Olá meus amigos retrofantásticos. Há um tempo nosso boss Orákio Rob, o Gagá escreveu sobre emulação e jogos antigos no Wii. Ele deu uma visão geral de como a coisa funciona no console da Nintendo e hoje vou falar sobre a emulação no PS3, porém vou focar numa curiosidade.

A primeira alternativa de emular algo no PS3 foi através da instalação do Linux. Quem viveu os primórdios do PS3 sabe que as firmwares 2.xx possuíam uma opção de instalação de um segundo sistema operacional no console, no caso qualquer distribuição linux que rodasse em processadores Power PC. Porém não havia como acessar a GPU do sistema, pouca coisa podia ser feita e o resultado não era bom. 

A terceira alternativa é o desbloqueio através das customs firmwares 3.55. É um procedimento difícil, principalmente se envolver downgrade. Outra coisa é que nem todos os modelos aceitam e as chances de você “brickar” o PS3 fazendo alguma M é grande! Fora que seu console vai ter que ficar offline, sem poder atualizar, sem poder acessar a PSN, sem jogar os jogos mais novos e sem acesso aos troféus. Nisso a Sony “trollou” os Jacks Sparrows de plantão.  A quantidade de gambiarra é tão grande e complicada e os resultados são tão pífios em comparação com a trabalheira, que muita gente já abandonou o desbloqueio. Os emuladores escritos para o PS3 dizem, estão com uma performace muito boa. Porém não posso dar mais opniões a respeito pois além de nunca ter feito tais procedimentos, nunca manusiei um PS3 desbloqueado. Aliás, nunca joguei em PS3 nenhum a não ser o meu 🙁

E a segunda alternativa? É através da XMB, sem precisar destravar e sem instalar outro OS. Aliás, instalar outro OS já era, desde que a Sony retirou esta opção das firmwares 3.xx em diante. Os mais desavisados podem achar que é lorota do Piga, mas não é. Na verdade esta alternativa de emular pela XMB passou batido pela maioria dos donos de PS3 por dois motivos. Primeiro: o PS3 tem que ter retrocompatibilidade com o PS2, seja por hardware (o modelo FAT de 60Gb) ou por software (FAT de 80Gb com 04 portas USB). Só por conta disso, reduzimos a 1/8 os PS3 “habilitados” . O segundo entrave é você arrumar um disco original do Swap Magic Coder 3.8 para PS2. Os discos do Swap Magic Plus 3.6 que são os mais comuns não servem.

Disco do Coder, memory card virtual de PS2, tela de boot do Coder, Tela de acesso aos emuladores carregados pelo MC virtual, tela de gerenciamento do MC e tela de carregamento dos emuladores via pendrive.

Vou comentar como é o procedimento por alto. Se alguém interssar, tenho os arquivos necessários e um tutorial feito por minha pessoa em arquivo de Word (PDF sucks! 🙂 ). O mesmo tutorial está disponível no fórum do Retrobits. É só procurar lá.

Basicamente todos os emuladores que funcionam neste esquema são emuladores de PS2. Dái você percebe o porquê da retrocompatibilidade, já que você vai usar um disco que na verdade é um DVD de desbloqueio de PS2 por software. E por conta disso você não altera em nada o sistema do PS3, pode mantê-lo online, atualizado e sem risco de banimento.

Ao colocar o disco no PS3, automaticamente ele se comporta como um jogo de PS2. Você cria um memory card virtual de PS2 e faz todas as etapas nele. Pela XMB ao acessar esse MC para ver o que tem dentro, o PS3 não reconhece os arquivos e mostra “arquivos corrompidos”. A maioria deles é carregado diretamente de um pendrive, somente três são carregados do MC virtual.

Como dito antes, os emuladores são de PS2 e se comportam como tal. Então não espere uma emulação como as do PC e nada de filtros. No entanto, as emulações são satisfatórias.

Atari 2600 (PVCS Reloaded V0.3)

A emulação do Atari 2600 roda liso. Todas as funções básicas estão presentes.

Telas: Emulador, Pitfall!, Frostbite e Mario Bros.

Master System (PSMS Reloaded V0.4)

A emulação do Master System também roda liso, porém não há suporte para jogos de pistola e 3D.

Telas: Emulador, Enduro Recer, Alex Kidd in Miracle World e Shinobi.

Mega Drive (PGEN V1.5.1)

A emulação de Mega Drive está muito boa também. Só que o Virtua Racing que tem o chip SVP não funciona. Não há suporte para jogos de pistola, Sega CD e 32X nem para jogos com mais de 2 players simultâneos.

