Como disse no capítulo anterior, hipnotizado pela nova tecnologia, me desfiz do meu SNES e adquiri um 3DO, da Panasonic — empresa que se aventurava no mercado do divertimento eletrônico e que em pouco tempo seria esculachada pela concorrência.

Capítulo 6: 3DO e NEOGEO-CD


Ah se arrependimento matasse!!! O 3DO até que tinha bons jogos; me diverti bastante com o Need for Speed (uma das melhores versões da franquia até hoje), Road Rash (com sua trilha sonora show de bola), FIFA e Super Street Fighter 2 Turbo. Entretanto, percebia que a biblioteca não tinha a mesma inspiração da geração passada e aqueles gráficos cheio de polígonos raramente eram executados com capricho. Assim amargurado, falei com meu pai uns 3 meses depois da burrada e o convenci a vender o 3DO e retroceder de geração com um NEOGEO-CD, já que o AES era ainda caríssimo.
Mais uma vez caçando com gato, me virei com o a versão CD do console da SNK que continha basicamente os mesmos títulos do AES e Arcade, mas judiava dos gamers nos loadings demorados.
Mesmo com este problema, ainda era possível viver uma experiência semelhante à dos fliperamas, a exemplo de Samurai Shodown, com combates armados, contextualizado no Japão feudal. Outros títulos também faziam a alegria da galera, como Fatal Fury, Windjammers, Street Hoop, Art of Fighting, King of Fighters (este quase matava o caboclo de tanto esperar em carregamentos), Super Sidekicks, Metal Slug, NAM 1975, Viewpoint e por ai vai.
Os jogos eram caprichados ao extremo, com sprites muito bem animados e cenários hiper detalhados, que impressionam até os dias de hoje. Na maioria das vezes, as músicas e efeitos sonoros eram animalescos! Parecia que o negócio tinha vida mesmo, dava até dó de comparar tecnicamente o NEOGEO aos seus concorrentes Mega Drive e SNES.
NEOGEO e seus magníficos games de luta! Tempo realmente inesquecível!
O calcanhar de Aquiles deste console foi a falta de variedade, pois especializou-se muito no estilo luta, porém os poucos trabalhos executados em outras modalidades também eram esplendorosos, principalmente nos estilos guerra e esportes.
Apesar de ser tecnicamente superior aos aparelhos de 16 bits da SEGA e da Nintendo, não considero o NEOGEO melhor em termos de diversão. Pra mim há um empate entre os três neste quesito, fico realmente em dúvida em apontar um vencedor, já que todos eles ofereciam opções fenomenais ao consumidores.
Um dos mais divertidos games de esporte que já experimentei, graças ao NEOGEO!
Se você ainda não conhece a plataforma da SNK e sua história, não deixe de conferir o artigo “NEOGEO 20 anos” aqui no blog.
Características marcantes da época: Sentar e ver um macaquinho fazendo malabarismo e uma barra de loading que não terminava nunca. Sprites enormes com animação fluída, aliados a cenários ricos em detalhes e movimentos. Calos nos dedos de tanto treinar combinações de golpes. Ouvir a famosa frase “Round 1 – Fight!’. Olhar para o 3DO e chorar.
Games preferidos 3DO:
  • FIFA Soccer
  • Need for Speed
  • Road Rash
  • Super Street Fighter 2 Turbo
  • Mad Dog
Games preferidos NEOGEO:
  • Fatal Fury 1 e Special
  • Art of Fighting
  • Samurai Shodown 1 e 2
  • World Heroes
  • Windjammers
  • Street Hoop
  • Super Sidekicks 1 e 3
  • Metal Slug
  • King of Fighters 95
  • Viewpoint
  • Top Hunter
  • Burning Fight

Então é isso, espero que tenham curtido esta saga onde tentei expressar como foram minhas sensações ao adquirir cada um dos consoles que tive desde a minha infância até a geração 32 bits com o 3DO.

Para quem está seguindo pelo Gagá, este é o último episódio desta história (já que este blog não cobre gerações mais modernas). Contudo a série terá continuidade no blog www.retronewsforever.blogspot.com com a inclusão de mais 3 capítulos com Dreamcast, GameCube, Wii, Playstation 3 e PC. Espero vocês lá!

Siga @Tandrilion no Twitter!

Momentos Inesquecíveis (6/6) – 3DO e NEOGEO-CD

26 thoughts on “Momentos Inesquecíveis (6/6) – 3DO e NEOGEO-CD

  • 06/04/2011 at 9:21 am
    Permalink

    Cara eu tive um 3D0 FZ-10 desse igual o da foto. Idéia de girico ter que ligar o segundo controle no controle 1!

    Fora a jogabilidade que era muito truncada.

    Já o Neo Geo CD eu tive um também, mas foi na minha fase de colecionismo e logo que me curei da doença me desfiz dele, por isso joguei muito pouco a versão CD pra ter alguma coisa pra reclamar dele.

    Como ganhei um AES em 91, foi o que eu mais joguei. Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/04/2011 at 9:48 am
    Permalink

    Para 3DO eu jogava muito o Super Street Fighter II Turbo, só que eu estranhava de mais o Joystick que não tinha nada a ver com o que já estávamos acostumados. Cheguei a jogar um pouco do Star Control II e Gex. Tinha um tal de Way of the Warrior que toda vez que eu jogava tinha a impressão de que estava engolindo pedra :-). Gostava de Dragon’s Lair, mas os meus preferidos eram com certeza Total Eclipse e Escape from Monster Manor (Esse era o meu preferido, pena que nunca mais joguei). Claaaaaaaaaaro!!!!!!!!!! Não posso me esquecer do precursor do que conhecemos de estilo Survival Horror, o fabuloso Alone In The Dark 1.

    Para Neo Geo, os meus primeiros contatos foram com World Heroes 1 (Embora o meu preferido seja o II Jet) e o Art Of Fighter. Todo mundo que estava acostumado com games de SNES levavam um susto tremendo por causa do tamanho dos personagens, e a gente jogava num telão do “caramba” e todo mundo ficava maravilhado com esse game. Fatal Fury eu até que jogava, mas achava um game muito insosso, mas gosto muito do primeiro título da série.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/04/2011 at 12:13 pm
    Permalink

    ainda bem que nao fui o unico a comprar o 3do, embora tenha sido um video game legal e bons jogos, faltou isso mesmo, mais jogos, e mais jogos que voce podia jogar e nao assistir só, alguem jogou o demolidor nele? parecia mais que voce tava assistindo o filme que jogando um game, tinha esquecido isso de conectar o controle 2 no 1 ideia de imbecil mesmo.
    fifa era muito bom, acho que foi o primeiro que joguei, e tinha um outro jogo de labirinto onde tinha umas mulheres que faziam uns strips, logico que adolescente na epoca tive que comprar hehehehe.
    ja o neogeo foi um video game que eu queria, mas era meio distante para mim, na epoca era dificil achar quem vendia esse console, só conheci japoneses que tinham esse console, era mais facil pra eles, pois erasó pedir pra algum parente trazer do japao, mas como tenho varios vizinhos niponicos e uma progames perto de casa podia jogar sempre la.
    voce nao pensa em fazer um do dreamcast? esse console foi muito legal tambem, pena que acabou rapido depois de levar uma surra do ps1

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/04/2011 at 3:56 pm
    Permalink

    Isso de conectar o controle 2 no controle 1, parece uma ótima pedida (pois se o outro controle também tiver uma entrada igual, você poderia conectar um controle 3, e depois, um controle 4, um controle 5, um controle 6, sem a necessidade de comprar um multi-tap. Creio que esta foi a intenção de quem o projetou.

    Agora, se não tem jogos para vários jogadores, aí é problema de quem produz. Porque ele deu a chance de fazer isso.

    Um exemplo, poderia ser um jogo de futebol com 11 jogadores diferentes em um mesmo time. O que mudaria bastante a forma de jogar (algum jogador poderia saber se posicionar melhor, enfim “jogar quando não estar com a bola nos pés”.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/04/2011 at 6:00 pm
    Permalink

    Olá, este blog é muito bom, ele apresenta conteúdo sobre games diferentes do que estou acostumado a ver por aí! Eu sou moderador de um blog chamado PS2 ETERNO e estamos procurando parceiros link, da uma passada lá e se gostar adicione-nos como parceiro link, obrigado!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/04/2011 at 6:40 pm
    Permalink

    Eu era muito bom no Ultimate Eleven que foi a última versão do Super Sidekicks e a mais maluca também. Em compensação, no primeiro SSidekicks só fui ganhar um jogo no emulador. O FIFA Soccer de 3DO eu tentei jogar no emulador, mas me perdi todo. E o SSFIIT de 3DO é o melhor port de um jogo de Street Fighter para console anterior a série Alpha.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/04/2011 at 7:54 pm
    Permalink

    Eu tive um 3DO GoldStar. 🙂 Acreditem se quiser, mas adorava e nunca cheguei a me arrepender da compra. Na minha opinião, a melhor versão de Need For Speed até hoje é a original para 3DO. O Super Street Fighter II Turbo, por sua vez, era impecável… alguns argumentam que seja até superior ao do arcade em função do som muito melhorado… Samurai Shodown também era muito bom no 3DO. Outros jogos marcantes eram o Gex, o Total Eclipse, Shock Wave 1 e 2 (por que diabos a EA matou essa série?) e o Wing Commander 3. O que matou o console foi o preço absurdo no início e a onda dos polígonos: quando ele baixou de preço, a onda já tinha virado dos sprites e FMVs para os polígonos do PlayStation, para os quais o 3DO era terrivelmente mal equipado. Até pensaram em um add-on pra ele, o famigerado M2 (como eu sonhei com esse troço), mas a Panasonic comprou e engavetou sem usar, matando de vez o console. Bons tempos, bons tempos… 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/04/2011 at 8:52 pm
    Permalink

