banner-psg1

Hoje é dia de visitar a cidade de Parolit, ao sul de Camineet, para tentar obter informações sobre o passe. Mas vamos começar falando do que o povo gosta: briga! O combate em Phantasy Star Generation:1!

O combate em PSG1 se dá nas mesmas condições do jogo original para Master System: batalhas aleatórias, por turnos, através de menus. Quando a batalha começa, um menu apresenta três opções (em inglês e em japonês, para a nossa felicidade):

ps1_31012010_073435psg1-20100122-174606

Comparando as cenas de combate do jogo original e do remake

As opções são ataque, fuga e batalha automática. Escolhendo ataque o jogo abre o menu completo de ataque. A fuga nem sempre funciona, e se for o caso você é atacado por um turno sem chance de contra-atacar. A batalha automática eu ainda não entendi direito… depois que pegar os outros personagens explico com mais certeza.

psg1-20100122-174625

Acima, temos o menu de combate completo. As opções são: ataque, defesa, magia, ataques combinados e itens. O único mistério aí é a opção de ataques combinados, sobre a qual falaremos mais tarde. Alis já começa com a magia CURA1 (ヒール, ou “Heal”), que restaura energia. Quando você escolhe atacar, uma animação mostra a batalha naquele turno, de modo semelhante ao que acontece em Phantasy Star II do Mega Drive:

psg1-20100122-174852

Quem estiver jogando o jogo em japonês só vai ter maiores dificuldades com os nomes dos itens e magias. Você pode consultar as tabelas de itens de cada cidade conforme vou postando por aqui, e pode conferir a lista de magias aqui.

Agora, vamos à cidade de Parolit…

A cidade tem o habitual blablabla, com gente falando sobre a Medusa e sobre um homem transformado em pedra por ela, na caverna da Medusa, logo ao sul de Parolit.

E vamos à lista de itens vendidos em Parolit:

Loja de Armas

アイアンアクス Iron Axe Machado de Ferro 320
レザークロース Leather Clothes Roupa de Couro 320

2a Mão

ペロリーメイト Perolimate Monomate 50
ルオギニン Ruoginin Dimate 150
アトラス Atlas Mapa 150
エスケープクロース Escaper Manto 25
サーチライト Flash Lanterna 80

Como eu suspeitava, neste remake é preciso falar com uma pessoa em Parolit para que o passe seja vendido em Scion. Entre nesta casa na região norte de Parolit:

psg1-20100131-093951

Lá você vai falar com Keith. Fale com ele duas vezes. Depois disso, você poderá comprar o passe indo até a loja de artigos de segunda mão em Scion.

O vendedor não vai mostrar o passe dentre os itens logo de cara. Você vai ter que falar com ele umas três vezes para que ele finalmente ofereça o passe por 600 mesetas. Compre, pois semana que vem nós vamos viajar até Motávia, o planeta do deserto, onde encontraremos Myau, o gato falante!

Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 01/02/2010

30 ideias sobre “Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 01/02/2010

  • 01/02/2010 em 10:33 am
    Permalink

    Uiaaaaaa… a batalha esta muito bem trabalhada… com inovações legais!!!

    Ei Gagá, tipow, quando 2 ou mais monstros iguais aparecem na batalha, eles aparecem todos na tela, ou apenas um representando o grupo como no master?

    Ainda bem que tiraram a Fala… diálogo comigo eh no fio da espada! euheuheuheu

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/02/2010 em 12:13 pm
    Permalink

    Repito as palavras do Cosmão “pro inferno a Sega por não ter feito uma versão americana desse jogo…”.

    Fantástico acompanhar esse diário. Traz lembranças queridas da aventura 8-bits e só me deixa com ainda mais vontade de jogar esse remake. Poxa, agora dá pra ver a Alis nas batalhas!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/02/2010 em 5:42 pm
    Permalink

    Nunca joguei Phantasy Star, até encontrar pela net vários elogios à essa série. Comecei a jogar há 2 semanas a versão do master, e tive várias surpresas! No início, o que me incomodou nas batalhas foi o fato dos personagens não aparecerem, mas logo me acostumei. Estou usando o guia do Gagá, lá da Gazeta de Algol, porque os labirintos são terríveis, quase desisti no primeiro, naquele que vc pega a arma do Myau. Parei na parte em que temos que enfrentar a medusa. Ótimo jogo, claramente superior aos Final Fantasy’s do Nes, mas é uma pena que não pude jogar essa pérola quando tive um master.

    Valeu!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/02/2010 em 7:59 pm
    Permalink

    Orakio, como anda a tradução dos textos do jogo? Uma das coisas que me fez desistir de jogar este remake foi exatamente por causa do idioma, que eu não entendo “bulufas”, e por ter muito, mas muito texto se formos comparar com a versão do Master… e como eu gostaria de entendê-los!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/02/2010 em 9:25 pm
    Permalink

    Daniel “Talude” Paes Cuter :

    Sworm PS1 >>>>>>>>>>> Sworm PSG1

    Agreed!

    André “Caduco” Breder :

    Orakio, como anda a tradução dos textos do jogo?

    O script já foi praticamente todo traduzido para o português pelo Jorge. Eu estou repassando a tradução toda, porque pedi ao Jorge que fizesse a coisa o mais rapidamente possível e sem se preocupar muito com o estilo. Ou seja, estou “reescrevendo” a tradução dele conforme vou jogando aqui. A ideia é que ao acabar o diário de bordo eu acabe também a revisão do texto, e aí falta só a turma do rom hacking fazer o patch para o jogo.

    Kurama :

    Oi, vocês pretendem mesmo traduzir todo o jogo?

    Sim senhor! Nós somos muito loucos, vamos levar isso até o fim, pode ficar tranquilo! A parte mais difícil do rom hacking, que foi quebrar a compressão dos textos, já foi superada.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/02/2010 em 10:27 pm
    Permalink

    Enquanto esperamos os gringos morrer de inveja com a tradução nós morreremos de ansiedade esperando o diário acabar pra nós mesmo podermos desfrutar dessa belezura de jogo.

    To gostando demais dos gráficos do jogo. Tomara que ele seja fiél o suficiente do PS1

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/02/2010 em 2:06 pm
    Permalink

    Há muito tempo que eu não jogo um BOM rpg !! Pra mim rpg BOM são aqueles à moda antiga com as batalhas por turnos! Os jogos de rpg da geração de PS2 (maioria) em diante, acabaram deixando as batalhas mais ACTION do que rpg (FFX e FFXII que o diga)! Isso na minha opinião fez perder toda a graça e me desinteressei totalmente pelo gênero! Mas agora, pelo visto, o meu PS2 vai voltar a ativa !!!
    Só não jogo a versão em japa mesmo, porque não joguei a de master, então se fizer isso vou acabar não entendendo bulhufas!
    Mas esse diário de bordo está me deixando na estiga!!! hehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 01/02/2010 -- Topsy.com

  • 07/03/2010 em 2:48 pm
    Permalink

    Orakio,

    Joguei duas vezes a parte do PASSE, e por várias vezes não deu certo. Pelo que li em dicas de alguns gringos, para o vendedor de Scion listar o passe entre os itens, teríamos que falar com outras duas pessoas em casas de Parolit e uma em Camineet, além de falar com um dos guardas. Quando incluí essa rotina, o PASSE finalmente apareceu depois de várias entradas na loja de Scion. Não sei ao certo qual o procedimento exato para o passe.. mas dúvido que seja só o que você nos passou, Orakio. Como você está revisão a tradução, deve ter entrado em todas as casinhas várias vezes, o que desbloqueou o passe..

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/04/2010 em 9:04 am
    Permalink

    Acho que cheguei perto da verdade, no que se refere ao passe..

    Meu memory card deu zebra, tive que começar o jogo todo do zero.

    Aí fui pra novela do passe.. e acho que entendi o que se passa: Fiz o que o Gagá mencionou, mas não deu certo… entretanto, a sequência de passos deste passos está correta sim!

    Só tem uma coisa a ser feita antes.. Você precisa falar com um dos guardinhas que estão guardando a esteira rolante que dá para o espaçoporto. Ele dirá algo como “Você precisa do PASSE para passar”. Sendo a palavra passe destacada em outra cor na fala.

    SÓ AÍ Keith (o sujeito da casa no canto superior direito de Parolit, como pode ser feito no screenshot deste post… AÍ sim Keith disse: “Passe? bla bla bla bla..” (sendo blablabla várias letrinhas japonesas esquisitas)…. qdo falei antes com Keith ele disse várias coisas, mas nada de passe. Só quando interagi com o guarda seu certo. Tentem por aí e atestem a dica, .. []s!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/07/2010 em 3:42 pm
    Permalink

    @Henrique Poyatos

    Percebi isso tbm Henrique, mas contrário à você não consegui mesmo assim o passe…Testei com os save state e consegui desta forma

    – Camineet guardas, Keith 2x
    – Joe, Feisu, Joe ( o que diz no site e como o amigo disse que seria suficiente, mas não foi)
    – Casa Norte de Scion, ativou Joe com fala diferente
    – Loja de segunda mão apareceu

    Testei com os save states como disse, sempre indo e voltando, vendo se o passe ja estava la ou o dono mudava o diálogo e nada, consegui assim nessa ordem.

    abraços!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/08/2010 em 4:04 pm
    Permalink

    Olá pessoal! Comecei a jogar o PSG1 há poucos dias, mas já tenho avançado bastante no jogo, graças as dicas do Gagá e de uns mapas do jogo que peguei em uns sites em inglês.

    Eu consegui o passe de outra forma. Depois de já ter conversado com todos os habitantes das 3 cidades que falaram sobre Myau e Odin, pedi a Alis pra falar e saiu algo sobre o passe (alguns caracteres japoneses na cor roxa). Como ñ sei os nomes dos habitantes das cidades, vou explicar de um jeito que espero que o pessoal entenda.

    – Conversei com o rapaz em Parolit (Keith – casa no canto superior direito – nordeste da cidade) 2 vezes;
    – Fui para Camineet, conversei com o velhinho que fica na parte sudoeste da cidade (canto inferior esquerdo). Respondi NÃO (segunda opção) à pergunta que ele faz e depois conversei com ele + 2 vezes;
    – Em Scion, conversei 2 vezes com o rapaz que fica na parte sul da cidade;
    – Ainda em Scion, fui para a casa ao norte conversar 2 vezes com a garota ;
    – Voltei para o rapaz ao sul da cidade e conversei com ele 3 vezes;
    – Aí fui na loja de artigos usados e notei que o diálogo mudou. Insisti 3 vezes e na quarta vez ele passou a vender o passe.

    Testei + de 1 vez a dica acima e deu certo em todas. 😉

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/10/2010 em 2:25 pm
    Permalink

    O remake ficou até legal, mas essa história do passe é uma novela. Achei esse site justamente porque comecei a procurar na internet. Já falei com todo mundo, tinha entendido o principal da historia do Joe e etc (sem falar que eu lembrava de ter jogado o 1o) mas ainda nada do Passe aparecer. Comecei a procurar na internet achando que eu tinha deixado de entender alguma informação porque meu japones ainda é meio primario, mas já testei tudo que falaram aqui e ainda nada. Acho que vou ter que recomeçar do zero pra ver se consigo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/10/2010 em 5:12 pm
    Permalink

    @Orakio Rob, “O Gagá”
    Valeu, eu recomecei o jogo, falei com todo mundo nas três cidades (Camineet, Parorit e Scion), seguindo a ordem que você fez aqui no Diário, e finalmente a fala do dono da loja mudou.

    É bem como no PS1 do master, primeiro ele diz que não sabe o que é o passe, não fale sobre isso, etc, depois de algumas vezes insistindo ele vende.

    No jogo que não estava aparecendo o evento, quando eu pedia para Alis falar (相談), ela falava sobre o road pass e que deveria conversar com o dono da loja de Scion sobre isso, não sei porque não tava acontecendo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.