Olá amigos do Gagá Games, aqui é o retrogamer André Breder para trazer até vocês a sexta parte do Especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master System. Nesta parte o foco será a modalidade Skating. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Skating = Patinação sobre rodas

Patinação sobre rodas em Long Beach (Califórnia)
Patinação sobre rodas em Long Beach (Califórnia)

A patinação sobre rodas também chamada de roller skating, é um esporte originado da patinação no gelo. Patim é a palavra portuguesa para “skate” (pois o que nós conhecemos como “skate” na verdade é chamada “skateboard” lá fora, ou seja, algo como “prancha sobre patins”). Por causa de toda essa questão linguística, muitos aqui no Brasil acabaram fazendo confusão, achando que a modalidade Skating se referia ao skate como conhecemos.

A invenção dos patins sobre rodas começou de maneira curiosa. Em 1750, um belga chamado Joseph Merlin teve a idéia de construir patins que pudessem andar no solo assim como os patins de gelo deslizavam no gelo. Apesar de ser uma ideia interessante, os patins não se tornaram populares rapidamente. No entanto, muitos inventores anônimos passaram a trabalhar a idéia de Merlin melhorando-a, com o objetivo de fazer patins seguros e fáceis de utilizar.

A bela australiana Sophie Monk também é adepta dos patins.
A bela australiana Sophie Monk também é adepta dos patins.

Apesar de chamarem a atenção do público, demorou algum tempo até que os patins sobre rodas realmente conquistassem o gosto popular. Na Alemanha, por exemplo, ele somente foi aceito em 1840. Na época, uma loja atraia os clientes, colocando meninos e meninas sobre patins para atendê-los. A partir de 1863, com todas as melhorias que aos poucos foram introduzidas, os patins foram ficando cada vez mais parecidos com os atualmente chamados patins tradicionais (com dois pares de rodas paralelas em cada pé), ou “quad”, como são chamados popularmente nos E.U.A. Desde aquela época várias pistas de patinação nos Estados Unidos viraram ponto de encontro das pessoas e em muitas delas aconteciam corridas e animados bailes sobre patins.

Atualmente os patins tradicionais se encontram bastante sofisticados, podendo um equipamento de primeira linha custar o equivalente a alguns milhares de dólares. Sua utilização é mais frequente em competições de nível nacional e internacional em países como E.U.A., Portugal, Espanha,Itália, Austrália, China, Argentina e Brasil. Popularmente os patins mais utilizados e conhecidos são os patins inline ou inline skates (com três, quatro ou mais rodas em linha reta) que além de chamar a atenção de jovens e crianças, é considerado um meio alternativo de transporte.

E como as coisas funcionam no jogo?

No game a modalidade Skating consiste em controlar uma bela mocinha de patins, que deve percorrer um longo calçadão a beira da praia, desviando de alguns obstáculos ao mesmo tempo que faz pontos mantendo-se sempre em alta velocidade e também ao fazer saltos e giros com o corpo.

Diferente das outras modalidades vistas até agora, aqui não há um limitador de tempo. Existe um final para a prova, uma clássica linha de chegada, mas o que pode impedir que o jogador chegue ao fim são os obstáculos no caminho, que realmente são muitos, como rachaduras, buracos, poças de água, cascas de banana, entre outros. Agora o obstáculo que com certeza é o principal responsável pelos erros do jogador é uma maldita bola que surge no meio da tela quicando no calçadão em diversos momentos do jogo. Muitas vezes é praticamente impossível desviar deste obstáculo! Cada competidor é automaticamente eliminado ao cometer três quedas/erros, portanto todo cuidado é pouco para se dar bem nesta modalidade.

A movimentação do game não é complicada, sendo que para fazer com que seu personagem patine com rapidez, basta o jogador ficar alternando no botão direcional as posições cima e baixo. O jogador só não pode se “empolgar” demais e ficar apertando estas direções para aumentar a velocidade de seu personagem no game e esquecer que é por meio destes mesmos comandos que ele faz com seu competidor se mova também para cima ou para baixo, algo necessário para desviar de certos obstáculos.

Durante a patinação ou mesmo durante um salto, basta apertar o botão direcional para a esquerda para fazer com que o competidor dê um giro de 360º, o que multiplica em até 4 vezes os pontos de um jogador. Em relação aos botão, tanto o botão 1 quanto o 2 servem para dar início à prova, sendo que durante a partida o botão 2 também deve ser utilizado para dar os saltos. Agora um detalhe: ao segurar o botão 2 o jogador terá seu personagem em uma posição onde está pronto para executar um pulo, que é feito no momento em que o jogador solta o botão. Jogadores com “dedos mais pesados” devem tomar cuidado para não esquecerem deste detalhe na hora em que for necessário executar um salto rápido, principalmente quando um obstáculo está muito próximo, ou irão se esborrachar no calçadão de cimento.

Questões técnicas

Graficamente esta modalidade é uma das mais detalhadas do jogo. A prova de patins ocorre em uma grande e extensa calçada a beira da praia, e durante todo o percurso da modalidade, pode se notar muitos detalhes gráficos na tela. Até mesmo alguns expectadores mostram que estão realmente acompanhando a prova, como o cara que fica curtindo um som sentado na areia da praia e uma gaivota (que eu acredito ser a mesma que apareceu antes nas modalidades Foot Bag e Surfing) que fica pousada na cerca do calçadão, que movem suas cabeças ao verem a bela moça passando nos patins.

A sonoridade desta modalidade segue o padrão das anteriores, trazendo uma música bem empolgante que rola durante toda a prova, e efeitos sonoros simples, mas que cumprem muito bem seu papel no game, sendo que eu particularmente acho muito bacana a sonoridade dos patins, que ajuda também ao jogador ter uma boa noção de como está a velocidade de seu personagem durante a modalidade. A jogabilidade também é muito boa, com todos os comandos funcionando de maneira perfeita, e a dificuldade é bem maior do que a encontrada nas modalidades anteriores, pois aqui muitos obstáculos estarão no caminho do jogador, e como já dito antes, basta três erros cometidos e é fim de prova.

Na próxima parte!

Na próxima parte deste especial sobre o clássico Jogos de Verão do Master, vamos focar na quinta modalidade do game: BMX. Até Sábado que vem com mais uma edição especial do Recordar é Envelhecer!

* Nota: As informações referentes a patinação sobre rodas foram retiradas do Wikipédia.

Recordar é envelhecer: Jogos de Verão (Master System) – 6ª Parte
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