gog-frontpage

Depois de uma controversa campanha publicitária dando indícios do encerramento de seus serviços, o GOG.com acaba de inaugurar seu novo site, saindo definitivamente do status de beta que carregava havia dois anos.

Apesar das promessas de que estaria mais veloz e de que aguentaria uma carga muito maior do que de costume, o novo site logo deu pane e saiu do ar por alguns minutos, obviamente devido ao grande volume de desocupados curiosos como eu que aguardavam o fim da contagem regressiva exibida desde ontem.

Para começar, Baldur’s Gate e sua expansão (além de uma batelada de extras, incluindo a trilha sonora) já estão disponíveis para venda por US$ 9,99. O GOG fechou contrato com a Hasbro, e promete outros títulos (podemos imaginar Neverwinter Nights, por exemplo).

Outra novidade é que agora vários jogos carregam o selo indicando compatibilidade com o Windows 7. Quem já tentou rodar jogos velhos em computadores novos sabe que às vezes rolam umas incompatibilidades… o GOG sempre trabalha para adaptar esses jogos, e agora também está garantindo o funcionamento no Windows 7, o que é ótimo.

Partindo agora para a parte de usabilidade, as mudanças na interface do site são realmente muito bem-vindas: dá para reordenar o o minicatálogo da página inicial por categorias bastante úteis (mais vendidos, novidades e recomendados, além dos gêneros), e o catálogo principal permite ordenar por tipo de jogo (single player, multiplayer), publisher, data de lançamento original, preço e afins. Tudo sem a necessidade de recarregar a página, em tempo real. Uma beleza.

gog-gogmix

O GOGmix é uma ideia bacana e divertida

A novidade mais divertida é o GOGmix. É como se fosse uma playlist de jogos: você dá um nome para o seu GOGmix e vai escolhendo jogos relevantes, dando uma descrição que justifique a inclusão do tal jogo na lista. Por exemplo, eu tentei criar o GOGmix “Jogos doidos que você precisa ter”, e selecionei MDK, Giants e Oddworld (acho que todos concordam que os três são piradíssimos), dando uma descrição para cada um. Mas parece que o serviço ainda está aparando as pontas, e se recusou a salvar a lista que eu criei. Provavelmente é culpa da grande quantidade de acessos nesse primeiro momento.

O fórum também sofreu algumas modificações, e agora permite que você personalize a página inicial, listando seus tópicos favoritos. O site de um modo geral está mais fácil de usar, e algumas das mudanças são sutis mas muito bem-vindas. Minha única reclamação é que o GOG ainda não criou um botão de “Buy me a game”: há tempos o site permite que você monte uma lista de jogos que quer comprar, mas não há como levar essa lista para o “mundo exterior”. Associado à opção que o serviço disponibiliza para presentar um usuário com um jogo, um botão de “Buy me a game” para você colocar no seu blog/site seria bem legal.

gog-estante_do_gaga

A estante do Gagá tá ficando bonita…

Por enquanto é isso. Conforme forem pintando novos jogos no GOG, vou postando aqui no Gagá Games como de costume. Agora com licença que vou baixar o meu Baldur’s Gate e ver se esse jogo é tudo o que dizem mesmo…

GOG.com estreia novo site
Tags:             

15 ideias sobre “GOG.com estreia novo site

  • 23/09/2010 em 10:40 am
    Permalink

    Baldur’s Gate é muito mais do que eles dizem.. Na minha opinião é simplesmente o melhor RPG pra PC. Mas eu sempre fui muito chegado em literatura fantástica, Tolkien, AD&D, por isso devo gostar tanto. E Gaga, teste se a (ótima) tradução de Baldur’s Gate disponível no site Balduran funciona na versão do GOG. Se funcionar vai ser um incentivo maior pra muitos brasileiros comprarem o jogo ^^

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/09/2010 em 10:57 am
    Permalink

    O GOG ia bem, tinham muitas parcerias, foi uma idéia que deu certo, não ia fechar assim, de repente. Agora que tá complicado acessar o site, está! Putz, essa campanha de marketing acabou dando certo…

    Os jogos que tenho lá:
    * Fallout, Fallout 2, Fallout Tatics;
    * Syberia, Syberia II;
    * Myst, Real Myst, Riven, Uru;
    * Sanitarium;
    * The Longest Journey;
    * Outcast;
    * Todos os gratuitos (de graça né?).

