Dossiê OLD!Gamer: Master System!

Nasceu, gente, nasceu!

dossie_mastersystem_capa

 

>>> COMPRE AQUI <<<

Peraí que eu já explico. Primeiro a divulgação, depois a diversão:

A história completa do grande console da Sega

Um console muito brasileiro
Apesar de ter nascido no Japão, é justo dizer que o Master System naturalizou-se brasileiro. O primeiro grande console de sucesso da Sega foi lançado nos principais mercados mundiais, mas foi no Brasil que ele encontrou um lar para se estabelecer definitivamente, lançou jogos exclusivos e criou uma enorme base de fãs fiéis. Nesta obra dedicada a memória desse console tão querido, você vai conhecer em detalhes a luta do Master System pelo seu lugar no mercado, suas curiosidades tecnológicas, os modelos e acessórios lançados no Brasil e ainda vai revisitar seus 330 jogos.

Entendido? Ok, então agora permitam-me contar a história deste livrinho, que se confunde com a história do próprio Gagá Games.

Voltemos ao já gagá ano de 2009. A Editora Europa tinha acabado de lançar a segunda edição da Old!Gamer com Phantasy Star na capa. Foi a primeira matéria que eu escrevi para uma revista, e para a minha surpresa, o biruta do Humberto Martinez, chefão da revista, não só não me xingou pelo meu trabalho como ainda me fez um convite irrecusável: “Topas escrever um livro inteiro sobre o Master System?”

É, gente, foi assim na lata mesmo. Não me preparou, não serviu champanhe, não veio de roupão me seduzir… o cara já soltou a bomba de uma vez. E eu, no ápice da minha paixão (pelos games!), topei na hora!

A ideia era que eu escrevesse um guia falando sobre todos, Todos, TODOS os jogos do Master System. Não nesse jeito longo e vagaroso que uso aqui no blog, porque aí não ficaria pronto nunca; seria um guia como aqueles guias antigos de vídeo… a turma do VHS está por aqui ainda ou já morreu? Lembram dos guias de vídeo? Aqueles livrinhos gordinhos, com uma penca de filmes, informações sobre elenco, diretor, ano de produção e uma breve descrição, tão lembrados? Pois é, algo nesse sentido.

dossie_mastersystem_jogos

 

Uma página do livrinho. Os maiores clássicos do console ganham um espaço maior, como é o caso do After Burner aí em cima.

Eu achei a ideia um barato. Esse formato ágil e completo é perfeito para um livrinho físico, que você pode ter sempre à mão, como os velhos guias de vídeo. Empolgado, resolvi me dedicar à hercúlea tarefa de jogar todos os jogos de Master System e, obviamente, escrever sobre todos eles.

Mas já que eu ia ter que jogar isso tudo… por que não compartilhar com vocês a minha “cruzada”? Sim, meus amigos, foi daí que nasceu a infame…

CRUZADA MASTER SYSTEM!

bann-cruzada_master_system

Ahá! Tão lembrados dessa doideira?

A Cruzada Master System começou no dia 23 de novembro de 2009 (primeiro post AQUI). Desde o início, a Cruzada era nada mais, nada menos que um diário online do meu trabalho de pesquisa para o livrinho que a Editora Europa está lançando hoje. Aliás, no parágrafo final do último post da Cruzada eu até dei uma dica:

À turma que acompanhou a cruzada, e especialmente aos que comentaram e contribuíram com opiniões e informações, eu agradeço. A cruzada Master System termina hoje, mas quem sabe se o velho Gagá ainda não tem um coelho para tirar de sua cartola?

Sim, eu sei o que vocês estão pensando: esse coelho deve ter umas orelhas beeeeeeeeeeem grandes, porque eu levei seis anos para acabar de puxar o danado, né? ^_^

Na verdade, o texto do livro ficou pronto pouco tempo depois do fim da cruzada, mas naquele vai e vem do mercado editorial, ele meio que caiu num limbo, esperando aquele momento de alinhamento perfeito onde o editor, o redator, o diagramador e o vendedor de amendoim estariam prontos para tocar o projeto. E esse momento tardou, mas chegou!

dossie_mastersystem_historia

É claro que o livro conta a história do console para vocês, né?

Ainda não tive acesso à versão final, mas me parece que depois desse tempo todo no casulo, o livro ganhou umas asinhas. O meu camarada Alexei Barros acrescentou algumas informações e expandiu consideravelmente algumas entradas. O excelentíssimo Fábio Santana entrevistou Stefano Arnhold, o “Sr. TecToy”, que capitaneou o lançamento do console e seus jogos no Brasil. Fechando o time, meu amigo de longa data, René “Kilgamma” Daré, criador de um fantástico emulador de Master System chamado Saya-RX, escreveu uma seção inteirinha descrevendo o hardware do Master System. É barba, cabelo e bigode.

O resultado está aí, velharada: um belo livrinho de 224 páginas listando e descrevendo todos os jogos lançados para o console. Tem até umas bizarrices no meio. Não, não é uma coletânea de textos gigantescos com mega-análises exaustivas sobre cada jogo; é um guia completinho, prático e delicioso para vocês terem na estante, ao alcance das mãos, para consultar quando quiserem informações rápidas sobre um joguinho, ou para devorar de ponta a ponta e viver novamente toda a louca e divertida história desse console maravilhoso que foi o Master System — inclusive, os jogos são apresentados em ordem cronológica para tornar a viagem ainda mais real. Afinal, é um jogo… mas poderia ser verdade.

Espero de coração que todos apreciem este livrinho. Como os posts da Cruzada Master System do Gagá Games comprovam, eu me diverti imensamente escrevendo esse negócio, e ainda tive a oportunidade de fazer isso com todos vocês ao meu lado. Agora, está aí o resultado da nossa aventura, meus amigos. Muito obrigado a todos vocês pela companhia, pelo apoio e pelas muitas risadas que compartilhamos ao longo desse trabalho!

dossie_mastersystem_arte

* * *

Ficha Técnica

Número de páginas: 224
ISBN: 9788579603143
Idioma: Português
Coleção: Biblioteca OLD!Gamer

>>> COMPRE AQUI <<<

ATENÇÃO: O livro não será vendido em bancas. Quem não quiser comprar online poderá adquirir o livro nas melhores livrarias do Brasil. Se vender bem, de repente sai nas piores também 😛

About Orakio Rob, "O Gagá"

Dono do império corporativo Gagá Games, o velho Gagá adora falar sobre si mesmo em terceira pessoa. E sim, é ele mesmo que está escrevendo este texto.