Olá, meus amigos. Hoje vou apresentar uns dos títulos mais legais do 3DO. Trata-se de nada mais, nada menos que The Need For Speed, jogo que foi um divisor de águas. Desde seu lançamento até os dias de hoje. esta franquia ditou as tendências do gênero de jogos de corrida.

Visual alucinante

Quem viu este jogo em 1994 ficou impressionado, de queixo caído. Uma das coisas mais legais é o interior dos veículos, digitalizado a partir dos modelos reais. Tudo está perfeito, desde a serigrafia dos instrumentos até a iluminação do painel e as shifts lights, que acendem quando você liga o carro. O time da EA estava inspirado quando produziu este game: os cenários de fundo urbanos, as pistas, os veículos… tudo está impecável.

Fazendo uma breve analogia com outras versões do mesmo jogo (PSX, Saturn e PC), esta versão sem dúvida é a melhor, mesmo que seu framerate seja o menor dentre todas as versões. No PSX e no Saturn a serigravia dos painés de instrumentos ficou ilegível, e a quantidade de cores foi reduzida. No PC o game teve sua resolução geral reduzida, apesar do framerate ser mais alto.

Na nossa versão 3DO, o show fica por conta das cenas filmadas exibidas na apresentação e quando você recebe multa ou vai preso.

O ronco do motor

Aqui não há mais nada além do ronco feroz do seu motor. Quem quer ouvir Justin Bieber enquanto acelera uma Lamborghini ou uma Ferrari num racha frenético?

Ao contrário das versões atuais ,onde se corre ouvindo canções dançantes e rebolativas, aqui o nu e cru dá o recado. Claro, rolam umas músicas no jogo, mas não durante as corridas. O som do carro muda conforme a visão escolhida, há efeitos doppler e a sirene da “poliçada” te faz suar frio. Se quiser ouvir melodias, vá nas opções ou assista à apresentação. A dublagem do policial também está excelente, e quando ele te aborda você sente o som do desprezo que ele tem por sua pessoa.

Mãos no volante!

Apesar do problema dos controles truncados ser velho conhecido de quem já jogou um 3DO, a EA conseguiu minimizar o problema a um ponto que faz você simplesmente esquecer que ele existe. Em The Need For Speed as corridas são clandestinas, por isso se passam em vias urbanas com tráfego. Logo, os circuitos na verdade são grandes retas com poucas curvas. A dificuldade está justamente em desviar das “vovós” que estão dirigindo, fugir dos “canas” e vencer seu adversário. Isso mesmo. Aqui não tem ranking, não tem frescura. É só você, o seu “brow” e o mundo ao redor. Prove que você é o verdadeiro esmeril e chegue em primeiro.

Concluindo…

A EA realmente conseguiu passar “a necessidade de velocidade” quando fez este jogo, e ele é mais simulador que qualquer outro NFS depois dele. Aqui tudo é veloz, mas centrado na realidade, não é o estilo “the fast and the furious” que vemos nos jogos mais atuais. Dê um golpe de direção e seu carro capota. Acha que vai passar pela grama como se fosse asfalto? Aqui não. Tudo aqui foi pensado e bem executado. E isso fez o nome do jogo. Tanto que depois de 17 anos a franquia está aí, firme e forte.

Até a próxima.

Acelerando no 3DO com The Need For Speed
Tags:         

44 ideias sobre “Acelerando no 3DO com The Need For Speed

  • 12/10/2011 em 7:49 am
    Permalink

    Quem quer ouvir Justin Bieber enquanto acelera uma Lamborghini ou uma Ferrari num racha frenético?

    ahuahuahhuhahauauahuahahahahuhaaua! bom jeito de começar um feriado antes de eu ir para a praia. 🙂

    esse jogo é um clássico mesmo, mas nunca o joguei antes. eu comecei a jogar NFS a partir da terceira versão, onde eu e a galera da minha rua na época disputava para ver quem era o “Bandit” do NFS e conseguia driblar os canas.

    assim que eu voltar da praia de Boa Viagem, vou procurar para ver se tem para o Saturn. bom Feriado a todos!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 8:42 am
    Permalink

    Sempre fui (e ainda sou) uma negação em relação a games de corrida, mesmo gostando muito de F1. Acho que da franquia Need For Speed eu só joguei mesmo o Most Wanted do PS2, e mesmo assim foi só um pouco, bem pouco. Mas é uma franquia que com certeza já marcou para sempre seu nome na história do mundo dos games. Belo post xará!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 8:44 am
    Permalink

    Piga, esse NFS é um dos melhores, os carros sem tunning, dificuldade, adrenalina, tudo bem dosado e infelizmente o PSX e o Saturn estragaram essa obra de arte.

