Como vocês sabem, estou fazendo um diário de bordo de minhas aventuras com Tales of Phantasia. Claro que estou usando um emulador de Super Nintendo para esta tarefa, e o emulador que escolhi foi o ZSNES.

O ZSNES tem excelente desempenho. De modo geral, não dá para notar diferenças entre um jogo no ZSNES e um jogo no console original. Eu, pelo menos, não noto diferença, mas os puristas podem chiar. Além do bom desempenho, o ZSNES roda em Windows e Linux, e como eu rodo Debian Linux por aqui, isso é muito importante.

Aparentemente o ZSNES foi descontinuado — afinal, a última notícia do site data de janeiro de 2007 e refere-se ao lançamento da versão atual, a 1.51. Mas a julgar o nível da emulação, parece que não há muito o que se acrescentar, e como o código do emulador foi lançado sob a GPL, uma licença livre, qualquer um pode pegar o código e fazer alterações.

Instalando

Instalar o ZSNES é uma moleza. No Windows, vá até o site do projeto e baixe o instalável. No Linux, há grandes chances do ZSNES vir empacotado para sua distro. É questão de entrar com um apt-get install zsnes, ou yum install zsnes em um terminal, como root. Se sua distribuição Linux não incluir um pacote do ZSNES, é o caso de baixar o pacote com o código fonte e compilar.

Gráficos

Se você pretende aumentar o tamanho da tela (há várias opções de resolução, além da possibilidade de jogar em tela cheia), saiba que os pixels vão estourar e o resultado não vai ser nada bom. É aí que entram os filtros gráficos do ZSNES.

Para ter acesso aos filtros, pressione ESC para abrir o menu do emulador. Vá em Config, Video e Filters. Aqui começa a brincadeira. Veja nas fotos a seguir a diferença que os filtros fazem (clique para ver em tamanho maior).

HQ Filter: dá uma borradinha na imagem para suavizar a pixelização, com resultados extremamente satisfatórios:

Sem filtros
>

HQ Filter

Bilinear Filter: parece seguir o princípio do HQ Filter, só que borra ainda mais a imagem. O resultado não é muito bom:

Sem Filtros
>

Bilinear Filter

Mas aí é que está o truque: se você usar Bilinear Filter + HQ Filter vai obter excelentes resultados:

Sem filtros
>

Bilinear Filter + HQ Filter

Essa última é a configuração que uso aqui em casa. Não sei o quanto os filtros podem diminuir o desempenho do emulador no seu computador. O meu é um Core2Duo com 2GB de RAM e placa de vídeo onboard mequetrefe, e o desempenho continua ótimo.

Vale destacar que o ZSNES também oferece a opção de 3 graus diferentes de scanlines, se você quiser emular com maior perfeição o visual de uma televisão.

O Som

Não sou exatamente um expert nessa área, mas as opções são muitas. É possível escolher a freqüência do som, por exemplo. Eu jogo em 22050HZ, e o som fica ótimo. Acima disso, meu ZSNES dá umas gaguejadas. Eu acho que deve ser problema ou da minha placa de vídeo vagabunda ou do som onboard, você pode tentar freqüências mais altas por aí. Além disso, há opções para som estéreo, interpolação, low pass e até simulação de surround!

Opções diversas

Em Config > Paths você pode escolher os diretórios de ROMs, screenshots e save states. Para bater fotos da tela (screenshots) basta apertar “*” no teclado numérico. As fotos podem ser salvas em formato BMP ou PNG, oque pode ser definido na tela de opções do ZSNES. Para salvar seus jogos, há 10 slots de save states disponíveis.

O ZSNES oferece ainda alguma opções interessantes de configuração, que você acessa indo em Config > Options. Por exemplo, o IPS autopatching. Às vezes a comunidade prepara patches com traduções e outras alterações para um jogo específico. Se for o caso, coloque o arquivo do patch no diretório de save states, ou no diretório da ROM do jogo. O nome do IPS deve ser o mesmo da ROM, mudando apenas a extensão, desta forma:

TalesOfPhantasia.smc

TalesOfPhantasia.ips

TalesOfPhantasia.ip0

TalesOfPhantasia.ip1

Veja que o emulador aceita vários patches para um mesmo jogo. No exemplo acima, estou aplicando três patchs diferentes.

Há outros emuladores de SNES disponíveis no mercado, mas o ZSNES atendeu com sobras a todas as minhas exigências. Conhece um emulador melhor? Então poste aí nos comentários, sua opinião será muito bem-vinda!

Review: ZSNES, emulador de SNES
Tags:                 

19 ideias sobre “Review: ZSNES, emulador de SNES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.