Telas: Emulador, Castle of Illusion, Castlevania Bloodlines e Quackshot.

NES (FCEUltra PS2 Beta V0.90i)

Roda lisinho. Jogos de pistola e Famicom Disk System não suportados.

Telas: Emulador, Castlevania, Super Mario Bros. 3 e Mega Man 2.

Super Nintendo (SNES STATION V0.2.4 USB)

Sua performance depende do jogo. As vezes dá um slowdown. Jogos com os chips Super FX carregam mas ficam extremamente lentos. Outros chips especiais depende muito do game e a performance fica mais ou menos. Jogos de pistola e Satellaview, acessórios como Super Game Boy, outros periféricos e jogos com mais de 2 players simultâneos, não suportados.

Telas: Emulador, Super Castlevania IV, Final Fight e Zelda – A Link to the Past.

Atari 5200 (Jum52 v0.8a)

Roda liso, porém só as ROMs de 16Kb e 32Kb funcionam. As demais não são suportadas.

Telas: Emulador, H.E.R.O., Pengo e Pole Position.

Neo Geo Pocket (NeoPop/ps2 V0.10)

Emulador bastante cru. Apenas o básico do básico está presente. Roda tanto os jogos do Neo Geo Pocket monocromático como do colorido. Dá pra brincar, mas não espere muita coisa.

Uma tela do emulador, uma tela do King of Fighters R-1 e duas telas do Pocket Tennis Color.

Wonderswan (Wonder Station V0.1)

É o pior emulador. É o único que não tem suporte a som. Como o do Neo Geo Pocket, básico do básico do básico. Dá pra brincar, mas coloque um CD pra tocar (no som é claro 🙂 ).

Duas telas do emulador e duas telas do Digimon: Digital Monsters – D Project.

Bom pessoal, por hoje é só. Até a próxima!

Emus no PS3: uma curiosidade que pouca gente lembra
Tags:                                                                         

27 ideias sobre “Emus no PS3: uma curiosidade que pouca gente lembra

  • 01/06/2012 em 9:41 am
    Permalink

    Muito legal o post! Todavia, eu fico pensando se vale a pena esse tipo de gambiarra, uma vez que é facílimo jogar tudo isso no PC e com resultados melhores (o Kega Fusion roda praticamente todos os jogos do Mega, Master, etc.! Adoro jogos de consoles antigos, mas eu deixo meu Play 3 apenas para os jogos dele mesmo!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/06/2012 em 9:54 am
    Permalink

    puxa, é muito bom saber disso. mas não tenho PS3…o Xbox faz isso também. mas a galera daqui de casa não ia permitir. para eles é só Fifa, Battlefield 3 e outros. 🙁

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/06/2012 em 10:35 am
    Permalink

    Olha, eu tenho um PS3 desbloqueado com firmware 3.55 e posso dizer que os emuladores feitos especialmente para o PS3 desbloqueado funcionam muito melhor e possuem uma variedade muito maior do que os listados na matéria, que eu até reconheci alguns que eu usava no meu velho ps2. O meu ps3 roda perfeitamente SNES, Mega Drive, Nes, Master System, CPS1, CPS2, Neo Geo, Game Boy Advance, etc, só pra citar os melhores. Segue o link de um site com todos eles: http://ps3emulators.blogspot.com.br/

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/06/2012 em 11:04 am
    Permalink

    EU vou esperar até o PS3 ser definitivamente desbloqueado, ou que a Sony parece de lançar novos updates (provavelmente quando sair o PS4 eles abandonem o PS3 de mão) para colocar emuladores.
    Hoje, vale mais a pena ter a PSN para comprar jogos bem barato, do que ter emuladores no console. Uma pena que não seja possível ambos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/06/2012 em 4:12 pm
    Permalink

    Só me pergunto por qual motivo alguém faria isso. Tem tantas outras formas de jogar emuladores, por que diabos alguém em sã consciência faria uma gambiarra tão grande em um ps3 só pra isso? Acredito que simplesmente para PODER. “Eu posso jogar no meu ps3 jogos emulados”.
    A ideia de centralizar tudo em um console está passando de geração para geração, desde a retrocompatibilidade do ps2 com o psx. O charme de ter cada console e seus respectivos jogos está sendo apreciado por poucos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/06/2012 em 5:29 pm
    Permalink

    Concordo com o chará. Vale pela curiosidade, claro, mas é muito mais prático deixar o PS3 quietinho e usar PC ou até um PS2 mesmo pra isso.