    Joguei muito e detonei esse game de cabo a rabo, mas, infelizmente o emu de 3DO não presta fica o som dos carros horriveis, não possibilitando a jogatina no meu Dual Core.

    Valeu por ter lembrado desse game, pois hoje, acho que perderam a mão.

    Ulisses Old Gamer 78

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 10:20 am
    Permalink

    Eu sou completamente viciado em jogos de corrida e falo sem medo de errar: é o melhor NFS até hoje. Outros, como o Hot Persuit, podem até ter mais “ação”, podem ser mais divertidos para jogadores casuais, mas como jogos de CORRIDA são muito piores.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 10:40 am
    Permalink

    joguei muito esse jogo no meu finado 3do e o jogo era bem isso correr e acelerar como se nao houvesse amanha, nada dessas frescuras de ficar mudando o carro pro final nao ter serventia nenhuma, esses jogos atuais parecem aqueles joguinhos de menina que vc coloca as roupas na boneca é um saco isso. e como dito no texto quando vc era preso era muito humilhante mesmo. otimo jogo um dos poucos jogos legais desse console que tinha tudo pra ser bom

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 12:22 pm
    Permalink

    Esse foi um dos melhores da série Need For Speed, comparando com aqueles 5 que saíram para o PSone. Gráfico e som muito bons, e o painel do carro faz com que o jogador tenha uma melhor sensação que está no comando de um carro.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 12:39 pm
    Permalink

    Pude jogar este game num 3DO e realmente é muito bom. Pra mim a série NFS morreu com o Hot Pursuit 2, e só voltou com o novo Hot Pursuit. Gosto bastante dos antigos, e esta versão do 3DO se destaca por ser um simulador bem interessante.

    É engraçado ver as pessoas falando de NFS como se tivesse começado com o Underground. Muita gente até diz que gosta do Need 2, e logo penso no clássico de 97, mas quando a conversa continua, percebo que o sujeito se refere ao “Underground 2”.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 12:57 pm
    Permalink

    Um dos poucos jogos realmente decentes do 3DO. Já tive o privilégio de tê-lo quando tive meu Panasonic FZ-1.

    Na minha opinião, muito melhor do que as versões do Saturn e PSOne.

    O melhor de todos os NFS, ao lado do High Stakes e do Porsche Unleashed. O resto, é puro LIXO.

    Abraços

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 1:00 pm
    Permalink

    Ah, sim… Jogo de carro de verdade não tem que ter música porcaria nenhuma. Em qualquer jogo de carro eu tiro fora as músicas… Se eu quisesse ouvir música, paro de jogar e vou ouvir no rádio.

    Deve imperar só e tão somente só o barulho do motor…

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 1:17 pm
    Permalink

    Nossa, so´de ver a imagen da materia, me arrepiei. Esse NFS é um dos melhores jogos de corridas de todos os tempo. Diversão é garantida. Jogabilidade simples e eficiente. Era só escolher o carro e cuti o jogo.Joguei muito no 3DO em 94/95, uma coisa que achava legal a dessa versão, era a imagen da trocar de marchas. O menu do jogo era o mais bonito de todas as versão. Joguei muito, mas muito mesmo tambem na epoca do PSX. A trilha sonora desse jogo é fantastica. Não sei se lembram, era comum a galera joga-lo nas locadoras de games para ficarem dando os “calavo de pau” pelo que me lembro foi o primeiro jogo a fazer isso com “certa perfeitão”. NFS é tudo de bom, pena que alguns jogos de corrida atuais, não sejam tão direto e divertido comom esse foi.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 5:30 pm
    Permalink

    Jogos dessa franquia que valem a pena:
    NFS I – O melhor de todos;
    NFS II – Divertido, estilo “Arcade”, diferente da primeira versão.
    NFS Porsche – Divertido, puxando mais o lado “simulador”.
    NFS Underground – Inovador, estilo arcade.
    E só!
    O resto, ficou pra resto mesmo. Enjoam em 2 jogadas. É mais do mesmo, cópia da cópia.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 5:54 pm
    Permalink

    O interessante dessa primeira versão de Need for Speed é que ela foi desenvolvida com consultoria da revista Road&Track com o intuito de colocar a resposta real de cada carro. Eles realmente estavam tentando fazer deste jogo o mais real simulador de automóveis que a tecnologia da época permitia.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 6:53 pm
    Permalink

