Nasceu, gente, nasceu!

dossie_mastersystem_capa

 

>>> COMPRE AQUI <<<

Peraí que eu já explico. Primeiro a divulgação, depois a diversão:

A história completa do grande console da Sega

Um console muito brasileiro
Apesar de ter nascido no Japão, é justo dizer que o Master System naturalizou-se brasileiro. O primeiro grande console de sucesso da Sega foi lançado nos principais mercados mundiais, mas foi no Brasil que ele encontrou um lar para se estabelecer definitivamente, lançou jogos exclusivos e criou uma enorme base de fãs fiéis. Nesta obra dedicada a memória desse console tão querido, você vai conhecer em detalhes a luta do Master System pelo seu lugar no mercado, suas curiosidades tecnológicas, os modelos e acessórios lançados no Brasil e ainda vai revisitar seus 330 jogos.

Entendido? Ok, então agora permitam-me contar a história deste livrinho, que se confunde com a história do próprio Gagá Games.

Voltemos ao já gagá ano de 2009. A Editora Europa tinha acabado de lançar a segunda edição da Old!Gamer com Phantasy Star na capa. Foi a primeira matéria que eu escrevi para uma revista, e para a minha surpresa, o biruta do Humberto Martinez, chefão da revista, não só não me xingou pelo meu trabalho como ainda me fez um convite irrecusável: “Topas escrever um livro inteiro sobre o Master System?”

É, gente, foi assim na lata mesmo. Não me preparou, não serviu champanhe, não veio de roupão me seduzir… o cara já soltou a bomba de uma vez. E eu, no ápice da minha paixão (pelos games!), topei na hora!

A ideia era que eu escrevesse um guia falando sobre todos, Todos, TODOS os jogos do Master System. Não nesse jeito longo e vagaroso que uso aqui no blog, porque aí não ficaria pronto nunca; seria um guia como aqueles guias antigos de vídeo… a turma do VHS está por aqui ainda ou já morreu? Lembram dos guias de vídeo? Aqueles livrinhos gordinhos, com uma penca de filmes, informações sobre elenco, diretor, ano de produção e uma breve descrição, tão lembrados? Pois é, algo nesse sentido.

dossie_mastersystem_jogos

 

Uma página do livrinho. Os maiores clássicos do console ganham um espaço maior, como é o caso do After Burner aí em cima.

Eu achei a ideia um barato. Esse formato ágil e completo é perfeito para um livrinho físico, que você pode ter sempre à mão, como os velhos guias de vídeo. Empolgado, resolvi me dedicar à hercúlea tarefa de jogar todos os jogos de Master System e, obviamente, escrever sobre todos eles.

Mas já que eu ia ter que jogar isso tudo… por que não compartilhar com vocês a minha “cruzada”? Sim, meus amigos, foi daí que nasceu a infame…

CRUZADA MASTER SYSTEM!

bann-cruzada_master_system

Ahá! Tão lembrados dessa doideira?

A Cruzada Master System começou no dia 23 de novembro de 2009 (primeiro post AQUI). Desde o início, a Cruzada era nada mais, nada menos que um diário online do meu trabalho de pesquisa para o livrinho que a Editora Europa está lançando hoje. Aliás, no parágrafo final do último post da Cruzada eu até dei uma dica:

À turma que acompanhou a cruzada, e especialmente aos que comentaram e contribuíram com opiniões e informações, eu agradeço. A cruzada Master System termina hoje, mas quem sabe se o velho Gagá ainda não tem um coelho para tirar de sua cartola?

Sim, eu sei o que vocês estão pensando: esse coelho deve ter umas orelhas beeeeeeeeeeem grandes, porque eu levei seis anos para acabar de puxar o danado, né? ^_^

Na verdade, o texto do livro ficou pronto pouco tempo depois do fim da cruzada, mas naquele vai e vem do mercado editorial, ele meio que caiu num limbo, esperando aquele momento de alinhamento perfeito onde o editor, o redator, o diagramador e o vendedor de amendoim estariam prontos para tocar o projeto. E esse momento tardou, mas chegou!

dossie_mastersystem_historia

É claro que o livro conta a história do console para vocês, né?

