Vocês já devem ter reparado que eu NUNCA falei sobre jogos de futebol aqui no Gagá Games. Tirando algumas menções passageiras e obrigatórias durante a Cruzada Master System, eu nunca fiz um post sobre um título do gênero. E o motivo para isso é muito simples: eu sou um tremendo perna de pau, nunca fiz um gol na vida. E no videogame a coisa não melhora muito não: o Gagá com uma bola nos pés é um desastre ambulante!

Mas toda essa aversão ao esporte favorito de onze entre dez brasileiros acabou sendo abalada quando, há alguns anos, o jovem Gagá, molecote, de bermuda e camiseta do Green Day, entrou na locadora e deu de cara com a caixa de Battle Soccer — vulgo “futebol do Ultraman”, um título… inusitado do Super Famicom.

battlesoccer-005ultraman_timao

O timão, da esquerda para a direita: Ultraman Taro, Ultraman Great, Ultraseven, Ultraman Ace e mais quatro Ultramen. À direita, foto da equipe Ultra pouco antes do jogo. Dizem que havia um espião na concentração, mas analisamos a foto cuidadosamente e não encontramos ninguém suspeito. E vocês?

Como qualquer um de vocês, eu também vi Jaspion, Changeman, Jiraya, mas desses todos o que eu mais curtia era o Ultraman, que veio antes. Era o máximo ver aquele alienígena cinza, de olho grande e com um baita zíper nas costas enfrentando monstros gigantes em Tóquio. Foi amor à primeira vista, adorei aquele negócio instantaneamente.

Claro que não resisti e aluguei o jogo assim que o vi na locadora. Ok, vamos ser francos logo de cara: Battle Soccer é uma m*%@#. Há três botões diferentes para chutes, e não dá para entender direito qual deles é o passe. Aliás, passar a bola é a pior coisa que vocẽ pode fazer em Battle Soccer, porque não existe nenhum sistema que faça a bola ir para o jogador mais próximo ou coisa que o valha. Mesmo que você esteja voltado para a direção certa (o que certamente só vai acontecer na sorte, porque é totalmente inviável ler o mapa do campo  no alto da tela com a ação comendo), o mais provável é que a bola vá parar no pé do adversário. Fica um pega a bola aqui, perde ali, toma de volta, perde de novo, e logo logo você vai estar dizendo palavrões que nem sonhava que exitiam quando você sentava na frente da TV com um pacote de Zambinos para assistir ao Ultraman na TV POW!

Ultraman Taro, filho de Ultra Mother, salta para mais uma defesa milagrosa!ultraman_taro

Ultraman Taro, filho de Ultra Mother, salta para mais uma defesa sensacional!

Para completar, o jogo só saiu para o Super Famicom, o que significa que o cartucho tem texto em japonês! O pior é que o jogo tem alguma complexidade, já que ao fim de cada partida você ganha pontos de habilidades para distribuir entre seus jogadores, e às vezes até dá para trazer para o seu time um jogador do time adversário. Vai entender esse negócio todo em japonês para ver o que é bom para tosse…

Mas com todos esses problemas… sabem que eu curto esse joguinho?

battlesoccer-001ultraman_ace

Ô, juiz ladrão! Olha ali o Ultraman Ace caído na pequena área, é pênalti! Cacimba, quem tá apitando esse jogo? O Ace Killer?

Para mim, o principal atrativo é o Ultraman, meu ídolo de infância. Mas os times adversários são igualmente interessantes: time do Kamen Rider, time do Godzilla, time do Gundam… se você for fã de Tokusatsu, o lendário estilo live-action japonês, vai pirar.

Os times não são compostos por jogadores idênticos uns aos outros; o time do Ultraman, por exemplo, tem Ultraseven, Ultraman Ace… o do Kamen Rider tem aquele monte de Kamens diferentes, estão lembrados deles? É muito bacana esse negócio.

torcida_ultrama

A torcida canta, empolgada: “Não sou neném, não sou biscoito, sou Ultraman, sou de M78!”

