Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o André Breder trazendo mais uma edição do Recordar é envelhecer! O game que recordo hoje foi muito marcante na minha infância: trata-se de The Simpsons – The Arcade Game, um jogo da família mais maluca e querida da TV no bom e velho estilo “Beat-’Em-Up”, que me fez gastar muitas fichas na época em que eu não passava de um moleque viciado em games! Bem, tenham todas uma boa leitura e nós vemos numa próxima oportunidade!

Os Simpsons… o melhor desenho animado de todos os tempos!

Os Simpsons há anos se tornaram parte da cultura mundial, sendo sucesso nos 4 cantos do planeta! É a série animada mais longa da históra da TV, com mais de 400 episódios! Iniciada em 1989 pelo cartunista Matt Groening, ela mostrou ao mundo os carismáticos membros da família Simpsons, residente na cidade de Springfield, e sua vida cheia de reviravoltas, confusões e muita diversão. A idéia de séries animadas focando em uma família específica já havia sido usada antes, como é o caso dos Flinstones ou dos Jetsons, por exemplo, mas nenhuma delas conseguiu ter o humor tão áspero, atual e inteligente como a série de Matt Groening, e ter também uma vida tão longa como Os Simpsons tiveram, e ainda tem, pois a série não dá sinais que esteja próxima de um fim!

Os Simpsons virão sinônimo de dinheiro… muito dinheiro!

Com a popularidade da série, era claro que durante os anos iriam surgir os mais variados tipos de produtos trazendo os personagens de Os Simpsons. De simples camisetas até brinquedos que custam os olhos da cara e algo mais, Matt Groening com certeza se tornou um milionário com sua criação. Jogos para os mais variados consoles trazendo os personagens da série, claro, não poderiam faltar, mas ao contrário da série, que era e ainda é ótima, a grande maioria dos jogos dos Simpsons se mostraram com sendo muito irregulares. Muitas vezes parece que os jogos foram feitos de qualquer jeito, sendo apenas uma forma fácil de se ganhar dinheiro em cima do sucesso que os Simpsons possuem em todo o mundo. Mesmo assim alguns jogos, mesmo não sendo ótimos, tiveram um relativo sucesso, como é o caso de Bart VS The Space Mutants, lançado originalmente para o NES, mas que também teve versões para o Master System e para o Mega Drive.

Os Simpsons invadem o mundo dos Arcades!

Fugindo da regra de que a grande maioria dos jogos dos Simpsons era, literalmente, uma porcaria, surgiu no ano de 1991 um excelente jogo estrelado por 4 membros da família mais famosa da TV, e que foi lançado em forma de máquina de fliperamas: The Simpsons – The Arcade Game! Tendo a produção da renomada Konami, este jogo seguia o estilo “Beat-’Em-Up”, sendo bem semelhante a outro sucesso da empresa japonesa, neste caso o jogo Teenage Mutant Ninjas Turtles, game que algum tempo depois teria uma ótima conversão para o NES. É uma pena que o jogo dos Simpsons não teve uma versão doméstica também, pois ele com certeza iria “salvar a pátria”, devido a quantidade de jogos ruins que a franquia teve nos consoles.

A história do jogo!

inicio3.png

Todos os cinco membros da família Simpsons estavam tranquilamente passeando na área comercial de Springfield quando, sem querer, acabam se metendo no meio de um assalto! Smithers, o eterno puxa-saco do ricaço Sr. Burns, juntamente com alguns capangas de seu patrão, assaltam uma joalheria e conseguem roubar um valioso diamante. Acontece que o “tapado” do Homer acaba trombando em Smithers, bem no momento de sua fuga, fazendo com que o diamante que estava em suas mãos acabe sendo atirado ao ar! A esperta e ágil Maggie, que sempre adora colocar tudo em sua boca, como toda criança de sua idade faz, acaba conseguindo pegar o diamante antes que ele viesse a cair no chão. Sem ter tempo para tentar tirar o diamante da boca da pequena Simpson, Smithers pega a pobre Maggie e foge! Resta agora aos Simpsons a missão de recuperarem o seu amado bebê custe o que custar!

Escolha seu Simpson e vá a luta!

O jogador tem a opção de jogar com um dos 4 membros principais da família Simpsons: Marge, Homer, Bart e Lisa. A máquina de fliperama do jogo vinha em quatro controles, e cada um já tinha pre-determinado com qual o personagem se jogaria, não sendo possível então que um jogador que estivesse no controle dois, por exemplo, escolhesse entre os personagens, sendo possível jogar apenas com o personagem Homer.

