Não tô brincando não, rapá, é sério! Olha as fotos aí:

Mas... é o Ganon do Zelda 1... com gráficos do Zelda 3? zeldabs-mapa_geral

Calma, fã de Zelda, pare de tremer! Olha o coração! Senta que lá vem a história…

Satellaview

O Satellaview é um modem que opera via satélite, lançado pela Nintendo apenas no Japão para o Super Famicom em 1995. O lance é que ele operava meio que como um canal de TV a cabo, e os jogos não eram baixados e armazenados para sempre no seu videogame como acontece hoje em dia. Você só podia se conectar e jogar em horários específicos, como se fosse um programa de TV. Muito louco, hein? Para emular isso, então, é um desastre.

Telinha de "now loading" do jogo.
Telinha de "now loading" do jogo.

A Nintendo lançou alguns jogos da série Zelda para o aparelhinho. Um foi Zelda 3, grandes coisas… mas outro era um remake do Zelda original de NES, tipo Mario All-Stars! E ainda um Zelda 3 com trama diferente!

O primeiro é basicamente o mesmo jogo do NES, só que com gráficos melhorados, boas mudanças no mapa do mundo e labirintos completamente diferentes. Foram “transmitidas” duas partes, conhecidas como Mapa 1 e Mapa 2. Cada mapa era dividido em quatro episódios, ia um ao ar por semana. Um reloginho marcava a hora na tela, e em horários específicos ocorriam alguns eventos especiais. Parece até aquelas festas doidas que pipocam nos servidores de alguns MMORPGs contemporâneos. O personagem principal não era o link, mas há hacks que permitem jogar com ele.

Mas não parou por aí não… ainda teve o Zelda no Densetsu Kodai no Sekiban (The Legend of Zelda: The Ancient Stone Tablets). Este é basicamente o Zelda 3 de SNES, só que com uma nova trama e um pouco mais fácil. Cada semana uma parte nova do jogo era liberada. Bizarro, hein?

zeldabs-overworld bszelda-boy

À esquerda, o remake do Zelda original. À direita, “The Ancient Stone Tablets”.

A maior comédia é que como os jogos eram “transmitidos” ao vivo, às vezes um narrador japonês entrava falando umas coisas. Quando o tempo de jogo estava acabando ele ficava mais enérgico, naquela de “vai lá, cara, o tempo vai acabar!”.

Felizmente, essas preciosidades podem ser baixadas neste site. Cada jogo tem uma entrada “Files” no menu da esquerda, onde é possível baixar roms com patches variados. Atenção, pois não há crack para o limite de tempo do jogo, ou seja, não zerou antes do tempo limite é gameover, como se você estivesse jogando no Satellaview. Há várias versões disponíveis das ROMs, algumas com e outras sem limite de tempo. Dê uma boa olhada na página de downloads e escolha bem. As roms podem ser jogadas nos tradicionais emuladores de SNES.

Agora digam aí, o Gagá é ou não é um bom camarada por compartilhar essas coisas com vocês? 🙂

UPDATE: As roms rodam no ZSNES mais recente, mas acho que não no Snes-9x.

Zelda I para… SNES? Oficial da Nintendo? Não brinca?

13 ideias sobre “Zelda I para… SNES? Oficial da Nintendo? Não brinca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.