Tão variados são os games, quanto o público que os joga. Há games praticamente para todos os tipos de jogadores, do casual ao “hardcore”. Mas e se você tivesse que escolher apenas uma característica em um game, e colocá-la como a mais importante para você em um jogo, qual seria? Bem, vamos então para mais uma “infame” enquete:

ENQUETE ENCERRADA: E os resultados foram:

Agradeço a todos os que participaram, dando sua opinião a respeito do assunto! Até a próxima enquete! 8)

Enquete encerrada: O que é mais importante em um game?
Tags:

29 ideias sobre “Enquete encerrada: O que é mais importante em um game?

  • 19/10/2010 em 11:29 am
    Permalink

    Diversão é uma palavra muito genérica para esta enquete.

    Um jogo desafiador a ponto de instigar o jogador a seguir em frente, mesmo que eventualmente venha a perder alguns continues é divertido, enquanto um que o faça perder das maneiras mais imbecis não é divertido.

    Um jogo com comandos precisos aumenta a sensação de controle do jogador, o que sem dúvida é mais divertido do que jogos com resposta lenta, ou simplesmente não funcional (como os menus irritantes de Dragon Quest 1).

    Um jogo com um visual e trilhas marcantes também será mais divertido que um jogo com visual pobre e músicas irritantes a ponto de nos fazer diminuir o volume da TV.

    Uma boa história é importante, mas Street Fighter nos ensinou que não é preciso ser um Shakespeare para fazer um bom jogo.

    Por isso, votei no fator diversão. Além do mais, ninguém joga videogame obrigado (ou pelo menos não deveria). Se você não se diverte com jogo então porque está jogando?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 11:51 am
    Permalink

    colocando hierarquicamente:
    1 – diversão

    2 – jogabilidade e desafio (o que podemos fazer no jogo, e o quanto isso é influenciado pela habilidade do jogador, ao meu ver estes fatores são os que mais influenciam na diversão, que é o ideal a ser alcançado)

    3 – gráficos, sonoridade e história (são importantes, mas não são obrigatórios, se um game tiver os três é uma obra prima instantânea, se tiver dois, já merece ser lembrado)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 12:15 pm
    Permalink

    Eu votei no Desafio.

    Diversão, assim, pura e simplesmente, tem cara de games casuais. Tipo, você se diverte com o Wii Sports, mas depois já enche o saco. Jogabilidade é meio que o conjunto de tudo o que o jogador faz, mas se um game não me impõe desafio, não vou continuar jogando.

    Vou dar um exemplo prático:

    Mega Man, por exemplo, é audiovisualmente ruim para os padrões atuais. Possui uma jogabilidade ruim e pobre. (jogabilidade aqui não restrinje aos pulinhos e tirinhos, mas o que o game oferece de variedade). Mesmo assim é viciante porque possui uma boa dose de desafio. Não é fácil, mas não é impossível.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 1:09 pm
    Permalink

    Sou suspeito para falar, pois sou fã de RPGs.

    Votei na história pois é o fator mais importante para mim. Posso até aturar um jogo com jogabilidade pobre simplesmente porque eu quero saber “what happens next” (exemplo FFXIII). Agora, não sou capaz de suportar um jogo com jogabilidade excelente mas cuja história não me dá motivos para prosseguir.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 1:12 pm
    Permalink

    Indenpendentemente de qualquer coisa a diversão é o principal em um “jogo” seja ela de tabuleiro; de pique pega e até mesmo, por que não, eletrônico! Os graficos, o desafio, a jogabilidade, a história… tudo isso tem que estar direcionado ao fator diversão… senão o termo “game” (ou jogo) não faz sentido!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 2:58 pm
    Permalink

    A diversão para mim, pode vir de diversos fatores : Desde a dificuldade desafiadora até uma jogabilidade gostosa de se experimentar ou mesmo uma história cativante, um bom roteiro. Eu não vou colocar gráficos entre os primeiros lugares porque retrogamer que se preze considera isso como perfumaria. É claro que adoro gráficos lindos, bem definidos, mas isso pra mim fica lá pelo quarto quesito.

    Um pitfall de Atari 2600 ainda dá de 10 à zero em muito game atual quando o quesito é diversão. Sei lá, não consigo zerar esse troço, não entendo nada, mas ainda assim é divertido sair correndo igual um desesperado saltando jacaré, escorpião, buraco, o que for !

    Um game que me surpreendeu um dia desses foi o Fifa Soccer, aquele primeirão de Mega Drive. Não curto muito games de futebol, ainda mais se for sozinho, e eu nunca jogava nenhum até o dia que saiu essa maravilha para o Mega Drive. Me viciei ! Alugava todo final de semana junto com outros games, não conseguia parar de jogar esse troço ! Depois quando a série caiu no 3D, achei legal, mas meu interesse foi baixando até desapareçer de novo. Não consigo mais ver graça em game de futebol, mas sei lá, quando eu abro a rom do original de Mega Drive (O de SNES não me agrada, não sei porquê…), não consigo parar de jogar !

