Olá galera do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder para levá-los em mais uma viagem rumo ao passado dos Video Games! Hoje vamos voltar para o ano de 1995! Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Lançamentos importantes do ano de 1995

* Consoles:

– A Nintendo lança a série Game Boy Play It Loud!, que se trata de uma tiragem do portátil com sua carcaça colorida, e com um design um pouco diferente. No mesmo ano coloca também no mercado o Virtual Boy, que logo se tornaria um grande fracasso de vendas e seria descontinuado.

– A SEGA lança o Saturn na América do Norte e o 32X na Europa.

– E a Sony lança o PlayStation tanto na América do Norte, como na Europa.

* Games:

Chrono Trigger do Super NES
Chrono Trigger do Super NES

– Em 1995 na área dos RPGs o grande destaque do Super NES foi o título Chrono Trigger da Squaresoft. O jogo foi desenvolvido por uma equipe que foi apelidada de Equipe dos Sonhos (The Dream Team): Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy). Toda a equipe trabalhou com a idéia de que este jogo teria de ser revolucionário, envolvendo múltiplos fins, uma história dramática, um bom sistema de batalhas e belos gráficos. No jogo há inúmeras referências a eventos e nomes de mitologias, lendas e História. A trilha sonora de Chrono Trigger rendeu um CD triplo no Japão, tornando-se uma das trilhas de video-games de maior sucesso da história.

– Outro destaque deste período para o Super NES foi o divertido Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest, desenvolvido pela Rare. A principal inovação que este segundo game da franquia Donkey Kong Country trouxe foi em relação a sua jogabilidade, que é um pouco mais variada do que a do jogo anterior.

Diddy’s Kong Quest
Diddy’s Kong Quest

– A Capcom também fez bonito no Super NES, lançando Final Fight 3, que para muitos fãs é o melhor game da franquia que ele representa; e para alegria geral dos fãs do robô “X”, dois títulos com ele foram lançados em 1995: Mega Man X2 e Mega Man X3.

– Os fãs de games de luta tiveram Mortal Kombat 3 da Midway Games em uma versão excelente para o Super NES; e para comemorar os 10 anos da franquia Super Mario, foi lançado o título Super Mario World 2: Yoshi’s Island.

– Outros títulos interessantes do Super NES lançado em 1995 foram: The Adventures of Batman & Robin, Asterix & Obelix, Batman Forever, Breath of Fire II, Captain Commando, Castlevania: Dracula X, Civilization, Dragon: The Bruce Lee Story, EarthBound, Earthworm Jim 2, F1 World Championship Edition, FIFA Soccer ’96, International Superstar Soccer, International Superstar Soccer Deluxe, Judge Dredd, Jungle Strike, Killer Instinct, King Arthur & the Knights of Justice, Kirby’s Dream Course, Looney Tunes B-Ball, The Mask, Mega Man 7, Mighty Morphin Power Rangers e Tales of Phantasia.

Comix Zone
Comix Zone

– O Mega Drive em 1995 também contra atacava com grandes games: Comix Zone, um divertido e original beat n´up foi um dos destaques deste período. Neste game o jogador assume o papel de um desenhista que por obra do destino vai parar dentro de sua própria história em quadrinhos! Um ideia genial que os fãs só lamentam por nunca ter havido uma continuação.

– Outro destaque do Mega Drive neste período foi o título Pitfall: The Mayan Adventure, que é considerado por muitos como o melhor game lançado da franquia que ele representa, superando até mesmo o Pitfall original do Atari 2600.

– Outro título interessante do Mega Drive foi Ristar desenvolvido pela Sonic Team. Trata-se de um game de plataforma que muitos jogadores consideram melhor que os títulos da franquia Sonic, mostrando que a SEGA não dependia somente do ouriço para fazer grandes games do gênero.

Ristar
Ristar

– E para fechar com chave de ouro os destaques do Mega Drive em 1995, vale citar que o excelente RPG Phantasy Star IV: The End of the Millennium, tinha neste período o seu lançamento tanto em território americano, quanto no território europeu.

– Fora os destaques citados, o console de 16 Bits da SEGA ainda mostrava sua força, com vários lançamentos interessantes, tais como: Alien Soldier, Asterix and the Power of the Gods, Batman Forever, Donald in Maui Mallard, Earthworm Jim 2, Ecco Jr., F1 World Championship Edition, FIFA Soccer 96, Garfield: Caught in the Act, Gargoyles, Judge Dredd, Light Crusader, Mega Turrican, Micro Machines: Turbo Tournament 96, Mighty Morphin Power Rangers: The Movie, Pinocchio, Primal Rage, Road Rash III: Tour de Force, Scooby-Doo Mystery, The Smurfs, Venom/Spider-Man: Separation Anxiety, X-Men 2: Clone Wars e Worms.

– Sem o NES para competir, o Master System agonizava com poucos lançamentos em 1995: 20 em 1 ( da Tec Toy), Bonkers Wax Up!, Cheese Cat-Astrophe Starring Speedy Gonzales, Dragon: The Bruce Lee Story, Fire and Ice e Mortal Kombat 3, foram os jogos lançados neste período para o 8 Bits da SEGA.

Command & Conquer
Command & Conquer

– O robusto Neo Geo da SNK, como sempre, trazia poucos lançamentos, mas todos sendo praticamente belos títulos: Aero Fighters 3 , Double Dragon, Fatal Fury 3: Road to the Final Victory , Galaxy Fight: Universal Warriors, The King of Fighters ’95, Power Spikes II, Pulstar, Real Bout Fatal Fury, Samurai Shodown III: Blades of Blood, Savage Reign, Super Sidekicks 3: The Next Glory e World Heroes Perfect, são exemplos desta afirmação.

– E os usuários de PCs tinham uma enxurrada de bons lançamentos tais como: Warhammer: Shadow of the Horned Rat da Mindscape; Command & Conquer da Westwood Studios; Star Wars: Dark Forces e Full Throttle da LucasArts; Descent da Parallax Software; Flight Unlimited da Looking Glass Studios, Phantasmagoria da Sierra Online; Heroes of Might and Magic: A Strategic Quest da New World Computing; Crusader: No Remorse e Wing Commander IV: The Price of Freedom da Origin Systems; Warcraft II: Tides of Darkness da Blizzard; e I Have No Mouth, and I Must Scream da Cyberdreams.

Próxima parada: 1996

No próximo artigo vamos prosseguir para 1996, no capítulo final desta “saga”… até lá aventureiros do tempo!!!

Referências: Wikipédia

De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 24

28 ideias sobre “De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 24

  • 08/06/2010 em 8:51 am
    Permalink

    Quro dar minha contribuição falando também de um jogo da mesma época (Creio eu).
    Alguem já jogou The Peace Keepers? Nossa, que jogo incrível! É um rushing beat, em que você pode escolher o seu caminho como em um RPG! Com essa escolha de caminhos a historia muda radicalmente, tendo trocentos finais e vários inimigos que você só enfrenta ao fazer uma certa combinação de caminhos!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 8:51 am
    Permalink

    Cara, joguei demais o Command & Conquer e o Comix Zone, mas o Chrono Trigger eu jogo até hj!

    Só uma correção… a trilha sonora do Chrono Trigger é em sua maioria do Yasunori Mitsuda. O Nobuo Uematsu só entrou no finzinho porque o tio Mitsuda ficou doente de tanto trabalhar, mas não sei exatamente quantas faixas o Nobuo compôs para o jogo…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 9:20 am
    Permalink

    esse ano tambem foi muito bom…. só a titulo de curiosidade o “dream team” fez um jogo pra geração atual: blue dragon. claro que num fez nem uma fração do sucesso do chrono trigger (o jogo é do xbox360) mas parece ao menos “interessante” (ah, e tem um anime tambem que inclusive passa no sbt…) pow vai parar em 96? poxa, tinha que ir pelo menos até o dreamcast… 96 tambem foi muito bom: mario rpg! t+

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 11:23 am
    Permalink

    Ótimo post!

