Olá retrogamers visitantes do Gagá Games! Aqui é o André Breder trazendo até vocês mais uma edição do Recordar é envelhecer! No post de hoje vamos relembrar um game com ninjas lançado para o NES chamado Shadow of The Ninja. Tenham todos uma boa leitura e até outro dia!

Introdução:

“Estados Unidos da América, ano de 2029 depois de Cristo. Por causa da maldade do imperador Garuda muitas pessoas perderam suas vidas. Com o objetivo de vencer o tirano imperador duas ’sombras’ aparecem…”

Shadow of the Ninja foi lançado em 1990, e seguia uma linha de jogo parecida com o clássico Ninja Gaiden. E isto não é por acaso: este jogo foi feito pela mesma equipe responsável pelo Ninja Gaiden Shadow, lançado para o Game Boy. Em Shadow of the Ninja você pode escolher entre dois personagens: o ninja Hayate e sua amiga Kaede. E o mais legal: é possível que duas pessoas joguem de forma simultênea no jogo, tornando a aventura ainda mais divertida!

Os dois ninjas terão uma difícil missão a cumprir: livrar o mundo das garras do terrível imperador Garuda, tendo então que passar por cinco fases que se dividem em vários estágios e que sempre possuem um chefão no final para ser derrotado.

De início, o jogador começará apenas empunhando sua espada ninja, mas ao longo da jornada poderá coletar novas armas como um chicote, estrelas ninja e até mesmo bombas. Os inimigos no jogo serão bem variados: de ninjas clássicos até robôs armados com poderosas bazucas… é, a vida de um ninja no futuro não é nada fácil.

Sobre o jogo:

Os gráficos deste jogo estão muito bons, com personagens e cenários bem construídos e desenhados. As telas de fundo possuem cores mórbidas que ajudam no clima “dark” que o jogo possui. Detalhes bacanas como a chuva caindo na primeira fase do jogo ajudam a dar mais vida ao game. Destaque para o cenário “apocalítico” da terceira fase do jogo, que mostra o que restou (ou no que se transformou) a cidade de New York.

Os efeitos sonoros estão ótimos! Todos estão muito bem feitos, cumprindo bem seu papel no jogo. Uma coisa bem legal é que a cada golpe que seu personagem dá no jogo, ele emitirá um grito, algo bem similar ao que foi empregado no jogo Ninja Gaiden III.

As músicas do jogo estão muito boas. Eu diria que são tão boas quantos as trilhas de um bom Castlevania, que sempre tem como um de seus maiores destaques canções muito bem compostas. Todas as trilhas são bem emocionantes, deixando o jogador bem empolgado durante toda a jogatina. Aumente o volume enquanto estiver jogando Shadow Of The Ninja, pois a trilha é realmente nota 10!

Os controles funcionam corretamente e respondem muito bem aos comandos, fazendo com que a jobilidade deste jogo seja perfeita! Os personagens podem se pendurar em estruturas horizontais, o que deixa a ação no jogo totalmente eletrizante! Um fato curioso em relação a jogabilidade: segurando os dois botões por alguns segundos fará com que a barra de energia comece a piscar até que o personagem então empunhará sua espada e irá soltar um golpe de luz que irá destruir todos os personagens (comuns) que estiverem na tela. Este golpe consome bastante energia, portanto não é algo útil de ser utilizado no jogo, na verdade, mas que vale a citação por questão de curiosidade mesmo.

Shadow of The Ninja é bem difícil logo no começo, e vai ficando cada vez pior a medida em que o jogador vai progredindo no jogo! As diversas fases do jogo sempre trazem um novo desafio para o jogador, com obtáculos diferentes e inimigos que ainda não foram vistos, fazendo com que o sentimento de “repetição” não exista para quem estiver jogando Shadow of The Ninja.

Os chefões a princípio serão moleza, mas nas fases finais prepare-se para enfrentar chefes bem difíceis! Destaque para o último: bem ágil e que demora bastante para começar a perder energia! Vencer Garuda é uma missão que somente um ninja é capaz de cumprir, portanto se você é um daqueles que conseguiram terminar Shadow of The Ninja pode se sentir orgulhoso pelo feito, pois isso é para poucos!

