Olá amigos do Gagá Games! Aqui é o retrogamer André Breder trazendo até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! E o game que recordo desta vez é o clássico Alex Kidd in Shinobi World, lançado para o Master System em 1990, que foi o último game com o primeiro mascote da SEGA como protagonista. Tenham todos uma boa leitura e até a próxima!

Aventura Ninja!

Alex Kidd in Shinobi World é mais um ótimo jogo do Master System, sendo uma espécie de paródia com outro jogo da SEGA, neste caso, claro, o jogo Shinobi, que foi lançado originalmente nos Arcades, e posteriormente, mais exatamente no ano de 1988, ganhou uma boa versão para o Master System.

Em 1990 foi então lançado esta aventura do príncipe Alex no mundo de Shinobi, sendo um sucesso entre os fãs até hoje. Aqueles que também conhecem a versão de Shinobi para o Master System, percebem que Alex Kidd in Shinobi World possui até mesmo vários efeitos sonoros e músicas deste jogo, sendo que os temas músicais foram levemente remixados, para que ficassem mais em um clima, digamos, infantil.

História

O Ninja Negro chamado Hanzo, que havia sido vencido por Shinobi há muitos anos atrás, voltou a vida, e para desespero de Alex o maldito acabou sequestrando sua namorada, enquanto os dois passeavam tranquilamente por um jardim florido.

Mas o espírito de Shinobi decidiu deixar seu descanso eterno, e vendo que Hanzo teria que novamente ser derrotado, uni-se a Alex, dando a ele todos os seus poderes e habilidades ninja. Dessa forma, Alex parte para o resgate de sua amada, ao mesmo tempo que assume o compromisso de livrar o mundo mais uma vez da ameaça do terrível Ninja Negro.

Baú da Felicidade!

Em “Shinobi World” Alex não utiliza mais seus poderosos punhos. Agora sua principal arma é uma espada, que pode ter seu poder aumentado ao encontrar um item especial representado pela letra “P” em algum dos báus do jogo.

Por falar em baús, eles são bem úteis para a jornada de Alex, já que é por meio deles que pode se encontrar corações, que aumentam a barra de energia.

Também pode ser adquirida dentro dos báus uma nova arma semelhante a um “shuriken”, que é ótima para ataques a longa-distância; um item especial que faz Alex virar um furacão-humano; e até mesmo vidas extras, estas representadas por um pequeno boneco do herói.

Gráficos

Os gráficos de Alex Kidd in Shinobi World são muito bons, bem coloridos, e com cenários bem montados e cheios de detalhes. E falando nos cenários, eles estão bem variados.

Os desenhos dos persoangens estão muito bem feitos também. Este é o jogo estrelado por Alex no Master System com os melhores gráficos, com toda certeza!

Efeitos e Trilha Sonora

Como já citado, grande parte dos efeitos sonoros estão praticamente idênticos aos do jogo Shinobi em sua versão para o Master System, sendo que há apenas alguns efeitos a mais, que seguem um tom mais infantil, algo necessário em um jogo feito principalmente para o público de menor idade.

Ou seja, não há do que reclamar, sendo que todos os efeitos são ótimos, e não teria como estarem mais no clima “Shinobi” do que já estão.

A Trilha Sonora de Alex Kidd in Shinobi World é composta pelas mesmas músicas encontradas no jogo Shinobi do Master System, só que elas estão em um clima mais infantil e com arranjos levemente modificados.

É uma Trilha Sonora curta, mas que felizmente traz somente músicas agradáveis e que passam para o jogador todo o clima de aventura do game, de maneira perfeita!

Jogabilidade

A jogabilidade de Alex Kidd in Shinobi World é muito boa, com comandos simples e funcionais, e que podem ser executados de forma rápida pelo jogador.

Além dos comandos básicos como pular e dar golpes com sua arma, Alex pode ainda “quicar” nas plataformas laterais, uma habilidade que será necessária para conseguir certos itens e até mesmo para atingir certas estruturas mais altas. Tendo duas plataformas laterais bem próximas uma da outra, Alex pode ir “quicando” de um lado a outro, e subindo aos poucos, atingindo assim áreas que normalmente guardam boas recompensas.

Alex pode também subir em um poste ou barra de ferro e então rodar várias vezes, virando um bola de fogo humana, algo que será bem útil para derrotar os inimigos que estão no caminho, ou para destruir certos tipos de blocos, que também podem ser destruídos um a um com golpes de espada ou com o uso dos “shurikens”.

Dificuldade

Alex Kidd in Shinobi World não chega a ser um jogo díficil. No início pode o ele até parecer ter uma certa dificuldade, mas após o jogador ficar acostumado com os controles e com a forma de obstáculos e inimigos que o jogo possui, não terá grandes dificuldades durante a aventura de Alex no mundo de Shinobi.

O nível de dificuldade das fases vai crescendo de forma gradativa, sempre apresentando novos desafios e obstáculos para o jogador, mas nada que seja impossível ou que faça o jogador se irritar e arremessar seu controle na parede em total estado de fúria.

No total são 4 fases, todas divididas em três etapas, sendo que as duas primeiras são estágios cheios de obstáculos e inimigos, e já a última etapa é reservada para o confronto com os chefões do jogo.