Ainda não tive acesso à versão final, mas me parece que depois desse tempo todo no casulo, o livro ganhou umas asinhas. O meu camarada Alexei Barros acrescentou algumas informações e expandiu consideravelmente algumas entradas. O excelentíssimo Fábio Santana entrevistou Stefano Arnhold, o “Sr. TecToy”, que capitaneou o lançamento do console e seus jogos no Brasil. Fechando o time, meu amigo de longa data, René “Kilgamma” Daré, criador de um fantástico emulador de Master System chamado Saya-RX, escreveu uma seção inteirinha descrevendo o hardware do Master System. É barba, cabelo e bigode.

O resultado está aí, velharada: um belo livrinho de 224 páginas listando e descrevendo todos os jogos lançados para o console. Tem até umas bizarrices no meio. Não, não é uma coletânea de textos gigantescos com mega-análises exaustivas sobre cada jogo; é um guia completinho, prático e delicioso para vocês terem na estante, ao alcance das mãos, para consultar quando quiserem informações rápidas sobre um joguinho, ou para devorar de ponta a ponta e viver novamente toda a louca e divertida história desse console maravilhoso que foi o Master System — inclusive, os jogos são apresentados em ordem cronológica para tornar a viagem ainda mais real. Afinal, é um jogo… mas poderia ser verdade.

Espero de coração que todos apreciem este livrinho. Como os posts da Cruzada Master System do Gagá Games comprovam, eu me diverti imensamente escrevendo esse negócio, e ainda tive a oportunidade de fazer isso com todos vocês ao meu lado. Agora, está aí o resultado da nossa aventura, meus amigos. Muito obrigado a todos vocês pela companhia, pelo apoio e pelas muitas risadas que compartilhamos ao longo desse trabalho!

dossie_mastersystem_arte

* * *

Ficha Técnica

Número de páginas: 224
ISBN: 9788579603143
Idioma: Português
Coleção: Biblioteca OLD!Gamer

>>> COMPRE AQUI <<<

ATENÇÃO: O livro não será vendido em bancas. Quem não quiser comprar online poderá adquirir o livro nas melhores livrarias do Brasil. Se vender bem, de repente sai nas piores também 😛

Dossiê OLD!Gamer: Master System!

50 ideias sobre “Dossiê OLD!Gamer: Master System!

  • 15/09/2015 em 5:30 pm
    Permalink

    Rapaz, que viagem foi essa! Fiquei muito feliz de ver esse projeto finalmente ficar pronto. E não pensem que eu levava isso numa boa: toda vez que eu passava na frente da estação butantã da linha amarela, na rua da editora, pensava: “Caramba, o governo começou essa obra ao mesmo tempo em que começamos o livro do Master System e eles já acabaram. Será possível que eu sou mais lento do que o PSDB?”. Mas está aí, pronto, bonito e cheiroso (e sem enriquecimento ilícito, infelizmente).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/09/2015 em 6:00 pm
    Permalink

    Mestre Gagá, vc é um mito! Sério mesmo, parabéns por este livro que deve estar fantástico! Sempre quis comprar esses livros dedicados a consoles que tem la fora custando um rim, e agora você escreve um sobre um dos meus consoles prediletos! Com certeza vou comprar! Abraços!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/09/2015 em 6:30 pm
    Permalink

    Valeu pelo apoio, pessoal! Espero que curtam o livro!

    Humberto Martinez,

    Tá vendo só, chefe? Já podemos montar nosso próprio partido político! Eu sugiro “Partido dos Procrastinadores” ^_^

    Adinan:
    Sempre quis comprar esses livros dedicados a consoles que tem la fora custando um rim, e agora você escreve um sobre um dos meus consoles prediletos! Com certeza vou comprar!

    Raios! Eu falei pro Humberto que a gente podia vender a pelo menos 69 pratas, mas ele insistiu em 29! ^_^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/09/2015 em 10:43 pm
    Permalink

    bons tempos de master system!!!! lembro de passar em lojas de eletrodomésticos e sempre via o master system ligado, as vezes ia lá jogar um pouco,,, saudades….bons tempos de Alex Kid, out run, super monaco gp e muitos outros,,,,bons tempos

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/09/2015 em 1:37 am
    Permalink

    Caro gagá

    Vejo seu blog a muito tempo. Vejo também o cosmic efect e vi um video seu la que me motivou muito a comprar meu wiiu. E não e que o star fox vai chegar? que vc queria tanto. Olha eu coleciono a revista Oldgamer. Tenho todas as edições. E AMO o master System. Tenho o meu com meu cartucho original de Phantasy Star. Eu tenho outros cartuchos e tenho um everdrive pra ele. Assim esse dossie chegou em boa hora. O master mora em meu coração desde aquele dia em que matei aula pra jogar alex kid in miracle world. Obrigado pela dedicação e trabalho. Admiro muito vc e suas opinioes. Respeito seu trabalho. Amo a edição n 2 da materia do phantasy star. Valeu msm. Abraços.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/09/2015 em 7:19 am
    Permalink