O melhor de tudo é que cada jogador tem um movimento especial, muitas vezes imitando um golpe do personagem na “vida real”. Tudo bem que é quase impossível usar esses movimentos, já que você precisa segurar um botão por alguns momentos para carregá-los, e tem que ter muita sorte para não perder a bola para o adversário em menos de três segundos.
Vendo que a coisa estava mal-parada no primeiro jogo, a Banpresto resolveu caprichar um pouquinho mais no segundo. Battle Soccer II segue o mesmo esquema de futebol com ídolos do Tokusatsu, só que agora dá para jogar com times mistos. Os gráficos receberam um leve upgrade, e o problema dos passes foi parcialmente resolvido.

battlesoccer2-003battlesoccer2-004

Esse Ultraman Taro é um atacante muito exibicionista. Mas peraí, ele não era o goleiro no primeiro jogo?

Desta vez, quando você detém a posse da bola, uma setinha fica apontando para o jogador mais próximo. Aí você aperta o passe e a bola vai, meio que mais ou menos, na direção certa. Não é lá muito preciso, mas tá melhor do que antes.

Estão vendo a nova barrinha de PW ao lado do rosto de cada jogador nas fotos? Essa barrinha vai enchendo sozinha, bem rápido, e assim que enche esvazia de novo. Isso aí é para dosar a força do seu chute, uma ideia totalmente imbecil. Você pega a bola, consegue mal e porcamente se posicionar bem para chutar pro gol, e tem que esperar a barrinha ficar com a força certa… afe, ainda bem que a moda não pegou!

battlesoccer2-002ultraseven_batendo

Desta vez, jogando com os monstros, quem derrubou o Ultraseven fui eu. Felizmente o juiz era primo do Godzilla, e não marcou porque tinha uma velha rixa com o herói (foto à direita)

… e isso tudo importa para os fãs do Ultraman? NÃO! Eu me diverti um bocado com esse jogo também. Os controles podem ser uma droga, mas é muito engraçado ver o Kamen Rider dividir uma bola com um monstro.

Resumindo: se você não for fã desses heróis japoneses, passe longe. Mas se for, dê uma conferidinha. Aliás, existe até uma ROM traduzida do primeiro jogo correndo pela internet, e que talvez ajude.

battlesoccer2-005kamen_rider_v3_treinando

AAAAAAI! Ô Kamen Rider V3, é pra chutar a bola, e não a canela! Também, pudera, olhem só o técnico dos caras treinando a equipe pro jogo na foto da direita…

Vale observar também que este não é o único jogo a reunir essa japa-patota não… a Banpresto lançou outros jogos de outros estilos com eles, e dizem que alguns são até bons. Claro que isso me deixou curioso, então aguardem mais posts sobre os jogos dessa turma. Mas enquanto vocês esperam, que tal fazer uma visitinha ao Portal Ultraman para saber mais sobre os heróis do planeta M78?

Gooooooool… do Ultraman?
Tagged on:                                 

26 thoughts on “Gooooooool… do Ultraman?

  • 03/11/2010 at 1:11 pm
    Permalink

    Para SNes tem alguns jogos obscuros com esses heróis em SD (super deformed, o popular “cabeçudo”). Tem um que é de Dodge Ball, bem bacana também. Tem um shooter e outro de ação com plataforma, acho que tem Gundam no título, mas o Kamem Raider e o Ultra também aparecem. E tem um que é de moto, também muito legal. Pena esses jogos terem ficado só lá no Japão, como tantos outros. Se não fossem os emuladores…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/11/2010 at 1:11 pm
    Permalink

    Esse eu não conheço, mas a série Great Battle pra SNES (e o desconhecido mas adorável SD Great Battle) são ótimos. Recomendo muito, eu me divertia demais com eles quando eu era criança. Jogar de dois então é perfeito.

