O gênero RPG é um dos mais amados (e também odiados) no mundo dos jogos eletrônicos. Surgiu dos RPGs de mesa, mas logo o gênero encontrou caminho pelos computadores e consoles. E é aí que eu lanço mais uma pergunta para os leitores do Gagá Games: Qual sua franquia preferida no universo dos RPGs?

ENQUETE ENCERRADA! Foram 250 votos e os resultados foram:

Agradeço a todos os amigos que participaram! E até a próxima enquete! 8)

ENQUETE ENCERRADA: Qual sua franquia preferida no universo dos RPGs?
Tags:     

64 ideias sobre “ENQUETE ENCERRADA: Qual sua franquia preferida no universo dos RPGs?

  • 17/11/2010 em 12:56 am
    Permalink

    Aliás, votei em outros porque existe Wild Arms e seria um crime eu deixar de considerar essa série (não que eu não goste, e muito, das outras que estejam aí). Mesmo Wild Arms tendo nascido só no Playstation, pra mim é um jogo oldschool, principalmente pelo primeiro ainda se passar num ambiente 2D.

    (desculpa pelo double post, confirmei o 1º sem querer)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 7:11 am
    Permalink

    Preciso dizer em qual jogo eu votei? 🙂

    Essa enquete vai ser interessante… eu aposto na vitória do Final Fantasy, talvez com meu amado Phantasy Star em segundo e “outros” em terceiro. Estou curioso para ver a votação do Breath of Fire, que é uma série famosa e parece ter um bom número de fãs.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 7:13 am
    Permalink

    Eu amo breath of fire, amo mais ainda final fantasy mas qualquer lista que tenha “pokemon” não pode ter meu voto em outro candidato… pokemon é de longe o rpg que mais joguei na minha vida (e por que não, o JOGO que mais joguei na minha vida) é só perde pra “magic the gathering” como meu “esporte” favorito (pq magic e pokemon estão acima de “simples diversão” na minha vida).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 7:35 am
    Permalink

    Votar em um só em enquetes desse tipo é sacanagem!
    Se pudesse eu marcaria o “outros” para citar a série Wild Arms, a série Sa-Ga e a série Mana.

    Também gostaria de votar no Breath of Fire e no Bauldur’s Gate.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 8:11 am
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    eu comecei no “gold&silver” mas claro que depois joguei o red, blue e yellow tambem e, embora tivessem gráficos beeeeem mais simples, eram muito bons tambem… o detalhe é que um pouco antes de pokemon estourar no brasil eu conheci os “monstrinhos” pela nintendo world (sim eu gostava dela…) e me apaixonei… depois rejoguei pokemon green no gba, o mesmo feeling… agora estou jogando o remake do gold… e claro que vou jogar black&white quando sair…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 8:17 am
    Permalink

    Para mim que sou apaixonado por RPG’s, fica difícil definir apenas 1. Porém votei naquele que mais marcou minha vida, que foi a série Final Fantasy. O primeiro RPG que joguei na minha vida foi Final Fantasy III (Final Fantasy VI no Japão) para o SNES, e de cara me apaixonei pelo estilo, na época arriscava um pouco no inglês e meu pai tinha que traduzir para mim, no fim até ele acabou vidrado em RPG’s. Porém quase todos na lista tem um lugar especial em minhas lembranças, e gostaria de citar mais 3, que são: Breath of Fire, Phantasy Star e Pokemon. Phantasy Star dispensa comentários, mas pokemon é uma série sensacional, os primórdios do Game Boy e Game Boy Advanced são os melhores em minha opinião, mas já falei demais para um simples comentário hehehe. Abraços

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 8:29 am
    Permalink

    Well, RPG pra mim é Dungeons & Dragons, Gurps, Tormenta, Shadowrun, entre outros. Portanto, apesar de curtir muito os Final Fantasies e Phantay Stars da vida, não concordo muito com a nomenclatura, afinal, raros são os jogos em que o jogador decide os feitos do personagem, ele apenas segue algumas opções predeterminadas.

    Um jogador que curta interpretar personagens cavaleirescos e paladinescos, por exemplo, vai odiar a rebeldia sem causa de Squall em Final Fantasy VIII, enquanto um jogador que curta personagens adultos e bombados no estilo Conan vai odiar os personagens infantis de Kingdom Hearts.