    Tem game que é assim mesmo…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » André Breder is watching you: O que é mais importante em um game? -- Topsy.com

  • 19/10/2010 em 5:56 pm
    Permalink

    Diversão vai ganhar, pois, como dito acima, é genérico e engloba tudo. Um jogo divertido tem desafio na medida certa, boa jogabilidade que te permita a precisão necessária nas situações apresentadas, bons gráficos, músicas e sons de acordo com a tecnologia que permeia o seu período de lançamento e claro, uma excelente história. São essas as coisas que fazem um jogo divertido.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 6:38 pm
    Permalink

    Diversão é tudo… Graficos, Jogabilidade, Desafio, nada disso adianta senão for em uma dose certa para gerar a diversão, seria como preparar um prato com os ingredientes…

    Se a diversão faltar o jogo não serve…

    E cada um tem um percepção de diversão, uns gostam de jogos facies, outros jogos dificieis, outros boas historias, mas o objetivo maior do jogo é a diversão de quem joga, a satisfação que determinado jogo traz.

    Os demais podem faltar que ainda sim o jogo pode ser bom e bem divertido, o ATARI esteve ae para mostrar que som, gráfico e jogabilidade podem ser meros acessórios…

    E até mesmo um Adventure-Text pode ser o melhor dos jogos… E só tem texto…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 7:27 pm
    Permalink

    Eu votei em diversão.

    Para mim, a origem da diversão depende do estilo do jogo. Foi a pergunta que fiz na outra enquete, “o que torna um jogo divertido?”

    Nos jogos de luta, o que me garante a diversão é a jogabilidade, refletida num excelente sistema de combate. Porém, em Mortal Kombat de 1992, o que me atraiu (e me divertiu) foram os gráficos. Ver uma pessoa de verdade, e não um desenho, arrancando a cabeça de outra pessoa foi marcante.

    Nos jogos de futebol, como Winning Eleven, o que me garante a diversão é o desafio. Não acho graça derrotar um computador de goleada num nível fácil. Eu me divirto quando meu adversário faz gols em mim, e tira sarro disso, só para no finalzinho eu ganhar de goleada.

    Joguei God of War 1 e 2, e o que mais me impressionou foram os gráficos. Era como jogar um filme.

    Em Metal Gear Solid 2, tive problemas com a jogabilidade. Mas a história é a melhor que já vi.

    Eu achava muito divertido jogar Safari Hunt e Jogos De Verão do Master System com amigos. Não era importante saber quem era o vencedor, o divertido era participar de uma grande competição.

    Enfim… pra mim, depende do jogo. Mas, para não ficar em cima do muro, escolhi diversão.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 8:45 pm
    Permalink

    Votei no desafio, embora jogos isso seja variável dependendo o tipo de jogo, em um RPG acredito que a história seja o principal, em um simulador a jogabilidade e gráficos…

    Meu voto foi mais baseado no que tem me agradado ultimamente, jogos simples mas desafiadores 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 19/10/2010 em 8:46 pm
    Permalink

    Azureus
    :

    Votei no desafio, embora isso seja variável dependendo o tipo de jogo, em um RPG acredito que a história seja o principal, em um simulador a jogabilidade e gráficos…
    Meu voto foi mais baseado no que tem me agradado ultimamente, jogos simples mas desafiadores

    CORREÇÃO DO COMENTÁRIO

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/10/2010 em 7:17 am
    Permalink

    Sinceramente não gostei das opções simplesmente por existir a opção “diversão.”

    Quem joga videogame joga para se divertir, essa é a mais clara resposta. Agora “qual o principal fator que proporciona tal diversão” é que são as outras respostas, como jogabilidade, gráficos, história…

    Não votar em diversão é dizer: “Eu prefiro ver algo bem feito, mas não faço questão de me divertir vendo isso.” ou “Pô, tal jogo tem uma jogabilidade massa, pena que eu não me divirta jogando ele, eu só jogo porque dizem que ele é bom.”

    Além do mais estou cansado de frases como “Gráfico não importa, o que importa é a diversão.” levando em conta que o único console que eu tenho é um Nintendo DS.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/03/2012 em 5:48 pm
    Permalink

    The next time I read a blogs, I really hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I’m talking about, I know it’s my choice to read, however I really assumed you can have something unique to share. Most I hear is actually a couple of whining about something that you might solve if you ever werent as well busy looking for consideration.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.