    O meu PS2 tem HD e nele instalei alguns desses emuladores, só pra brincar (quem gosta de fuçar sabe que é irresistível a tentação de fazer funcionar um emulador num outro console). Mas hoje, na real mesmo, prefiro ligar o PC na TV e usar emuladores mais modernos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 01/06/2012 em 7:14 pm
    Permalink

    Minha primeira reação foi,susto!O que a imagem de um PS3 faz por aqui em terras antigas? ha ha ha,mas falando sério agora.O esquema de emulação via PS3/PS2 é uma curiosidade deveras interessante,eu não sabia dessa possibilidade.Eu concordo com “os 2 Sérgios” aí em cima,afinal não é nada prático emular deste jeito…acho que esta gambiarra é válida para uma fatia muito pequena de players(1/8 como você mensurou Piga)mesmo assim o post tem seu valor em relatar a sua experiência Piga,e neste quesito você mandou muito bem.
    Nesta área de emulação meu PSP não decepciona,he he he.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/06/2012 em 4:19 am
    Permalink

    @João
    Eu tenho um PS3 desbloqueado na firmware 3.55 e te digo, vale MUITO a pena emular no PS3, os emuladores são quase todos padronizados e ficam excelentes com filtros, os meus eu configurei em 1080p e com a qualidade mais próxima possível do aspecto de uma TV de tubo.

    Para mim o PS3 é mais interessante como máquina de emulação e reprodutor de filmes baixados do que como PS3 mesmo.

    Quem tiver qualquer pergunta sobre isso pode fazer que eu respondo de boa. =D

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/06/2012 em 6:51 am
    Permalink

    Experimentei usar o PS3 como máquina de emulação, mas acabei desistindo: os emuladores ainda precisam evoluir muito. Tá certo que os emus do PS3 oferecem trocentos filtros e tal, porém, a emulação é sofrível, com input lags, frame rate zuado e tudo mais que um retrogamer de verdade detesta!

    Por enquanto o Wii segue caminhando como console preferido pra emulação! 🙂

    Pô, reconheço vários desses emuladores pra PS2 aih hein… 😉

    []s

    bootsector

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/06/2012 em 8:54 am
    Permalink

    Dactar :

    Nesta área de emulação meu PSP não decepciona,he he he.

    O meu PSP tb não, cps1 e 2 são os mais bem emulados dos que eu testei, apesar de ser terrível jogar um marvel vs capcom com aqueles controles. Difícil fazer um especial. Mega Drive e GBA funcionam perfeitamente, já o snes é sofrível em alguns jogos.
    Só gostaria de ressaltar para que não me interpretassem mal sobre o assunto, também acho válido como curiosidade a emulação em um ps3, só acho trabalhoso demais para pouco benefício, tendo tantas outras opções para o mesmo fim. O Bootsector tem razão, para emulação, o Wii é imbatível.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/06/2012 em 4:29 pm
    Permalink

    @João
    @Leon
    Opa, valeu pelos elogios. Realmente não vale a pena. Aliás, eu prefiro emular no PC do que em qualquer console. Mas na época que eu peguei o PS3, não existia desbloqueio e achei interessante tentar pra ver qual era. Claro que hoje e dia não utilizo mais.

    @leandro(leon belmont)alves
    Você se refere ao X360 ou ao XBOX original? Não conheço nada sobre emulação no X360. Aliás, não acompanho o X360.

    @Vitor Hugo
    Sim, foi o que eu disse na matéria. Já ouvi falar muito bem dos emuladores escritos pro PS3, mas não acho que vale o desbloqueio do console.

    @Iuri Fiedoruk
    Ainda acho mais proveitoso emular no PC. Hoje eu devo ter uns 140 jogos contando os em disco e os full da PSN e por isso quero que meu PS3 tenha vida longa depois dele ficar obsoleto.

    @Doidao66
    Valeu meu velho. Esse macete foi bem “exclusivista”, pois só é possível em dois modelos de PS3.

    @Guilherme
    O PS2 deve emular melhor que o PS3. Eu quando aprendi a fazer este esquema, testei um emulador de Neo Geo CD de PS2 e apesar do PS3 rodar o emulador não era possível carregar os jogos. Outros emuladores como de Game Boy e o Mame nem inicializava….

    @helisonbsb
    Valeu cara!!!

    @Mauricio
    Pelo que dizem, muito boa. Mas qualquer emulação no console fica a desejar se compararmos com a emulação no PC…

    @Sergio
    No meu caso, foi curiosidade mesmo. Achei interessante na época e por que não tentar? Agora, retrogames mesmo, na maioria das vezes o emulado fica melhor que no sistema original. Tenho alguns consoles retrô e já fui colecionador hardcore. Porém não sinto falta de assoprar cartuchos e dos defeitos sistemáticos de hardwares mais antigos.