    @Igor
    e o NFS Most Wanted? é o jogo de corrida mais tenso e cabuloso que já joguei. o cara quase infarta nas perseguições policiais, no começo é divertido ser perseguido, mas quando o jogador sobe na infame Blacklist….(FFFFUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!)você pode esperar desde camburão com pinta de tanque de guerra até helicoptero.e na ultima perseguição do game é epico e dá aquele clima de “Velozes e Furiosos” mesmo.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 12/10/2011 em 7:06 pm
    Permalink

    Nunca tive a oportunidade de jogar este q iniciou a série. Realmente pelas fotos das revistas da época eu ficava babando pois elas eram verdadeiras “fotos” de lugares e carros “reais”. Comecei a jogar a partir do 3 do PSX e eu nem sabia q as outras versões eram “ruins”. Pena o emu de 3DO ser tão “porco” em relação à emulação de qualquer jogo…
    E realmente, depois do boom “Fast and Furious” o jogo despencou de qualidade…
    Uma pena!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/10/2011 em 10:57 am
    Permalink

    leandro(leon belmont) alves :
    @Igor
    e o NFS Most Wanted? é o jogo de corrida mais tenso e cabuloso que já joguei. o cara quase infarta nas perseguições policiais, no começo é divertido ser perseguido, mas quando o jogador sobe na infame Blacklist….(FFFFUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!)você pode esperar desde camburão com pinta de tanque de guerra até helicoptero.e na ultima perseguição do game é epico e dá aquele clima de “Velozes e Furiosos” mesmo.

    Na minha humilde opinião, N4S Most Wanted resgatou o espirito do N4S original!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/10/2011 em 12:19 pm
    Permalink

    @Doidao66
    Não sei se o problema sou eu, mas eu achei que o Most Wanted horrível pela simplificação exagerada dos controles. Quando você vira para a direita ou esquerda, o carro parece se deslocar para os lados no estilo Top Gear. Você não sente que o carro está girando em seu próprio eixo, e isso tira muito da diversão de um game de corrida para mim, porque eu privilegio a pilotagem, e não só a velocidade.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/10/2011 em 2:40 pm
    Permalink

    Fernando Lorenzon :
    @Doidao66
    Não sei se o problema sou eu, mas eu achei que o Most Wanted horrível pela simplificação exagerada dos controles. Quando você vira para a direita ou esquerda, o carro parece se deslocar para os lados no estilo Top Gear. Você não sente que o carro está girando em seu próprio eixo, e isso tira muito da diversão de um game de corrida para mim, porque eu privilegio a pilotagem, e não só a velocidade.

    Cara, entendi o seu ponto de vista. Mas acho que N4S nunca foi um jogo de simulador de carros/corrida como Grand Turismo e afins.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 13/10/2011 em 11:25 pm
    Permalink

    nao tive a oportunidade de jogar no 3do
    mas o motivo de comprar um PSX era esse jogo, na epoca nem sabia q ele era inferior ao do 3do haha
    e tb joguei muito no pc, tanto q até hj ainda tenho ele no meu note

    acho q foi o melhor da série
    muito bom
    boas lembranças

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 14/10/2011 em 9:28 am
    Permalink

    @leandro(leon belmont) alves
    Existe pra Saturn sim. Não é tão bom quanto o do 3DO, mas mesmo assim vale a pena.

    @Pedro @ Quero Jogar
    Realmente, no primeiro NFS tem um “q” de Test Drive mesmo, mas se mostrou muito superior.

    @André Breder
    Eu gosto muito de NFS Most Wanted, aliás tenho a edição Black Edition original aqui. O que mais gostei é o período do dia que se passa o jogo, ao entardecer.

    @Ulisses Old Gamer 78
    O Fr3do aqui funciona direitinho. Mas pra emular bem tem que ter máquina parruda.

    @Rangel
    Eu gosto de jogos de corrida tanto em modo “arcade” como sendo simuladores. Apesar dos jogos mais novos parecerem cópias uns dos outros, eu gosto deles.

    @edu
    Nos NFS Undergrounds tinha algum objetivo o tunnig, como cumprir alguns objetivos do jogo como sair em capas de revista e com isso ganhar $$$$. Realmente nos jogos mais atuais tá mais pra enfeite mesmo do que pra alguma coisa útil.

    @Rodrigo
    Com certeza. Eterno clássico!

    @LordGiodai
    Realmente o que chamou a atenção nesse primeiro NFS foi o realismo do cockpit dos veículos.

    @Fernando Lorenzon
    O NFS Underground 2 fez um enorme sucesso e eu o considero como o melhor NFS já lançado. Normal a mulecada mais nova achar a linha Underground como pioneira, bem como muita gente acha que o Memory Card é uma criação da Sony, e na verdade é uma criação da SNK e apareceu primeiro no Neo Geo AES.