Os chefes não chegam a ser tão complicados, desde que se chegue até eles com as armas corretas para vencê-los. Já o maldito Ninja Negro é uma exceção, já que é bem difícil, e a primeira vista pode ser considerado até mesmo invencível. Mas há “manhas” para vencê-lo, e após o jogador aprender como lutar contra as três formas de Hanzo, ele poderá sim derrotar o maldito Ninja Negro! Nada que a prática e o treino não resolvam!

Conclusão

“Shinobi World” foi o último jogo do herói Alex Kidd como protagonista, e acabou sendo uma despedida e tanto, já que o jogo é tido como um dos preferidos entre os fãs.

Alex iria então sumir por um bom tempo, até fazer uma aparição no jogo de RPG Segagaga, que foi lançado somente no Japão para o console Dreamcast no ano de 2001, para sumir novamente por um longo período, sendo que sua aparição mais recente foi no game Sega Superstars Tennis, que foi lançado no ano de 2008 para diversos consoles da “era moderna”.

É uma pena que não tenhamos mais jogos com Alex Kidd como protagonista, já que ele é um personagem até hoje muito querido pelos jogadores que se divertiram com os jogos estrelados por ele nas décadas de 80 e 90, e que ainda se divertem, seja jogando nos próprios consoles ou via emuladores.

Recordar é envelhecer: Alex Kidd in Shinobi Wolrd (Master System)

12 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Alex Kidd in Shinobi Wolrd (Master System)

  • 20/05/2009 em 9:29 am
    Permalink

    Um dos melhores jogos e um dos responsáveis por eu amar tanto o Master System.
    Perdi as contas de quantas vezes já terminei esse game, sempre que to meio estressado, pego e termino de cabo a rabo, já que se trata de um jogo simples e prazeroso demais de se jogar.
    Uma época memorável essa onde jogos do Alex Kidd eram lançados e tinham qualidade ímpar.
    Saudades do Master System.
    Bela análise Breder, parabéns.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/05/2009 em 9:35 am
    Permalink

    Eu acho o melhor Alex Kidd q tem… já venci tantas vezes e não m enjoo… mas só para complementar, o item estilo shuriken q vc falou chama-se kunai…
    Mas eu acho q c fizessem um novo jogo do Alex Kidd deveria ser um remake do Miracle World, um do Shinobi e um do Enchanted Castle… não um novo total pq sempre q fazem isso estragam(vide Sonic)

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/05/2009 em 10:47 am
    Permalink

    Eu adoro esse Alex Kidd! Porém, o que mais alugava era o The Lost Stars por uma razão simples: um cara alugava Shinobi World e simplesmente ficava meses com ele. hehehe Era difícil ele estar disponível. Mas sempre curti as músicas que dão o clima “ninja” do jogo e achava ele com uma boa e divertida dificuldade. Ao contrário dos outros comentários, esse é um dos jogos que joguei muito, mas nunca finalizei. Sempre morria todas as vidas no chefe final, mas quem sabe um dia. hehehe

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/05/2009 em 11:02 am
    Permalink

    Senil, meu velho, no meu caso acontecia a mesma coisa, mas eu nem chegava a ver a capa.
    Só em anúncios (revistas em quadrinhos) eu sabia da existência desse jogo.
    Um belo dia, indo de manhã na locadora (ah, esses sábados…), cheguei e perguntei se havia mais games além dos que estavam na prateleira.
    Minha supresa foi a moça tirar umas 4 fitas debaixo da mesa, que tinham devolvido no dia anterior e uma delas era o Alex Kidd in Shinobi World.
    Essa foi a primeira vez que joguei esse game, talvez por isso ele seja inesquecível.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 20/05/2009 em 5:54 pm
    Permalink

    Olá! Tenho um blog de games que precisa muito de parcerias. Atualizo todo dia, em pouco menos de um mês já obtive mais que mil visitas. Se tiver algum blog interessado em dar uma força ao nosso ficaria muito agradecido! O link está no meu nick, só clicar. grande abraço!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/05/2009 em 10:14 am
    Permalink

    Caramba, Maxi, bacana esse link aí, hein?

    Eles mencionam um cameo de Alex Kidd em Phantasy Star, mas não explicam. Eu conheço: tem um cara na torre de Baya Malay que pergunta se você está procurando por Alex Ossale. Alex Ossale é o codinome de Ossale Kohta, que trabalha em Phantasy Star e criou o Alex Kidd.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 21/05/2009 em 1:39 pm
    Permalink

    Orakio Rob, “O Gagá” :
    Caramba, Maxi, bacana esse link aí, hein?
    Eles mencionam um cameo de Alex Kidd em Phantasy Star, mas não explicam. Eu conheço: tem um cara na torre de Baya Malay que pergunta se você está procurando por Alex Ossale. Alex Ossale é o codinome de Ossale Kohta, que trabalha em Phantasy Star e criou o Alex Kidd.

    Quando o grande adivinho Damor, me perguntou se eu estava procurando por Alex Ossale na Torre de Baya Malay, eu confesso que cheguei a pensar que ele era meio caduco… uhauahuahua…. só fui entender o porque disso anos depois de ter jogado Phantasy Star.

    Ficou bem bacana a homenagem que fizeram com o pai do Alex Kidd no jogo, agora o melhor de todos é aquele “Você gosta dos jogos da Tec Toy”, que a garota da vila de Sopia pergunta para o grupo de Alis… uahuahuaha… “Se não gosta então porque está jogando a tanto tempo?”!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.