    Hahaha… Um easter egg de quase seis anos de idade? Fomos enganados novamente haha… Agora me pego pensando… To ficando velho… Lembro da galera comemorando o primeiro ano da Gazeta de um sistema solar problemático… Enfim, desde ontem garanti minha pré compra, pois quem viveu a fase do master no Brasil sabe que ela foi mais marcante que o próprio console war 16 BIT… Que tal autografar minha edição hein Gagá? (Ja que vai ser difícil contactar a Pamela Anderson, serve o seu)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/09/2015 em 7:28 am
    Permalink

    helisonbsb,

    O que eu mais me lembro é de quando juntava tanta gente, mas tanta gente na casa de um amigo meu para jogar Jogos de Verão que nem o modo para oito jogadores bastava!

    Moysés Frazão,

    É, meu camarada, Star Fox! Tá todo mundo malhando dizendo que os gráficos tão ruins, que os controles parecem uma droga e eu NÃO TÔ NEM AÍ! TÔ ACHANDO TUDO LINDO! EU QUERO!!! ^_^

    Valeu demais pelas palavras, é importante pra caramba para mim saber que alguém curte essas maluquices que eu escrevo. Abração!

    Vinny Segata Pinheiro,

    Gostou do easter egg de seis anos? Pois experimente pegar a primeira letra de cada post do Gagá Games e colocar em sequência e… peraí, peraí, é brincadeira, he he!

    Valeu pelo apoio ao longo dos anos, Vinny! Abração e volte sempre!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/09/2015 em 8:08 am
    Permalink

    Quanto tempo velho babão, como estão as artrites?

    Rapaz, sabe que foi aniversário do Kamus e do Samuel Batista, ambos do Retrobits e eu não encontrei um presente a altura destes grandes amigos, que nasceu no virtual e hoje vai além disso… não, não é nada disso que você está pensando, hahaha…

    Além de adquirir um exemplar para mim, será um presente expressivo para os meus dois amigos.

    Excelente trabalho, forte abraço dos seus amigos do finado Retrobits!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/09/2015 em 10:10 am
    Permalink

    oi velho amigo.

    estou passeando na net e vejo isso e falo:

    AAAAAAAHHHHHHHHRRRRRRRRRRGGGGGGGHHHHHHHHH!!!!

    Quase cai da cadeira….

    Voltando ao planeta Terra, que infelizmente está com correios em greve, anyway.

    Quero um para mim, você me doa um?

    To brincando, assim que pintar a grana quero ler seu livro e faço questão.

    Ah seu manual do SEGA CD E O Jogo Sewer Shark estã aqui guardados esperando uma oportunidade de mandar sem ônus para você.

    Só preciso do seu endereço amigo, pode me mandar?!

    No mais um forte abraço e obrigado pelas novas.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/09/2015 em 10:53 am
    Permalink

    Caramba Orakio, parabéns cara! Já tinha me atiçado para comprar quando vi o anúncio do livro no face da editora, ao saber que é de sua lavra então… parabéns!!!

    Agora quero ver uma tradução oficial sua do PS Compendium saindo com capa dura, edição de luxo e assinada pela Rieko Kodama 😛

    A propósito, volta com o site pô, saudades de entrar aqui todo o dia.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/09/2015 em 9:54 pm
    Permalink

    Pow, tu escreveu um livro! Agora só falta plantar uma árvore e vc já pode bater o cartão de saída. Kkk
    Brincadeiras à parte, parabéns pela conquista!!
    Para ficar melhor ainda, só se o gagá games voltasse à ativa.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/09/2015 em 1:01 am
    Permalink

    Pois é… Depois de The Last Guardian, Shenmue 3, remake do Final Fantasy VII, remake do Resident Evil 2… livro do Master System saindo da geladeira… 2015 é o ano das realizações. =P

    Eu sabia que você tinha começado a escrever o livro há muitos anos, mas não sabia que foi exatamente o seu segundo trampo depois do Phantasy Star. Eu realmente nem consigo imaginar o trabalho que deu jogar tudo e organizar os nomes dos jogos, coletâneas… E, claro, colocar tudo no papel.

