Eu sou um biltre, um ser mesquinho e desnecessário. Por que diabos eu nunca falei sobre a revista online Jogos 80 aqui no Gagá Games? Vai entender…

O fato é que há anos o Marcus Garrett, autor do livro 1983: O Ano dos Videogames no Brasil, edita (com a grande colaboração de uma rapaziada boa) essa que foi uma das primeiras publicações gratuitas do país sobre jogos eletrônicos. E após meses de expectativa, eis que a nova edição finalmente pintou!

A Jogos 80 é um barato. Seu foco está naquelas plataformas bem antigas MESMO: Atari, Commodore64 e outras pérolas. O que é realmente bacana é que rolam entrevistas com ex-funcionários de empresas brasileiras que trabalhavam com games na época, então acabam surgindo informações históricas interessantíssimas! A revista tem essa preocupação de documentar a história dos games por aqui, o que é absolutamente maravilhoso.

A Jogos 80 é um verdadeiro tesouro. Recomendo a todos que confiram a nova edição e que depois corram atrás do prejuízo lendo as edições anteriores. Quase todas as edições estão disponíveis de graça no site oficial, e as que faltam estão prometidas para breve. É um presentão para todos nós.

E vamos ao press-release da nova edição…

* * *

Chegou a nova edição da revista Jogos 80, especial de Natal, com muita coisa legal e com mais de 100 páginas!

Eis o que trouxemos para vocês:

  • Programando jogos “One-Liner” no TK90X. Dicas e informações sobre como fazer seus próprios games na modalidade em que toda a programação é feita em somente uma linha de código. Verdadeiro desafio!
  • Entrevista Internacional: Tim Follin. O “mago” compositor de trilhas para Commodore 64, Spectrum, Amiga e outras plataformas conta curiosidades sobre seu trabalho e revela informações fantásticas.
  • Especial: Don Priestley. Conheça ou relembre o notório programador de jogos – Popeye, The Trap Door e outros! – para o ZX Spectrum.
  •  Faça você mesmo: cartucho de Atari com 15 jogos. Saiba, passo-a-passo, como construir seu próprio multicart de Atari; do software ao hardware.
  • Entrevista Nacional: Kazuaki Ishizu. O ex-funcionário da Splice do Brasil, responsável pela produção e pelas vendas do SpliceVision (clone nacional do Coleco), conta curiosidades e sana dúvidas antigas em uma excelente entrevista.
  • Especial: Ficção Interativa. Um gênero muito popular – e comercial! – nos anos 70 e 80 que fez a cabeça dos jogadores. Saiba como funcionavam – e ainda funcionam – os “parsers”, os interpretadores de texto que eram o coração dos adventures de texto puro.
  • Fairchild Channel F. Conheça o console que precedeu o Atari 2600, sendo o primeiro a usar cartuchos na história!
  • A história do Commodore Amiga – Primeira Parte. Saiba como o famoso micro de 16 bits da Commodore começou!

  • Entrevista Nacional: Paolo F. Pugno e Mario Camara. Os ex-funcionários da Plan-Soft, da Disprosoft e da Orionsoft revelam como foi trabalhar em empresas que vendiam jogos em cassete para MSX, ZX Spectrum e outros à época. Esperem por “causos” engraçados e muita informação!
  • Segunda parte da matéria “Túnel do Tempo da Folha de S. Paulo”. Com, entre outras, reportagem sobre o lançamento do Expert da Gradiente!
  • Reviews de jogos: Poltergeist (TRS-Color), 1 Million B.C. (Atari 800), Beyond the Ice Palace (ZX Spectrum), The North Star (ZX Spectrum), Goonies ´R´ Good Enough (MSX/MSX2) e outros.
  • Computer Camps. Conheça ou relembre os lendários acampamentos de computação dos anos 80 em que as crianças, além de nadar e de praticar esportes, aprendiam programação em Basic.
  • Os jogos da Activision no ColeoVision. Veja um comparativo com as respectivas versões – mais conhecidas – do Atari 2600 em relação ao console da Coleco. Melhores? Piores? Comprove!
  • Exposição Game ON no MIS. Estivemos na exposição, no dia de estréia, e contamos o que vimos por lá – além de entrevistarmos, brevemente, um dos curadores, o inglês Patrick Moran.

 E muito mais!

Nova edição da revista digital Jogos 80!

5 thoughts on “Nova edição da revista digital Jogos 80!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *