bann-ultima_i

Bom, vamos nos preparar para começar o jogo. Decidi não recorrer ao Gamefaqs ou a outros recursos online para zerar Ultima. Vou TENTAR, não é promessa. Vamos ver se eu consigo. E também vou TENTAR não usar save states, mas sim os recursos de save originais do jogo.

Sendo assim, decidi recorrer à documentação que acompanha o jogo para que a experiência seja bem próxima à que um jogador teria na época. Vamos ler o manual juntos?

O manual começa contando a história. O mago Mondain espalhou criaturas horripilantes por Sosaria, e essas criaturas atacam seus habitantes e destroem o que veem pela frente. Os nobres de Sosaria, embriagados por suas próprias ambições, retiraram-se para suas fortalezas, de onde esperam assistir de camarote à queda dos nobres rivais. Com isso, quem sofre é o povo, que só encontra abrigo trabalhando duro, muito duro para reis autoproclamados. Felizmente, o jovem Lord British é diferente, e sonha com uma Sosaria pacífica e unificada. Mas não vamos controlar Lord British, e sim um viajante que chega ao seu castelo…

ultima1-mapas
Estes mapas acompanham o jogo. Legal, hein?

O manual explica que há quatro raças (humanos, elfos, anões e bobbits) e quatro profissões (guerreiros, clérigos, magos e ladrões). Explica ainda que cada reino tem um rei com algo a oferecer aos aventureiros, além de perigosos bobos da corte (!). Os labirintos espalhados pelo mapa estão cheios de criaturas invocadas por Mondain, mas também escondem muitos tesouros.

Aí chegamos à parte mais doida do manual, que diz que Mondain fez aliança com criaturas que caminham nas estrelas e que estão prontas para cair matando em cima do povo. Segundo os profetas, quando surgir o herói capaz de enfrentar essas criaturas, os meios também surgirão. Um manuscrito misterioso foi encontrado na base do monte Drash e parece conter instruções para o uso de alguma forma de transporte. Aí vem o conteúdo do documento que, acreditem se quiser, é o conjunto de instruções para como jogar… no espaço! Há toda uma explicação bizarra sobre a movimentação no grid espacial de 49 setores e sobre como dar saltos espaciais. Eu realmente não esperava encontrar algo como “apenas um ônibus espacial possui escudos de calor, qualquer outro veículo é incinerado ao colidir com uma estrela” no manual de um velho RPG medieval.

Amanhã a gente acaba de ler o manual, eu juro…

Diário de bordo: Ultima I, 01/09/2009
Tags:                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.