Sou um fã confesso do bom, velho e eterno rock n´roll, e o gênero heavy metal é o meu preferido. A união da sonoridade pesada do metal, com a temática dos games, é algo que já mostrou que deu certo, tendo em vista o número de bandas de Game Music que tocam neste estilo. Mas de todas as bandas, uma foi pioneira ao fazer essa junção: trata-se da banda Game Over, originária da Suécia, local onde o heavy metal é muito popular, e de onde saíram grandes bandas do estilo como Hammerfall, Arch Enemy, Soilwork, Dark Tranquillity e In Flames.

A banda Game over foi formada no ano de 1998, e tem como líder a talentosa guitarrista Wire. O objetivo da banda é fazer covers das músicas dos jogos lançados pela Nintendo. Diante disso você deve estar pensando “mais uma”? Mas no caso do Game Over como eles possuem um vocalista que canta em cima das melodias originais das canções, isto acaba sendo um grande diferencial em relação a maioria das outras bandas que se limitam em tocar apenas o instrumental. Hoje em dia até existem mais grupos dentro da Game Music que seguiram os passos da Game Over, ao adicionar vocais aos temas gravados, mas a banda sueca foi a pioneira também neste aspecto. Até o momento foram duas demos lançadas pela banda, e mais uma faixa “solo”. Nas próximas linhas irei falar mais a respeito dessas demos, bem como dar minha opinião acerca da atual fase da banda:

NINTENDO METAL (2002)

A primeira demo da banda Game Over foi lançada em 2002, época em que contava com a seguinte formação: Wire nas guitarras e baixo, e Tim Reaper nos vocais. Foi usada uma bateria eletrônica na época para a gravação da demo, pois a líder Wire ainda não havia encontrado um baterista de verdade para integrar a sua banda.

A demo traz ao todo cinco faixas, sendo 4 temas com vocais e um totalmente instrumental. Em estúdio a talentosa Wire, mesmo sendo a única guitarrista da banda, grava várias linhas do instrumento para uma mesma música, portanto ao mesmo tempo em que se ouve uma guitarra base durante uma faixa, é possível também perceber uma outra guitarra fazendo um solo ou mesmo uma base diferente, como se existissem dois guitarristas na banda.

A faixa de abertura do álbum chama-se “Cataclysmic Clash”, e é um medley das músicas “Top Man Stage” de Mega Man 3 e “Password theme” de Mega Man 2. A letra da música mostra as reflexões do robô Mega Man em sua batalha contra as forças do Dr. Wily, e exalta a insanidade do cientista. Os vocais de Tim Reaper são bem melódicos e limpos nesta faixa, e Wire mostra toda sua técnica tanto na guitarra quanto no baixo, fazendo riffs e solos empolgantes.

A segunda faixa é uma das minhas preferidas da banda, e foi feita toda em cima da música “Heart of Fire” do primeiro Castlevania. O tema acabou recebendo o título de “The Grim Reaper” na versão executada pela Game Over, por se tratar de uma música que dá todo o clima de tensão da fase onde se enfrenta a terrível Morte. Esta faixa mostra como a banda sabe colocar as linhas vocais totalmente dentro da melodia da música original, e o resultado não poderia ser melhor! Você passa até a achar que este tema de Castlevania sempre teve vocal após ouvir esta excelente versão! A letra mostra Simon Belmont indo de encontro com a entidade Morte, e descreve todas as dificuldades que o guerreiro está enfrentando e também exalta sua determinação em cumprir seu destino de livrar sua terra das forças do mal.

“Nocturnal Persuasion” é o nome da terceira faixa do álbum, e seu instrumental vem das músicas que “rolam” durante o terceiro e o primeiro estágio do game Gremlins 2, baseado no famoso filme de mesmo nome. É uma faixa bem rápida e empolgante, com uma letra que retrata tanto o lado dos Gremlins, quanto o lado das pessoas que estão sofrendo nas mãos destas terríveis criaturinhas.