    PS: Como vai chamar a série de posts? Redenção Ultramenística? Ultracruzada? Tokusatsu de Bordo?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/11/2010 at 3:08 pm
    Permalink

    Nossa. Só um japa com a mente muito criativa iria conseguir bolar uma para dessas. Eu não curto muito jogos de esportes, porém há excessões. Esse game aí é um exemplo, já que ele não tenta ser fiel ao esporte em sí, mas o objetivo é fazer uma paródia. É um daqueles jogunhos bom pra jogar com a rapaziada sem compromisso, tomando umas cervejas e dando muita rizada! Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback: Tweets that mention Gagá Games » Gooooooool… do Ultraman? -- Topsy.com

  • 03/11/2010 at 3:44 pm
    Permalink

    O jogo em si é estranho mas parece ser bem divertido, o Gagá que o diga, lembra um pouco um jogo de futebol do nes em que se dava carrinho e cotovelada nos adversarios e eles esbugalhavam os olhos e entortavam a boca, e depois de muita pancada eles praticamente morriam no campo de modo que podia matar todos e ficava só o goleiro.
    Só faltava agora ter o jogo do Lion man
    Vou por na lista.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/11/2010 at 4:07 pm
    Permalink

    Gagá, você é o meu herói!

    Tipo, eu amo de paixão todos os obscuros jogos da série Great Battle: Um mais mais diferente do outro, tinha futebol, dodgeball, aventura, rpg, quebra-cabeça, corrida, pinball, pachinko e card. Nunca progredi muito na maioria deles, mas sempre achei divertido!

    Ah, eu gosto mais de Battle Soccer 2 porquê tem o time do Godzilla…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/11/2010 at 5:08 pm
    Permalink

    Lembro que uma vez fuçando minhas roms de Snes, achei um game de aventura com uma porrada de Ultramans no formato SD.
    O nome ? Sei lá, era um nome japonês composto acho que de umas 6 palavras grandes e bizarras ! Devia ter Ultrman no nome, depois eu vejo com calma…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/11/2010 at 7:37 pm
    Permalink

    Eu curto os Tokusatsus até hj!!! Tanto q acompanho os fansubers (grupos de traduções) e tô vendo a “velharia” do Liveman, seriado do tipo “sentai” de 88! Essas antigueiras eram massa msm!
    Em relação à games sobre eles, o melhor q eu já vi foi Chojin Sentai Jetman, do NES. Ele alia uma boa jogabilidade variada a facilidade nos controles e ainda tem as músicas da série (excelente por sinal). Recomendo pra quem gosta ^__^
    Já a comentada série “The Great Battle”, que seria tipo um “crossover” entre séries japonesas, tem um jogo em especial que eu achei “muito foda”: The Great Battle IV, do Playstation. Ele é como uma evolução das versões de plataforma do SNES, com gráficos e músicas melhoradas! E ainda tem um jogo de Playstation 2 da série “Policiais do Espaço”, juntando Gaban (passou aqui na Globo); Sharivan (passou aqui na Gazeta e Record) e do Shaider (passou na Globo tbm). Nesse jogo vc atua como os heróis no seriado, espancando capangas do vilão e o monstro do “episódio”… E o jogo é fiel aos seriados no quesito músicas e cenários, recriados fielmente! Pena os gráficos serem meio de “Nintendo 64”, não estão à altura do PS2, mas até q quebram o galho. São indispensáveis pra quem curte esse genêro de super-heróis japoneses.
    Abraços e “Satãgoss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis”…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 at 1:12 am
    Permalink

    Que barato XD Ultraman e Ultra7 = heróis máximos da minha infãncia, se eu assisto algo desse tipo os olhos até ficam lacrimejantes….. tá bom, eu confesso, eu choro quinem um mulekinho que perdeu a pipa!

    Eu conheço esse joguinho ae, aliás, a banpresto tem mais destes no currículo dela, só procurar XD

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 at 9:04 am
    Permalink

    Jogo underdog é o que há mesmo, adorei a leitura. Caramba, o zipper nas costas dos monstros eu lembro do meu irmão falando “olha, tá vendo aquilo ali? Não é um monstro não, é alguém vestido!” Sensação de descoberta… Hoje em dia com os efeitos digitais, o que seria equivalente aos efeitos crus de Ultraman? Um “graphical glitch”? rs

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 at 9:37 am
    Permalink

    Curto Tokusatsu até hoje, mas faz pouco mais de um ano que comecei a me interar dos novos kamen riders, super sentai…e não minto que viciei e tento mostrar aos demais amigos nerdz que se deixar o preconceito de lado, é um estilo de série que prende e diverte demais (alias, estranho ter que ficar convencendo quem joga games, anime ou sci-fi a ver tokusatsu :P)

    Ultraman não foi da minha época, lembro só do Spectroman. Porém nessa sina de ver tokusatsus atuais, catei um Ultraman de alguns anos atrás (Ultraman Max) e entendi muito bem porque é tão famoso. Os roteiros são ruins de doer, infelizmente, mas nada paga ver um humanóide chegando na voadora em fantasias de dinossauro de latex e depois se jogando em cima pra dar mais porrada com o bicho no chão !