    Também espero que o povo goste do resultado!

    Abração!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/09/2015 em 10:33 am
    Permalink

    Mais uma vez, obrigado a todos pelos comentários!

    Vinny Segata Pinheiro,

    Sério que você é confeiteiro? A minha esposa é cake designer nas horas vagas ^_^

    Boca-Fox:
    Quanto tempo velho babão, como estão as artrites?

    O que tá matando agora são os joelhos! Ê velhice braba!

    Abração para a turma do Retrobits, altas lembranças!

    Ulisses Seventy Eight,

    Opa, depois te mando o endereço! E pena eu não ter uns exemplares para distribuir como cortesia, eu certamente te encaminharia um! Valeu pelo apoio esse tempo todo.

    Cristiano,

    Eu juro que o PSG1 sai até o fim do ano! Tá pronto, é que eu sou lento pra caramba pra testar, mas vou mandar para uns amigos me ajudarem no fim de semana.

    Jefferson (Beren),

    Sabe como é, morremos… mas tamos aí ^_^ Abração, meu caro!

    drac0nian,

    Opa, meu livrinho chegando a terras portuguesas! Que inveja desse livro, eu e a minha esposa temos uma baita vontade de conhecer Portugal (o pai dela, inclusive, é 100% português).

    Alexei Barros,

    Eu já tava prestes a fazer um kickstarter para lançar esse livro, mas o meu amigo pessoal, Yu Suzuki, pediu que eu esperasse um pouco para não atrapalhar a campanha do Shenmue 3 😛

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/09/2015 em 2:16 pm
    Permalink

    Realmente muito legal ver coisas desse tipo sair do papel, parabéns ao Gagá e todos envolvidos no projeto, vocês estão sempre mexendo e movimentando o cenário gamer brasileiro, nós seremos sempre gratos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/09/2015 em 7:04 am
    Permalink

    Pois é gaga. Vendo sua cruzada master system percebo que vc deixou uma dica pra gente.

    “A cruzada Master System termina hoje, mas quem sabe se o velho Gagá ainda não tem um coelho para tirar de sua cartola?”

    Eu que estava esperando cono vc Ansiosamente pelo Star Fox vi está madrugada que ele foi adiado. O próprio myamoto se desculpou e disse que precisa polir mais o game. Agora é esperar. Dou uma dica pra vc. Vc ja jogou o Star Fox Assault do Gamecube? Estou jogando que nao havia jogado. Ele é um jogão. É… a Nintendo fez parceria na época com ninguém menos que a namco criadora da série ace combat. O jogo e muito bom. Recomendo como espera pelo novo. Valeu cara. Obrigado por responder.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/09/2015 em 7:11 am
    Permalink

    Quando um colega me mandou a foto do livro fiquei desesperado! Kkkk o master faz essas coisas com a gente. Ai senti que o orakio estaria por traz de alguma coisa. Me surpreendi quando vi que o projeto era dele. Valeu pelo esforço. Sabendo como foi sua matéria para a Oldgamer n2 do especial phantasy star tenho certeza que estara epico este livro que vou folear e guardar com muito carinho. Já fiz a compra. Valeu

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/09/2015 em 7:46 am
    Permalink

    Estou aqui na expectativa esperando minha suada compra de um game do wiiu. Comprei o kirby. Minha filha adora. Receberei ele hoje. Os jogos da nintendo estao tao caros que temos que literalmente quebrar o cofrinho pra conseguir um título.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/09/2015 em 8:34 am
    Permalink

    Tenho todas as Old!Gamer e é claro que não vou perder essa. Vi no UOL Jogos e comprei na hora. Acho ótimo essa iniciativa. Apesar da Old! ser perfeita, um dossiê desse era o que faltava. Será que é sonhar demais ter um desses de Super Nes e Mega Drive?
    Inclusive Humberto, boa idéia essa da revista temática.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/09/2015 em 11:37 am
    Permalink

    Vi o anúncio do Dossiê e fiquei bastante interessado em comprar, quando vi que foi escrito pelo Senhor Gagá eu tive certeza absoluta e comprei na hora.

    Por se tratar de um dos meus videogames favoritos, ficarei feliz em ter esse livro por perto sempre que bater aquela nostalgia com o 8-bits da sega.

    Já estou ansioso pela chegada do livro 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/09/2015 em 7:48 pm
    Permalink

    Parabéns pelo Livro. Pelo que eu entendi, você é o autor principal, tendo os outros escrito partes e fazendo complementos? Sobre as Cruzadas, alguma chance da NES virar livro também? A da Cruzada Jaguar eu sei que não vai virar livro, pois ninguém compraria. A não ser se fosse livro de piadas. kkkkkk

    Grande Abraço!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/09/2015 em 1:03 am
    Permalink

    Poxa cara! Descobri o seu site por conta do livro, em busca do autor e de umas imagens dele. Comprarei sem dúvidas! O trabalho parece ter ficado lindo e eu realmente vou me deliciar com a leitura! Só fiquei triste com uma coisa: Pensava que seria uma série de livros, um para cada console, com o mesmo tipo de apresentação que você usou mas ‘detalhando’ os jogos de cada plataforma até o fim da sétima geração. Se quiser formar uma equipe para isso, pode convocar que me inscreverei sem dúvidas =DDD
    No mais, parabéns pelo excelente trabalho^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/09/2015 em 2:40 pm
    Permalink

    Ai seu velho sem vergonha. Finalmente!
    Parabéns pelo livro (ansioso para adquiri-lo)!
    Agora que você terminou essa saga, bem que poderia terminar a Cruzada Nintendinho, né?
    Será que ela vai render um livro também?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/09/2015 em 8:01 am
    Permalink

    Moysés Frazão,

    Cara, eu ainda não terminei nem o Star Fox 64… é, eu sei, heresia total!

    Valeu por promover o livro!

    GUilherme,

    Bryan,

    Eu não tô sabendo de nada oficial, mas conhecendo o Humberto, aposto que ele está morrendo — não, reencarnando! — de vontade de lançar mais livros sobre outros consoles. Vamos torcer!

    E Bryan, aproveite para dar uma passeada pelo blog que tem muita coisa doida por aqui para você conhecer, he he! Abração!

    SuperRPG,

    Opa, mais um fã do Cosmic Effect! Bem-vindo!

    Piga “the ancient alien”,

    Boa essa da Cruzada Jaguar, he he! Foi bem divertido quando você fez aquela cruzada ^_^

    Eu escrevi sobre todos os jogos. Tinha um limite de palavras para a descrição de cada jogo, e um limite maior para jogos que eu considerasse clássicos e merecessem um destaque.

    Pelo que entendi, o Alexei corrigiu algumas imprecisões no meu texto e deu destaque a mais alguns jogos, então ele expandiu o texto desses destaques, já que eles pedem uma descrição maior.

    J.F. Souza (Yoz),

    Valeu pela divulgação, Yoz!

    Dcnautamarvete,

    Dcnauta sempre na área! Valeu, garoto!

    Marcio,

    Quando fiz a Cruzada Nes eu não tinha essa pretensão, mas se eu tivesse tempo livre, certamente pediria ao Humbertão para me deixar fazer um livro também. Se bem que meu sonho mesmo era fazer um livro do Mega Drive… por que raios o dia não tem 48 horas, hein?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/09/2015 em 3:34 pm
    Permalink

    Na próxima vez que eu ver um japonês segurando uma daquelas enciclopédias do Mega Drive, apenas em Japonês, vou mostrar com orgulho uma cópia do Dossiê Master System, apenas em Português e dar um sorrisinho irônico. ^^

    Aliás, adorei o formato! Quando sai o próximo da saga (não adianta esconder o jogo)?

    Abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 26/09/2015 em 9:56 pm
    Permalink

    Amigo Gagá, uma palavra para este momento: SENSACIONAL !!!!
    Parabéns por este material que será histórico e já esta adquirido e aguardando o envio ….
    Ps. Vou comprar 2 cópias e enterrar uma delas para meu filho ficar rico no futuro vendendo esta relíquia !!!! Rsrs …

    Abraços.
    Marcelo Palmiéri

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/10/2015 em 12:11 am
    Permalink

    Pô Gagá! Pede pra editora liberar logo o livro, fiz a pré venda e tão adiando o envio direto, quero logo ler isso! hahaha

    Brincadeiras ( nem tando XD ) a parte, espero que escreva um livro menos “catálogo” um dia. Adorava ler suas histórias pessoais envolvendo os jogos. Quem sabe um dia lance um livro mesmo? ( embora seja chato ler sem nenhuma ilustração, garanto que adoraria ).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.