bann-starflight

Olha aí que coisa diferente, velharada, um diário de bordo espacial!

Starflight_001Depois de encarar uma aventura de capa-e-espada com Tales of Phantasia, travar combates com exércitos em Langrisser, unir-me ao capeta para enfrentar o todo-poderoso em Shin Megami Tensei e mergulhar numa piscina de naftalina com um RPG do início da década de 80 em Ultima I, eu me perguntei: e agora, José?

Aí, ao escrever aquele post sobre artes incríveis baseadas em games eu me lembrei de um dos jogos mais maravilhosos e injustiçados da história dos consoles, o fabuloso S T A R F L I G H T!!!

“Mas que jogo esse? Eu nunca ouvi falar dele, Gagá!”

Calma criança! Prepare-se para conhecer uma daquelas pérolas ocultas da biblioteca do Mega Drive. StarFlight é uma espécie de RPG espacial, onde você explora sistemas solares, trava contato com alienígenas, busca por minério e combustível na superfície dos planetas e muito mais.

Starflight_149 Starflight_296

À esquerda: buscando minério em um planeta simpático. À direita: contato com um extraterrestre nada simpático…

A coisa que mais impressiona no Starflight é a dimensão da coisa toda: há uma cacetada de sistemas a serem visitados, todos com planetas dos mais variados. Há planetas cobertos pelo gelo, por florestas e afins. Coisa fina, muito fina mesmo, especialmente para os amantes de Star Trek, já que o jogo cai pesado na ciência, e você precisa treinar oficiais de ciências, navegação e afins para prosseguir.

Não posso contar mais para não estragar as surpresas. Na verdade, eu mesmo joguei muito pouco Starflight, porque na época o jogo era alugado, agora tenho aqui no PCzão… sempre quis zerar o jogo, porque na época fiquei impressionadíssimo com a profundidade dele. O original acompanha um baita manual com cara de “documento secreto”, um mapa interestelar… Eu só consegui baixar a versão do manual do PC, que pelo que o Wahshington me disse em outro post é bem menor e menos interessante (o do Mega Drive tem 150 páginas!). Mas serve. Se alguém tiver um scan do manual original, já sabe o que fazer.

starflight
Um cara estava vendendo no Mercado Livre a cinquenta pratas. Deu vontade...

Aliás, o jogo teve versões para vários computadores, mas a versão do Mega Drive parece ser a melhor de todas. O jogo serviria como inspiração para o clássico “Star Control”.

E então, vamos desbravar o universo? Amanhã a gente começa dando uma boa olhada no manual!

Diário de bordo espacial: Starflight, 20091005M
Tags:             

10 ideias sobre “Diário de bordo espacial: Starflight, 20091005M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.