    Por isso, como poucos jogos eletrônicos se aproximam das infinitas possibilidades do RPG “de verdade” (com livros, dados e fichas), minha escolha vai para a série Neverwinter Nights que mais se aproxima do Dungeons & Dragons real, inclusive, com a possibilidade de se criar suas próprias aventuras e jogá-las com um grupo em rede. Afinal, nada é mais clássico para um jogador de D&D do que jogar com um grupo composto por um guerreiro, um clérigo, um mago e um ladrão!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 8:30 am
    Permalink

    Dos que estão aí para mim é Diablo.
    Os outros eu não conheço ou não joguei muito.

    E vai uma trolladinha aqui, pois cadê o Mario RPG, Mario Paper, Ogre Battle?

    Essa não precisa nem dizer quem vai ganhar disparado na frente né?!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 8:57 am
    Permalink

    Cara, cadê Megaten nessa lista? Persona 3 e 4, Digital Devil Saga 1 e 2, Nocturne e Devil Summoner só para citar os de PS2. Além disso, Shadow Hearts é uma trilogia muito divertida de PS2, recomendo pra quem curte RPG (apesar de serem fáceis).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 9:20 am
    Permalink

    Valeu Gaga… ja quase acaba com minha vida, me fazendo escolher entre Master e Nes… e agora isso! te odeio cara heiauehaiuehiau
    tipo, amo muito RPG! amo Final fantasy, Phantasy Star, Shinning force, dragon quest e etc… mais votei no meu Breath of Fire! o BOF4 é o rpg que mais joguei na vida! tenho um save com 9999 pontos de pesca =D as vezes ainda jogo ele =D mais é muito complicado escolher dentre os Gigantes! e falando de pokemon… jogo desde o GB e ainda não enjoei! e nunca muda tantas coisas assim nos jogos.. mais é pokemon neh =D

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 9:40 am
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Eu também nunca terminei… lol

    @maximuscesar
    Verdade, um jogaço e pena mesmo pois daria muito certo! Mas para falar a verdade eu prefiro Mario Paper.

    @piga
    É difícil mesmo classificar e distinguir os gêneros rpg e adventure, mas o que importa é a diversão.

    E faltou também WoW, que aliás tem sido a unica coisa que tenho jogado nos últimos tempos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 9:48 am
    Permalink

    Nossa, faltou tanto nome bacana aí como Neverwinter Nights, A série Seikken Densetsu, Knights of The Old Republic, até Mass Effect poderia entrar aí.

    A escolha fica difícil e eu fico mais em dúvida entre Baldur´s Gate e Elder Scrolls.

    Ah, votei em Elder Scrolls porque essa série “retirou o encanto” que eu tinha para JRPGS e me mostrou que RPG mesmo está aqui no ocidente !
    E fez com que eu descobrisse o que é um RPG de mesa. Eu tinha noções de como era, mas nunca tive a oportunidade de jogar um ou folhear um livro. Até que recentemente um amigo me emprestou uma cópia do Forgotten Realms e eu pirei com aquilo, pois já estava jogando Neverwinter Nights faz um tempo e agora estava começando o Baldur´s Gate.

    Elder Scrolls tem aquele esquema de livre exploração, fazer as quests quando você quiser, ou seja, você pode ir “vivendo” no mundo do jogo até que lhe dê na telha de seguir a quest principal. Você pode por exemplo ir colhendo ingredientes e fazer poções para depois vender e levantar uma grana para comprar uma casa em uma cidade. Já Baldur´s Gate é um game de decisões que influenciam o rumo do seu personagem e das alianças que você pode fazer. Esse já tem mais cara de RPG de mesa, mas a série Elder Scrolls foi a que mais me marcou.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 10:24 am
    Permalink

    Eu votei na serie tales of, pq eu sempre achei o sistema de batalhas muito mais interessante que o de outros rpgs que vc só fica parado. Mas se eu fosse votar em outras series de Rpgs seriam com certeza, a series Paper Mario e Mario & Luigi, ou a serie Summon nights swordcraft story, que apesar da maioria ter saido apenas no japão os melhores sairam nesse lado do mundo(exceto o terciro no GBA que é o melhor da serie e é restrito ao japão).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 10:51 am
    Permalink

    Votei em Final Fantasy. É uma franquia que tem durado bastante, e se deu muito bem na nova geração de consoles. E continua se renovando e expandindo.