    @Sérgio Mequinho
    Com certeza é mais prático emular no PC. Não tenho mais o PS2 e quando eu tive, nunca o desbloqueei. Então não manjo muito desses esquemas.

    @José Sério
    Outra alternativa que o pessoal estão usando são montar uns PCs HTC. São máquinas simples e baratas, com R$ 600,00 você monta uma que roda até Wii. O pessoal configura um front-end tipo Maximus Arcade ou Hyperspin e voilá, temos praticamente um “console” retrogame.

    @Dactar
    Este é o objetivo. Mostrar que tal procedimento existiu. Num tempo em que o PS3 era caríssimo e pouca gente tinha acesso, muito menos a esses modelos que eram os mais completos e caros. Hoje pode parecer desnecessário, amanhã quando o PS3 se tornar item de coleção, a procura dos modelos de 60Gb e de 80gb com retrocompatibilidade crescerá muito, por causa de “recursos” como esses.

    @Agent13
    Sim, tem este esquema também, mas como o foco aqui no Gagá é jogos antigos e o PS2 não tá incluso na lista de consoles permitidos, não abordei. Mas vou dar minha opinião. Tem que fazer muita gambiarra nas ISOs e em jogos mais pesados como God of War e Shadow of the Colossus dá crash direto. Fora a lerdeza pra carregar. Mas vale emular o PS2 no PC também.

    @Darkus
    Tem muita gente que usa o PS3 mais como central multimídia do que como PS3 mesmo. Chega até ser engraçado. Exitiu uma distro Linux pro PS3 chamado MegaBox (na época das firmwares 2.xx) que além de emuladores vinha um monte de recursos para filmes HD, músicas, fotos e até canais de TV a cabo!

    @bootsector
    Eu sabia que você conheceria boa parte desses emuladores. Aliás, no meu tutorial onde ensino a fazer este procedimento (dê uma procurada no fórum do Retrobits), logo no início eu faço uns agradecimentos. Lê lá e vê se você reconhece alguém! 🙂 🙂 🙂 Aliás, graças a suas alterações nesses emuladores é que eu consegui fazê-los funcionar no PS3.

    Off Topic: Aquela VGA BOX que você comprou lá na DX funcionou com o seu gerador de scanlines?

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/06/2012 em 5:53 pm
    Permalink

    @piga

    Tempo bom aquele que eu ainda usava o PS2 pra emulação! 🙂

    Sim, o VGA BOx funciona até que bem, com um único porém: só aceita entradas de video composto em NTSC! 🙁

    E isso foi broxante, pois meu Mega Drive e Nintendinho são PAL-M!!!

    Vou ver se acho um transcoder que converta PAL-M pra NTSC! Se alguém souber de algum baratinho, me avisa!

    []s

    bootsector

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/06/2012 em 6:07 pm
    Permalink

    @Sergio
    Tem razão Sergio.Em relação ao SNES jogar TOP GEAR 1 ou 2,no meu caso,nem pensar…mas na maioria dos casos eu emulo lindamente os games de Super Nintendo,é claro que alguns jogos acabam dando mais trabalho,mas no geral é só festa!Ah! e eu adoro o emu de Master System também,muito bom.

    @piga
    Acho que essa fatia de aparelhos com 60Gb e de 80gb vai subir o preço num futuro próximo.Será?Previsões são perigosas.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/06/2012 em 2:13 am
    Permalink

    Hoje em dia PS3 está pelo menos igual ao PS2 em qualidade de emulador, se não melhor. MAME roda bem no PS3 e eu não vi o PS2 rodar bem ele até hoje.

    Vale lembrar que o programa Multiman agrega vários bons emuladores com interface gráfica, deixando a coisa muito boa. Ele tá rodando até PSOne através do CD inclusive!

    Melhor console da Sony pra emulação não é o PS2, mas sim o PSP. Uma verdadeira central de emuladores que dá inveja a muito aparelho chinês! 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 03/06/2012 em 8:29 am
    Permalink

    @bootsector
    Valeu pelas infos. Eu não teria este problema, já que meu Genesis é NTSC.

    @Dactar
    Sim, prevejo isso. Duas coisas vão fazer este modelo aumentar muito de preço no futuro. Primeiro será sua escassez, pois o número de unidades fabricadas já foi pequena, e muitos desses modelos já deram YLOD. Segundo, porque será um modelo das primeiras levas do PS3 de um modo geral, terá a preferência do colecionador, assim como os primeiros modelos de Mega Drive e SNES.

    @ffenero
    Obrigado pelo elogio.

    @Jet Fidelis
    O único defeito do PSP pra mim é ele ser portátil. Não gosto de portateis. 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 04/06/2012 em 10:22 am
    Permalink

    Bem, no inicio do ano um colega meu comprou um PS3 com OFW 3.50, então pude fazer o desbloqueio por software de forma bem simples e indolor. A maioria dos emuladores rodou perfeitamente bem, tirando algumas coisinhas chatas mas por falta de tempo não pude fazer testes mais profundos (por exemplo, o FBA não funcionava com roms mame mais atuais, só com um romset preparado para ele, e sempre que tentava algo em muitas vezes ele dava crash). A parte multimidia do PS3 desbloqueado é um caso a parte, você aplia muito os horizontes do console usando o showtime e o multiman.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 07/06/2012 em 2:14 pm
    Permalink

    Piga, sempre leio seus textos e gosto muito deles, mas dessa vez, você mancou feio cara. Sério, o que são esses emuladores que você está ensinando aqui nesse post? São emuladores de PS2 certo? Então não é mais fácil gravar num DVD e jogar no PlayStation 2 de uma vez? Por que o que você ensinou no tutorial nada mais é do que usar isso num PS3 com retrocompatibilidade, que é a mesma coisa que colocar num PlayStation 2!

    Cara, eu desbloqueei meu PS3 para rodar emuladores, sabe por quê? Porque os emuladores de PS2 são uma (perdoem o palavreado) bosta completa! Slowdowns, quedas nas taxas de frame e todos os problemas que a gente tem direito! E os emuladores do PS3 para CFW são totalmente diferentes: rodam lisos, sem erros, sem falhas, TODAS AS ROMS COMPATÍVEIS (sem restrição a jogos com chips específicos)… enfim, são emuladores de verdade, com qualidade igual ou superior aos dos PCs!

    Seu argumento: não usar os emuladores bons de PS3 pra não perder a PSN e os jogos lançamento, e usar os emus ruins de PS2. Discordo. Minha opinião pessoal (vocês tem todo o direito de discordar): Desbloquear o videogame e usar os emuladores BONS, baixar os jogos da PSN pelo PC DE GRAÇA (sem gastar nadinha, melhor do que gastar horrores na PSN) e comprar um dongle TRUE BLUE para jogar os lançamentos. O que eu tenho com tudo isso? Um PS3 desbloqueado com lançamentos, emuladores, e jogos da PSN que obtive totalmente de graça por meio de downloads na internet!

    Só perco a funcionalidade de jogar online, mas eu sou um grande hatter da jogatina online, então, pra mim ao menos, esses métodos que eu falei acima são perfeitos! Tenho TUDO, e TUDO DE GRAÇA!

    Piga, meu chapa…falei tudo na boa, espero que não tenha se ofendido ou se irritado, mas é a verdade. Você fez um post aqui totalmente desprovido de informação. Você acompanha a cena hacker atual do PS3? Com certeza não, pois você tem bloqueado. Mas hoje com o True Blue, podemos jogar todos os lançamentos e ainda os jogos mais velhos! CFW é coisa do passado cada, não vão sair CFWs novas, o jeito agora é o True Blue, e esse True Blue é algo que está dando certo, todos os lançamentos rodam nele! E ele é um desbloqueio como qualquer outro: compatível com emuladores e tudo.

    Então, no meu ponto de vista: vale mais a pena ter tudo desbloqueado e ter um True Blue, para conseguir tudo de graça (games PS3 e games PSN) e ainda os emuladores BONS, do que ter tudo bloqueado, usar os emuladores RUINS e ainda ter que pagar pelos jogos, sejam eles mídia física ou originais.

    Espero ter aberto os olhos daqueles que estão desinformados sobre a cena hacker atual do PS3, e espero ter contribuído com alguma informação. Meu povo, o PS3 já tá desbloqueado com sucesso, tudo é jogável nele! Só precisa do True Blue.

    Abraços a todos.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 24/04/2014 em 8:34 am
    Permalink

    The sky is the limit and many types of you need is
    a little creativity and also the right friends. Nevertheless by far
    and absent Butterfingers most notorious bit of marketing and advertising
    was the April Fool’s Day prank of 2008 when Nestle announced that centered on detrimental shopper feedback from the unique item identify
    as increasingly being “clumsy” and “awkward” it absolutely was transforming the identify of
    Butterfinger to ‘The Finger’. Homer pulls the candy from her bottom and promptly eats
    it.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.