    @Lisandro
    NFS inovou de muitas maneiras.

    @Igor
    Eu gosto de todos, acho que eles tem seu valor sim. Mesmo sendo mais do mesmo.

    @Guilherme
    Outra coisa que pouca gente sabe é que esse jogo é Canadense, foi desenvolvido pela EA Canadá e apesar de todo o esmero utilizado, o estúdio não tinha grandes pretenções com esse título.

    @Erik Serra
    Os NFS nunca foram simuladores de verdade e os jogos atuais estão mais “arcades”

    @Juliano
    Sim, pelo Fr3do.

    @helisonbsb
    Prometeu muito mais infelizmente foi inacessível pra muita gente. 750 dolares no lançamento era salgadaço pros padrões americanos na época, imagina então pro resto do mundo.

    @Jones
    Sim, porém o visual ainda é mais bonito no 3DO, já que o jogo foi desenvolvido nesse sistema. Só depois portaram pro PC, Saturn e PSX.

    @Todos.
    Obrigado pelos comentários pessoal! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 15/10/2011 em 6:49 pm
    Permalink

    Eu lembro um pouco desse, mas joguei só no PC de um amigo meu, 3DO nunca vi de perto embora pirasse nas imagens das revistas na época. O segundo eu também curti bastante e foi um dos que mais joguei. Atualmente estou jogando o Most Wanted e estou achando ótimo o jogo, as perseguições policiais são realmente dramáticas.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/10/2011 em 9:19 am
    Permalink

    @Ricardo Rodriguez
    Esse daria um belo post também. Sua sugestão está anotada!

    @brawin
    Eu não posto video aqui porque no Youtube tem aos montes.

    @Tonshinden
    E muita gente acha que o TNFS nasceu no PC ou no PSX. Mas na verdade como já disse em um outro comentário acima, TNFS foi um projeto independente da EA canadense sem muitas pretenções e inicialmente só para a plataforma 3DO. Depois que o jogo estourou, ele foi convertido pra PSX, Saturn e PC.

    @brawin
    Isso mesmo. Assim como TNFS, Roadrash 3D pintou primeiro no 3DO, depois que migrou para as outras plataformas.

    @Rafa Tchulanguero Punk
    Most Wanted é muito massa, tenho a edição Black original aqui.

    @Sabat
    Por que? Quais foram sua impressões sobre o jogo?

    @brawin
    Sim, não lembro se outro jogo fez isso antes dele.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 16/10/2011 em 11:14 pm
    Permalink

    Tenho a versão PC original da austrália comprado em 1996!!! Era louco por esse game, o melhor de todos os tempos para mim!!

    Só me diga uma coisa… tinha visto a versão 3DO e comparando com a minha do PC-DOS, tinha achado a versão PC melhor… mas posso ter me enganado!

    o TNFS rodava em 320×200 e 640×480!!! Em 640×480 ficava lindo no meu antigo CRT 15 polegadas!!!

    3DO rodava esse jogo acima de 640×480???

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 18/10/2011 em 7:49 pm
    Permalink

    Ah tá. Mas você disse que na versão PC teve a resolução reduzida. Lembro que na época que foi lançado muitos PCs da época não conseguiam rodar o game em 640×480. No meu antigo Pentium 100mhz, só conseguia tirando o Hi-men no config.sys ou depois que fiz up de 8MB para 24MB de ram. E rodando o game a 640×480 era outro jogo, sem comparação e num primeiro momento achei um pouco melhor visualmente a versão que vi rodando em um 3DO da panasonic modelo Fz-1

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/11/2011 em 3:16 pm
    Permalink

    @Rodrigo
    Como eu disse antes, TNFS nasceu no 3DO e por alguma razão a qualidade geral caiu nos ports. Rodei a versão de PC esses dias pra tirar essa dúvida que eu tinha, mas a serigrafia do painel mesmo rodando o jogo a 640×480 perdeu resolução em comparação com a do 3DO que está límpida e cristalina.

    @Danielbdelfino
    Se não quiser gastar uma grana num hardware original, o Fr3do emula bem TNFS. Porém uma máquina com processador com instrução SSE2 (dual core de preferencia)e uma placa de video mediana já dá pra brincar legal.

    @brawin
    Sim, não tem bloqueio de região e de jogos piratas, CD-R. Ou seja, você pode baixar as imagens dos jogos pela net, queimar um CD e rodar de boa, sem necessidade de mexer internamente no 3DO. Use mídias de boa qualidade pra poupar o canhão.

    Falow!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.