banner-psg1

Visitamos a vila de Gothic e resgatamos dr. Luveno da prisão! Acho que agora é oficial: somos criminosos! Vamos a mais uma edição do nosso diário de bordo.

Conforme disse Noah, há mesmo um bueiro no espaçoporto de Palma, logo ao sul do “portão de embarque”. É só pisar no danado e você chegará à passagem subterrânea. Siga reto para chegar à vila de Gothic. Claro, se quiser você pode perder tempo virando na curva no meio do labirinto para falar com o assistente do dr. Luveno. Pelo papo dele, parece que ele estava pensando em uma maneira de salvar Luveno da prisão. Fora isso, o cara pergunta quem somos nós e o Myau faz uma piadinha do tipo “somos os salvadores de Algol! Tcham tcham tcham tcham!” 🙂

A vila de Gothic é um miserê só, com gente pedindo esmola pela rua. No jogo original a turma pedia cola, o item de cura mais barato. Mas aqui não, é todo mundo malandro, e há até quem peça trimates! Dando a “esmola” você ganha informações sobre a torre da Medusa, que fica logo ao sul. A loja de itens usados cobra 46 mil mesetas pelo pingente de luz, mais conhecido na versão ocidental do primeiro jogo como lâmpada mágica. É uma lanterna que nunca se apaga, mas honestamente, achei um tanto cara e não pretendo comprar tão cedo.

ps1-12psg1-20100315-062922

O Luveno deu uma BAITA incrementada no laboratório dele neste remake…

Na loja de armas, você pode comprar um cajado para Noah (ウッドケイン, 1300 mesetas) e uma armadura leve (ライトスーツ, 2200 mesetas) para Alis. O machado de batalha (アイアンアーマー,  2980 mesetas) pode ser interessante para Odin se você não tiver comprado a pistola. Fiz uns testes aqui, e me parece mais interessante manter a pistola mesmo. Fechando a lista de equipamentos, há uma armadura de ferro (アイアンアーマー, 1630 mesetas) que aumenta um pouco a defesa do Odin, mas diminui outro quesito (acho que agilidade). Não comprei, acho que não está valendo.

Na loja de artigos de segunda mão, temos:

トリメイト, Trimate, 300 mesetas
アンテイドート, Antídoto, 30 mesetas
アンテイパラライズ, Antiparalisia, 40 mesetas
ソルアトマイザー, Sol Atomizer, 250 mesetas
サーチライト, Lanterna, 80 mesetas
トランカーペット, Tapete, 120 mesetas
ライトペンダント,  Pingente de Luz, 46800 mesetas

Sugestões para a tradução do “Sol Atomizer” são bem-vindas.

Bom, agora temos que libertar Luveno da prisão. Entre em seu laboratório, é uma casinha na parte oeste de Gothic. A chave está no chão, e Myau ainda solta uma piada de “o cara foi preso e esqueceu a chave da prisão? Ele é meio burrinho, hein?” 🙂 Cara, o Myau está o máximo nesse remake, igualzinho ao que eu imaginava na Toca do Myau.

De posse da chave, vamos salvar Luveno: é só seguir para o sul da cidade, mas NÃO ENTRE NA PRIMEIRA PASSAGEM, na “boca” da cidade, em meio às montanhas. Ela leva à torre da Medusa, e não queremos ir até lá agora. Desça por fora e entre na passagem seguinte, que leva à prisão triada.

ps1-11psg1-20100315-072815

Vou ser chato aqui: prefiro o Luveno original Acho que ele ficou esquisito demais no remake.

Lá dentro, o robotcop vai perguntar se você tem a chave. Responda que sim (a primeira opção). Consulte o mapa,  é o primeiro da página. Virando na primeira curva, há um corredor com celas, e em cada uma tem alguém para dar informações. O mesmo acontece no segundo corredor. Não sei se alguma informação é importante para disparar algum evento, então é bom falar com todos. A turma fala sobre a vila de Bortevo, sobre o robô Hapsby e sobre o líquido polimeteral, que dissolve tudo, exceto lacônia.

Na última porta do segundo corredor está o dr. Luveno. Leve um lero com ele, ele vai se fazer de difícil. Fale com ele outra vez. Na terceira ele topa construir uma nave para o grupo, se eles conseguirem tirá-lo da prisão. Outra piadinha do Myau e pronto, salvamos Luveno.

