Ok, eu sei que isso é mais ou menos como um cara assumir que não gosta dos Beatles na frente do sogro que foi hippie, mas eu tenho que dizer: não sou muito chegado a Rocket Knight Adventure (doravante RKA, por que esse nome é grande pacas). Pronto, falei.

rka-novo
O novo jogo da série, feio que nem um cruz-credo. Tragam os sprites bonitinhos de volta!

Se você é um cara esperto e acompanha o Gagá Games no Twitter, já deve saber que tem um novo jogo da série vindo por aí. Todo mundo ficou felizão com a notícia, e eu fiquei meio deslocado porque NUNCA tinha jogado RKA. É, pode rir da minha cara e contar para os seus avós, o Gagá nunca tinha jogado esse jogo.

Antes tarde do que nunca, e esse papo do jogo novo fez com que eu me empolgasse. Até porque o jogo é elogiadíssimo pela crítica, e é difícil achar alguém falando mal dele…

… então eu pretendo ser o pioneiro 🙂

Ué? O jogo é ruim, Gagá?

sparksterNão é bem assim, meu netinho. RKA tem uma boa leva de características louváveis, e talvez seja bom começar falando delas.

Sendo um jogo de plataforma da Konami, RKA faz uso de sua “herança” com muita engenhosidade. Quando o jogo começa, você tem a impressão de estar jogando Contra. Mais adiante, tem a sensação de estar jogando Gradius. Essa mistura de shooter com plataforma é criativa e interessante. Eu diria que foi uma ótima ideia. O problema é que um mês depois, a Treasure (formada por antigos membros da Konami) lançaria Gunstar Heroes, que alcançaria a perfeição com uma ideia muito parecida.

O jogo está muito, muito longe de ser ruim, e eu definitivamente acho que você deve experimentar, porque pode acabar gostando. Só que, para mim, ele tem uns defeitos imperdoáveis.

Mas afinal, qual é o problema do jogo?

rka-monstro_marinho
Esse chefe é totalmente Gradius.

Bom, para começar, o jogo é uma confusão dos diabos. Não uma confusão positiva, no sentido de “difícil pra caramba com tiro para todo lado”. O ataque do protagonista Sparkster é uma espadada que também dá uns tiros meio esquisitos. Você pode dar várias espadadas seguidas, mas o tiro exige um pequeno intervalo para sair novamente. Esse pequeno intervalo confunde um pouco as coisas, e o resultado é um ataque que pode te deixar na mão nas piores horas.

Outra coisa que incomoda é o ataque especial. Quando você segura o botão de tiro, uma barrinha enche. Quando ela estiver cheia, é só soltar o botão para que Sparkster gire que nem doido ou saia voando com seu foguete (se o direcional estiver pressionado em alguma direção). Os ataques são interessantes, especialmente o do foguete, só que há um problema fundamental: quando a tela está limpa de inimigos, por exemplo, você deixa o botão apertado enquanto anda, para já ir carregando o ataque. Só que aí pinta um inimigo borocoxô que pode ser derrotado com um tiro mesquinho e você não pode voltar atrás, porque ao soltar o botão para dar um tiro o maldito do Sparkster sai voando que nem um imbecil… Se o Mega Drive tem três botões, por que não dedicar um exclusivamente ao ataque especial?

Com esses problemas, a sensação é de vulnerabilidade total. Você sempre tem a impressão de que a qualquer momento vai levar uma lapada ou perder o controle do personagem. Sei que em alguns jogos isso pode ser bom, pondo uma pressão psicológica. Não é o caso deste aqui.

Se esse cara já morreu, por que ele continua aí me atrapalhando?
Se esse cara já morreu, por que ele continua aí me atrapalhando?

Mais um detalhe que confunde um bocado a ação é que quando você acerta um inimigo ele não explode ou desaparece no ato: o sprite do boneco muda para um outro engraçadinho, mostrando que o cara se deu mal. Só que num jogo em que os inimigos vem correndo para cima de você isso polui a tela, e como você não pode “metralhar” o botão de ataque, porque o tiro demora a recarregar, o resultado não é bom, especialmente quando os infelizes ainda ficam correndo pela tela em desespero depois de derrotados. Melhor seria se os caras sumissem no ato: morreu > pimba!

