bann-cruzada_nes_horizontal

Aviso aos navegantes: com o fim do diário de Phantasy Star Generation, a cruzada NES agora passa a ser às segundas, e não mais às sextas!

Na edição passada de nossa cruzada para jogar TODOS os jogos lançados para o Famicom e para o NES, entramos no ano de 1987 com o pé direito: Dragon Quest II e Zelda II abriam o ano cheios de energia (bom, pelo menos o Dragon Quest II…). E depois de dois ótimos meses iniciais, o que tivemos em março de 1987 para o NES? LIXO, muito lixo! Mas em meio a tantos jogos ruins (péssimos, na verdade, especialmente os lançados para o Famicom Disk System) alguns merecem destaque, por motivos bons… ou ruins.

Ikinari Musician. Estou valendo um dindin como você nunca ouviu este nome na sua vida. É um joguinho musical um tanto quanto interessante lançado para o Famicom: na parte inferior da tela temos um teclado. Na parte superior, uma pregada de controles para o acompanhamento e a mudança de instrumentos.

018-ikinariMusician-2018-ikinariMusician-1

Eu sei que a tela de abertura não é muito promissora, mas vale a pena conferir o jogo

É claro que o programa está longe de ser profissional, mas quem não é músico pode brincar e fazer músicas razoáveis sem muita dificuldade. Há vários ritmos diferentes, incluindo um sambinha… eu preciso ver com mais calma, até porque fiquei muito impressionado com uma camarada que usou o programa para compor uma musiquinha bacana.

Este aqui é uma droga, mas tem valor histórico: The 3-D Battles of World Runner. É, naqueles tempos era chique usar 3-D nos nomes dos jogos. É começar o jogo e lembrar instantaneamente de Space Harrier, só que o boneco não atira nem voa, só corre e pula! Eu juro, não é sacanagem, o boneco corre o tempo todo e você tem que desviar dos inimigos e saltar buracos enormes. Horrendo, o jogo é uma porcaria 🙂 Ainda assim, o efeito de movimentação da tela é muito bem feito. E o valor histórico? Este é mais um jogo da Square pré-Final Fantasy.

021-3DWorldRunner-3021-3DWorldRunner-1

Tá explicado por que a Squaresoft quase faliu antes de Final Fantasy

Como eu disse, teve muita porcaria saindo nessa época, incluindo aqueles típicos títulos japoneses que tentam emplacar usando artistas famosos (por lá, obviamente). Tipo esta coisa chamada Hana no Star Kaidou. Não me perguntem quem são esses japas que aparecem na abertura, eu não sei. E se você sabe, por favor não me conte. Eu só sei que eles atacam os inimigos cantando (o que já dá alguma ideia da qualidade do material que eles produziam).

A única ideia interessante é que você controla os dois personagens ao mesmo tempo, ou seja, vai ter que pular e atirar pensando nos dois personagens. Parece legal, não parece? É, eu sei que parece. E a Roberta Close, é homem ou é mulher?

023-hanaNoStarKaidou-14023-hanaNoStarKaidou-3

Quem curte controlar dois personagens ao mesmo tempo deveria conferir o ótimo Binary Land

E o show de bizarrices de março de 1987 não parou por aí: Lost Word of Jenny estava prestes a fazer todos os jogadores saírem gritando em desespero para o alto da colina mais próxima. Uma menina que chega em uma carruagem de abóbora (verde, ainda por cima) anda pelas ruas da cidade mais mal desenhada da história dos 8 bits. Eventualmente, ela sobe e desce escadas com seu tamanco vermelho, causando uma sessão de vômito coletivo nos fãs da série Castlevania. Por quê? Dá uma olhada na foto aí embaixo, à direita. Se você for fã de Castlevania, vai entender.

A propósito, eu não escrevi errado não, o nome do jogo é Lost WORD of Jenny mesmo, seja lá o que isso signifique.

025-lostWordOfJenny-2025-lostWordOfJenny-5

Sim, Jenny está dando um chute num morcego na foto da direita. Tem algum fã de Castlevania lendo isto? Se tiver, desculpem, mas eu tinha que mostrar isso a vocês

Não tive coragem de jogar Winter Games direito. Foi traumático demais ver um sujeito acender a pira olímpica usando pijama. Na semana que vem eu tento, ok? E vamos pular Cocona World, que parece uma versão 8 bits da história da chapeuzinho vermelho, com a diferença de que a moça veste azul e parece ser uma bruxa.

034-coconaWorld-1027-winterGames-0

Nem tentem me convencer que o sujeito não está usando pijama na foto da direita

Vamos fazer o seguinte: o mês de março de 1987 foi excepcionalmente ruim para o Famicom. Vamos encerrar esta edição por aqui, porque as coisas melhoram no mês seguinte, então a próxima edição da cruzada se concentra em jogos bacanas, ok? Aliás, tem um joguinho curiosíssimo lançado em abril…

Até segunda que vem!

Cruzada NES: possível Belmont mata morcegos com tamanco vermelho

19 ideias sobre “Cruzada NES: possível Belmont mata morcegos com tamanco vermelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.