    Também tive um 3DO, paguei 600 dólares, se não me engano. Joguei muito, mas muito mesmo, achava o console o máximo, mas resolvi trocar por um Sega Saturn e daí foi amor eterno. Gosto tanto do Saturn que jogo até hoje. Tenho dois, o meu original e um que comprei por R$40,00 com o controle analógico para jogar Nights de um colega do meu cunhado, que casou e foi obrigado pela esposa a se desfazer de seus consoles. Este último Sega Saturn é o modelo da Tec Toy, com botões redondos, arrisquei e consegui comprar o chip no Mercado Livre. Coloquei e desbloqueei, aí sim, o que era bom ficou melhor, pois não tinha muitos jogos originais e nem dinheiro pra comprar, sem falar que não conseguia encontrar variedade e o que tinha de original de meu interesse comprei. Jogo Sega Saturn até hoje e considero um videogame superior, a despeito do que dizem da superioridade do PlayStation, os jogos são muito mais divertidos. Nada como jogar Casper, Daytona, Sega Rally, Quack Shot (versão japonesa, infelizmente), Gex, Astal, Rayman, entre outros. Para mim a era de ouro dos videogames terminou no Sega Saturn (não me batam). Tenho um PlayStation II phat que o meu irmão ia jogar fora e que eu peguei, consertei e desbloqueei, mas parei por aí. Pretendo completar minha coleção, mas nunca mais me dediquei a jogos como me dediquei até o Sega Saturn.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2011 at 7:04 am
    Permalink

    Me lembro quando comprei meu primeiro NeoGeo (AES), acho que foi a melhor aquisição que fiz em toda a minha vida de gamer.

    Num tempo em que comprar os consoles só se dava por intermédio do paraguai ou dos catálogos do correio, o que matava eram os preços praticados aqui.

    É verdade que os cartuchos custavam mais que os CD’s, mas era possível mesmo assim comprar os mesmos usados de locadoras que estavam falindo no final dos anos 90.

    Não muito recentemente, criaram um adaptador para rodar jogos MVS em console AES, o que foi show de bola.

    Excelente matéria.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2011 at 8:20 am
    Permalink

    O Super Street Fighter 2 Turbo do 3DO NÃO era superior ao do Arcade, respeito a opinião de quem disse isso, mas na versão do console, os cenários eram parados, sem o efeito multi-camadas e sem planos de fundo.

    O mesmo acontece com o Samurai Shodown, que levava um pau quando comparado ao original. No 3DO havia quedas de frame rates e faltavam detalhes, como rochas na fase do Gen-an, e um toldo no teatro Kabuki de Kioshiro.

    Os jogos não faziam feio, mas ainda sim ficavam devendo em relação ao fliperama!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2011 at 8:33 am
    Permalink

    Leandro Moraes :

    Isso de conectar o controle 2 no controle 1, parece uma ótima pedida (pois se o outro controle também tiver uma entrada igual, você poderia conectar um controle 3, e depois, um controle 4, um controle 5, um controle 6, sem a necessidade de comprar um multi-tap. Creio que esta foi a intenção de quem o projetou.

    Eu na época fiz esse teste e advinha? Não funciona! Também se funcionase, não conheço jogo que suporte 3 ou mais jogadores ao mesmo tempo no 3DO.

    Eu acho que quem projetou o console só colocou uma entrada por discuido e colocar a segunda entrada o controle foi a alternativa mais barata do que refazer o projeto.

    Mas isso é suposição minha, não é informação oficial, ok?

    Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/04/2011 at 9:26 pm
    Permalink

    Desses consoles eu só lembro de sonhos mesmo ! Muito caros, coisa de outro mundo. O 3DO é que era um console que prometia, tanto que Capcom e EA investiram com games de peso nele. Pena que não vingou, poderia ser um concorrente de peso com o Playstation.

    Lembro de ver as fotos do NFS numa revista, eu pirei com aquilo, era perfeito ! Eu sempre sonhava com uma game daquele tipo. E o FIFA então ? Noooossa. Lembro que fiquei louco quando lançaram o NFS pra PC… Inclusive tá instalado aqui no meu HD, NFS S.E. rodando lisinho no DOS Box com controle analógico ou volante dependendo do meu humor ( 😛 ) !

