(Continuação da minha jornada para zerar Mother 3. Clique em Mother 3 no menu do blog para ler os episódios anteriores)

O castelo de Oshoe. Churrascão na segunda, bebida liberada!
O castelo de Oshoe. Churrascão na sexta, bebida liberada!

Tem início o capítulo 2, “A aventura do ladrão”. A ação parece se passar ao mesmo tempo que a recente aventura de Flint em busca de Claus. Wess envia seu filho Duster (aquele que montou a escada na montanha para Flint subir) roubar um item no castelo Oshoe. Wess diz que preparou Duster para quando esse dia chegasse, mas não revela mais detalhes sobre o item a ser roubado, nem os motivos: apenas que o item tem o poder de mudar o destino do mundo, e que ele mesmo escondeu o item no castelo, há muito anos, para que ninguém o tocasse, e que agora o inimigo desconhecido está interessado nele. Fica claro pelo diálogo dos dois que Duster é não apenas filho como também discípulo de Wess, que lhe ensinara todas as suas técnicas.

Saindo da cidade, Duster encontra Butch com um saco cheio de dinheiro. Ele diz que não sabe ao certo para quê aquilo serve, mas que Tazmily está prestes a entrar na era do dinheiro. Ele diz ainda que o dinheiro foi dado por um viajante em troca de seus porcos. Butch diz que o viajante gostou mesmo dos porcos dele, e que pediu em prantos que ele aceitasse vendê-los, e que como agora o dinheiro pertence a ele, vai escondê-lo no poço da vila.

Pronto, alguém tinha que trazer grana para estragar tudo!
Pronto, alguém tinha que trazer grana para estragar tudo!

Hoje vou jogar pouco para me deter um pouco em uma análise sobre este e outros fatos de Mother 3. Quando o jogo começou, tudo em Tazmily parecia perfeito. Todos os habitantes da vila se conheciam e se relacionavam bem. Quando começa o incêndio na floresta, todo o povo vai ajudar nas buscas, ainda que a floresta já começasse a se mostrar perigosa. O mesmo ocorre quando Hinawa desaparece. Há um clima de união e amizade sincera entre os moradores.

Também não havia dinheiro em Tazmily. Os primeiros equipamentos que obtive para Flint foram conseguidos de graça na “loja” de itens: estavam no balcão, o dono disse que eu poderia levá-los. Há (ou havia?) um estoque ilimitado de antídotos na casa de um dos personagens, e ele me autorizou a pegar quantos eu quisesse, sempre que precisasse.

Até pouco tempo, ninguém tinha nada a esconder em Tazmily.
Até pouco tempo, ninguém tinha nada a esconder em Tazmily.

As armas usadas por Flint não são exatamente armas. São pedaços de pau e coisas do gênero. Não havia a necessidade de armas em Tazmily.

Porém, a chegada dos ETs muda a situação. Os animais, que eram bondosos, se tornam hostis. Hinawa morre de maneira trágica. Flint tem um surto de agressividade e ataca seus próprios amigos. Agora, o dinheiro está chegando a Tazmily. Fica bem claro que um mundo perfeito está “rachando” em Mother 3, e vai ser interessante descobrir onde o sr. Shigesato Itoi, Game Designer do jogo, pretende chegar.

Vou dizer a vocês como eu interpretei a situação até agora. Todos os problemas começam com a chegada de pessoas estranhas ao vilarejo (os ETs). Agora, o jovem Butch chega com um saco de dinheiro, recebido de um viajante em troca de alguns porcos. Nota-se a presença do estrangeiro como elemento de distorção da rotina pacata de Tazmily. Acredito que seja importante ter isso em mente para entender os acontecimentos futuros do jogo: a causa de todos os problemas vem de fora, com estrangeiros.

"Duster... chocolate!"
Cruzes!!!

Bom, voltando à programação normal, no caminho para o castelo Duster passa pelo cemitério, e é recepcionado por… zumbis! Os mortos estão levantando! Há um pequeno combate, e Duster vence. Chegando no castelo de Oshoe, descobre que a ponte levadiça está erguida, e ele não tem como passar. Um zepellin passa pelo céu e lança algumas coisas na direção do castelo, mas não dá para saber do que se trata.

Pelo visto há uma passagem secreta pelo cemitério, mas isso vamos descobrir amanhã…

Diário de bordo: Mother 3, 10/11/2008
Tags:                 

4 ideias sobre “Diário de bordo: Mother 3, 10/11/2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.