Cada um dos personagens tem suas características e suas “armas”: Marge, como toda boa dona de casa, utiliza um aspirador de pó para atacar; já Homer parte pros socos; enquanto que Bart usa seu Skate e Lisa uma “inocente” corda. Todos podem pular e atacar ao mesmo tempo, executando golpes que variam de acordo o personagem. Para os jogadores que gostam de “trabalhar coletivamente”, é possível até mesmo dar ataques conjuntos com os Simpsons, bastando que dois personagens fiquem parados próximo um do outro para que eles possam se unir e então estarem prontos para agir. Esses ataques em conjunto variam de acordo com a dupla de personagens que os está executando.

Armas aos montes!

Algo bem legal no jogo é a quantidade de objetos que podem ser usados como armas durante a missão da família Simpson. Pedras, latas de refrigerante, bolas de boliche, atiradeiras, gatos, cachorros, entre outras coisas, podem ser usadas pelo jogador para atingir um adversário de forma bem contundente.

Vários personagens do desenho fazem aparições no jogo!

Outro ponto bacana de ser observado, é a presença de vários personagens do seriado no decorrer do jogo: Milhouse, Seymour Skinner, Moe Szyslak, Murphy “Gengivas Sangrentas”, entre outros serão vistos na tela! A maioria faz o mero papel de figurante, mas há alguns que podem trazer coisas úteis para os personagens, tais como itens que restauram a energia perdida, ou até mesmo objetos que podem ser usados como armas.

Gráficos

Os gráficos do jogo são excelentes! É tudo tão perfeito que você terá até a impressão de estar controlando o desenho animado! Todos os personagens estão com um design fiel a da série da TV, mesmo que o Bart esteja usando uma camisa azul e não vermelha, mas isto é um mero detalhe sem importância. Os cenários do jogo estão bem diversificados, e cheios de detalhes interessantes para serem observados. Personagens que aparecem na tela mais como “figuração” se mexem e até mesmo interagem com os personagens principais, dando mais vida ao jogo. E falando em cenários, vários locais que foram vistos na série poderão ser explorados, com destaque para o Bar do Moe, que aqui está bem maior que o visto no desenho animado.

Efeitos, Trilha Sonora e Jogabilidade

Os efeitos sonoros estão totalmente condizentes com o clima divertido que a série Os Simpsons possui. Os sons são todos bem no estilo desenho animado mesmo, sendo que alguns chegam a soar até um pouco infantis. Existe uma grande diversidade de sons e efeitos durante todo o jogo, e nenhum deles soa irritante, o que é mais um ponto positivo para a Konami.

As músicas são ótimas e vão ditando o clima do jogo! Há temas mais agitados, como é o caso da música da primeira fase que é um remix do tema principal da série, e também temas mais “tenebrosos” e “misteriosos” como é o caso da música que rola na fase do cemitério, por exemplo. Os temas dos chefes são aquelas típicas músicas de dar até mesmo tensão aos jogadores! A Konami não dá bola fora quando o assunto é trilha sonora, e não iria fazer feio justamente num jogo tão bacana e bem feito quanto este!

A jogabilidade é simples e precisa. Todos os comandos podem ser acionados de maneira rápida, como deve ser em todo Beat-’Em-Up que se preze. A movimentação dos personagens na tela é ótima também, o que ajuda a tornar os controles do jogo ainda melhores do que já são. Não há do que reclamar da jogabilidade do jogo, pelo contrário, ela é digna de todos os elogios possíveis! Simplesmente excelente!

Dificuldade

Como todo jogo feito para o Arcade, este é um jogo bem difícil, e mesmo o mais habilidoso dos jogadores gastará várias “fichas” para chegar até o seu fim. A tela sempre estará cheia de inimigos, e até mesmo alguns obstáculos (como pessoas inocentes que vão abrir a porta de um loja, por exemplo) se fazem presentes para dificultar as coisas. De início o jogo pode parecer até fácil, mas os estágios finais reservam grandes “problemas” para o jogador, com inimigos terríveis e alguns até mesmos difíceis de serem vencidos de maneira rápida. Os chefes de cada estágio são todos gigantescos, e assim como os estágios do jogo seguem uma linha de terem uma dificuldade crescente. O último chefe por exemplo, o nada simpático Sr. Burns, é dificílimo de ser vencido, sendo realmente o pior de todo o jogo.

Conclusão

The Simpsons – The Arcade Game é na minha opinião ( e também na de muitos) o melhor jogo já lançado com personagens do maior seriado que a TV mundial já teve! Chega a ser até engraçado constatar que após The Simpsons – The Arcade Game, foram lançados tantos outros jogos com a família Simpson, mas nenhum deles conseguiu chegar aos pés deste. Talvez a solução fosse colocar novamente a Konami para produzir um novo jogo dos Simpsons, quem sabe assim jogos com os personagens criados por Matt Groening não deixam de ser sinônimo de meros “caça-níqueis” pela falta de qualidade dos mesmos.

Recordar é envelhecer: The Simpsons (Arcade)
Tags:             

9 ideias sobre “Recordar é envelhecer: The Simpsons (Arcade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.