  • 19/01/2011 em 12:53 am
    Permalink

    Vou ler sua tese e tentar entender um pouco do que se passa comigo.

    Desde de que conheci Final Fantasy Tactics, não consigo parar de jogar, sempre revisitando de uma maneira diferente, isso já há uns 6 ou 7 anos, mas o pior de todos é o FF4 de Snes, eu sinto a nescessidade de joga-lo pelo menos uma vez por ano (diga-se termina-lo 1 vez por ano).

    baixando o pdf =D

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/01/2011 em 4:12 pm
    Permalink

    Desculpem a demora em ler e responder aos coemntários… Estava corrido ontem e hoje.

    @Aglio
    hehehehe Espero que tenha uma excelente leitura. Depois não esqueça de comentar alguma coisa, se achar conveniente.

    @Mauricio “Nightstalker” Cruz
    hehehe Nem me fale de ler várias vezes. cansei de ler e reler a dissertação… Não é a toa que vários erros passaram despercebidos e a errata tem quatro páginas! huauhauhauha

    Espero que goste, mesmo não sendo muito o seu tipo predileto de leitura! Qualquer dúvida, ou quiser esclarecer qualquer ponto, estamos às ordens. Afinal, você é da família Cruz também. 😀

    @Adriano
    Opa! Que maneiro! Deve sair um artigo também (só não sei quando) em umm periódico do Instituto de Psicologia. Mas eu aviso se isso acontecer. Não esquece de disponibilizar também quando fizer o seu!

    @Kal “Bangagá”
    Grande Kal! Disponha! hehe Boa leitura para você! Espero que goste. tem muito suor nessas páginas.

    @Leon
    huahuahuaha Vai que a internet implode e não poderá nunca mais baixar, não é? hehehe

    Eu também tenho várias dissertações aqui (em vários idiomas diferentes – porque tem pouca coisa no Brasil sobre games) que não tive como ler durante o mestrado, mas que pretendo arrumar um tempo para fazer isso. Só não sei quando. hehe

    @Darkus
    É, provavelmente teria que ir para esse lado mesmo. Analisar questões de idades recomendadas e/ou crimes relacionados a jogadores de videogames (geralmente por imprensa sensacionalista) não teria a ver também não?

    Não manjo nada de Direito e só estou sugerindo. Nem sei se isso seria pertinente a sua área ou não.

    @Ezequiel
    hehehe Isso é perfeitamente normal! A diferença é que comigo são outros jogos (Phantasy Star, Sonic e outros). Acho até mais saudável jogar várias vezes os mesmos jogos do que ficar pulando de um para o outro continuamente. Faço isso com livros também.

    Não falo especificamente disso na dissertação, mas pode ajudar a pensar melhor sua própria experiência com jogos, sem dúvida.

    @64Gamers
    A banca na defesa sugeriu que eu fizesse um livro sim; principalmente pela ausência de pesquisas assim nesta área. Mas pediram que acrescentasse um capítulo no qual ainda estou trabalhando. Assim que finalizá-lo, vou tentar arrumar uma editora para publicação. A idéia é que esse tipo de pesquisa vá se tornando mais comum no Brasil. Em geral só saem livros sobre game design (que são interessantes, claro, mas tem um caráter muito mais profissional que acadêmico).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/01/2011 em 8:48 pm
    Permalink

    Meu irmão parabens pelo excelente trabalho! Sou jogador a 29 anos e psicologo a 7 anos, conheço Henriette Morato da Unicap(PE) e sei da competencia e peso q ela teve em participar da banca! Muito bem elaborada, realmente um trabalho precioso,de primeira! Obrigado por dividi-lo conosco, abs!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.