Olá amigos do Gagá Games! O seu velho amigo André Breder traz para vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer, que desta vez destaca o primeiro jogo de uma das minhas séries preferidas, a ser lançado para o universo dos “poderosos” consoles de 16 bits: trata-se do clássico imortal Super Castlevania IV, lançado para o Super NES em meados de 1991! Espero que os amigos leitores curtam mais este texto rebuscado escrito por este velho retrogamer cansado… tenham todos uma boa leitura!

Os consoles de 8 bits perdem sua força…

Nos anos 90 os consoles de 8 bits já começavam a perder espaço para os poderosos consoles de 16 bits, e claro que a Konami não deixaria de produzir jogos de suas séries mais famosas para estes videogames de última geração.

E com a série Castlevania não foi diferente, pois Super Castlevania IV foi lançado para o Super NES em 1991, logo na primeira safra de jogos para o console.

História

Neste jogo novamente joga-se com o destemido Simon Belmont, pois Super Castlevania IV é um remake do primeiro Castlevania lançado para o Nes. A história e período de tempo são os mesmos de Castlevania, mas na versão para o Super Nes as fases e chefes são totalmente diferentes e novos. Nos Estados Unidos este jogo foi considerado por muito tempo com sendo uma nova aventura de Simon Belmont, mas recentemente o atual produtor da série IGA criou uma Cronologia Oficial da série, determinando que a história de Super Castlevania IV é a mesma que foi contada no Castlevania do NES.

Gráficos arrasadores!!!

Os gráficos de Super Castlevania IV estão arrasadores e os cenários de fundo super detalhados!

Mesmo tendo sido um lançado logo na primeira safra de jogos do Super NES, os produtores de Super Castlevania IV souberam muito bem usar e abusar de todos os recursos que um console de 16 bits oferecia, fazendo então um trabalho excelente na questão gráfica do jogo.

Destaque para o cenário giratório de uma das fases do jogo, que faz o jogador ter a sensação de estar dentro de um tubo! Algo que serviu para mostrar que realmente os videogames de 16 bits estavam muito a frente do seus antecessores.

Efeitos e Trilha Sonora mais que excelentes!

Os efeitos sonoros estão muito bons e bem variados. Os sons dos inimigos, o grunido de Simon, tudo feito na medida certa. Se no NES a série conseguia ter efeitos sonoros de excelente qualidade, no Super NES é que não poderia fazer feio, e definitivamente não fez!

As músicas estão como já manda a tradição da série MARAVILHOSAS! Em Super Castlevania IV, as músicas estão orquestradas, e são bem diversas. Algumas são tão sombrias que podem dar até medo aos jogadores de idade mais baixa!

Destaque para a música “Theme Of Simon”, que é realmente uma das melhores músicas já produzidas para a série! Nas fases finais a Konami ainda nos dá de presente remixes de clássicos como Vampire Killer (Castlevania I), Bloody Tears (Castlevania II) e The Beginning (Castlevania III), que ficaram bem legais em suas versões orquestradas!

Jogabilidade revolucionária!

Os controles de Super Castlevania IV são um dos melhores já feitos para um jogo da sére.

Há ótimas inovações que foram até copiadas em alguns outros jogos posteriores da série. Para se usar as armas secundárias existe um botão exclusivo para acionar esta função ao invés do velho comando “direcional para cima mais botão de ataque”.

Graças a perfeição dos controles Simon possui algumas novas habilidades. Ele pode mudar de direção durante o salto, andar agachado, prender-se a argolas e ainda pode atacar em oito direções com seu chicote e usá-lo até mesmo para defesa, segurando o botão de ataque. Realmente foi uma revolução!

Dificuldade mediana…

Super Castlevania IV possui fases bem grandes e muitos inimigos chatos, mas com a possibilidade de se encontrar “frangos” para restaurar a vida de Simon até mesmo nas velas deixa este jogo menos difícil.

Os chefes iniciais são bem fáceis, mas os chefes finais são osso duro de roer, destacando-se o “Trio da Morte”: Slogra, Gaibon e Death que são bem difíceis!

Dracula não será tão complicado de vencer, bastando o jogador aprender suas formas de ataque, e contra atacá-lo no momento certo. Nada que jogadores que o tenham vencido em Castlevania ou em Castlevania III (ambos do NES) não consigam fazer com certa facilidade.

Mais um título que entra na lista de preferidos de muitos fãs!

Super Castlevania IV é um dos melhores jogos da série já feitos, na opinião de grande parte dos fãs.

A Konami mostrou novamente competência em mais um episódio da série, e soube usar de forma precisa os novos recursos oferecidos por um console de 16 bits.

Eu sinceramente não acredito que a série vampiresca da Konami poderia ter começado de maneira melhor na quarta geração de consoles!

Recordar é envelhecer: Super Castlevania IV (Super NES)

12 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Super Castlevania IV (Super NES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.