As fases são muito loucas, e muitas vezes surpreendem o jogador: a ponte quebra e você sai lutando enquanto escorrega pela cachoeira, o fogo toma conta da tela e labaredas são lançadas contra você, Sparkster sai voando numa típica fase de shooter espacial… isso tudo é muito positivo. Os chefes são criativos e inusitados, e exigem que você memorize seus padrões de ataque, num “balé” coreografado típico dos melhor joguinhos de nave do mercado, o que é algo admirável em um jogo de plataforma. Uma pena o foguetinho do protagonista não ter sido melhor aproveitado, seria muito legal se as fases estivessem entupidas de caminhos e áreas secretas que só pudessem ser acessadas voando.

Sinto que cheguei muito perto de gostar de RKA. O jogo faz muitas coisas bem, é inovador e interessante. Só que a jogabilidade matou para mim. Depois de alguns minutos eu já estava com dor de cabeça. Parece que o problema do botão do ataque especial foi resolvido na continuação do jogo, quem sabe eu curta mais ele. Deste aqui, eu desisto.

Ok, podem começar a lançar os ovos e tomates. Se forem me xingar, não baixem muito o nível, usem no máximo um “biltre” ou “miserável”. Ou, se acharem melhor, escutem o podcast do Retronauts que saiu do forno agorinha falando sobre o jogo. Eu vou lá conferir se algum doido concorda comigo.

Podem me bater: não curto Rocket Knight Adventure

22 ideias sobre “Podem me bater: não curto Rocket Knight Adventure

  • 08/10/2009 em 11:13 pm
    Permalink

    Fala, velhaco!

    Eu também nunca joguei esse jogo, mas, como um grande fã da Konami (desde os tempos do MSX), acho sua crítica muito tendenciosa… 😉

    Ah, gostaria de fazer um pedido também: mande a imagem que eu pedi por email. Vou tentar transformar em vetorial aqui!

    Abraços

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/10/2009 em 11:16 pm
    Permalink

    Primeiro eu XD, ja vou chegar na voadora no peito dBrino véio:

    NÃO GAGA, NÃÃÃÃÃÕO,ROCKET KNIGHT NÃÃÃÃÃOOO, EU PROIBO VOCÊ DE NÃO GOSTAR DESSE GAME AHuahUHAUhaUAuhau

    Brincadeira gagá, vc tem todo o direito de não gostar, mas vc é a unica criatura viva que eu conheço, e olha que eu conheço gente pra caramba, que assume que não gosta desse game!!

    Quando eu vi o topico no meu RSS, ja logo pensei “O VÉIO DEVE TA FALANDO DA VERSÃO DE SNES, QUE É BEM PORCA MESMO PERTO DA DE MEGA”, e pra minha surpresa, não era XD!!!

    Me fez cair o queicho aqui! pqp, eu ADORO ESSE GAME, MUITO, PRA MIM É UM DOS MELHORES GAMES DE MEGADRIVE QUE EXISTEM!
    Eu acho que a Konami acertou em cheio em tudo, e não concordo com nenhum dos defeitos que o sr citou heim, pq na verdade, nenhum deles é defeito pô! Jogabilidade do game é excelente, nunca tem tantos inimigos assim na tela suficientes para poluir o hambiente por causa dos mesmos morrendo, e a espada ter que carregar pra poder disparar, normal, ecarregou = ataque a distancia, não carregou = ataque de perto!
    Até compararia com Alisia Dragon: carregou a barra toda, super ataque, não carregou, tirinho fraco.
    Eu acho é que o sr não se adaptou a jogabilidade ou apanhou muito pra se adaptar e ficou com uma má impressão por causa disso, não seria não kk?
    Vai véio, o jogo é bom pacas vai kkk!! E não é nem parecido com Gunstar Heroes pra se faser comparações: um é shooter de ação tipo Contra, o outro é plataforma de ação com elementos de shooter ESPACIAL, que não é o estilo de shooter de GSH!

    Eu não tava sabendo dessa noticia ae de novo jogo da série não, mas achei esses graficos HORRIVEIS!

    Haaaaa, agora eu tô calmo! kkkkkk!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/10/2009 em 3:36 am
    Permalink

    O jogo fica melhor para o final. Porém, eu tenho o jogo e achava um dos melhores, mas depois de 14 anos sem jogar eu fui pegar novamente e… Enjoei na primeira fase. É um dos jogos que você jogou na infância, se divertiu, mas seria melhor que continuasse na memória, onde era bom pra danar.

    O negócio do foguete eu não reclamo porque eu creio ser feito pra atrapalhar mesmo, embora se você apenas soltar o botão ele não sai do lugar (eu acho), mas é feito para dar aquela coisa de “soltei o botão. PQP agora virou doideira”, creio ser feito mesmo para perder o controle a situação (talvez por isto o jogo ser rápido, os inimigos ficarem doidos após derrotados, é pra causar histeria mesmo). Porém, logo no começo há uma fase onde há muitos cantos e se você errar na hora de soltar o botão… Aí vc fica parado levando lava na cabeça.