    Só um detalhe: Seria correto comparar series Japonesas com americanas? É que apesar de serem rpgs são estilos que se mostram bastante diferentes.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 12:32 pm
    Permalink

    1- Cadê Zelda nessa lista? [é, votei em outros]
    2- E pq vcs fizeram uma lista tão pequena?
    3- @maximuscesar Pois eu já tou jogando o Black/White! Em japãonês mesm mas tá bem lekau! 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 12:48 pm
    Permalink

    Votei em Final Fantasy pelo conjunto da obra. O jogo da minha foi e sempre será Phantasy Star. Se a série tivesse mantido a tradição, ou o padrão de qualidade dos jogos antigos, I, II, III e IV, e até mesmo os dois remakes lançados para o Playstation 2, seria o minha escolha. Infelizmente a série descambou para jogos (em minha opinião) ruins, como a série Online, ou todos atuais.

    Cabe uma menção honrosa a série Lunar, também em seus primeiros jogos, Silver Star Story e Eternal Blue, para Sega CD, PS One, e Saturn.

    Abraços.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 1:13 pm
    Permalink

    Lucas Vinícius :

    E pq vcs fizeram uma lista tão pequena?

    Vou responder ao Lucas Vinícius, mas o mesmo serve para todos os outros que estão reclamando da mesma coisa: evitei colocar muitos títulos na enquete, para que a mesma não ficasse ENORME! Simples assim. Não achou a sua franquia preferida na enquete? Então marque a última opção e deixe aqui o seu comentário dizendo de qual série se trata, ora bolas. 😉

    E agradeço a todos os mais de cem colegas que já participaram da enquete! Vamos agora ultrapassar os duzentos votos! 8)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 2:02 pm
    Permalink

    outra enquete maldosa cara votei no FF pelo ff4 q zerei todas versoes possiveis e tem uma historia de prender !!!!! mas keria ter votado no BOF joguei tanto o 4 ( ainda jogo de vez em quando ) como disseream acima bof é muito massa até o 4 pelo menos !

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 2:03 pm
    Permalink

    Votei em Dragon Quest, até agora não entendo como esta série magnifica está tão mal votada, ele praticamente inventou os Jrpg’s em consoles, fora que a série é muito carismatica, outro detalhe que me faz colocar essa série em primeiro para min é o fato de ela ser uma das únicas franquias ( dentro os Jrpg’s )que faz questão de NÃO mudar seu estilo, você pode jogar do 1 ao 9 que mesmo com singelas mudanças você ainda vai ver dragon quest, o humor, os desenhos de Toriyama, a trilha sonora tudo continua como era no primeiro.
    Final Fantasy pode até ganhar, mas é mais que sabido que a série já não é mais a mesma a muuuuito tempo, então me abstenho de votar nela, uma franquia que largou suas origens e hoje é algo que em nada lembra os ótimos primeiros lançamentos ( em especial da era 16 bit ).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 3:01 pm
    Permalink

    Marcelo Gouveia :

    @piga
    É difícil mesmo classificar e distinguir os gêneros rpg e adventure, mas o que importa é a diversão.

    E faltou também WoW, que aliás tem sido a unica coisa que tenho jogado nos últimos tempos.

    Realmente este lance de classificar é complicado. Quer ver? Eu particularmente classificava de RPG todo jogo que tinha batalhas por turno. Adventure para mim são jogos que não possui tais batalhas. E como fica o Zelda? Ele possui batalhas (não por turnos, mas em tempo real como um game de ação) e possui os elementos de um adventure. A grande maioria classifica Zelda como um action-rpg. Eu classifico como um action-adventure. Mas aí vai de cada um…. Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 4:25 pm
    Permalink

    RPG eletrônico é o tipo de jogo que eu mais passo o tempo me entretendo, e neste seguimento Phantasy Star é a minha série favorita, talvez porque foi a primeira em que eu compreendi os textos já que a Tec Toy traduziu na época.