    Com relação ao lançamentos do Mega Drive em 1995, alguns jogos importantes foram esquecidos: Adventures of Batman & Robin; Beyond Oasis; Desert Demolition; Demolition Man; Dragon: The Bruce Lee Story; NBA Jam TE; Toy Story e Weapon Lord. O ComixZone saiu ainda em 1994.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 12:12 pm
    Permalink

    Command e Conquer é o melhor jogo de estratégia do mundo. Sou apaixonado por esse jogo e seu avô, Dune 2000. Acho que está chegando a hora de me redimir do pecado de não ter jogado Chrono Trigger ainda. Alguém sabe se a versão de DS tem todos os vídeos?

    32x é Uóh! Adorei as fotos de Ristar, preciso jogá-lo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Tweets that mention Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 24 -- Topsy.com

  • 08/06/2010 em 2:26 pm
    Permalink

    Kal “Bangagá” :

    Alguem já jogou The Peace Keepers? Nossa, que jogo incrível! É um rushing beat, em que você pode escolher o seu caminho como em um RPG! Com essa escolha de caminhos a historia muda radicalmente, tendo trocentos finais e vários inimigos que você só enfrenta ao fazer uma certa combinação de caminhos!

    Parece mesmo interessante… mas Kal, para qual sistema/console é este jogo?

    Juunin :

    Só uma correção… a trilha sonora do Chrono Trigger é em sua maioria do Yasunori Mitsuda. O Nobuo Uematsu só entrou no finzinho porque o tio Mitsuda ficou doente de tanto trabalhar, mas não sei exatamente quantas faixas o Nobuo compôs para o jogo…

    As informações técnicas que peguei sobre o Chrono Trigger vem do wikipédia… qualquer coisa o Mitsuda que processe o wikipédia por omitir seu nome… 🙂

    maximuscesar :

    pow vai parar em 96? poxa, tinha que ir pelo menos até o dreamcast…

    Qualquer coisa reclame com o Orakio Gagá por causa disso, já que aqui é ele quem manda, e no Gagá Games não podemos falar/fazer posts de games que ultrapassem a quarta geração de consoles. Para mim até o Nintendo 64, pelo menos, é retrô, mas o Orakio é um velhote que acha o PlayStation 1 muito moderno para ter posts aqui no blog… quem diria então falar do Dreamcast por aqui, ele teria um ataque histérico e poderia até morrer! 🙂

    Arnold :

    Ótimo post!

    Com relação ao lançamentos do Mega Drive em 1995, alguns jogos importantes foram esquecidos: Adventures of Batman & Robin; Beyond Oasis; Desert Demolition; Demolition Man; Dragon: The Bruce Lee Story; NBA Jam TE; Toy Story e Weapon Lord. O ComixZone saiu ainda em 1994.

    Ele lance de jogos importantes é muito relativo, e eu também não cito todos os grandes lançamentos de cada console, apenas alguns mesmo.

    Agora sobre a data do Comix Zone, o game saiu em 1995 mesmo, é só você dar uma pesquisada na net para comprovar isso nas mais variadas fontes possíveis, tanto em português quanto em línguas estrangeiras. Até mesmo a rom que eu tenho aqui do jogo tem a data de 1995 em sua tela de abertura.

    GLStoque :

    Command e Conquer é o melhor jogo de estratégia do mundo.

    Concordo… em um passado não muito distante eu era literalmente viciado nos games desta franquia.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 6:55 pm
    Permalink

    Peace Keepers é para super Nes mesmo Breder, joguei muito esse jogo também, no Japão é chamado de Rushing Beat 3, nos States cada jogo da série saiu com um nome diferente. Mas provavelmente você conhece Rival Turf não? pois é, Rival Turf é o primeiro Rushing Beat, Brawl Brothers é o segundo e Peace Keepers é o terceiro.

    Tem várias opções de caminho mesmo, e como o Kal Bangaga falou, fazendo certas combinações você ve inimigos diferentes, fases diferentes e habilita novos personagens para jogar.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 7:28 pm
    Permalink

    Eric Fraga :

    Cara, quando você terminar essa série, vou imprimir tudo e colar na parede do estúdio que tenho aqui em casa (que uso pra fazer as versões de game music que produzo) ao fundo pra ajudar na inspiração :-) Foi demais a leitura, belo trabalho.

    Legal que alguns posts que eu fiz possam te ajudar de alguma forma. Valeu pela força!