A quarta faixa foi uma espécie de “single” da demo Nintendo Metal, por ter sido a primeira música deste trabalho a ser divulgada pela internet: trata-se de “Little Mac’s Confession”, faixa que foi criada com a junção de vários temas sonoros do clássico game de boxe Punch-Out. A música começa com uma introdução bem melancólica do tema principal do jogo, e depois se transforma em um empolgante heavy metal. Mas a letra continua sendo melancólica: nela o lutador Little Mac pede desculpas ao seu treinador por ele não ser capaz de vencer o último desafio do game, o lutador “Mr.Dream”. É interessante notar que Wire preferiu fazer uma letra baseada na versão de Punch-Out que não mais contava com a presença do boxeador Mike Tyson. Para quem não se lembra, Tyson foi preso por estupro, e claro que a conservadora Nintendo não queria que um produto seu estivesse ligado a um estuprador, portanto houve posteriormente o lançamento de uma nova versão de Punch-Out sem trazer o campeão dos pesos pesados, onde o mesmo foi substituído pelo fictício “Mr. Dream”.

A quinta e última faixa da demo chama-se “Heavy Mario”, e como o nome entrega trata-se de uma versão heavy metal de um dos temas de Super Mario Bros. original, neste caso o famoso tema “Overworld”. É a faixa totalmente instrumental da demo, e fecha o primeiro trabalho do grupo Game Over com chave de ouro, onde Wire mostra mais uma vez ser uma guitarrista do mais alto nível.

NESPERADO (2006)

Quatro anos após o lançamento de Nintendo Metal, finalmente a banda Game Over lançava sua segunda demo: intitulada “NESPERADO” esta demo traz seis faixas inéditas, sendo 4 com vocais e duas instrumentais. Nesta época Wire havia conseguido um músico para tocar bateria em sua banda, o talentoso Zoid, que era também amigo do seu namorado. Ainda sem um baixista, Wire continuaria também mandando ver nas 4 cordas. O trabalho contou ainda com a colaboração de outros dois músicos: Olof Strömqvist tocando cítara, e Criss Blackburn fazendo vocais de apoio. Tim Reaper continuava firme e forte como vocalista principal da banda.

A primeira faixa deste trabalho, onde a cítara se faz presente, chama-se “Flying High through the Skull’s Eye” e é um cover do tema “Wily flies into Cranium Fortress” de Mega Man 2. Trata-se de uma intro para a segunda faixa que também tem como temas músicas do segundo jogo do robô da Capcom. “Siege at Monsteropolis” é uma música construída com a junção dos temas “Dr. Wily Stage 1” e “Password theme”, e é um heavy metal direto, com solos bacanas e guitarras base executando “cavalgadas”, o que torna este som totalmente empolgante! A letra fala sobre a segunda batalha de Mega Man contra as forças de Dr. Wily, e é cantada com maestria pelo competente Tim Reaper.

A terceira faixa de NESPERADO é baseado no primeiro game da franquia The Legend of Zelda em sua parte sonora, mas tem uma letra baseada no segundo jogo da série. O tema recebeu o nome de “Hyrule’s Angel”, e possui um clima bem melancólico, com uma interpretação excelente por parte de Tim Reaper, que declama a letra da música com muito “feeling”. A música é bem lenta, pesada e “arrastada”, sendo que em sua parte final Wire mostra toda sua técnica com solos soberbos de guitarra.

E o primeiro game da série Castlevania tem uma nova música gravada pela Game Over: a quarta faixa chama-se “Transylvanian Temptation” e foi construída com a junção dos temas “Vampire Killer” e “Wicked Child”. Desta vez a letra da música mostra o maldito Conde Dracula declamando palavras de maldição para o herói Simon Belmont, e é bacana notar que a música se divide em duas partes: uma onde Tim Reaper faz vocais limpos, representando Dracula em sua forma humana; e uma segunda parte onde ele faz vocais guturais, representando o Conde em sua segunda e monstruosa forma, onde ele se transforma em um ser meio demônio meio morcego. Esta música serviu para mostrar a versatilidade de Tim, que pode cantar tanto de forma mais melódica como de forma mais agressiva.

A quinta faixa de NESPERADO recebeu o titulo de “Addicted to Vengeance” é uma junção dos temas “Ken theme” e “Title theme” do clássico Street Fighter II, sendo o primeiro e até agora único tema não vindo de um game do NES gravado pela banda. Com certeza, como a líder Wire é uma “nintendista” confessa, a inspiração para esta música veio da versão de Street Fighter II que saiu para o Super Nintendo. A letra da música mostra um Ken em busca de vingança (?), e determinado a vencer o torneio. O grande destaque desta faixa é mais uma vez a guitarrista Wire, que faz solos de arrepiar!

E para finalizar temos um tema instrumental baseado no clássico Ice Climber, que recebeu o sugestivo título de “For Those About to climb”, numa clara referência ao clássico da banda AC/DC “For Those About to Rock (We Salute You)”. A faixa é curta, tendo apenas 1 minuto e 36 segundos, e encerra NESPERADO com um clima bem rock n´roll/blues.

A atual fase da banda

Os anos passam depressa, e enquanto a guitarrista Wire preparava novas músicas, algumas alterações ocorrem na formação da Game Over: em 2008 o baterista Zoid é substituído por Egg, o baixista Dasaten junta-se a banda ainda neste mesmo ano, e em 2009 ocorre a mudança mais radical na banda: a saída do vocalista Tim Reaper. Wire decide seguir em frente, e juntamente com Egg e Dasten, se unem a um novo vocalista, chamado Marcus Carlén, mas que passa a usar a “alcunha” de Juggler, iniciando assim uma nova “era” na história da banda Game Over. Juggler possui uma voz mais aguda, com um maior alcance que Tim, e seu trabalho vocal pôde ser conferido com o lançamento da música “Lights Out”, um cover de “Cut Man theme” do Mega Man original. É uma música que mantém as características da banda, mesmo com a mudança do vocal principal. Se Juggler conseguirá agradar a todos os “órfãos” de Tim Reaper, só o tempo dirá, mas em minha opinião ele já demonstrou ter os requisitos necessários para se firmar na banda e realmente ser capaz de construir uma nova era bem produtiva musicalmente para o grupo. Que venham então novas músicas com Juggler detonando! Nintendo Metal is the law!!!

Confira o som pesado do grupo Game Over pelos seguintes sites oficiais:

http://www.nintendometal.com/ (Site Oficial)

http://www.myspace.com/nesperado (Myspace Oficial)

Game Over: Nintendo Metal is The Law!!!
Tags:         

9 ideias sobre “Game Over: Nintendo Metal is The Law!!!

  • 09/02/2011 em 2:46 pm
    Permalink

    cara interessante com vocal esses tempos tava pesquisando muito sobre bandas q faziam heavy metal de games eu adoro cara descobri muitas eu tinha visto a game over no caminho mas num me interessei pq tinha vocal vamos ver agora depois da sua descrisão fiquei interessado !

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Game Over: Nintendo Metal is The Law!!! -- Topsy.com

  • 12/02/2011 em 11:49 am
    Permalink

    o q nao gosto do brasil é essa fulia q tudo q é coisa relacionada a rock… tem q ser metal… (ou andar feito um idiota q nem esses metaleiros)

    ja vi na cena internacional coisas legais e nao era com metal… como uns remakes de starfox cantado… no estilo em punk rock… e os caras nao se vestiam feito palhaços como no brasil fazem… no mais era essa a minha observação

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/02/2011 em 4:17 pm
    Permalink

    @felipe

    Não entendi muito bem a sua “observação”. Você quis dizer que o rock no Brasil sempre tem que ser metal??? Foi isso? Pois se foi, isso não reflete nada a realidade do rock no Brasil.

    As bandas de heavy metal daqui são poucas, pelos menos as que são mais bem “sucedidas”. O estilo heavy metal não é nada popular aqui, o que faz sucesso mesmo, dentro do rótulo rock, são as bandas tipo Restart e outras deste “naipe”, que para eu não falar algo mais “contundente” aos fãs destes tipos de bandas, vou me limitar a dizer que elas não fazem o meu estilo.

    Quanto ao estilo do “metaleiro” se vestir, eu também acho ridículo o cara que se veste com roupas pretas, correntes, pulseiras com rebites, etc. Mas ao mesmo tempo acho que cada um tem o direito de se vestir da forma que quiser. Se você acha que pessoas do tipo se vestem como palhaços, elas também devem achar o mesmo do seu modo de vestir, já pensou nisso? Tudo questão de gosto.

    Esse seu outro comentário “ja vi na cena internacional coisas legais e nao era com metal…”, pô, é claro que existem outras coisas legais no meio musical sem ser dentro do gênero rock ou metal, tudo é questão de gosto, mais uma vez. No campo de bandas de game music, a maioria faz rock, mas ainda existem bandas mais “ecléticas” no seu som, basta fazer uma procura que você vai encontrar algumas que tocam Jazz, Pop, Música Clássica, etc.

    Cada um na sua, se não curte metal, é só não ouvir músicas dentro deste estilo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.