    Sério, eu assisto e choro de rir, pois ao mesmo tempo que é meio tosco, é legal para cacete de ver – é meio como assistir luta livre. Fico até imaginando o quanto o dublê que faz o Ultraman se diverte, deve ser o melhor emprego do mundo.

    E velho, assista um “ova” chamado Ultraseven X. Tem 10 episódios apenas e é uma releitura do primeiro ultraman (pelo que li pessoal falando em alguns sites) – a produção dessa série é impressionante e prende a atenção de qualquer um, tanto pela história quanto os efeitos especiais foderosos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 at 10:20 am
    Permalink

    Kamen Rider?
    Kamen Rider Amazon?
    Tem ele no jogo ou não?
    Pelo jeito faltas são liberadas rs… acho que vou procurar o jogo nesse fim de semana ó para jogar com os rides.
    Os Ultraman são legais mas ainda gosto mais dos Kamen Rider ^_^

    Imaginando como seria usar o Kamen Rider Kabuto e a Clock Up durante as partidas… ou usar os ultramam gigantes rs.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 at 11:45 am
    Permalink

    Nunca vi esse jogo. Vou procurar por curiosidade.

    Sobre tokusatsus, também assisti muito.

    E existem 2 canais UHF que transmitem alguns clássicos: aos sábados, no canal Rede Brasil (45 em SP) passa Ultra Seven e logo depois Ultraman. Acho que é às 14:00. Tem outro canal, NGT, que eu vi no domingo passar Machineman, e durante a semana, Jiraya.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 at 12:34 pm
    Permalink

    Gagá, não sei sua idade ao certo, mas eu com 32 lembro pouco do Ultraman. Eu gostava e assistia, mas não a ponto de não perder nenhum, e a série que eu mais me lembro é o Spectreman (que eu chamava Spectroman), onde tinha aqueles gorilões e macaacões ao bom estilo Planeta dos Macacos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2010 at 3:02 pm
    Permalink

    Os jogos feitos para ultraman e cia. em sua maioria eram grandes lixos.

    assisti a série, mas os jogos… horrendos!!!

    a única exceção era um shooting up da Banpresto de 1995, de resto, não salva nada

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/11/2010 at 10:22 am
    Permalink

    O jogo citado acima em que os jogadores podiam ser “mortos” em campo é o Nintendo World, tenho ele em cartucho até hoje(num cart de 2 jogos em 1, junto com o Super Spike V-Ball, um jogo de vôlei em que 1 das duplas é Billy & Jimmy de Double Dragon). Tem pra game boy tb, mas acho que tem outro nome e no modo estória só dá pra jogar com os EUA.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/06/2011 at 5:15 pm
    Permalink

    Eu já tinha jogado isso há muito tempo! Tem vários títulos assim com Ultras e outros tokus para Super Famicom (snes), Game Boy e alguns para Famicom (nes). São toscos e engraçados!
    Sobre tokusatsus (incluindo Ultraman) tem a UlbraTV do RS que transmite seriados todos os dias (Ultraman é Sexta às 11:05 da manhã no horário de Brasília). No início das noites de Sábado e domingo tem um programa exclusivo chamado Made In Japan com uma sequência de séries japas. Ela estava trocando de satélite para cobrir mais estados por parabólica. Visitem o site da UlbraTV que dá p assistir alguma coisa pela internet.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/08/2011 at 6:49 pm
    Permalink

    eu não gostava do ultraman. passava ele na Record, no programa da Eliana e num achava graça naquilo, preferia o black kamen raider que passava na extinta tv Manchete. mas esse joguinho vale a pena dar uma conferida pela curiosidade mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *