Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo mais uma edição do Recordar é envelhecer! O clássico que relembro hoje é o bacana Shadow Dancer que foi lançado para o Mega Drive no ano de 1990. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Introdução:

O game Shadow Dancer surgiu originalmente nos Arcades no ano de 1989, sendo mais um jogo da mítica série Shinobi. Em 1990 uma versão do game foi lançada para o Mega Drive (jogo que ficou conhecido como Shadow Dancer: The Secret of the Shinobi aqui em nosso país) sendo praticamente um novo game, e bem melhor do que o original lançado para os fliperamas, diga-se de passagem! O velho Master System de guerra ainda receberia no ano seguinte uma versão de Shadow Dancer, que ao contrário do que ocorreu na que foi lançada para o Mega Drive, se manteve bem fiel a versão original.

A história do game varia de acordo com o local onde ele foi lançado: enquanto que no Japão o personagem principal é Hayate, o filho do lendário ninja Joe Musashi (protagonista dos games Shinobi e The Revenge of Shinobi), nos Estados Unidos o próprio Joe é tido como o personagem principal. Em ambas as versões, contudo, o grande vilão desta vez é a organização criminosa “Union Lizard”, que matou Dick C. Kato, que na versão japonesa foi o responsável pela criação de Hayate, e na versão americana é tido como um dos amigos e pupilos de Joe. A aventura desta vez ocorre nos Estados Unidos no ano de 1997, sendo que a grande maioria das fases se passa na cidade de Nova Iorque.

O cão é o melhor amigo… do ninja!

A grande novidade de Shadow Dancer, em relação aos outros games da franquia Shinobi, está na adição de um “ajudante” para o protagonista: o cão Yamato. Graças a esta grande ideia, o jogo acabou ficando bem mais dinâmico, pois o cão branco pode ser usado para segurar inimigos, auxiliando de maneira vital ao jogador na eliminação dos seus adversários.

Para utilizar Yamato é simples: basta apertar e segurar o botão de ataque para que uma barra circular indicativa na tela seja carregada. Assim que ela estiver completa basta soltar o botão para que o cão ataque o inimigo. Mas o jogador deve tomar cuidado ao utilizar seu fiel companheiro em determinados inimigos, como os grandalhões armados com escudos, que irão ferir Yamato sem piedade, fazendo-o se tranformar em um filhote inofensivo. Para fazer com que o cão volte ao seu estado normal o jogador terá então que salvar algum refém.

Os objetivos durantes as fases é bem semelhante ao que foi visto no Shinobi original: você deve resgatar e libertar várias pessoas que são mantidas como reféns durante as fases, para assim pode passar para o próximo estágio do game. O bacana nisso tudo, é que a bondade do herói ninja será recompensada: após salvar o quarto refém, as shurikens ficam mais poderosas, sendo capazes de eliminar até mesmo os inimigos que estejam protegidos com escudos.

No final de cada etapa do game haverá uma fase bônus, onde o ninja estará em queda livre de um prédio e deverá eliminar o maior número de ninjas inimigos antes de chegar ao solo. Esta é uma boa oportunidade de ganhar vidas extras, e pode ter certeza que elas são altamente necessárias em Shadow Dancer.

Gráficos e Sonoridade

Graficamente Shadow Dancer é um game muito bonito, com cenários que retratam uma cidade de Nova Iorque a beira do seu fim, passando para o jogador um clima sombrio, tenso e apocalíptico. As cores usadas no game são bem escuras e frias, nada de tons berrantes ou alegres por aqui. Os cenários são muito bem detalhados, com ruas cheias de rachaduras e que realmente racham no meio durante a aventura! Outro ponto positivo em relação aos cenários, é que eles são bem diversificados, fazendo com que o jogador não fique com a chata impressão de estar jogando fases repetidas. Destaque para a fase na Estátua da Liberdade, que faz com que você passe mesmo a acreditar que toda aquela grande cidade destruída é a tão famosa Nova Iorque cantada várias vezes pelo saudoso Frank Sinatra.

Outro ponto que merece nota em relação aos gráficos, são os designs dos personagens: desde o ninja branco protagonista, até o mais infeliz dos inimigos, todos estão muito bem feitos graficamente, sendo que até mesmo detalhes das roupas dos pesonagens pode ser percebidos pelos jogadores mais atentos. Tudo foi feito mesmo com muito zelo por parte dos produtores do game, que logo no início da década de 90 conseguiram desenvolver um trabalho que até hoje continua digno de todos os elogios!

Em relação aos efeitos sonoros de Shadow Dancer eles são bem variados e caprichados: o grito do ninja quando o mesmo dá uma grande salto ou quando faz o uso de alguma de suas técnicas secretas pode ser visto como algo simplório para os dias de hoje, mas na época conseguia transmitir ao jogador uma gostosa sensação de veracidade, o que tornava a jogatina ainda mais emocionante e divertida! E os demais efeitos sonoros também não ficam atrás no quesito qualidade: os latidos de Yamato, as explosões, os desmoronamentos, etc, tudo possui uma sonoridade realmente muito boa e bem próxima da realidade.

A trilha sonora é muito boa! Apesar de não trazer o mestre Yuzo Koshiro como parte da equipe responsável pelas músicas, Shadow Dancer, na minha opinião, tem músicas que encaixam de maneira perfeita com o clima de aventura do game, bem no meio de uma cidade importante a beira do caos! A grande maioria das músicas são bem agitadas, o que faz a adrenalina do jogador ir a mil durante a jogatina! Tudo bem, The Revenge of Shinobi possui uma trilha sonora melhor, vou dar o braço a torcer, mas mesmo assim a SEGA não fez feio neste quesito em Shadow Dancer.

Jogabilidade e Dificuldade

Os controles são bem simples e eficazes, tornando a jogabilidade de Shadow Dancer muito boa. Todos os comandos respodem muito bem, sem atrasos, permitindo que a jogatina flua de maneira tranquila, seja qual for a ação desejada pelo jogador, como pular, atirar shurikens, usar sua espada (quando estiver muito próximo de um inimigo), etc.

Como ocorreu no game anterior (The Revenge of Shinobi) o protagonista pode utilizar técnicas ninja secretas, conhecidas como Ninjitsu, que irão variar de acordo com o estágio do game de forma automática. Mas apesar delas se diferenciarem na questão elemental (existem técnicas baseadas no elemento fogo, outros no elemento ar, e assim por diante), não existe uma técnica superior a outra, mesmo que elas sejam visualmente diferentes. Em Shadow Dancer o Ninjitsy pode ajudar o jogador de duas maneiras: limpando a tela de inimigos menores que estejam dando trabalho, ou fazer com que aquele chefe difícil perca alguns pontos de energia de maneira mais rápida e prática.

Em termos de dificuldade, Shadow Dancer é difícil, muito difícil! Existem três níveis de dificuldade para se escolher, mas tenha certeza, mesmo no nível mais baixo o game já é complicado! O ninja branco não tem pontos de energia, sendo que basta um ataque certeiro do inimigo para perder uma vida. Mesmo que o jogador possa esbarrar nos inimigos sem morrer, bastará um dos cretinos ferir o ninja para ele cair morto no chão. As fases são sempre cheias de inimigos dos mais variados, fazendo com que a sábia utilização do cão Yamato seja fundamental para não ir pro além. As batalhas contra os chefes prometem momentos de raiva para o jogador mais afobado, que poderá perder vidas seguidamente. O lance é procurar decorar a forma de ataque de cada chefe para saber o momento correto para atacar e esquivar dos ataques inimigos. Paciência meu cara jogador, aqui é preciso ter paciência e sabedoria.

Para os jogadores “hardcore”, que ao contrário de nós pobre mortais, podiam achar Shadow Dancer um game “mamão com açúcar” mesmo no terceiro nível de dificuldade, bastaria ir na tela de opções do jogo para escolher o modo de jogar sem shurikens. É isso mesmo! Neste modo o jogador só pode utilizar a espada, e como já foi dito por aqui, o ninja só pode usar esta arma quando estiver bem próximo dos inimigos, ou seja, o jogo que já era difícil em sua forma normal, fica então quase que impossível de jogar neste modo “sadomasoquista”.

Conclusão

Shadow Dancer foi um dos grandes sucessos do Mega Drive, ajudando a franquia Shinobi a ser uma das mais queridas criadas pela SEGA. É um jogo divertido e com um desafio bem alto. Alguns fãs podem até terem reclamado um pouco do fato de que Shadow Dancer trazer de volta a forma clássica do primeiro Shinobi, mas é inegável que mesmo não sendo um game do calibre de The Revenge of Shinobi ou Shinobi III, Shadow Dancer ainda sim é um dos melhores games de ação lançados para o saudoso Mega Drive.

Recordar é envelhecer: Shadow Dancer (Mega Drive)

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