Semana que vem: Luveno constrói a espaçonave, e eu vou buscar o bumerangue do Myau!

Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 15/03/2010

15 ideias sobre “Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 15/03/2010

  • 15/03/2010 em 11:36 am
    Permalink

    Hahaha, o Luveno conseguiu ficar mais parecido com o seu original do que o próprio grupo!
    Eu estava olhando no Hardcore Gamming 101 e vi que se você tiver o save desse jogo terminado e depois ir jogar o Generation 2 aparece uma sidequest para reviver a Nei normalmente no jogo (sem usar de bug como no original). Sabia dessa Gagá?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/03/2010 em 1:05 pm
    Permalink

    Nossa ficou muito bacana o laboratório do Dr. Luveno no Remake… Só esse Dr. Luveno aí que ficou estranho…

    Sugestão para o Sol Atomizer… Atomizador Solar… Pensei em Vaporizador Solar, mas daí ia ser sugestão de novos nomes para a “Estrela da Morte”… Hahaha…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/03/2010 em 1:55 pm
    Permalink

    Os que se interessarem, já consegui acessar Loar e Abion..
    Seguem uns “SPOLEIRS” abaixo, quem quiser esperar os posts elaborados do Gagá não deve ler abaixo:

    Quando cheguei em Abion, surpresa.. no remake temos que enfrentar o Dr. Mad SEM o MYAU! Nada de magia de parede.. consegui derrubá-lo só na 2a. tentativa, ainda assim bem no osso.. usem Fogo da Alys e a magia do vento ou raio do Noah, enquanto o Odin usa a pistola. Como o Dr. Mad tira PF d+, talvez seja uma boa idéia comprar os Trimates, que recuperam 150 PF, pois usar o Noah pra ficar salvando os outros faz perder uma boa rodada de ataque.

    Você só consegue usar as lojas de Abion depois de derrotar o Dr. Mad, podendo comprar o velho Polymeteral por mais de 5000 mesetas (jogo inflacionado!)..

    Comprei uns itens em Abion e Loar, mas acabei perdendo a pistola em uma troca (não manjar Japonês é uma droga).

    Voltando para Bortevo, o robô está na casa inferior direita (deduzi que fosse ali, pois os personagens fizem as mesmas frases em japonês em todas as casas, menos nesta (Gagá, salve a gente!) .. não precisa pegar o polymeteral na lista, o processo é automático.

    Indo pra Uzo, dá pra pegar a Flauta Smoothing do mesmo jeito que na versão original: Fale com uns dos moradores (não me pergunte qual), volte pra Gothic e tem a mesma árvore no canto inferior esquerdo.. dê um proc em japs e a flauta aparece.

    Consegui chegar até Casba neste fds, e lá comprei o Landrover (prepare o bolso, o “carrinho” custava 21k mesetas e uns quebrados.. uma boa dica é pegar aquele baú na caverna de entrada de Skure, em Dezori, onde a passagem secreta continua existindo e possui 20k mesetas.

    Francamente, tá bem complicado jogar em japs sem a ajuda do Gagá, comecei a testar todas as magias da Alys e Noah pra ficar mais combativo.. o jogo ficará mil vezes mais divertido quando a tradução estiver pronta.. 🙂

    Boa sorte à todos, as ordens aos colegas fãs de PS1.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/03/2010 em 2:14 pm
    Permalink

    @maxi2099
    Tô sabendo desse lance sim… quem sabe depois eu não acabo traduzindo o PSG2 também? PS2 é o meu favorito mesmo.

    @Henrique Poyatos
    Vou explicar aqui o motivo da minha dúvida quanto ao Sol Atomizer, conforme postei na lista de Algol:

    É chato traduzir esses nomes, porque em inglês temos:

    Moon Dew

    Que em português seria:

    Lágrima Lunar (além de outras possibilidade)

    No inglês, o que importa mesmo vem logo no início: moon, star, sol. A gente já diferencia de cara. Em português, é “lágrima da…”, é um saco na hora de usar. De repente é melhor deixar em inglês. Até porque se a tradução ajudasse a entender a função do item seria diferente, mas “lágrima lunar”… “atomizador solar”… que diabos é isso, afinal de contas? 🙂 Logo, acho que não faz muita diferença traduzir, talvez eu deixe em inglês mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/03/2010 em 2:38 pm
    Permalink

    Relaxa Gagá, tenho que fazer traduções em algunas casos e sei o quanto o processo de “adaptação” é importante e complicado. Deixar em inglês é uma saída, mas sou a favor de arrumar um nome legal em português, já que é uma língua tão bela, apesar de não ter idéia de qual. Se for perder muito o sentido de uso é complicado (Apesar de ter uma explicaçãozinha na lista de itens no remake, apesar de não saber japonês, já achei o máximo).

    Não tenho dúvidas o quanto o trabalho que está(ão) fazendo é importante e demorado. Se a língua fosse inglês, ajudaria..

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/03/2010 em 3:21 pm
    Permalink

    Concordo totalmente com o fato do Dr. Luveno ter ficado esquisito nessa versão… não sei, magro e com um ar muito sério, sempre imaginei-o gordinho e com uma cara de louco, haha.

    Mas o laboratório ficou espantosamente diferente, Luveno deveria se envergonhar de ostentar tanta riqueza enquanto o resto de Gothic morre de fome, velho safado.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/03/2010 em 7:19 pm
    Permalink

    Compartilho com vocês abaixo meus progressos deste fds em PSG1. Possui dicas e “spoleirs” do jogo,
    se não quiser saber, não continue lendo neste comentário.

    Entrei na cidade de Casba e logo comprei o Landrover.. voltei para a caverna de Casba, com a intenção de
    derrotar o dragão, e nada de achá-lo .. Voltei para Bortevo pegar o Hovercraft (próximo passo) e também não
    tive sucesso.

    Como estou jogando o original de MS também, lembrei-me que em Uzo um dos moradores falava do Dragão de Casba.
    Será que sou obrigado a falar com ele para o Dragão aparecer? Qual deles seria ? Não sei.. enquanto a tradução
    não fica pronta (e aprender japonês levaria tempo) o jeito é falam com todos eles. Duas a três vezes, só pra ter
    certeza.

    O esforço não foi em vão: O dragão finalmente apareceu onde deveria. Ele é bem casca-grossa, é resistente e bate muito
    forte. Recomendo o uso da magia de raios do Noah, ela responde muito bem… diferente da magia de fogo da Alys,
    da qual o bicho parece ser bem resistente. O bicho bate muito forte, então Myau não passa um turno sequer sem
    bancar o healer (um a menos pra bater).. em algumas rodadas, precisa usar até nesmo a magia de Cura Geral (se você estiver
    por volta no nível 29, 30, é a 2a. da lista), mas use com moderação, pois custa caro..

    Missão cumprida, voltei para Casba e falei novamente com todos os moradores de Casba… 2, 3 vezes. Voltei para Bortevo e
    fui tentando em várias casas, até que uma delas respondeu ao PROC (L1): é aquela que possui umas cercazinhas na entrada,
    no centro da cidade, do lado do ponto de salvar o jogo. não me lembro se foi de primeira ou segunda, mas logo o robô
    Habspy entrou no diálogo e tratou de restaurar o Hovercraft. Finalmente.

    Resolvei então continuar em Palma e fui pra Drasgow, comprar o kit de gás para ir pra Sopia. Vários monstros atacaram no
    caminho (agora as batalhas se dão no convés do Hovercraft) e apesar de difíceis, recompensam bem.

    Drasgow é muito mais interessante agora: No original se resumia a dois, três habitantes e a caverna para comprar o kit gás..
    agora tem várias casas, moradores, hospital e até lojas de armas e bens.
    Entrei na caverna que possui a mesma configuração da original, e fui para a loja de gás. Da mesma forma que o original, o
    vendedor começa com o preço exorbitante, e vai baixando o preço gradualmente, até oferecer a compra por 7.600, senão me engano.
    kit comprado, irei para Sopia assim que sobrar tempo para jogar novamente.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 29/07/2011 em 6:47 am
    Permalink

    eu achei o Luveno e ele já ta fazendo a minha espaçonave. só que agora não sei mais para onde ir. já que ele me expulsa do laboratório, velho chato! 🙂
    vou tentar ir nessa caverna da medusa e vou ver no que vai dar.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.