    Ainda pretendo comprar as séries da Sierra e uns bons RPG’s…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/09/2010 em 11:59 am
    Permalink

    Conheci o site desde que abriu, sempre achei a idéia fantástica mas nunca pude comprar nada já que não tinha cartão internacional. Mas finalmente o Paypal veio para o Brasil, e agora acho que vou começar a colecionar joguinhos aí também. Tem vários que eu joguei na época que saíram (Raptor, MDK, Total Anihilation) que eu adoraria poder jogar mais uma vez.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/09/2010 em 4:45 pm
    Permalink

    gagá, eu não conhecia esse gog ( tá, sou um fraco) e tenho umas duvidas:
    posso comprar jogos usando o paypal? os jogos antigos de dos são adaptados para rodar no windows xp?

    ps: e a materia sobre great battle?????

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/09/2010 em 5:07 pm
    Permalink

    @eduardo
    Eu só compro via PayPal. E sim, os jogos de DOS vem “empacotados” com o DOSBox (emulador de DOS) e com configurações específicas feitas pelo GOG para que rodem bem. Você só precisa clicar no atalho no desktop que ele carrega tudo pra você numa boa. Estou devendo um post sobre o GOG para os novatos, aguarde que ele virá.

    Sobre o Great Battle, aguarde que ele virá. Notou como eu adoro fazer promessas? 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/09/2010 em 5:12 pm
    Permalink

    “Posso comprar usando PayPal?”
    Sim.
    # —-
    “Os jogos de DOS são adaptados para rodar no Windows XP?”
    Sim. Todos os jogos vem com instalador personalizado e sem DRM (travas anti-cópias). Os jogos de DOS acompanham uma versão modificada do DOSBox, os adventures antigos uma versão modificada do SCUMMVM e alguns que sofrem de problemas com a paleta de cores, vem com uma versão modificada do DXWnd para corrigir a paleta.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 23/09/2010 em 7:13 pm
    Permalink

    Baldur´s Gate é o bicho ! Acho que foi à partir daí que a Bioware se encontrou e não parou mais de cresçer. E o bacana é que vários games depois do Baldur´ se passam no cenário de Forgotten Realms, cada game em uma região específica do mundo de Faerun, então mesmo cada game sendo diferente do outro, eles tem em comum uma mitologia própria e sem contar que o sistema AD&D é excelente, te prende mesmo. Quem quiser comprar e gosta de RPGs ocidentais, compra sem medo que o preço tá camarada demais. Vou até tratar de provedenciar uma conta no GOG… 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/09/2010 em 12:50 pm
    Permalink

    > podemos imaginar Neverwinter Nights, por exemplo

    Eu comprei esse numa banca de revistas por 15 reais não faz muito tempo. E o bom é que tem versão pra Linux! \o/

    Mas vocês não acham os jogos meio caros? 6 dólares num jogo pode ser aceitável, mas se for comprar vários fica complicado =/ São jogos antigos.

    Obs: Se soubesse que gostavam de MDK, mandava meu CD (já foi pro lixo) =P

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 27/09/2010 em 6:54 pm
    Permalink

    Na verdade eu baixo pouquíssima coisa pirata. Jogo, então, praticamente só pra avaliar.

    Eu acho caro porque é um jogo antigo. Se olhar no ebay, se acha bem mais barato e vem com CD/DVD. Pode até vir caixa e manual. Jogos novos (nunca usados).
    Eu comprei Icewind Dale por 7 dólares recentemente (frete e tudo) e já vi um cara vendendo ID + expansão HoW por quase o mesmo preço. Tem Baldur’s Gate, Alone in the Dark e um monte por lá.
    O mal é que nem sempre mandam para o Brasil. Mas o GOG pratica esse preço no mundo inteiro, então… caro.

    Pelo menos tem a vantagem de não ter as nojentas DRMs. Mas não sei se elas são vantagem real, já que boa parte desses jogos se joga singleplayer (sem um servidor para validar sua chave e tal).
    Queria uns 5 de lá, mas por esse preço, vai ser um de cada vez mesmo.

    Você não conhecia o Beneath a Steel Sky? Tem ele nos repositórios do Ubuntu/Debian =P

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.