Conclusão:

Shadow of the Ninja é um ótimo jogo de ação. Fases enormes, inimigos desafiantes e garantia de muita diversão. Que os fãs mais ardorosos de Ninja Gaiden ou das Tartarugas Ninja que me perdoem… mas se for pra eu escolher o melhor jogo com Ninjas lançado para o NES, meu voto vai para este jogo!

Recordar é envelhecer: Shadow of The Ninja (NES)

13 ideias sobre “Recordar é envelhecer: Shadow of The Ninja (NES)

  • 21/08/2009 em 5:48 pm
    Permalink

    Caramba, esse jogo é show. Tá na minha lista de melhores jogos de NES. Peguei ele emprestado de um amigo na época que tinha meu NES. Como vc disse, os gráficos, jogabilidade e som são nota 10! E o desafio é acima da média, comparando-se apenas aos Ninja Gaiden’s. Lembro que penei mto pra finalizá-lo, e quando consegui a sensação de ‘dever cumprido’ foi mto gratificante. Nem meu amigo conseguiu. Lembro que o último chefe realmente era mto difícil.

    Vlw por desenterrar essa relíquia!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 22/08/2009 em 7:01 pm
    Permalink

    O engraçado é que descobri esse jogo a pouco tempo, futricando em algumas ROMS de NES para o PS2 (não sou profundo conhecedor do console), e puxa vida, comecei a jogá-lo e não consegui parar, realmente muito bom.

    Não vi mais jogos assim para outras gerações, acho que precisamos de menos gráficos e mais criatividade.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 25/08/2009 em 8:50 pm
    Permalink

    Tenho esse game em cartucho até hoje, de vez em quando eu jogo, e lembro que a primeira vez em que virei ele foi dia 29/12/96, véspera do dia mais feliz da minha vida(dia da minha formatura do Ensnino Fundamental. 😀

    Em contra partida nunca virei o Battletoads, que comprei junto com ele e com Super Mario 3 na época.

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 06/05/2010 em 10:01 am
    Permalink

    Esse foi um jogo muito bom de zerar.
    Eu jogava no Magic Computer 95, com o cartucho do nintendinho junto com adaptador.
    O legal era que jogava junto com meu irmão… o legal era um atrapalhar o outro… ^^ Lembro de horas que a gente cansava e ia zoando deixando todos os inimigos vivos, ou deixava o outro sozinho….
    To ficando velho! Meus 20 tão chegando. XD

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • Pingback:Gagá Games » De Volta para o passado… dos Video Games – Parte 19

  • 25/06/2011 em 7:44 am
    Permalink

    eu zerei esse game essa semana^^

    ah, ele foi feito pelo carinhas que fizeram ninja gaiden do game boy? é por isso que é tão bom! o jogo dá aquela sensação que tá jogando um ninja gaiden mesmo,não uma imitação mal lavada. o game não é tão dificil quando você decora cada nivel do game, eu sofri apenas pra matar o “maledeto” do capitão no final do 4 estagio que ele se funde com um falcão e vira um homem passaro. e o ultimo mestre foi só um pouco dificil, o truque é fazer ele ficar no canto da tela, assim fica mole desviar da maioria dos golpes dele. venci ele quase de perfect quando saquei essa manha 🙂

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

  • 02/02/2019 em 6:57 am
    Permalink

    Caraca! Que jogaço! Tenho um amigo que zerava ele sem perder uma vida! Lembro que ele ia lá em casa e levava a fita porque os amigos queriam ver ele jogando. Todo mundo sentava em volta pra ver ele zerar o jogo!
    Eu tinha o hábito de gravar trilhas sonoras de games em fita k7 e a desse jogo é sensacional! Só de ver as imagens já começo cantarolar as músicas na cabeça! Hehehe!
    Excelente artigo André!

      [Citar este comentário]  [Responder a este comentário]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.