Spectrum-banner

Olá leitores do Gagá!

Como dita a cartilha do retro gamer fiel, não poderíamos deixar passar em branco uma data tão importante quanto essa: o trigésimo aniversário do ZX Spectrum; famoso aqui no Brasil pelo pseudônimo de TK-90X ou TK-95, que diferenciava-se do 90 por ser equipado com um teclado semi profissional.

Lançado em uma época em que computador era um bicho de sete cabeças, a Sinclair Research resolveu simplificar as coisas, fabricando uma máquina que trouxesse acesso caseiro à tecnologia. E a ideia funcionou! O ZX Spectrum era prático; não precisava de monitor, tampouco de hardware sofisticado para a execução dos programas, ou seja, a TV de tubo da sala e o gravador cassete do pai eram suficientes para a jogatina!

Foi assim que a pessoa que vos escreve teve acesso ao seu primeiro computador: pequeno, de teclado de borracha, com 48 KB de memória RAM, sistema operativo Basic e oito cores. Parece fraco, não? Porém o bichinho fazia milagres e a alegria da família e amigos. 

renegade-sandro

Grandes jogos já foram analisados aqui no blog, a exemplo de Knight Lore, Bruce Lee, Great Escape, Exolon, etc. Contudo, muitos outros também fizeram história. Para recordar estes tempos áureos e celebrar o trigésimo aniversário deste microcomputador, a Elite System resolveu lançar para o Iphone, Ipod Touch e Ipad uma coletânea, dividida em pacotes, com 100 games famosos de ZX Spectrum. Dando uma breve olhada na lista, pude identificar muitos daqueles que estavam escondidos na minha memória, lá no fundo do baú. Vou dar uma breve pincelada em alguns deles.

homenagem-google

Lista completa:

Elite Pack #1 – Chuckie Egg, Buggy Boy, Turbo Esprit, Saboteur!

Elite Pack #2 – Roller Coaster, Beyond Ice Palace, Saboteur II, Batty

Software Projects Pack #1 – Manic Miner, Astronut, Orion, Thrusta

Software Projects Pack #2 – Jet Set Willy, Jet Set Willy II, Push Off, Hysteria

Gremlin Pack #1 – Wanted Monty,Monty On the Run, Auf Wiedersehen Monty, Moley Christmas

Gremlin Pack #2 – Jack The Nipper, Jack The Nipper II, Avenger, Krakout

Palace Pack #1 – Barbarian, Cauldron, Crazy Cars, Secret Armor Of Antiriad

Palace Pack #2 – Barbarian II, Cauldron II, Crazy Cars II, Extreme

Alternative Software Pack #1 – Skool Daze, Hideous, Eliminator, Dead or Alive

Alternative Software Pack #2 – Back To Skool, Confuzion, Slug, Revolver

Cronosoft Pack #1 – Splattr, Stranded 2.5, W*H*B, Treasure Trove

Cronosoft Pack #2 – Gamex, SlubberDegullion, Egghead 4, Egghead 5

Hewson Pack #1 – Cybernoid, Zynaps, Uridium, Nebulus

Hewson Pack #2 – Cybernoid II, Rana Rama, Dragontorc, Avalon

Vortex Software Pack #1 – TLL, Deflektor, Highway Encounter, Android One

Vortex Software Pack #2 – Cyclone, Android II, Revolution, Alien Highway

New Generation Software Pack -Trashman, Trashman II, Genon, Escape

Mikro-Gen Pack – Pyjamarama, Everyone’s A Wally, Automania, Frost Byte

Julian Gollop Pack – Chaos, Lords of Chaos, Laser Squad, Rebelstar

Steve Crow Pack – Starquake, Firelord, Wizards lair, Laser Snaker

Odin Computer Graphics Pack – Nodes Of Yesod, Arc Of Yesod, Heartland, Robin Of The Wood

Nexus Pack – Earthlight, Micronaut One, Firestorm, Nexus

Data East Pack – Midnight Resistance, Dragon Ninja, Sly Spy, Express Raider

Audiogenic Pack – Emlyn Hughes International Soccer, Exterminator, Helter Skelter, Impact

Durrel Pack – Critical Mass, Fatworm Blows A Sparky, Scuba Dive, Thanatos

Agora, mini reviews dos melhores:

Chuckie Egg – Viciante e simples. O objetivo é roubar ovos sem ser pego pela mãe ou por qualquer pássaro que se mostrar irritado com sua presença. Os gráficos são simples, mas adequados para a proposta do título.

Chuckie Egg

Saboteur I e II – Pai do Shinobi? Talvez. É um game de estratégia e luta, onde é preciso se infiltrar na base inimiga, coletar disquetes da inteligência e fugir de helicóptero. Um dos meus preferidos do TK-90X, gostava do visual sombrio dos personagens e cenários.

Saboteur2-ZX-Spectrum

Roller Coaster – Em um parque de diversões, colete o máximo de dinheiro perdido pelos frequentadores, enfrentando espinhos e plataformas móveis malucas. Bem divertido!

roller coaster

Manic Miner – Este é um dos mais famosos! O game acontece em uma mina e é preciso encontrar todos os itens o mais rápido possível, se desvencilhar de aves, focas, privadas assassinas e outros seres bizarros, pular em plataformas e evadir-se do local antes que o ar se esgote.
Manic_Miner_Screenshot

Pyjamarama – Este pode não ser o melhor do ZX Spectrum, mas certamente tem a história mais interessante. Você está no mundo dos sonhos e viaja através dos cômodos da casa com o intuito de acordar você mesmo para que não chegue atrasado no trabalho. Como está sonhando, o interior da residência é assombrado por criaturas estranhas, como frangos assados zumbis, plantas carnívoras e aranhas enormes.

pyjamarama_02

Scuba Dive – Como mergulhador, explore o mundo abaixo das ondas em busca de preciosidades, mas cuidado com os tubarões, polvos e não se esqueça do oxigênio. O jogo apresenta um universo grandioso e profundo.

188177-scuba-dive-zx-spectrum-screenshot-bigger-clamss

Dragon Ninja – Pancadaria pura ao estilo Vigilante e Kung Fu Master. A versão do Spectrum era bem inferior à do arcade, mas trazia uma jogabilidade bacana. Hoje em dia, com a facilidade de se ter a versão original em casa, não creio que valha a pena jogar Dragon Ninja no ZX, a não ser a título de curiosidade.

dragon ninja

Jet Set Willy – Após ter dado uma grande festa, o minerador Willy terá que organizar e encontrar seus bens perdidos pela casa. Para isso terá que enfrentar inimigos, pular plataformas e subir escadas. Só depois de tudo em ordem, sua empregada Maria o deixará entrar no quarto. Historinha marota, não?

Jet_Set_Willy_2-The_Final_Frontier

Nodes Of Yesod e Midnight Resistance (fotos abaixo) eu não conheci na infância, mas dei uma olhada em vídeos no Youtube e gostei do que vi! O Midnight Resistance parece o Contra, enquanto que o Nodes é um game plataforma bem estiloso!

Spectrum

Pra ser sincero, acredito que a seleção dos 100 games poderia ter sido melhor, talvez por razões de direitos autorais muitos dos excelentes games não foram inclusos nos pacotes. Os que citei foram alguns daqueles que tive contato na infância e, na minha humilde opinião, são os melhores. Caso alguém se interesse por conhecer mais deste microcomputador que aniversaria, recomendo instalar um emulador e dar uma conferida nos jogos analisados, tanto neste post como em outros que escrevi aqui no Gagá. Mas já vou adiantando, os jogos estão datados e a jogabilidade é primária; na época não percebíamos isso, pois não tínhamos sido apresentados às gerações subsequentes. Entretanto, se você tem a mente aberta, poderá se divertir um bocado ainda com o bom e velho TK-90X. Celebremos este aniversário homenageando e jogando um dos precursores dos videogames caseiros!

Ah, mais uma dica! Muitos destes games têm versões remakes free pra jogar no PC, com gráficos modernos e diversão intacta!!

Pra terminar fiquem com o carregamento via fita cassete do jogo Manic Miner!

Pra você sentirem o sofrimento dos velhacos retro gamers

Fontes:

http://www.dailyjoypad.co.uk/?p=33807

http://pt.wikipedia.org/wiki/ZX_Spectrum

http://www.somobile.co.uk/news/2012/04/24/100-greatest-hits-of-zx-spectrum-coming-to-ipad/

Zx Spectrum, nosso TK-90X, faz 30 anos!
Tags:         

35 ideias sobre “Zx Spectrum, nosso TK-90X, faz 30 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.