Você sabe que a Nintendo estourou no mercado dos games com o lançamento do Famicom. Talvez saiba também que a Nintendo tem mais de 100 anos de idade, e que começou fazendo baralhos japoneses. Mas entre os baralhos e o Famicom, não teve nada?

Bom, na verdade teve sim! E foram coisas bem interessantes, como mostra Jason Cirillo na série Bit Museum. Ele não chega a voltar tanto assim no tempo, o que significa que nunca saberemos se a Nintendo já vendeu picolé de limão no Japão, mas volta o suficiente para nos apresentar consoles anteriores ao Famicom. Dêem uma espiada:


Bit Museum #1: Nintendo’s Early & Obscure Consoles from Jason Cirillo on Vimeo.

O joguinho de corrida não me apeteceu muito, mas o console com Break Out é de babar. Aquele controle analógico parece absolutamente perfeito! E pensar que eu me divertia por horas jogando Arkanoid no MSX… O curioso, como destaca Jason, é notar que a Nintendo pegava coisas que já existiam (Pong, Break Out e afins) e acrescentava algo interessante, como a possibilidade de alterar elementos do jogo mexendo em alguns botões no console.

Fiquem ligados: o autor está prometendo um novo episódio para segunda. Você acompanha o blog de Jason aqui.

A Nintendo não fazia só baralho não…

Uma ideia sobre “A Nintendo não fazia só baralho não…

  • 15/12/2008 em 1:58 pm
    Permalink

    Essa dos baralhos eu já conhecia, era um tipo chamado Hanafuda… eu me lembrei agora que “Nintendo” parece significar algo como tocar ou alcançar o Céu, não me lembro. A nintendo parece estar na Praça desde o ano de mil oitocentos de la vai porrada, é mais velha que o Chunda (Não me pergunta que é o Chunda se não eu te respondo)… >;-)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.