    Outro RPG que eu considero um épico é Chrono Trigger.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 5:01 pm
    Permalink

    @piga

    Eu acho que o que complica mais é que o RPG é um jogo aonde a grande sacada é construir uma história, a ficha e os dados servem apenas para simular situações e marcar a evolução da pessoa. Nos vídeo-games a coisa fica um pouco diferente, a galera se fixou muito no padrão “Final Fantasy”, com barras de HP e MP, magias e afins e isso acabou virando sinônimo de RPG. Eu acho que o mais importante é a evolução do(s) personagem(ns) aliada a história como foco principal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 5:50 pm
    Permalink

    Logicamente que prefiro a série Final Fantasy, mas não posso negar que admiro e respeito muito Dragon Quest, Diablo, Baldur’s Gate. RPGs bons tem vários por aí e outro que curto pacas é Wild Arms pela temática diferente. Mas os JRPGs precisam de uma mudança drástica pois perdem terreno cada vez mais para os RPGs americanos. Os americanos estão detonando com títulos muito bons e com uma liberdade de exploração de dar inveja aos FF atuais.

    Hoje eu busco jogar RPGs americanos por falta de títulos japoneses bons na next-gen! Complicado.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 5:53 pm
    Permalink

    São tantas franquias que eu gosto muito como Zelda, Seiken Densetsu, Chrono, Valkyrie Profile, Star Ocean, Ys, Suikoden, Grandia, Lunar, Fire Emblem, Wild ARMs Shin Megami Tensei e tantos outros.

    Dos presentes na enquete, só tem franquia de peso. Do lado dos rpgs ocidentais, existem alguns que gastei horas e horas no fim dos anos 90 e no ínicio dos 2000 como Diablo, Baldur’s Gate e Fallout. Mais recentemente me deliciei com Fable e The Elder Scrolls. Se eu fosse eleger um deles, meu voto vai para Fallout! Adoro o mundo de Fallout, o sistema de funcionamento e o humor presente na série. E uma menção honrosa para Neverwinter Nights.

    Agora no caso dos Orientais, gosto de todas as séries presentes na enquete.Digamos que deles, o que eu gosto menos foi Pokémon (não taquem pedra por favor xD). Digo, eu me diverti bastante até no final dos anos 90 no emulador (não tinha money pra comprar GB na época) e joguei principalmente o Yellow. Joguei a franquia até o Gold e depois nunca mais voltei. Talvez nesse novo lançamento eu volte a dá uma olhada.

    Acho Breath Of Fire uma série excelente, principalmete do 1 – 4. E Tales of eu sempre jogo quando sai um novo. Tales of Phantasia é uma das minhas paixões eternas. Dragon Quest é uma série que respeito muito, mas só fui jogar na época que saiu o 7. Logo Tenho ainda muitos antigos para jogar. Zerei recentemente o 3 & o 4. Já tô com o 5 para começar no ano que vem!

    Queria votar no Phantasy Star. Sério! Não só porque é excelente (do I – IV)! Não só porque foi um dos meus primeiros RPGs. Não só porque foi meu primeiro jogo em português. Mas por causa da bandeira que o Orakio Rob “O Gagá” insistentemente levanta em quase todos os posts dele hehehe.

    Mas – depois de muito²³² enrolar aqui no comments – votarei no Final Fantasy. Ele foi o RPG que eu mais joguei na era 32 bits. Foi o jogo que comprei com o meu primeiro salário (o FFVIII). Foi a franquia que já zerei de cabo a rabo. E o FFVI é simplesmente um dos, senaum o, melhor rpg oriental que ja joguei.

    Obs: Não sei se ja comentaram, mas André Breder você já pensou em fazer o curso do BOPE? Cara de mal do Capitão Nascimento você já tem 😀 😀 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 17/11/2010 em 7:29 pm
    Permalink

    Saks :

    Obs: Não sei se ja comentaram, mas André Breder você já pensou em fazer o curso do BOPE? Cara de mal do Capitão Nascimento você já tem :D :D :D

    Uhuahuahua… quem me dera ser um policial do BOPE! Já tive sonhos de seguir uma carreira na polícia, mas nunca segui adiante com isso. E hoje em dia, com a violência cada vez maior no nosso país, minha esposa agradece por eu ter desistido da ideia. 8)

    Vittor :

    Eu vou ser sincero: Eu só voto por causa da cara tensa do André Breder no início do post.

    Uhuahuahauhau… pelo menos minha cara feia está servindo para alguma coisa… 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.