“Para quem quer fazer exercícios de reflexão”

Olá pessoal!

Caso estejam atentos à Academia Gamer desde seu início, certamente devem ter notado que a coluna fez um ano há algum tempo já. Porém, este é o quinquagésimo segundo post: ou seja, leram posts meus durante cinquenta e duas semanas agora.

Este é um marco importante para mim porque não é nada fácil possuir uma coluna fixa em um blog (com dia certo para sair) e ainda mais com a proposta de incitar à reflexão e não simplesmente informar a respeito de novidades. É um trabalho que beira o hercúleo para ser sincero; mas é uma tarefa que muito me agradou durante este ano inteiro.

Falamos sobre muitas coisas. Tanto do motivo principal da criação deste espaço reflexivo (a minha pesquisa de mestrado) como também sobre diversos aspectos em torno do tema dos videogames: do design à experiência mesma do jogador em seus jogos. Não houve uma semana sequer que não ficasse ansioso para saber por onde iriam as discussões dos comentários que, como já cansaram de me “ler” falar: é o que acho mais importante na Academia Gamer. Até mesmo sobre “amor” falamos e isso também rendeu excelentes papos e elucubrações.

Sem os comentários de vocês, essa coluna perderia todo o seu sentido. Tudo aquilo que planejei e que esperei concretizar com ela só se realiza com a participação dos leitores. Não é demagogia não: podem ver que às vezes escrevo mais em respostas a vocês do que no post propriamente dito. Imagino que muitos (até mesmo aqueles que nunca comentam) devem pensar algo semelhante.

Um dos muitos exemplos de coisas que postei fora da Academia Gamer.

A Academia Gamer tornou-se em um marco para mim porque estava meio “perdido” sobre o que fazer aqui no Gagá Games. Estou no asilo desde sua fundação e sempre tentei participar fazendo resenhas de jogos e coisas do tipo, sempre buscando dar um olhar diferente sobre as coisas, fugindo do lugar-comum que geralmente percebemos por aí. Mas o tempo que dedicava a jogos estava escasseando, impossibilitando alguma regularidade neste sentido. Ainda tenho esboços e esperanças de falar sobre jogos específicos como quando falei de D, de Policenauts, Snatcher, Treasure of the Rudras e Der Langrisser. Mas o tempo continua escasso e devem ter percebido que gosto de descrever minha experiência com os jogos e não só falar sobre eles “objetivamente”.

Enfim, ao invés deste ser um post para que me parabenizem, eu quero parabenizar vocês todos. Os que somente leem, os que comentam e aqueles que somente passam o olho rapidamente pelas imagens. Sem vocês, não teria meu pique renovado semana após semana para bolar e relembrar um assunto interessante para tratarmos juntos.

Aprendi muito com vocês durante estas cinquenta e duas semanas. Permitiram que eu pensasse coisas que não havia cogitado antes, deram exemplos que nunca haviam me ocorrido e muito mais. Portanto, o post dessa semana é um agradecimento sincero a todos vocês, visitantes deste asilo e da minha salinha em particular e o bolo da primeira imagem é dedicado a vocês que me aturam e que mantêm a coluna viva.

Que venham muitas outras semanas e anos! Temos muito ainda que papear e muitos “causos” para compartilhar. Ficamos mais velhos, mas lembrem-se que a idade não interfere no juvenil, que é aquela atitude que permite que continuemos jogando sempre.

Até a semana que vem!

Thiago “Senil” Cruz

Academia Gamer: Um ano
Tags:         

9 ideias sobre “Academia Gamer: Um ano

  • 30/08/2011 em 8:01 am
    Permalink

    Que bacana, Senil. Saiba que é recíproco, pois eu e tenho certeza que muitos outros ficaram mais sábios ao acompanhar esta coluna no blog. Com ela foi possível ter uma visão diferente não só sobre jogos mas também pelo simples ato de jogar.

    Que venham mais 52 semanas por aí…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/08/2011 em 9:11 am
    Permalink

    Parabéns pela acadêmia gamer Mestre Senil. e apoio o que o Onyas disse. eu fiquei bem mais culto,acadêmico e metido a sabichão desde que escrevo nos seus post. realmente você faz nós, old gamers pensar em assuntos profundo enquanto jogamos nossos games favoritos, só aquele post que você falou sobre as arvóres me fez ficar encucado. e aquela do poslúdio foi muito boa e sem falar naqueles quatro post falando sobre o amor e eros nos games.

    que dure muito mais anos! HEE-HOO!^^

    do seu discípulo(um entre muitos,com certeza) Leandro Leon Belmont Alves.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/08/2011 em 12:40 pm
    Permalink

    Esta é uma das poucas colunas de blogs que me faz parar para ler e também participar.

    Admiro quem consegue fazer de um blog algo mais do que um mero mural de notícias genéricas que agradam o autor, e o Gagá Games em geral tem conseguido cada vez mais trazer conteúdo inteligente e divertido.

    Em todos esses anos navegando por aí eu nunca me deparei com nada parecido com a Academia Gamer. Quando o Senil anunciou este espaço há um ano, dizendo que teria textos e reflexões e sei-la-nem-me-lembro-mais, fiquei pasmo por alguém se propor a trazer conteúdo 100% produzido por si mesmo (algo raro na Web).

    Parabéns pela dedicação, Senil, e que a Academia continue a trazer temas bacanas, com conteúdo inteligente e sem os vícios da Internet.

    PS.: A Nintendo é melhor que a Sega.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 30/08/2011 em 5:42 pm
    Permalink

    Ah, e esqueci de agradecer ao meu amigo Sabat que fez esse banner maneiríssimo que veem aí no topo em cada coluna.

    @Onyas
    Valeu cara! É bom saber que posso contribuir com vocês de algum modo. Isso me faz muito feliz mesmo, de verdade.

    Que venham mais 52 anos então! Até nos tornarmos biologicamente idosos também! hehehe

    @leandro(leon belmont)alves
    huahuahauhauhaha Fiz você ficar mais metido então? Que coisa! hehe

    Brincadeira, mas obrigado mesmo pela força! Vamos continuar juntos aí por quanto tempo for possível!

    @Fernando Lorenzon
    Fico contente que disponha de tempo para ler e comentar. Eu mesmo fico mal por não conseguir acompanhar direito aqueles blogs que admiro muito (que dirá comentar – às vezes só leio um post semanas depois dele ter saído).

    Lembro que no post de apresentação da proposta, alguns não acreditaram que algo assim fosse possível. Felizmente era uma preocupação que não se concretizou.

    Valeu também! Com certeza vamos continuar fazendo essa Academia cada vez melhor.

    huahuahuahauha Que provocação é essa que veio do nada? hehehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/08/2011 em 10:06 am
    Permalink

    Quando eu vejo que teve post novo do Academia Gamer eu já penso, “Qual vai ser a doideira dessa semana?!” hehe
    No fim da leitura eu sempre fico pensando como alguém pensou em certas idéias, como era minha visão no antes e depois de ler determinado assunto, me sinto até um pouco mais inteligente no fim (e mais confuso as vezes)..rs
    Parabéns Senil, você realmente manda muito bem no que faz, é uma pessoa extremamente inteligente e o que eu acho mais bacana, sua simplicidade, respeito e educação com todos.
    Abraços!!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 31/08/2011 em 4:20 pm
    Permalink

    @Julio Soares
    huahauhauha Às vezes sai muita doideira mesmo. hehehe

    A confusão nem sempre é ruim. hehe Esse tipo de “espanto” que é importante na busca do conhecimento: se não nos admiramos diante das coisas, não nos dispomos a descobrir o que elas são.

    Obrigado pelos elogios, Julio! Mas sou eu que agradeço a todos vocês por também contribuírem muito para que eu aprenda cada vez mais. Se não fosse este um espaço de troca, não teria a menor graça com toda a certeza (nem para mim e nem para vocês).

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/09/2011 em 10:23 pm
    Permalink

    Olá e Parabéns Senil.
    Saiba que sua coluna é a primeira coluna que tento ler toda semana que venho aqui. Nem sempre consigo ler no dia, então deixo para o final de semana quando leio o resumo de todo o site.
    Sou mais um dos que leem regularmente mas pouco comentam, por não ter nada a acrescentar ou por preguiça mesmo.
    Parabéns a coluna e ao site também, e ao Gagá também.

    PS: Prefiro a SEGA até hoje do que as outras.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/09/2011 em 1:40 am
    Permalink

    @Guilherme
    Valeu pelo apoio cara!

    hehehehe Eu também prefiro a Sega (como já deve ter ficado bem óbvio! huahuahauhaha).

    Pretendo fazer resenhas sim. Na verdade, tenho até esboços de alguns que planejei. Mas eu sou tão chato para isso que praticamente sinto a necessidade de jogar de novo antes de postar. hehehe Daí, fico sem tempo. Já tirei imagens de muitos games, mas quero passear por eles de novo antes de escrever a respeito.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.