    Mas depois de tanto tempo, ficou como Sonic 2, chatinho, embora eu amava.

    O j

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/10/2009 em 6:36 am
    Permalink

    Sabat: MORRA! 🙂

    “mas vc é a unica criatura viva que eu conheço, e olha que eu conheço gente pra caramba, que assume que não gosta desse game!!”

    É por isso que eu sempre digo, “as minorias sempre têm razão” 🙂

    He he, eu sabia que isso ia gerar alguma polêmica, mas realmente acho que faltou alguma coisa nesse jogo. Tem grandes ideias, mas na minha humilde opinião… bom, chega, daqui a pouco vou apanhar!

    Leandro: soltou o botão, dançou.

    Douglas: então dá uma jogadinha aí e volta depois para dizer que eu sou maluco. Eu curto essas coisas 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/10/2009 em 9:47 am
    Permalink

    HEREGE! HÁ DE QUEIMAR NO INFERNO!!! HUAHUAHUA….

    Zueiras a parte, eu sou um dos que curte este jogo até hoje, é plataforma dos bons, cehio de desafios, seções de shoot ‘n up e tem até robô boxeador para usar. Esse jogo é muito bom! Mas eu concordo com os defeitos e assino em baixo de tudo que vc escreveu.

    O foguete foi criado mais por causa do Sonic, já que na época as empresas estavam desesperadas em ter um mascote animal que fosse rápido e estiloso. Eu curto bastante esse foguete e a adição que ele fornece a jogabilidade, mas é bem fácil acontecer cenas dignas dos Trapalhões (com direito a música tema deles) por causa desse foguete descontrolado. Mas nos outros dois jogos da série puseram recursos interessantes para melhorar a jogabilidade, vale a pena conferir.

    Agora, esse novo game me deixou com a pulga atrás da orelha. Lógico que é muito bom ver um novo jogo do sparkster, mas esses gráficos estão horríveis…mas bem que eles criaram uma história bacana para o jogo, bem melhor que a dos originais inclusive. E o design do sparkster ficou bacana, difere ele do padrão Sonic ao qual ele esteve associado desde o início. É esperar pra ver

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/10/2009 em 9:52 am
    Permalink

    Agora, achei legal esse título de “podem me bater: não curto tal game”, isso poderia ser até uma seção no blog para criticar jogos considerados como os melhores. Tem muito jogo que foi um sucesso mas tá cheio de problemas que nem todos possuem a coragem para mencionar.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » Primeiro trailer do novo Rocket Knight Adventure

  • 09/10/2009 em 1:23 pm
    Permalink

    Percebam o quanto o Gagá está ficando….gagá 😛
    Esse jogo é um dos supra-sumos da era 16 bits, um charme colossal tanto graficamente quanto sonoramente, músicas lindas, gráficos soberbos e uma jogabilidade precisa.
    Com ctz o señor Orakio levou um couro do boss e voltou chorando pra postar isso 😛

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/10/2009 em 7:05 pm
    Permalink

    kkkkk Vai ter troco véio kkkk

    Bom, vo jogar esse game denovo, vou fazer um especialzão mostrando todas as fazes, os chefes, etc etc etc, e vo postar la no retroplayers, pq não me conformo com o gaga não ter gostado!!
    Puts véio, vc ainda tem tempo de se arrepender, Jesus perdoa todos os arrependidos!! Sua alma ainda pode ser salva irmão XD

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/10/2009 em 1:53 pm
    Permalink

    cara, joga o sparkster de super nintendo, mutoo mais jogavel que o de mega drive
    porem nao eh tao divertido quanto o de mega drive.
    ainda tem o roccket knights 2 tambem para mega drive, ja que vc nao gostou do primeiro , sugiro nem jogar o segundo.
    nao faça uma critica plena, se voce so jogo o primeiro jogo da serie

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/10/2009 em 1:58 pm
    Permalink

    @marcelo
    “nao faça uma critica plena, se voce so jogo o primeiro jogo da serie”

    Bom… a crítica **É** sobre o primeiro jogo 🙂 Até pretendo jogar os outros, mas por enquanto só me referi ao primeiro mesmo. E parece que o 2 melhorou justamente o controle do ataque especial, que foi uma das coisas que eu menos gostei nesse aí.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » O Gagá responde: WTF is Pokémon?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.