    Alguém sabe como anda a emulação do negócio ?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/04/2011 at 4:58 pm
    Permalink

    Nao joguei tanto, o #DO joguei apenas uma vez, um joo de carro, que era em 1ª pessoa, e nada mais, já neo geo joguei algumas vezes, não mitas, mais foram boas as vezes. Eu na época ficava estupefato pelo fato do meu SNES não ter graficos como o neo geo! Como colecionador ainda pretendo ter um!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/06/2011 at 2:03 am
    Permalink

    Já tive 3DO FZ-1. Bom videogame, mas pessimamente aproveitado. Samurai Shodown dele era uma vergonha mesmo, muito inferior ao do Neo Geo. Tenho Neo Geo também e pra quem gosta de jogos de luta, não tem igual. As conversões para PSOne dos jogos do Neo Geo ficaram uma porcaria devido à baixa memória física do console. Sinceramente, nem as versões modernas dos KOFs que sairam para o PSTwo conseguem cativar como os KOFs originais… Mesmo com os load times demorados do Neo CD, sou mil vezes mais os antigos do que esses KOFs novos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/06/2011 at 5:30 pm
    Permalink

    Bah! Eu jogava muito o Ultraman Powered da Bandai! Não só por ser fã das séries, mas o jogo era muito bom, com direito a atacar com o jato de frente pros bichos e ter opção versus. Além disso, tinha cenas do seriado e som muito bom! Pena que eram poucas fases!
    Need For Speedy e Road Rash são outros que eu curtia! Road Rash do 3DO rivaliza com Road Rash 3 do Mega como os melhores títulos desta franquia na minha opinião.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/07/2011 at 9:59 am
    Permalink

    Sobre o PAnasonic REAL 3DO Interactive Multiplayer tive muitos jogos uns 62 no total na época boa que foi de 94 á 97.
    Recomendo alguns jogos que são:
    Sailor Moon
    Gex
    Need For Speed
    Série Shockwave
    Guardian War (pra quem nunca finalizou um RPG
    Hell (onde fui vencido pelo jogo)
    Trip-D
    Super Wing Commander
    Wing Commander III Heart Of The Tiger (maravilhoso.)
    Super Street Fighter II Turbo (a trilha sonora é linda)
    Ultraman Powered
    Sthral
    Dragons Lair
    Série de Jogos de Tiro da American Laser Games (com a GAME GUN é claro)
    Luciene’s Quest RPG (bacaninha)
    Space Ace
    Brain Dead 13
    Total Eclipse

    acho que estes.
    O bacana desse aparelho era o Photo CD, em que foi pioneiro e seu descanso de tela sem cde com cd de audio era bacana de se ver.
    Infelizmente morreu porque não tinha empresa interessadas em seu hardware eu penso.
    Vale conhecer e jogar suas pérolas.

    Ulisses Old Gamer 78

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 05/07/2011 at 10:05 am
    Permalink

    Neo Geo era e é um videogame que para mim dispensa apresentações.
    Quero outro em breve mas me contento ainda com meu emulador.
    Qum gosta de Fightng games esse é o seu aparelho.
    mas tem muito jogo bacana, os de nave por exemplo são preciosos, Viewpoint que paro na ultima tela e Zed Blade fora Pulstar são demais, principalmente se conseguir jogar no Cd pois a SNK caprichou na versão em CD de seus jogos para acho que compensar o leitor de unica velocidade.
    Tenho muitos jogos que guardo já que estou sem aparelh desse e as vezes ouço as trilhas, em destauqe para a série Samurai Shodown/Spirits.
    Pena que só tinha muitos jogos da própria SNk sem muitas empresas parceiras. Imagine se tivessem parceiras comoa Capcom e a Bandai?

    Enfim outro console que é excelente em qualquer coleção ou para jogar sempre e descer a lenha no seu amigo perdedor rsrsrsrsrsrs.
    Cuidado para não quebrar os controles rsrsrsrsrs.

    Ulisses Old Gamer 78

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/07/2011 at 4:39 pm
    Permalink

    se nao me engano nao tive 4 videogames de toda historia de vida dos consoles.com certeza o melhor foi o 3d0. tinha os jogos de tiros simuladores que eram feitas pela empresa laser games.astal o melhor jogo em desenho assim como road blaster.tinha supreme warriors que era filme artes maciais em tempo real.tinha way warriors muito divertido.tinha demolition man muito realista virei diversas vezes. os melhores simuladores ate hoje need e road rash. tive o 3do z1 eo z10
    me arrependo ate hoje de me desfeito dele tinha 2 pistolas 8 controles 52 jogos originais e 34 piratas. na epoca me pagarm uma furtuna.se fosse hoje com certeza passaria fome mais nao venderia.sao os meus sinceros pesames por aquele que foi o melhor console daminha vida.hoje tenha 41 anos jogo desde dos 7 tenho 2 360 1 play2 1 xbox1 e nao sou feliz!!!!!!!!!!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *