banner-psg1

Há dias eu não posto a continuação do nosso diário de Phantasy Star… é que eu recebi uma BAITA missão aqui (sobre a qual eu ainda não posso falar) e estou megaocupado. Mas estou jogando, ganhando níveis para encarar a etapa final da aventura.

Como eu não quero que os fãs de Phantasy Star pensem que eu deixei todo mundo na mão e que a tradução do PSG1 vai dançar, preparei uma edição especial do nosso diário, contando sobre o funcionamento do sistema de cristais do jogo. É, só agora, no final do jogo, eu me dignei a descobrir para que servia o item COLLAB do menu de batalha.

Logo na primeira cidade do jogo, Camineet, há uma lojinha vendendo diversos cristais (carésimos, diga se de passagem). São eles:

  • Fire crystal;
  • Ice crystal;
  • Thunder crystal;
  • Wind crystal;
  • Heal crystal;
  • Cure crystal.

O lance é o seguinte: equipando esses cristais você dá à sua arma a característica do respectivo cristal. Por exemplo, equipando o Fire crystal no Odin você faz com que o machado dele ganhe o poder do fogo. É um jeito de acrescentar dano mágico dos elementos às armas, o que pode ser útil contra inimigos com fraquezas específicas.

psg1-20100719-112420

Olha aí o Odin escolhendo o poder especial dos cristais dele… veja como logo abaixo

Esse tipo de bônus de dano funciona naturalmente, basta equipar o cristal no personagem e atacar do jeito que sempre faz. Mas o lance dos cristais esquenta mesmo com as combinações. Equipe dois cristais iguais e você ganha o direito de usar uma magia. Veja as combinações:

  • 2x Fire Crystal: Flare-2 (ギフレエリ)
  • 2x Ice Crystal: Freeze-2 (ギフローゼ)
  • 2x Wind Crystal: Whirl-2 (ギヒューン)
  • 2x Thunder Crystal: Thunder-2 (ギタンドレ)
  • 2x Heal Crystal: Heal-2 (ドヒール)
  • 2x Cure Crystal: nada de especial

Bacana, hein? Para usar esses poderes combinados, escolha o item COLLAB no menu de batalha. Mas tem um porém: o cristal quebra, e quebra MUITO fácil. Chega a ser meio ridículo, porque você tem que se entupir de cristais para poder usar de maneira eficiente. No caso dessas combinações aí de cima o efeito é meio xoxinho,eu acho que não vale o investimento.

psg1-20100719-112444

Cáspita, Odinzão detonando nos poderes mágicos! Esse fracote do Noah é um imprestável mesmo!

Mas rolam outras combinações muito mais interessantes. Magias bem mais poderosas podem ser obtidas com combinações específicas de cristais, que só funcionam se o personagem que equipar os cristais tiver o tipo de arma certo. Consulte a tabela abaixo:

Fire + Ice: Explosion (Knife, Claws)
Fire + Wind: Firestorm (Claws, Axe)
Fire + Thunder: Disaster (Guns, Slicer)
Fire + Heal: Firewall (Sword, Claws, Axe)
Fire + Cure: Hellgate (Knife, Wand)

Ice + Wind: Blizzard (Fangs, Slicer)
Ice + Thunder: Flashfreeze (Knife, Guns)
Ice + Heal: Lusterbanish (Sword, Axe, Wand)
Ice + Cure: Snowslider (Knife, Fangs, Slicer)

Wind + Thunder: Tornado (Sword, Guns)
Wind + Heal: Recovery (Knife, Guns)
Wind + Cure: Medicaltreat (Sword, Wand)

Thunder + Heal: Lastphoton (Claws, Wand)
Thunder + Cure: Thunderstorm (Sword, Fangs, Axe)

Heal + Cure: Return (Fangs, Wand)

Essas magias aí são bem mais poderosas… algumas atingem grupos inteiros de inimigos, outras apenas um, mas com maior intensidade. Vale o mesmo esquema: equipe no personagem, e na hora do combate escolha a magia indo em COLLAB. Eu colei essa tabela lá do GameFaqs, seguindo a dica do amigo xrick que postou um comentário numa edição anterior do diário — valeu, xrick!

Como os cristais quebram com muita facilidade, convém guardá-los para os chefes. Não deixa de ser uma ideia interessante para dar diversidade ao combate, mas bem que os itens podiam durar um pouquinho mais…

Semana que vem eu juro que volto com a continuação da nossa história!

Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 19/07/2010

30 ideias sobre “Diário de bordo Phantasy Star Generation:1, 19/07/2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.