    João do caminhão :

    Peace Keepers é para super Nes mesmo Breder, joguei muito esse jogo também, no Japão é chamado de Rushing Beat 3, nos States cada jogo da série saiu com um nome diferente. Mas provavelmente você conhece Rival Turf não? pois é, Rival Turf é o primeiro Rushing Beat, Brawl Brothers é o segundo e Peace Keepers é o terceiro.

    Tem várias opções de caminho mesmo, e como o Kal Bangaga falou, fazendo certas combinações você ve inimigos diferentes, fases diferentes e habilita novos personagens para jogar.

    Rival Turf é um nome que não me é estranho, mas não me lembro agora se cheguei a jogá-lo. Assim que puder vou dar uma conferida nesta franquia. Valeu pelo toque!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 8:01 pm
    Permalink

    Ok, vou confessar uma coisa… Nunca tive paciência pra jogar Ristar.

    E… Aero Fighters 3… Adoro essa série, apesar de quase ter um ataque cardíaco ao ver as imagens da versão 64… Que parece ser um clone de After Burner.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 08/06/2010 em 11:24 pm
    Permalink

    Cara,Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest é animal fui descobrir isso recentemente e o lançamento do Mega Drive, Comix Zone eu joguei muito ainda na época. É muito bom!!!
    Ano já triste para o Master, com lançamentos fracos… =(
    Belo post Breder, abração!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/06/2010 em 9:11 am
    Permalink

    Yo, dê uma olhada André, é um briga de rua lendário!
    Demorei alguns anos para LEMBRAR o nome deste jogo! Quando pude jogar novamente… Emoção pura!
    Se você gosta de Guardian HEroes e DUngeons e dragons, creio que vai gosta dele!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/06/2010 em 12:18 pm
    Permalink

    @André Breder
    Hoje em dia procuro me manter afastado de Dune 2000 para evitar a perda involuntária de horas ou dias de vida. Começo e não consigo parar até que tenho terminado a partida. Fico horas brigando. E olha que ainda não experimentei direito jogar contra alguém.

    @gamer_boy
    Arrasô na Tradução!
    E quantos aos vídeos? Eles estão nessa versão?
    As sequências animadas e talz?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 09/06/2010 em 8:56 pm
    Permalink

    The Adventures of Batman & Robin do Snes é um ótimo jogo! A versão do Mega Drive, que eu aguardei ansioso, é… boazinha, mas bem diferente.

    Comix Zone foi um jeito bem legal de misturar o conceito dos quadrinhos com videogame! Nota 10! Tem um jogo pro PSP chamado Unbound Saga que tem o mesmo estilo.

    Weapon Lord não foi citado, mas quando eu comprei uma Supergamepower que tinha ele na Pré-Estréia… fiquei ansioso e muito! A matéria descrevia que o jogo seria superior em vários aspectos técnicos, comparando com Street Fighter 2. Meses depois, após o lançamento, a revista foi mais modesta, pois viram que o jogo era mediano. O jogo tinha um ótimo conceito, mas a execução não funcionava. Acho que o problema foi a limitação dos 16 bits, porque muitas coisas que a Namco tentou fazer em Weaponlord é visto hj em vários jogos de luta, até mesmo em Soul Calibur.
    Valeu Breder! Rumo ao capítulo final! Hehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 10/06/2010 em 1:00 am
    Permalink

    Falar que Chrono Trigger é ótimo já é um baita clichê, mas pra mim é o melhor jogo que tem, falando da história do jogo. Gostaria muito mais de ter visto um anime dele e não do DBZ, mas isso é opinião. Sempre gostei do tema viagem no tempo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/06/2010 em 9:01 pm
    Permalink

    1995 meio que foi um ano de transição pra mim. O SegaCD foi meu último console até o GameCube em 2001. Acho que muitos adolescente da época estávam migrando para o Computador. Com o advento do Microsoft Windows 95 e do DirectX3 (eh ele já exisita naquela época) além de troca e estabilização do Real (R$) muita gente abandonou os consoles. A única razão deu ainda jogar alguma coisa deles foi o fato do Resident Evil: CODE Veronica ser exclusivo no lançamento para o Dreamcast. Bruno meu amigo até hoje (estou com 30 anos) tinha o Dream e jogávamos nele.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.