Alô você cara leitor do Gagá Games! O seu amigo André Breder traz para você, mais algumas curiosidades relacionadas aos games antigos. Confira a seleção de fatos curiosos do “Você Sabia?” de hoje:

– Durante a produção do primeiro Sonic, o programador Yuji Naka deu a sugestão de que o personagem pudesse atacar seus inimigos sem a necessidade de parar. Uma forma de fazer isso possível, seria permitir que o personagem tivesse a capacidade de se enrolar como se fosse uma bola. Desta forma, acreditava Naka, o jogador poderia se mover rapidamente por toda a fase e derrotar seus adversários de uma forma totalmente nova. O designer Naoto Oshima então desenhou dois personagens que poderiam incorporar esta ideia: um tatu e um ouriço. Como o corpo coberto de espinhos mostrava uma aparência mais agressiva, a equipe do título finalmente optou pelo ouriço. Fizeram então que o personagem fosse todo azul, para assim combinar com o logo da SEGA. Ainda em relação a cor de Sonic, reza a lenda que isto na verdade nada tem a ver com o logo da SEGA, e sim por conta de Naka, um apaixonado por velocidade, ter um porsche azul.

– Em 1983 a MCA Universal abriu um processo contra a Nintendo, onde afirmava que o game Donkey Kong havia violado os direitos da Universal em relação ao personagem King Kong. Após uma breve “batalha” nos tribunais, o juiz determinou que os direitos do original Kong haviam passado para domínio público. O caso foi então encerrado, e a MCA Universal teve que pagar $1.8 milhões de dólares para a Nintendo para reparação de danos que ela causou à imagem da empresa.

– Durante a produção do primeiro game da franquia Doom, o designer Tom Hall desejava que o game tivesse uma história detalhada, vários personagens, e uma série de recursos interativos. Todas estas ideias foram descartadas, pois John Carmack queria uma game mais simples. Caso as ideias de Hall tivessem sido aceitas, Doom seria um jogo quase que completamente diferente daquele que conhecemos.

Final Fantasy VII deveria ter saído para o Nintendo 64, mas a Square cancelou o projeto e migrou para o PlayStation pela falta de espaço nos cartuchos. Para se ter uma noção, caso Final Fantasy VII fosse portado do mesmo modo que saiu para PlayStation para o Nintendo 64, o jogador teria que comprar 13 cartuchos para chegar até o fim do game.

Fonte: Nintendo World Nº103, Wikipedia, Games Radar

Você sabia? Curiosidades sobre os games clássicos…
Tags:                         

24 ideias sobre “Você sabia? Curiosidades sobre os games clássicos…

  • 09/06/2011 em 12:27 am
    Permalink

    Tem um prolongamento da lenda do Donkey Kong que diz que o advogado (ou a firma) que ajudou a Nintendo a ganhar o processo se chamava… Kirby. Daí, como agradecimento, colocaram o nome dele como personagem de jogo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/06/2011 em 5:59 pm
    Permalink

    Muito legal suas notas da cena gamer André,mas em relação a Final Fantasy VII qual o problema de comprar 13 cartuchos?Eu compraria…ha ah ha ha brincadeira :)foi muito difícil mesmo a Nintendo mudar e aceitar definitivamente uma mídia óptica ao invés do cartucho e seus circuitos integrados.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/06/2011 em 7:08 pm
    Permalink

    Nossa, imagina se o Doom fosse nesse esquema todo detalhado e interativo ?

    Na verdade, todo FPS existente desde o lançamento de Doom seria diferente, até porque nessas condições, não sabemos se Doom faria tanto sucesso, e por consequência, muito FPS lançado depois não tentaria “beber da mesma fonte” !

    Talvez até o gênero FPS não existiria, não haveria uma febre do estilo como houve uma época atrás.

    Muito loucas essas suposições !

    André ! Sugestão de coluna : E se determinado game não existisse ? Como seria a indústria de games hoje em dia ? Imagina quanta discussão não daria nesses comentários ?

    Um exemplo ? Se Starflight não existisse, não teríamos Mass Effect ! Ou talvez fosse um game muuuuito diferente do atual. Sentiu o impacto da coisa ?

    Se FF e DD não existisse ? Nossa, ia abrir um buraco negro na Terra ! 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/06/2011 em 8:43 pm
    Permalink

    @Flávio de Oliveira
    Adorei sua idéia e imagine que coisas não tão próximas também tem suas conexões com games,por exemplo, se o ator e artista marcial Bruce Lee não existisse imagine quantos personagens de jogos de luta também não existiriam ,pois são baseados nele. Liu Kang e Fei Long são alguns deles…
    Putz gostei da idéia!
    Fica aqui meu voto junto ao do Flávio para André ou o Gagá pensar no assunto,seria uma coluna bem legal.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/06/2011 em 11:35 pm
    Permalink

    @Guilherme

    Não vou poder atender ao seu pedido, pois não tenho mais vontade de dar continuidade ao site Castlevania Legends. Ainda gosto muito da franquia, mas não tenho mais tempo para o site. Na época em que eu comecei aquele site, era solteiro e jovem… hoje estou mais velho e casado, e tenho outras prioridades. E prefiro gastar um pouco do meu escasso tempo fazendo posts aqui no Gagá Games, onde posso falar sobre vários games diferentes, e não somente sobre jogos de uma única franquia.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 10/06/2011 em 11:49 am
    Permalink

    Essa é a desculpa oficial, mas dizem as más línguas que FF7 foi pro PSX por questão de dinheiro, não restrição tecnológica. Na época a Nintendo extorquia e massacrava as empresas que queriam lançar jogos em suas plataformas, e de repente chega a Sony com uma política agressiva de captação de desenvolvedoras, e o mais importante: sem a censura da Nintendo. O erro da Nintendo não foi o cartucho, como a molecada gosta fã da Sony gosta de acreditar (afinal console com CD já existia desde 89), e sim a soberba. Tanto que FF7 tem CGs horrorosas, claramente feitas às pressas pra dar um charme a mais ao jogo e por esse motivo ele vem em 3 discos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 10/06/2011 em 2:51 pm
    Permalink

    @Dactar
    É mesmo… E tem muito mais personagem por aí que também sofreu alguma influência do mesmo.

    E se filmes do Rambo e Braddock não existissem, será que teria algum impacto nos games ? Será que Ninja Gaiden nunca teria sido lançado se não tivesse existido American Ninja e tantos outros filmes de ninja no final da década de 1980 e início da década de 1990 ?

    Eu viajo muito nesses temas cara… 😀

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 10/06/2011 em 2:53 pm
    Permalink

    @Dactar
    P.S.: Não é a toa que uma das minhas séries preferidas é a Legacy of Kain, justamente por causa desses “e se”, mas na verdade, a gente altera o curso da história e vê as consequências ao longo da série de diversos ângulos !

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 11/06/2011 em 7:17 am
    Permalink

    leandro(leon belmont)alves :
    e CARACA!! TREZE CARTUCHOS PARA ZERAR O VII SE FOSSE NO N64? é por isso que a maioria das empresas se debandaram pro PS1.

    Na verdade o FF7 não teria CGS para poder caber em um cartucho, por isso também aqueles gráficos feios do overworld, pois seria um dos primeiros jogos do N64, e a square queria fazer um jogo magistral, e o fez!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.